MATERIAIS UTILIZADOS PARA FABRICAÇÃO DE ISCAS

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

MATERIAIS UTILIZADOS PARA FABRICAÇÃO DE ISCAS

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Abr 28, 2007 11:23 am

Sobre o material utilizado na fabricação de iscas ...

Isso já foi discutido aqui diversas vezes ... Mas voltar ao assunto, esclarece algumas dúvidas ...

Para fabricação de iscas, podem ser usados vários tipos de plásticos diferentes. Cada qual com suas características. E cada qual dos plásticos utilizados podem ter suas propriedades modificadas conforme a utilização que será dada ao plástico, apresentando melhoras por transformação química, ou pela adição de cargas minerais ou aditivos específicos que conferem novas propriedades ao plástico.

Como exemplo desta diversidade pode-se citar o PVC, (Policlereto de Vinila). Ele pode ser utilizado na confeção de tubos de água e pode ser utilizado na forma de filme para embalar alimentos. O plástico é o mesmo, porém a rigidez do material pode ser modificada pela adição de cargas minerais, e com a adição de produtos plastificantes, muda-se a flexibilidade do plástico.

Na fabricação de iscas, necessita-se de um plástico que seja resistente ao calor, à batidas, que seja próprio para moldagem, que aceite pintura, que tenha rigidez, e muitas vezes, que possua transparência.

O ideal, seria o Policarbonato, que é o plástico mais transparente que existe, possui as mesmas catracterísticas do vidro, com a resistência do aço. Mas é carissímo e depois qual fabricante vai querer que suas iscas durem para a eternidade ? Elas seriam indestrutíveis ... Este material é utilizado na blindagem de automóveis.

Outro material de excelente qualidade, seria o Acrílico (Poli Metil Metacrilato) transparente, resistente, de facil moldagem e de brilho excepcional. Porém, muito caro.

O mais usual é o ABS (Acrilonitrila Butadieno-Estireno), que reúne algumas das características dos materiais citados, porém seu preço é muito menos elevado. É o plástico que mais facil aceita pintura. Sendo resistente, de fácil moldagem, e de custo muito reduzido, é o material que mais se utiliza na fabricação de iscas.

Outro plástico utilizado é o PSAI (Poliestireno de Alto Impacto), material de características inferiores ao ABS, e também de preço muito mais baixo. É a opção mais econômica disponível no mercado ... Outro problema do PSAI, é que para se conseguir transparência neste material, há necessidade de aditivá-lo o que o torna quebradiço e de baixa resistência a batidas. Só para ter uma idéia, a resistência ao impacto do Poliestireno Cristal situa-se entre 1,4 e 2,2 kg cm/cm, enquanto que o Poliestinero opaco fica entre 3,8 e 16-9 kg cm/cm.

Isso quer dizer que o PS transparente pode ser de 3 a 7 vezes menos resistente que o não transparente, o que não acontece com o ABS, onde a diferença entre o trasparente e o opaco, é mínima.

Todos estes materiais podem ser reciclados. Todos sem exceção perdem suas características originais, mas, respeitando-se uma determinada porcentagem de uso de material virgem, podem ser utilizados novamente. Normalmente, o material reciclado é utilizado para fabricação de produtos "menos nobres".

Por isso é muito difícil a utilização de material reciclado para fabricação de iscas. Isso seria o mesmo que dar um tiro no próprio pé.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
vinicius
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 430
Registrado em: Qua Dez 07, 2005 10:00 pm
Cidade:

Mensagem por vinicius » Sáb Abr 28, 2007 1:46 pm

Excelente post, porém, imagine aquila isca que você paga mais de 100,00 nela e, ao arremessá-la, erroneamente, acerta uma pedra e ela esfarela.
Aposto que 99% de quem faz isso, culpa o material empregado na isca, pois este deveria ser sujeito a impactos, uma vez que, é previsível que as mesmas os sofrerão.

Outra coisa que deve ser observada é a resistência do material ao calor.

Muitos de nós, quando estamos pescando, atentos ao ambiente de pesca, não nos preocupamos muito com nossas caixas de iscas, que ficam expostas ao sol. Eu sou um desses pescadores. Quando vou pescar, eu vou pescar. Preocupo-me com a minha segurança e em pegar meus peixinhos. Porém, se toda vez que for pescar tiver que ficar me preocupando com isca no sol, eu deixo de pescar e começo a cuidar das iscas. Este é um dos motivos que me fazem não levar máquina fotográfica pra pescaria, não quero ter mais uma coisa pra cuidar e muito menos ficar me preocupando em tirar foto do peixe, usar esticator tabajara, photoshop e afins... Quero curtir o momento da pescaria, o papo com os amigos, nada mais.

Eu acho sim que devem existir as iscas baratas, bem como as caras, pois assim, a pesca com bait torna-se acessível à todos os pescadores.

Nem todos nós temos dinheiros para comprar iscas caras, mesmo estas sendo de melhor qualidade...

Eu confesso que não conhecia todos estes materias, há não ser o acrílico e o ABS, e este post foi muito útil pra mim, tendo em vista que me paresentou outros tipos de materiais empregados na confecção dos baits.

Tks.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Leitura Diária - Confira!
Guia da Pesca - Confira!
Vinícius C. Taddei
e-mail: vinicius@leituradiaria.com.br
msn: balaozo@hotmail.com
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Sáb Abr 28, 2007 5:40 pm

Negócio é policarbonatooooooooooo... hahahah
Arrumei umas amostras de policarbonato pra fazer barbelas. Realmente muuuuuuito resistente.

Ah, Nelson, uma vez perguntei para um senhor que trabalha com injeção de plásticos e ele me disse que o ABS transparente também dá muita diferença de resistência com relação ao ABS opaco. Mas nesse caso acho que vai do aditivo utilizado.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Abr 29, 2007 11:24 pm

Kazan escreveu:Negócio é policarbonatooooooooooo... hahahah
Arrumei umas amostras de policarbonato pra fazer barbelas. Realmente muuuuuuito resistente.

Ah, Nelson, uma vez perguntei para um senhor que trabalha com injeção de plásticos e ele me disse que o ABS transparente também dá muita diferença de resistência com relação ao ABS opaco. Mas nesse caso acho que vai do aditivo utilizado.
Sim ... Está certo ... Dependendo do aditivo utilizado, pode ter suas propriedades físico quimícas alteradas substancialmente, porém a diferença entre o ABS transparente e o o ABS opaco não é tao grande assim como no PSAI ...

O PSAI, quando transparente é mais seco, o que confere uma sonoridade muito eficiente para utilização em iscas artificias com ratlin. Mas perde em resistência e é muito suscetível aos raios UV. Com o tempo, fragiliza-se, amarelece e racha.

O ABS possui uma capacidade de moldagem muito maior que o PSAI, o que permite a injeção de iscas com muitos detalhes. Possui maior resistência quimica que o PSAI.

No caso de iscas cromadas, por ser um processo de deposição eletrolítica, a superficie das iscas injetadas em ABS respondem muito melhor ao processo que o PSAI.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”