A 10km daqui alguém gritou "É um BASS!!! Peguei um BASS

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Leo do Mangue
ANZOL DE OURO
Mensagens: 998
Registrado em: Qui Set 23, 2004 10:39 am
Cidade:

A 10km daqui alguém gritou "É um BASS!!! Peguei um BASS

Mensagem por Leo do Mangue » Ter Jan 18, 2005 2:27 pm

Levantamos cedo naquele ensolarado dia. Eu, minha esposa e meu sogro, animados e bem dispostos para uma manhã de pescaria onde caberia à minha pessoa a tarefa de guiar-nos até o pesqueiro, este recém descoberto dias antes.

“Material de pesca a prumo e velas ao vento”, içamos âncoras às 08:00 AM para um percurso de 20 km, em sua maior parte estrada de terra batida e muita poeira. Mas tudo bem, por um bom pesqueiro vale tudo. Chegamos ao local por volta das 08:50AM, quando logo percebi os olhares de satisfação de meus companheiros de jornada ao vislumbrarem a bela paisagem que os aguardava.

Imagem

Um belíssimo e grande lago cintilava á luz do sol. O céu, limpo como nunca, dava a certeza de não sermos importunados por mau tempo pelos próximos dias, no mínimo.

Logo montamos acampamento sob algmas árvores, em um dos únicos pontos do lago que nos daria sombra ao longo de toda a manhã. Montamos nossas varas enquanto o proprietário do local nos acompanhava, nos contando histórias sobre os peixes que ali encontraríamos - carpas, pacus, traíras e tilápias - e sobre os poucos clientes que frequentavam o local, aberto recentemente.

Imagem

Em poucos minutos minha esposa já se degladiava com tilápias de belíssimo porte, que logo eram guardadas por mim ou pelo meu sogro. Algumas escapavam. Outras menores acabavam por ser soltas para crescerem um pouco mais. Enfim, já sabíamos que a manhã seria agitada.

Enquanto meus companheiros se divertiam com massinhas, tilápias e alguns "carás que davam as caras" por ali, peguei minha caixa de iscas artificiais, minha carretilha Marine Sports Titan 6000 já preparada em minha vara de mesma marca e comecei a dar minhas pinchadas em torno do lago, atrás de algumas dentuças de “mais de três quilos” que sabia-se ali existir.

Imagem

Foi uma manhã produtiva até para artificiais, pelo menos em quantidade. Apenas pequenos exemplares de traíras apareceram, atacando minha coleção de iscas de meia-água, minhas zaras e meus sapos de borracha. Como estava longe de todas as vistas, pude soltar os peixes sem problemas. Até por que seria uma pena matar exemplares tão pequenos.

Já era 11:30 AM, e sabendo que iriamos almoçar em casa, logo deveríamos partir. Já me enxergava voltando para casa atolado até o pescoço (pois ninguém viu a captura de nenhum exemplar), como alvo de diversas piadinhas devido á propaganda que havia feito do lago para meus companheiros.
Dado momento, quando achei que finalmente teria uma ação de um exemplar maior, algo fiz de errado em minha carretilha e nenhum arremesso mais dava certo. Me senti em uma verdadeira barbearia ao ar livre, com cabeleiras sobre cabeleiras que chegavam a fazer sumir a minha mão que segurava a vara.
Meu desespero e irritação foram ao ápice enquanto eu desfazia a “mãe de todas as cabeleiras” e, ao segurar um lado da linha com a ponta dos dedos e puxar levemente, a linha rompe como se fosse fio de algodão. Recolhi minha zara que estava a quase 8 metros da beira do lago puxando a linha e a enrolando na mão, enquanto espraguejava e retornava até onde se encontravam minha esposa e meu sogro.

Imagem

Irado com a situação, guardei minhas iscas artificiais e esvaziei a carretilha retirando toda a linha e a deixando como nova. Coloquei-a de lado e peguei meu conjunto micro para pescar umas tilapinhas que, naquela altura do campeonato, valeriam para não voltar atolado pra casa.

Já como alvo de piadas de minha esposa que ensacava sozinha 6,5kg de tilápias que eram verdadeiras “raquetes de tênis”, e atolado até o pescoço, fervendo de raiva da carretilha sem entender o que acontecera, sentei-me na beira do lago e comecei a perder bolinhas de massinha para as tilápias. (Juro que ouvi muitas delas rindo da minha cara...)

Neste instante meu sogro comenta de ficarmos mais “uma horinha”, já que o dia estava tão bom. Era a chance que eu precisava. Abri meu carretel novinho em folha de linha BASS 0,31mm amarela mono e dei início ao procedimento de remontagem da carretilha.
Após alguns minutos, a carretilha cheia novamente com linha “zero bala”, ato na ponta da mesma um snap com girador e neste, minha zara (9 cm) de dorso vermelho rubro e barriga alaranjada.

Imagem
A isca fatal

Regulei o freio da carretilha de todas as formas possíveis e comecei a testar arremessos. Bastou dois arremessos para que eu me acertasse com a carretilha e fizéssemos as pazes.
4 arremessos, regulagem perfeita. Cheio de motivos para rir, dou mais um arremesso... quase 10 metros sem cabeleira. Nem sinal de cabeleira. Inacreditável. Nem pareceia a carretilha tão revoltada de minutos antes.

Venho recolhendo a linha dando toques de ponta de vara e a zarinha vem fazendo seu balé sobre a água... rapidinho.... devagarinho.... ... linda a cor da isca nas águas escuras.... De repente, em um trovão que cai á minha frente sobre a água, explode como nunca vi antes a superfície onde antes se encontrava minha zarinha, dançando. Uma explosão seguida de outra, com um barulho ensurdecedor do "ratlin" da isca e da superfície da água. Ali, a dois metros do meu pé.

Com o coração em algum lugar que não sabia onde, tratei de me acalmar e vir trazendo em minha direção o causador daquelas explosões. E não se entregou fácil não. Recolhi vagarosamente, sem pressa, até o meu pé.
“Cara, que traíra braba meu irmão....” pensei comigo, ainda com as mãos trêmulas.

Quando vejo, não tinha os dentes pontiagudos característicos, e era menor do que deveria ser, devido aos estrondos e a força. A boca estava muito grande para ser uma traíra.... e encharutou a zara inteira, nunca vi coisa igual ao vivo. Olhei o corpo do exemplar, esverdeado e cinza, os olhos negros, e não deu outra... meu grito pôde ser ouvido a 10 km de distãncia.... “É um BASS!!!! Peguei um BASS!!!!!”

Em meio a um verdadeiro frenesi de sensações, pedi à minha esposa que pegasse a câmera e registrasse o momento que seria responsável pela minha alegria nestas férias. Abaixo seguem as fotos do meu primeiro Black BASS, com 550 gramas e 32 cm.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após a sessão de fotos, mesmo na cara do dono do pesqueiro e sem perguntar se podia, eu soltei o pequeno bass na beira do lago... aparando-o por uns instantes até que este se recurepasse, o que não demorou. O vi partir então sumindo nas águas escuras do lago.

Foi rápido. Rápido demais, mas ainda posso sentir a emoção de segurar aquele Bass em minhas mãos. E é uma sensação inesquecível senhores. Ainda mais quando você não acredita que é um BASS. Ou melhor, quando você não sabia que tinha Blask BASS no lago, e o dono do pesqueiro nem sabia de qual espécie se tratava. O dono do pesqueiro não sabia o que era um “BREQUE BREQUE”, como ele chamou e deve chamar até hoje.
Leo Mange
Pescador sonhador e Analista Web
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Ter Jan 18, 2005 2:39 pm

É isso aí companheiro!!!

Parabéns.. esse é apenas o primeiro de muitos !!!

abraço
Mauro M. Jr
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 412
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 8:38 pm
Cidade:

Mensagem por Mauro M. Jr » Ter Jan 18, 2005 2:43 pm

Leo Fantasticoooooooooooooooooooooooo, lindas fotos, lindo exemplar, parabéns, daqui em diante vc vai ficar doido pra pegar + e + kkkkkkkkkkkkkkkk. :P :P


Cara muito bom o relato, fiquei doidão aqui na poltrona.


[]´s do Maurão
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Mensagem por João Rogério » Ter Jan 18, 2005 2:49 pm

HAHAHAHA!!! Mais um que foi fisgado pelo Bass!!!!!!
Parabéns cara! Que muitos outros venham!

Abraços,
J R
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Ter Jan 18, 2005 3:01 pm

Muito legal o relato Léo... Lugar 100%...

Que bom que a patroa vai junto... hehehehehehehehe...

Assim tem quem tire sarro de vc. hehehehehehehe...
Abração...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Leo do Mangue
ANZOL DE OURO
Mensagens: 998
Registrado em: Qui Set 23, 2004 10:39 am
Cidade:

Mensagem por Leo do Mangue » Ter Jan 18, 2005 3:30 pm

Valeu pessoal.


Fui fisgado pelo BASS mesmo. Sempre admirava o pessoal que havia pego um exemplar e ficava pensando quando eu poderia ter a chance de pescar bass... nunca imaginei que fosse em um lugar totalmente rústico, onde ninguém sequer conhecia ou sabia da existência do peixe.

Tomara que venham muitos mesmo. Esse BASS valeu cada minuto da pescaria. Te garanto. :D

Imagem
Leo Mange
Pescador sonhador e Analista Web
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Ter Jan 18, 2005 3:38 pm

Muito legal Leo... parabéns!! Onde fica esse PP? Tem Black lá ou foi mera coincidência??/
Abraço,
Avatar do usuário
Leo do Mangue
ANZOL DE OURO
Mensagens: 998
Registrado em: Qui Set 23, 2004 10:39 am
Cidade:

Mensagem por Leo do Mangue » Ter Jan 18, 2005 3:55 pm

Fábio

O PP fica em Itapoá, uma praia do litoral extremo norte de Santa Catarina (município divisa com o município de Guaratuba).
O dono abriu o PP á 3 meses e chegou prá nós falando que tinha carpas, tilápias, pacus e traíras.

Nosso intuito foi pescar traíras. O Black entrou de alegre na festa.

O dono do PP é bem simples, gente bem do interior mesmo. O mano lá num sabia nem o nome do peixe.... quando eu falei "Black Bass" ele tentou repetir e saiu só um "Bréque Bréque". Eu deixei quieto... ;)
Tem certas coisas que é melhor não forçar.

Falei pra ele sobre a espécie.... O pouco que eu sei sobre a espécie.
Falei que é uma espécie bastante procurada por pescadores esportivos, e que não é uma espécie que dá lucro com a venda pra consumo e sim, com o modo de pesca do tipo "pesque e solte".

Mas se trata de gente muito simples... nunca ouviram falar de "pesque e solte" e pra eles, pescou tem que comer. O cara me olhou torto quando eu soltei o bléquinho, e mesmo explicando prá ele tudo isso, ele num ficou muito mais feliz não. Mas deixou quieto, afinal eu estava pagando 6,5kg de tilápias.

É triste mas é verdade. Tem lugares por aí com Black bass e o dono do lugar nem conhece... nem sabe do que se trata a espécie do peixe.
Leo Mange
Pescador sonhador e Analista Web
Avatar do usuário
Henrique Vaso
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Nov 30, 2004 4:42 pm
Cidade:

Mensagem por Henrique Vaso » Ter Jan 18, 2005 5:31 pm

Fantastico o relato!!!!!!!!! Parabens!!!!!!!!! Deu muita vontade de pescar!!!

Eu, infelizmente, nunca peguei um bass, mas já senti a sensação de como vai ser o meu primeiro, pois seu relato me passou isso. Valeu Leo!!!!

E que venham muitos outros!!!!

Abraços.

Henrique.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Jan 18, 2005 11:33 pm

Legal Leo ... Gostei do relato, gostei das fotos e sobretudo, gostei da cor do Bass ... Um verde bonito, saudável ... Peixe em água limpa fica bonito barbaridade ...
Parabéns Leo ... Valeu mesmo ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Jan 19, 2005 12:32 am

Eh isso ai... parabens rapaz... com BASS eh assim... apaixonante... imagina pegar um como este ai do lado, na minha foto? O Oga sabe o que é, eu liguei pra ele aos gritos, e ele so ouvia eu gritando.... eu tremia, a noite nao dormi... ficava lembrando ele saltando na agua... a briga do bicho... Meu Deus, preciso pescar mais um....

Belo relato.... bem escrito.... continue, escreva mais... quando o site for ao ar publicamos.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Leo do Mangue
ANZOL DE OURO
Mensagens: 998
Registrado em: Qui Set 23, 2004 10:39 am
Cidade:

Mensagem por Leo do Mangue » Qua Jan 19, 2005 8:42 am

Valeu pessoal.

A opinião de vocês é lei, meus amigos.
Fico muito feliz de poder contribuir um pouco com relatos e bons momentos de pesca a este fórum, que aumenta a cada dia.

E, que nunca falte!. :D

Abraços.
Leo Mange
Pescador sonhador e Analista Web
Avatar do usuário
Frederico Sattelmayer Jr
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 440
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 3:55 pm
Cidade:

Braqi braqi

Mensagem por Frederico Sattelmayer Jr » Qua Jan 19, 2005 10:49 am

Nossa.... ......eu nunca peguei um brequi brequi tb....mais aindo vô...deixa chegar minha vara nova....rs
Abraços
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Qua Dez 28, 2005 3:43 pm

Olá Leo, boa tarde!


Você poderia dizer onde fica esta chácara que pegou o Bass? :D
Sabe dizer se tem acomodações pra familia ( esposa e filho)?


Abraços
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Qua Dez 28, 2005 4:44 pm

Tá Fu!

O primeiro a gente nunca esquece...mas dá aquela febrezinha básica para pecar mais Bass.

Parabéns!
Avatar do usuário
Cristiano Augusto Pereira
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1316
Registrado em: Qui Set 15, 2005 9:58 pm
Cidade:

Mensagem por Cristiano Augusto Pereira » Qua Dez 28, 2005 5:32 pm

Por acaso essa zarinha é uma X-Zone ( made in paraguai ) ??... .... São muito boas....

Bela pescaria. Há pouco tempo também peguei meu primeiro bass. Sexta tô voltandso com a galera para tentar pegar mais alguns...

Abraço

Cristiano Augusto
Pescar e soltar é só começar
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Qua Dez 28, 2005 9:45 pm

Leo, parabéns, o primeiro bass é inesquecível, mesmo.
agora que vc sentiu o gostinho da coisa, prepare-se porque depois só vem o "quero mais" hehehe.
te dou um equipo de Fly se daqui a um ano vc negar que esta será umas das suas pescarias preferidas.
abraços
Ricardo Haruo
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”