Para os "experts" em Robalos...

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Vitor Poiani
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1145
Registrado em: Qui Set 30, 2004 12:22 pm
Cidade:
Contato:

Para os "experts" em Robalos...

Mensagem por Vitor Poiani » Qua Mar 07, 2007 12:14 am

No último Domingo, eu estava pescando Saicangas em um rio de água transparentes e completamente doce no pé da serra.... ... qd eu peguei um Trick, o q eu imagino e q parece muito ser um Robalo Peva...
Ai vem a questão....como pode um Robalo estar a mais de 20Km do mar???
Ele nascera no rio...???
Será que seria capaz de subir as cachoeiras que têm até onde eu o peguei...???
Nesse rio não se tem notícias de robalos com mais de 25cm....isso então seria uma outra espécie, pois o peva cresce muito mais q 25cm...???
Ai vem a maior dúvida....será que existe robalo 100% de água doce e que nunca viu o mar...???

Ai vai a foto dele...imagino ele estar tão clarinho assim por causa da cor da água (que naum tem cor nenhuma....é absolutamente transparente), mas isso é natural e não difícil de entender.;...!!!
Imagem

Abração...
Imagem
Avatar do usuário
Leandro Couto
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1079
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 10:12 pm
Cidade:

Mensagem por Leandro Couto » Qua Mar 07, 2007 12:23 am

Vitão não sou expert em Robalos, porém não deixo de ser um apaixonado pela espécie.
Não creio que exista uma expécie de robalo que nunca frequentou na vida a agua do mar, ou pelo menos a agua salobra (ou seja vive 100% da vida na agua doce).
Pode ser que o robalo (principalmente os pevas) são moradores do rio, porém os mesmos com certeza, frequentam eventualmente a agua salgada!!
Já ouvi dizer que o robalo sobre muitos km's rio acima....mas muiito mesmo!
Sobre a coloração do peixe variar é normal.... ... uma mesmo rio pega-se peixes com variações de cor, tonalidades diferentes...
Vamos trocando idéias sobre o assunto ok!
Abraço
Leandro
Avatar do usuário
Moacyr Sacramento
CALOURO
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Jan 30, 2007 3:16 am
Cidade:

Mensagem por Moacyr Sacramento » Qua Mar 07, 2007 12:29 am

Nobre pescador, inicialmente; devo dizer que o que importa é a sua habilidade em capturar o exemplar! Tudo o mais são detalhes!

E para finalizar, digo que o Robalo desova em água doce; pois seus alevinos têm mais chance de crescer em meio à uma braquiara, mangue, brejo,...; que em água salgada.

Não sei dizer qual a sua capacidade de transpor cachoeiras... Mas sei que um dourado de água doce pula com facilidade quedas d'água de 5 metros de altura! Não deve ser muito diferente com um robalo grande...

Um abraço!
"São inevitáveis ocasionais divergências em uma conversa sincera. Mas..., espero não perder o amigo!" Email & MSN: moacyrsacramento@hotmail.com
Avatar do usuário
Beto Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1330
Registrado em: Qua Jun 28, 2006 3:53 pm
Cidade:

Mensagem por Beto Andrade » Qua Mar 07, 2007 12:35 am

Aqui na Bahia, no rio Jiquiriçá, tem um lugar que fica a masi de 20 kms da foz que tem robalos e tucunarés morando juntos... Eu pessoalmente nunca fisguei tucunarés nesse rio, mas meus amigos já e eu já vi um tucunaré sim...

Acho que o robalo vai se adaptando a salinidade...

Traira é de água doce ou salgada? Nesse mesmo rio, quase ja na foz,com água bem salgada tem trairas...

Agora como ele chegou até aí... subindo pela correnteza ou os ovos foram presos nas pernas dos pássaros... sei lá...
Imagem Imagem
Fisgando Tucunaré com isca de Acarajé!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Mar 07, 2007 12:35 am

Vitor, existe uma lagoa no ES, em Carapebus... que foi fechada sua comunicação com o mar, e sua água abacou de tornando doce e eu já ví materias antigas na Pesca e Cia sobre robalos fisgados lá em água totalmente doce. E belos peixes... se eu estiver equivocado o pessoal da região que me corrija, please.

Uma vez estive em Aracajú e conversando com os vendedores de uma loja de pesca ele me disse que já pegaram robalo a muitos e muitos km acima no São Francisco, que tem sua foz lá. E ví algumas fotos e eram belos exemplares - junto das fotos algumas fotos de dourados, fisgados próximos.

Estive em Itacaré, fazendo rafting no rio de contos e em uma parte, a parte calma a gente salta do bote e desce boiando, iamos descendo e ouvindo uns ataques nas galhadas... e eu seco pra pescar fui perguntar aos locais. O que se pega ali... a surpresa, robalo, tucunare e xarel - tudo na água completamente doce.

Em Nova Vicosa na Bahia, pescando no rio Pau Alto, no mesmo rio, na sua parte doce fisgamos tucunare, robalo, tarpon e piabanha...

Neste mundo a gente morre e não vê tudo né.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Mensagem por Tardeli » Qua Mar 07, 2007 12:45 am

Vitor,

acredito que existem robalos que nuca estiveram em aguas salgadas e nem salobras. Assim, eles se reproduzem em agua doce mesmo, no rio.

Tem outra coisa, normalmente são encontrados robalos da espécie trick.

Em rios com aguas mais escutras, encontra-se robalos quase pretos, chamados "capa-preta".

Pode me chamar que eu vou numa dessas viu amigão...kkk
Abs

Tardeli
Avatar do usuário
André Almeida - Beluga
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9788
Registrado em: Qua Mai 03, 2006 9:16 am
Cidade:

Mensagem por André Almeida - Beluga » Qua Mar 07, 2007 7:59 am

Vou deixar que alguém que entenda mais de peixe que eu responda à esta questão, mas sei que os robalos tem fases de sua vida que são em água salgada e fases em água doce/salobra, podendo subir muito os rios que tem ligação comm o mar.
Quanto às espécies "trick" e "capa preta" são todos Peva, com variações decorrentes do local onde vivem.
Avatar do usuário
Luiz Carlos de Abreu
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5948
Registrado em: Ter Set 06, 2005 9:18 am
Cidade:

Mensagem por Luiz Carlos de Abreu » Qua Mar 07, 2007 8:27 am

Vitor.... ... conhecimento de ter ouvido falar, pessoas terem fisgado robalos e outros visto em Garuva-SC no Rio São João que devido as curvas do rio fica com certeza a mais de 20km da Baía de Guaratuba e um cliente meu que era gerente de uma industria de Palmito em Eldorado-SP...que todo o sábado que podia ia pescar robalos no Rio que deságua em Iguape, pelo que ele falou a mais de 50Km.
Abreu


" Se a felicidade é feita de um sorriso, então sorria para ser feliz"
"a amizade e o inicio de tudo.... .....preserve as que possue"
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Mar 07, 2007 8:28 am

Esse lance de peixes de água salgada vivendo em água doce e vice-versa depende de um mecanismo conhecido como OSMORREGULAÇÂO. Eu estudei isso na faculdade há pelo menos 20 anos e não lembro muito bem como explicar, mas é mais ou menos isso:

* Os peixes ósseos marinhos

Os peixes ósseos marinhos não estão em equilíbrio com seu ambiente: a concentração de seus líquidos biológicos gira em torno de 1 %, como a dos demais vertebrados. Por sua vez, a água do mar tem uma concentração média de 3,5% de sais. Assim, o peixe de água salgada está constantemente perdendo água pelas superfícies permeáveis de seu corpo, ficando sujeito à desidratação. Para compensar essa perda, ele toma água do mar; mas essa água contém grande quantidade de sais... outro problema para resolver! Apenas uma pequena parte desses sais é eliminada pela urina, já que o rim desses peixes não tem capacidade para concentrar muito a urina. Na verdade, as brânquias representam a solução: elas são capazes de excretar sal de um meio de baixa concentração (o sangue) para um meio de alta concentração (a água do mar). Está claro, então, que se trata de um transporte ativo, que consome energia.

* Os peixes ósseos de água doce

Por outro lado, peixes de água doce têm o problema inverso: seus líquidos são OS mais concentrados do que a água doce (que tem pouquíssimos sais), e a água tende a penetrar constantemente em seus corpos, por osmose. O problema é resolvido pela produção de uma urina abundante e muito diluída. Isso, porém, leva à perda de sais, que acabam sendo reabsorvidos pelas brânquias dos peixes, também por transporte ativo: afinal, o sal passa de um meio de baixa concentração (a água doce) para um meio de concentração maior (o sangue do peixe). Repare que, conforme o caso, as brânquias são capazes de excretar ou absorver sais, sempre por transporte ativo.

Os produtos escretados são uréia e amonia.

A capacidade desses peixes em se adaptar/sobreviver nas diferntes concentrações de sal na água, que variam da totalmente salgada até a totalmente doce depende da capacidade e das células especializadas presentes nos rins e nas branquias. Isso varia nas espécies, o que explica que só algumas delas conseguem fazer essas adaptações.

Como esse controle consome muita energia, um peixe como o robalo ficando o tempo todo na água doce, consumirá muita energia para conseguir manter o equilibrio osmótico de seu corpo com o meio em que está vivendo.... talvez esse alto consumo de energia de manutenção justifique o tamanho reduzido dos exemplares...
O que eu quero dizer:
Do alimento ingerido, tanta energia é consumida na manutenção desse sitema, que sobra pouca coisa para promover o crescimento, e a não ser que a comida seja muito abundante, o que o peixe come é praticamente consumido para manter-se vivo....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qua Mar 07, 2007 8:29 am

robalo sobe muito os rios.. aqui no paraná eles são capturados na frente do restaurante de morretes... e mais pra cima ainda... lugar onde tem corredeiras.. e água doce....

em joinville o eloy e o rafa podem dar mais detalhes.. mas tbém pegam em rios serranos..
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Qua Mar 07, 2007 9:56 am

Vitor, o robalo sobe as vezes até muito mais do que os 20 km citados, o robalo PEVA, ele sobe os rios até onde ele consiga subir, sem obstáculos maiores, como barragens, cachoeiras,
as corredeiras ele sobe normalmente,
Aqui, é bem normal ir pescar robalos no rio de agua doce, em meio as saicangas e jacundás, pescaria até bem abundante se souber os pontinhos onde eles se aglomeram, em alguns lugares a distância é de 15km, mais já vi lugares ter robalo a mais de 40km,
ele sobe por vários fatores, reprodução, alimentação, e digo, que é uma questão de conforto, por mais que o peixe esteja a bastante tempo por ali, se faltar conforto, ele retorna rapidamente rio a baixo, e em algumas épocas do ano, no inverno principalmente ele sobe um pouco mais...
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Mar 07, 2007 10:12 am

Vitor, na região do Vale do Ribeira, onde passei boa parte da infância, indo pescar quase todo final de semana com meu pai e meus tios, pegávamos muitos robalos bons nos rios Juquiá, Assungui e outros, que ficam a mais de 40 quilômetros do mar, em água totalmente doce. Acredito até que esses robalos se reproduziam por lá mesmo, pois já apanhamos exemplares muito pequenos e várias fêmeas ovadas.

Os robalos capturados eram sempre pevas. Meu maior robalo na região foi um pevão de dois quilos e duzentos gramas. Mas já vi robalos com mais de três quilos capturados. Minha prima capturou uma de 3 quilos e meio na confluência dos rios Assungui e Juquiá, quase no início da subida da serra de Piedade, na estrada Tapiraí-Juquiá.

Em tempo, todas essas capturas foram feitas usando-se pitú ou lambaris como isca, varas com molinete e longos arremessos. Passei a usar artificiais somente a partir de 86 na região. Pescando de barranco tive algumas poucas ações, mas peguei saicangas, jacundás e alguns robalinhos.

Abs
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Leandro Couto
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1079
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 10:12 pm
Cidade:

Re: Para os "experts" em Robalos...

Mensagem por Leandro Couto » Qua Mar 07, 2007 11:43 am

VITOR POIANI escreveu:Ai vem a maior dúvida....será que existe robalo 100% de água doce e que nunca viu o mar...???
É Vitor.... ... aí tá dificil de responder.... .......
abç
Leandro
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qua Mar 07, 2007 1:38 pm

Só complementando já que já falaram quase tudo.

Acredito que exista robalo 100% fresh water (rs) porém... eles dependem da famosa piracema para se reproduzir, aqui em Joinville robalos são encontrados até a barragem do rio, pra cima disso nunca vi nem ouvi relatos, mas... existe um estudo de impacto ambiental de 1998 que diz ter constatado a persença de pevas pra cima, mas em quantidades ínfimas.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qua Mar 07, 2007 2:15 pm

Já li numa revista, um pescador disse que pegou alguns robalos a 100 KM da foz :shock: :shock: , foi justamente numa cachoeira, onde praticamente era o paradeiro final assim como já foi dito pelo Rafa.

Já aqui em Parnaíba, os pescadores profissionais sempre pegam muitos robalos pevas e as vezes aparece um flechão no meio deles, em 2005 um caboclo pegou um flecha de 8 kilos a uns 15 KM da foz, a principio não acreditei na história, mas quando vi o bicho fui obrigado a engolir seco e ouvir a história de muitos outros pescadores que sempre pegam esses bichões que são estranhamente conhecidos por aqui como "Camurim Preto" (Ele é identico a um flecha, porém tem as costas pretas e a listra aparenta ser um pouco mais grossa, acredito ser o mesmo peixe, mas que vive em água doce, vai saber?), temos também o Camurim Branco que é tradicional peva e o Camurim que é o popular Flecha.

Abração
Avatar do usuário
Marcos Kida
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Fev 26, 2007 3:09 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Kida » Qua Mar 07, 2007 4:37 pm

Uma vez fomos na nascente do Guaratuba em São paulo para uns mergulhos e a agua lá é cristalina e totalmente doce a uns 9km do mar e para nossa surpresa encontramos em meio a galhadas varios robalos de bom tamanho e nadamos junto com eles como as fotos de Bonito com os Dourados hehehehe.


abços
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Mar 07, 2007 4:42 pm

Só pra complementar:

Na época que passava o programa Pesca & CIA do Rubinho, uma vez ele pesgou tarpons numa lagoa no inteior do nordeste. os bichos estavam isolados há anos em água totalmente doce...

Esse lance da coloração pode também estar relacionado com esse lances "fisiológicos" de perda de sal/água, etc...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Leandro Couto
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1079
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 10:12 pm
Cidade:

Mensagem por Leandro Couto » Qua Mar 07, 2007 5:45 pm

E.Labatut escreveu:Só complementando já que já falaram quase tudo.

Acredito que exista robalo 100% fresh water (rs) porém... eles dependem da famosa piracema para se reproduzir, aqui em Joinville robalos são encontrados até a barragem do rio, pra cima disso nunca vi nem ouvi relatos, mas... existe um estudo de impacto ambiental de 1998 que diz ter constatado a persença de pevas pra cima, mas em quantidades ínfimas.
Acreditar, achar é uma coisa....rss....mas estou querendo saber a verdade de fato! pesquisa embasada e fundamentada..se é que existe uma pesquisa dessas...rs....
Agora o esquema de lagos de agua doce que não tem contato com o mar já é outra história....
Estamos discutindo sobre robalos que vivem no mar, rios de serra, rios de mangue etc....
abração
Leandro
Avatar do usuário
Ney Yano
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Fev 07, 2007 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Ney Yano » Qua Mar 07, 2007 9:53 pm

Leandro,
pesquisa embasada não sei se temos acesso, mas há alguns anos ouvi falar de estudos sobre criação de robalos em cativeiro, na epoca do Rubinho e Pesca & Cia.
Nunca mais ouvi falar sobre o assunto...

Vitor,
em São Paulo, tambem ouvi noticias de pescarias de robalo no rio Ribeira, próximo de Registro onde se capturavam robalos ostentosos..que devem subir o rio em épocas de estiagem atras de pitus, talvez ai seja o inicio das pesquisas de criação de robalos em cativeiros..e um dos motivos para se encontrar robalos tão distantes da foz..
Para quem conhece a região, é uma distancia consideravel não sei precisar qtos kms.

Um abraço,
Avatar do usuário
Leandro Couto
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1079
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 10:12 pm
Cidade:

Mensagem por Leandro Couto » Qua Mar 07, 2007 10:14 pm

Pessoal, achei algumas informações bastante uteis que podem vir a somar em nosso bate papo!Olha aí Ney e demais amigos...
www.scielo.br/pdf/pab/v38n11/18927.pdf

http://www.fotosdepesca.com.br/noticia/ ... ot225.html
Avatar do usuário
Mambo
CALOURO
Mensagens: 37
Registrado em: Ter Mar 13, 2007 4:53 pm
Cidade:

Aquário

Mensagem por Mambo » Qua Mar 14, 2007 1:24 pm

Além de ser louco por pecscaria tb sou aquarista em em uma passada numa loja vi 3 robalinhos para venda só que estavam na seção de agua doce. Perguntei se havia sal na água mas o vendedor me informou que era 100% doce. Achei que estavam judiando dos bichinhos mas este tópico esclareceu o caso.
Avatar do usuário
Vitor Poiani
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1145
Registrado em: Qui Set 30, 2004 12:22 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Poiani » Seg Mar 26, 2007 11:41 pm

José Zuanon escreveu:Só pra complementar:

Na época que passava o programa Pesca & CIA do Rubinho, uma vez ele pesgou tarpons numa lagoa no inteior do nordeste. os bichos estavam isolados há anos em água totalmente doce...

Esse lance da coloração pode também estar relacionado com esse lances "fisiológicos" de perda de sal/água, etc...
É Zuanon....aqui em São Paulo tem um pesq-pague que tem dois tarpons de mais de 10 Kg e que jah foram capturados e soltos muitoas vezes.... ... dia em que eu fui lá teve um cara q ferrou um e ele saiu pulando.... ... sugundo salto escapou.... ... muito impressionante como um bicho daquele tamanho salta como uma matrrinxãzinha...rsrs...!!!
Vai intender...!!!
Imagem
Avatar do usuário
Bruno Thormann
ANZOL DE OURO
Mensagens: 674
Registrado em: Qui Jun 15, 2006 10:45 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Thormann » Ter Mar 27, 2007 12:05 am

Existem diversos artigos publicados por pesquisadores da UFSC sobre criação e reprodução de robalos em cativeiro e em água doce. Quando aclimatados, eles podem inclusive ser alimentados apenas com ração.

Mas se não me engano, para reprodução é necessário um mínimo de salinidade na água.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Mar 27, 2007 8:46 am

Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Jorge Dias Martins
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 432
Registrado em: Seg Mar 05, 2007 11:39 pm
Cidade:

Mensagem por Jorge Dias Martins » Ter Mar 27, 2007 8:04 pm

Em Tamaois, distrito de Cabo Frio;RJ tem um pesqueiro cujo dono adquire pequenos robalos pescados na foz do Rio Sao Joao, proximo, e os coloca no´pequeno acude. Hoje ja ha robalos grandes la.
abracos,

Jorge
---------------------------------------------------
Com o tempo voce descobre que pescar eh muito mais que pegar peixes.

http://pescadepraia.forumeiros.com/index.htm

Imagem
Avatar do usuário
Roberto Menks
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 56
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 7:18 pm
Cidade:

Mensagem por Roberto Menks » Qua Abr 11, 2007 8:57 pm

Grandes pescadores,

Aqui no MA. é possível a criação de babys tarpons em cativeiro com água 100% doce. Em algumas regiões são mantidos ao fundo do quintal em pequenos açudes. Inclusive alimentados com ração.


abraços,
Roberto Menks
Avatar do usuário
Renato Janone
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1425
Registrado em: Seg Fev 06, 2006 6:45 pm
Apelido: Janone
Cidade: belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: rjanone
Contato:

Mensagem por Renato Janone » Qui Abr 12, 2007 1:46 pm

zeca escreveu:Vitor, existe uma lagoa no ES, em Carapebus... que foi fechada sua comunicação com o mar, e sua água abacou de tornando doce e eu já ví materias antigas na Pesca e Cia sobre robalos fisgados lá em água totalmente doce. E belos peixes... se eu estiver equivocado o pessoal da região que me corrija, please.

Uma vez estive em Aracajú e conversando com os vendedores de uma loja de pesca ele me disse que já pegaram robalo a muitos e muitos km acima no São Francisco, que tem sua foz lá. E ví algumas fotos e eram belos exemplares - junto das fotos algumas fotos de dourados, fisgados próximos.

Estive em Itacaré, fazendo rafting no rio de contos e em uma parte, a parte calma a gente salta do bote e desce boiando, iamos descendo e ouvindo uns ataques nas galhadas... e eu seco pra pescar fui perguntar aos locais. O que se pega ali... a surpresa, robalo, tucunare e xarel - tudo na água completamente doce.

Em Nova Vicosa na Bahia, pescando no rio Pau Alto, no mesmo rio, na sua parte doce fisgamos tucunare, robalo, tarpon e piabanha...

Neste mundo a gente morre e não vê tudo né.
Carapebus fica no RJ. Essa materia é uma do Ian Travolta...rsssss ..deve ter uns 15 anos...hahahaha
No Es tem o complexo Maimbá que realmente foi fechada a comunicação com o mar, porém, em 3 ou 4 épocas do ano , uma coincidencia de fatores faz comunicar os 2 ambientes...mas eu ainda não vi robalo por lá...
Em tempo, trajano de moraes no RJ , o povo pega robalo do paraiba do sul , e são criados !!! deve distar uns 200 km da foz...sinistro.
Um abraço cordial;
Renato Janone.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”