Encastoado com isca artificial?

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
dansgo
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 97
Registrado em: Qui Dez 28, 2006 8:24 pm
Cidade:

Encastoado com isca artificial?

Mensagem por dansgo » Qui Jan 11, 2007 6:59 pm

Olá a todos.

Gostaria de saber se é necessário colocar um encastoado quando se usa isca artificial ou se amarra a isca direto na linha.

Um abraço a todos.
Avatar do usuário
negoshuttle
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 162
Registrado em: Sáb Abr 29, 2006 10:02 am
Cidade:

Mensagem por negoshuttle » Qui Jan 11, 2007 7:15 pm

Eu uso um snap, amarro a linha no snap e este na isca artificial, troca-se quando quiser.

Nunca usei encastoado..mas o pessoal que tem mais bagagem pode te ajudar neste quesito.
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Qui Jan 11, 2007 8:12 pm

É extremamente raro perder uma isca artificial mesmo sem encastoado. As pouquíssimas vezes que perdi, foi por descuido meu.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qui Jan 11, 2007 8:52 pm

até é válido para peixes grandes com dentes e q não fazem muita questão de um trabalho de isca mais elaborado.. na questão..tenho usado snaps maiores do q os comuns... tipo snaps de uns 2 cms.. reforçados.. o próprio tamanho do snap auxilia um pouco nesse quesito dentes..

não uso isca diretamente na linha.. imagina vc querer trocar de isca e ter de cortar linha.. fazer nó.. cortar linha.. fazer nó..
Avatar do usuário
Charles C Magalhães CCM
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qui Jan 19, 2006 9:48 am
Cidade:
Contato:

Re: Encastoado com isca artificial?

Mensagem por Charles C Magalhães CCM » Qui Jan 11, 2007 9:12 pm

dansgo escreveu:Olá a todos.

Gostaria de saber se é necessário colocar um encastoado quando se usa isca artificial ou se amarra a isca direto na linha.

Um abraço a todos.
Dansgo, houve um dia em que um uma unica pescaria perdi tres isca media + ou - 10 a 12 cm ai não tem jeito se não colocar vai perder mais
as traira estavam ferozes, hoje sempre carrego um cabinho de aço já preparado com snap, se tiver muita ação das traira é só colocar, hehehehe, ai eu quero ver.
Um grande abraço.
ImagemImagem
Avatar do usuário
ZezinhoVET
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3541
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 10:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ZezinhoVET » Qui Jan 11, 2007 10:11 pm

Oga escreveu:até é válido para peixes grandes com dentes e q não fazem muita questão de um trabalho de isca mais elaborado.. na questão..tenho usado snaps maiores do q os comuns... tipo snaps de uns 2 cms.. reforçados.. o próprio tamanho do snap auxilia um pouco nesse quesito dentes..

não uso isca diretamente na linha.. imagina vc querer trocar de isca e ter de cortar linha.. fazer nó.. cortar linha.. fazer nó..
oga, conversando com o luizão, que participou do torneio internacional na amazonia, diz ele que os gringos pescam com 3 ou 4 iscas apenas ... e amarram as iscas na linha, direto. Seria para evitar mais um elo entre o pescador e o peixe??? ou seja, o snap poder abrir, coisa e tal ? Se for assim , acho válido.
quanto a eles usarem 3 ou 4 iscas, percebo q eles acreditam mto mais na ação da isca do que nas cores ...
abraço !
ZezinhoVET
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sex Jan 12, 2007 7:14 am

ZezinhoVET escreveu:
Oga escreveu:até é válido para peixes grandes com dentes e q não fazem muita questão de um trabalho de isca mais elaborado.. na questão..tenho usado snaps maiores do q os comuns... tipo snaps de uns 2 cms.. reforçados.. o próprio tamanho do snap auxilia um pouco nesse quesito dentes..

não uso isca diretamente na linha.. imagina vc querer trocar de isca e ter de cortar linha.. fazer nó.. cortar linha.. fazer nó..
oga, conversando com o luizão, que participou do torneio internacional na amazonia, diz ele que os gringos pescam com 3 ou 4 iscas apenas ... e amarram as iscas na linha, direto. Seria para evitar mais um elo entre o pescador e o peixe??? ou seja, o snap poder abrir, coisa e tal ? Se for assim , acho válido.
quanto a eles usarem 3 ou 4 iscas, percebo q eles acreditam mto mais na ação da isca do que nas cores ...
abraço !
ZezinhoVET
sim.. pode até ser na Amazônia.. mas vai pescar robalo no mangue onde vc troca a isca uma porrada de vezes....rs.. quero ver vc fazer o processo de fazer nó.. cortar linha.. fazer nó..rs..
Avatar do usuário
Hugo Andre Ravaneda
ANZOL DE OURO
Mensagens: 921
Registrado em: Ter Abr 26, 2005 3:16 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Hugo Andre Ravaneda » Sex Jan 12, 2007 7:29 am

Oga escreveu:até é válido para peixes grandes com dentes e q não fazem muita questão de um trabalho de isca mais elaborado.. na questão..tenho usado snaps maiores do q os comuns... tipo snaps de uns 2 cms.. reforçados.. o próprio tamanho do snap auxilia um pouco nesse quesito dentes..

não uso isca diretamente na linha.. imagina vc querer trocar de isca e ter de cortar linha.. fazer nó.. cortar linha.. fazer nó..
Sou da msm opinião do Oga... somente em pescarias d peixes como doirados c/ plugs acho necessário a utilização d empate d aço... até msm traíras ñ vejo necessidade, somente em caso d spinner q eu costumo deixar um girador rolamentado e mais o snap já é mto dificil a traíra conseguir morder diretamente a linha...
PESCADÔ DE LOBÓ!!!

PROCURA-SE!!!

Uma boa mulher que saiba limpar e cozinhar peixes. Que possa catar minhocas e que seja proprietária de um barco com motor.

Obs: Interessadas enviar fotos do BARCO e do MOTOR.

Abção!!!
Avatar do usuário
Vinicius Zeppa
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5801
Registrado em: Qua Abr 12, 2006 12:05 pm
Cidade:

... ....

Mensagem por Vinicius Zeppa » Sex Jan 12, 2007 7:48 am

...uso encastoado para pesca de dourados !! ..tipo ..girador-encastoado-snap ... ... aih fica mais facil trocar os plugs com a mesma rapidez !! ..demais peixes naum vejo razao ..principalmente trabalhando-se com lider !!! ...
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Jan 12, 2007 7:52 am

Uso líder de fluorcarbono e snap. Dificilmente utilizo aço ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
dansgo
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 97
Registrado em: Qui Dez 28, 2006 8:24 pm
Cidade:

Mensagem por dansgo » Sex Jan 12, 2007 8:00 am

Nelson, tem alguma regra de qual a espessura e comprimento do líder?
Tipo, estou com uma linha 0,35, qual o líder que devo usar?

Abração.
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Sex Jan 12, 2007 8:04 am

dansgo escreveu:Nelson, tem alguma regra de qual a espessura e comprimento do líder?
Tipo, estou com uma linha 0,35, qual o líder que devo usar?

Abração.
Vc pretende pescar peixes de que porte ? Com uma linha 0,35, eu usaria leader de fluorcarbon 0,42mm ou 0,47mm! Mas isso para tucunas de até 3,5 kg 4 kg
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Jan 12, 2007 8:35 am

dansgo escreveu:Nelson, tem alguma regra de qual a espessura e comprimento do líder?
Tipo, estou com uma linha 0,35, qual o líder que devo usar?

Abração.
É o que o Ricardo falou ...

Mas vou te dar uma dica ...
Se vc quiser saber tudo o que foi comentado aqui na Caterva sobre líder, basta ir no linnk Pesquisar que está no topo da página, abrir e digitar a palavra líder e clicar no botão Pesquisar. Vão abrir 289 tópicos para vc ver o que foi dito sobre líder.
Com certeza, é a melhor fonte de informações que vc pode encontrar ...
E assim é para qualquer assunto que já tenha sido discutido aqui ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
dansgo
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 97
Registrado em: Qui Dez 28, 2006 8:24 pm
Cidade:

Mensagem por dansgo » Sex Jan 12, 2007 8:42 am

Tranquilo.

Vou dar uma procurada.
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Sex Jan 12, 2007 8:43 am

Como a maioria aqui, eu não costumo usar cabo de aço também!!!
Acho desnecessário, uma vez que nunca tive problemas em relação a isso e grande parte daqueles com quem conversei também nunca tiveram!

Abraços.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
dansgo
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 97
Registrado em: Qui Dez 28, 2006 8:24 pm
Cidade:

Mensagem por dansgo » Sex Jan 12, 2007 8:49 am

Muito obrigado a todos pelas respostas.
Foi bem esclarecedor.

Vou testar com snap e girador para não ter que ficar dando nós.

Um abraço a todos.
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Sex Jan 12, 2007 9:08 am

dansgo escreveu:Muito obrigado a todos pelas respostas.
Foi bem esclarecedor.

Vou testar com snap e girador para não ter que ficar dando nós.

Um abraço a todos.
Como foi dito tb, a respeito do encastoado, quando se trata de peixes como o Dourado é bom utilizar ! Quem pegou sabe que o bicho é violento ! :D
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Sex Jan 12, 2007 6:11 pm

Quando vou pescar traíra com iscas artificiais, normalmente não utilizo empates de aço. Já quando uso as iscas anti enrosco, principalmente da FrogLine, tem algumas vezes que utilizo sim o empate de aço, mas de no máximo 20lb.
O líder que uso pra traíra é de 0,45mm, acho que tá de bom tamanho.

Valeu!!!
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
Thierry Cioquetta
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8611
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 11:49 am
Cidade: Santa Maria
Estado: RS

Mensagem por Thierry Cioquetta » Sex Jan 12, 2007 6:15 pm

Pessoal, vocês utilizam algum tipo de líder pra pesca do black bass?????

Valeu!!!!!!
/*** CATCH AND RELEASE!!! /***
/ct0
Okappari Kraze Bassers

Imagem
Avatar do usuário
ZezinhoVET
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3541
Registrado em: Qua Jun 15, 2005 10:08 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ZezinhoVET » Sex Jan 12, 2007 6:18 pm

Oga escreveu:
ZezinhoVET escreveu:
Oga escreveu:até é válido para peixes grandes com dentes e q não fazem muita questão de um trabalho de isca mais elaborado.. na questão..tenho usado snaps maiores do q os comuns... tipo snaps de uns 2 cms.. reforçados.. o próprio tamanho do snap auxilia um pouco nesse quesito dentes..

não uso isca diretamente na linha.. imagina vc querer trocar de isca e ter de cortar linha.. fazer nó.. cortar linha.. fazer nó..
oga, conversando com o luizão, que participou do torneio internacional na amazonia, diz ele que os gringos pescam com 3 ou 4 iscas apenas ... e amarram as iscas na linha, direto. Seria para evitar mais um elo entre o pescador e o peixe??? ou seja, o snap poder abrir, coisa e tal ? Se for assim , acho válido.
quanto a eles usarem 3 ou 4 iscas, percebo q eles acreditam mto mais na ação da isca do que nas cores ...
abraço !
ZezinhoVET
sim.. pode até ser na Amazônia.. mas vai pescar robalo no mangue onde vc troca a isca uma porrada de vezes....rs.. quero ver vc fazer o processo de fazer nó.. cortar linha.. fazer nó..rs..

oga, tb uso snap ... troco de isca uma porrada de vezes ... e pesco tucuna ... rs.rs.rs.rs. não to descordando de vc ...
to só falando que por os americanos nao acreditarem talvez em cores e sim na ação da isca, eles utilizam poucas iscas .. e por isso tb nao utilizam o snap como tentativa de diminuir as possibilidades do peixe escapar ...
então , pra quem não troca mto de isca não é problema algum pescar sem snap ...
só um comentário complementar apenas ... falo mano ?
abraço !
ZezinhoVET
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Sex Jan 12, 2007 7:16 pm

Encastoado, pra mim apenas na pesca dos dourados e cachorras. Já perdí iscas com traíras, mas acho que não compensa pra elas colocar encatoado. Olha uma cachorrinha-facão, sem encastoado, nem pensar em jogar a isca na água...
Imagem
Abs.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sex Jan 12, 2007 8:15 pm

Thierry escreveu:Pessoal, vocês utilizam algum tipo de líder pra pesca do black bass?????

Valeu!!!!!!
se eu uso flúorcarbon direto na carretilha.. aí nem uso líder.. caso utilize aquelas linhas de monofilamento ou multi q possuem cores berrantes.. aí coloco um líder transparente..
Avatar do usuário
João Bosco
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 87
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:20 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por João Bosco » Ter Nov 06, 2012 11:13 am

Reforçando oque disse o amigo Dick, que pesca há muito tempo na nossa região, Puerto Rzepeck, para pesca do Dourado no Bait necessário o uso de asso pois a boca dos bichos é grande e os dentes cortam bem.... ...

Tenho usado um cabo 30lbs + ou - 01m atado direto na mult como se fosse um lider com um snap na ponta. Isso para dourados.
João Bosco
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Ter Nov 06, 2012 12:05 pm

Alguém posta o troféu pá de ouro aí que eu to sem a imagem.... ...
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Ter Nov 06, 2012 12:51 pm

quando comecei com IA usei muito desse empate de aço... porem o meu era akele flexivel revestido com nylon!!

para tucunares e trairas nao vejo necessidade... pesco trairas so com lider de nylon comum 0,45mm a 4 anos e 1x somente que uma traira maior quase cortou...ficou tao fraco que arrebentei depois na mão...

o empate ele atrapalha um pouco o nado da isca, e so faz diferenca com peixes mais exigentes como o tucunare....

ja para dourados e cachorras... é bom usar....principalmente o dourado que costuma pegar a isca de frente...ja vai direto na linha ehehhehe
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
Paulo Ramos Storino
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2885
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 6:40 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Ramos Storino » Ter Nov 06, 2012 1:42 pm

Leandro Tonicelli Penna escreveu:Alguém posta o troféu pá de ouro aí que eu to sem a imagem.... ...

Imagem

Feito
Avatar do usuário
Christian Favali
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Qui Out 25, 2012 2:10 pm
Cidade:

Mensagem por Christian Favali » Ter Dez 11, 2012 7:24 pm

NELSON MACIEL escreveu:Uso líder de fluorcarbono e snap. Dificilmente utilizo aço ...
Eu tbm uso assim.... ... sou expert em iscas artificiais, mas acho que o uso de empate de aço as vezes atrapalham o trabalhar da isca...
Por isso isso optei em usar snaps (para facilitar a troca das iscas) e uma linha de fluocarbono....
Valeu!!!!
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”