Pousada Pesqueiro Wag em Panorama-Sp absurdo!

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Ricardo Barreto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Nov 30, 2010 7:22 pm
Cidade:

Pousada Pesqueiro Wag em Panorama-Sp absurdo!

Mensagem por Ricardo Barreto » Seg Mar 07, 2011 9:58 pm

Amigos eu sei que muitas pousadas por ai não tão nem ai com preservação, mais esse pesqueiro Wag em panorama é demais... alem de não respeitarem NAda, pelo jeito incentivam a predação, pois a cada semana, posta na pagina do orkut fotos do EXTERMINO das especies locais, divulguem o nome dessa pousada como exemplo a não ser seguido pois é revoltante as fotos que postam lá como se aquilo fosse bonito!

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl ... 6388875234
"Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes da vida, haveria uma escassez de varas de pescar." (Doug Larson)
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Seg Mar 07, 2011 11:57 pm

Ricardo, antes fosse só a WAG que fizesse isso.

Essa foto tem no site da Cururu (http://www.pousadacururu.com.br/index.p ... tegoria=12)


http://www.pousadacururu.com.br/galeria ... 169391.jpg

Essa, no da Paranazão (http://www.pousadaparanazao.com.br/fotos.htm)

http://www.pousadaparanazao.com.br/gale ... mpeiro.jpg

No da Mãe D'água também tinha, mas não achei mais.

Ou seja, se tu for pra Epitácio e ficar em uma pousada, na certa tu estará em um lugar aonde semanalmente dezenas de peixes são mortos.
Avatar do usuário
Elber Arendt
ANZOL DE OURO
Mensagens: 594
Registrado em: Ter Set 09, 2008 8:52 pm
Cidade:

Mensagem por Elber Arendt » Ter Mar 08, 2011 10:09 am

Conheço Panorama e lá a pesca é predatória, não existe naquela região pesca esportiva, tanto que os piloteiros bons são aqueles que colocam peixe no barco, vc está com superficie e os caras com meia agua, peixe reboja na sua isca, o piloteiro pincha em cima, pois como disse, piloteiro bão lá é peixe embarcado, pois quando chegam na pousada cota quem subir mais peixe para limpar, é lamentavel !!!!!

Para quem não conhece o lugar é sensacional, com muita estrutura, se não tivessemos essa matança lá, teriamos um lago do peixe em SP certeza.

Pegamos um piloteiro conhecido lá, neguinho o nome dele e ele tem 10 anos de pilotagem e nós fomos a 2 turma que ele pegou que soltava peixe, imagina quantos peixes ele não matou !!!!

Por isso que parei de ir lá e tenho noticias que não está bom !!!!

[ ]'s
Elber Arendt
Pescador Esportivo

Pescar é preciso, soltar o peixe é necessário, para futuro do nosso esporte.
Avatar do usuário
Fabrício Braga
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1207
Registrado em: Sáb Out 17, 2009 11:30 am
Cidade:

Re: Pousada Pesqueiro Wag em Panorama-Sp absurdo!

Mensagem por Fabrício Braga » Ter Mar 08, 2011 7:47 pm

Ricardo Barreto escreveu:Amigos eu sei que muitas pousadas por ai não tão nem ai com preservação, mais esse pesqueiro Wag em panorama é demais... alem de não respeitarem NAda, pelo jeito incentivam a predação, pois a cada semana, posta na pagina do orkut fotos do EXTERMINO das especies locais, divulguem o nome dessa pousada como exemplo a não ser seguido pois é revoltante as fotos que postam lá como se aquilo fosse bonito!

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl ... 6388875234
Ricardo, respeito sua opinião mas não concordo com sua atitude, pois assim como Eu, vc já pescou várias vezes por lá e também já MATOU muito peixe! Acho que a atitude deles como empreendimento do ramo de pesca é errada em ficar publicando fotos de peixes mortos, pois o futuro do négocio deles depende do peixe continuar no rio... mas vir até um fórum como este com milhares de usuários e "esculachar" os caras acho errado! Devemos primeiramente olhar nossas atitudes, pois penso que pra fazer um comentário desse, no mínimo, vc tem que ser esportivo e não matar peixe, coisa que Eu sei que você não é, assim como Eu também adoro peixe e sempre trago alguns exemplares de minhas pescarias!
É só minha opinião, espero que não fique bravo, mas vc detonou os caras rsrsrsrsrsrs... Sempre quando me perguntam aqui no caterva sobre pesca em Panorama, eu sempre indico o pesqueiro Wag, apesar da matança que tem lá, eles são pessoas idôneas e trabalham honestamente e sempre NOS ATENDERAM MUITO BEM! Espero também que um dia a mentalidade deles mudem e que seja empregada uma política de conservação na região!
Abraços!
Avatar do usuário
Ricardo Barreto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Nov 30, 2010 7:22 pm
Cidade:

Fabricio..

Mensagem por Ricardo Barreto » Ter Mar 08, 2011 11:33 pm

Pois é meu amigo já matamos muitos peixes, sim mais quanto tempo isso faz??? nessa época nem arremessar direito eu sabia e você sabe que sempre achei desnecessario a matança que faziamos, tanto que até "zuado" por isso eu já fui, quantas vezes já ouvi: quer soltar solta mais depois não adianta querer peixe... busca na sua memória quantas vezes já abri mão de peixe na hora da partilha??? sei que cada um tem que ter sua opinião e se por agum motivo eu achasse que não deveria postar esse tópico com certeza não o faria, bom só sei que, como Pousada que depende dos peixes pra sobreviver financeiramente, é uma burrice divulgar tantos peixes mortos dentro de sacos pra mostrar quantidade, em muitas fotos não da nem pra ver que peixe é, e o fato de eles estarem divulgando fotos desse tipo, é sim um incentivo a matança, eu e você sabemos que ele tem muitas fotos lindas para postar na pagina dele e se você tiver contato com ele vai ver que já mandei varios comentarios descriminando o tipo de divulgação que ele faz da pousada no orkut ... não sou ipócrita tambem gosto de peixe e você sabe que nas ultimas pescarias todos nós respeitamos a cota se é que matamos isso, em relação ao atendimento da pousada eu não fiz julgamento pois não tem como nunca fiquei hospedado nela, só usamos os barcos dele... Opiniões diferentes porem a amizade continua... e vê se dá um geito ai SM tá te esperando Abraço Fabricio
"Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes da vida, haveria uma escassez de varas de pescar." (Doug Larson)
Avatar do usuário
Leo Martelli
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 66
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 7:35 pm
Cidade:

Mensagem por Leo Martelli » Qua Mar 09, 2011 9:12 am

Pessoal 99% das pousadas do Estado de São Paulo "trabalham" assim. Infelizmente essas pousadas não são frequentadas por pescadores esportivos. Eu estou vendo algumas dando desconto pra pescadores esportivos, espero que isso possa aos poucos mudar esse lamentável quadro da matança. O que importa é fazermos nossa parte e soltar os nosso peixes.

Um grande problema é que os donos das pousadas pensam assim:
- Peixe nunca vai acabar (Engano deles, acaba sim e isso é nítido hoje em dia)
- Se eu proibir matança de peixes perco os clientes. ( Outro engano, pois quem mata hoje no lugar X, vai matar até acabar lá, dai ele vai para outro lugar Y matar lá. Esse cliente não é fiel como um pescador esportivo)

Assim como dito aqui, eu também evito ir nessas pousadas que incentivam a matança.
É trabalho de formiga, mas vamos trabalhando isso.

Abraços!
Avatar do usuário
Caue Costa Hueso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1504
Registrado em: Ter Jul 26, 2005 12:47 pm
Cidade:

Mensagem por Caue Costa Hueso » Qua Mar 09, 2011 11:41 am

ACho correta sua atitude, tem que esculachar sim, e esse é o lugar certo, pois aqui divulgamos a pesca esportiva.

Eu como pescador esportivo NUNCA irei nessa pousada, e preciso dessa informaçao pra fazer minhas escolhas! ja cansei de chegar em pousada e ver que eles adoram quando o pescador mata muitos!!!

quanto aos piloteiros, uma vez na QDG estava eu e meu amigo no barco, um, tucuna deu um rebojo enorme na isca do meu amigo, o piloteiro jogou em cima, antes dele trabalhar a isca ja avisamos:
amigo vc sabe nadar???? pq se vc engatar esse peixe vc vai pra agua ahahhahaha

foi no tom de brincadeira, mas ele entendeu o recado!!!

piloteiro bom tive em uma das vezes que fui no porto jofre, ele tinha uma jumping minow sem garatéias e jogava no meio do mato pra chamar os bixos.... a gente soh arremessava atras e cada porrada.... se deu bem ele, como foi o melhor piloteiro que ja tivemos eu e meu parceiro demos 100,00 pra ele no final da pescaria!!!
"Aprendemos a nadar como peixes e voar como pássaros, mas não a conviver como irmãos"
Avatar do usuário
Fabiano K. Tajiri
ANZOL DE OURO
Mensagens: 561
Registrado em: Qua Dez 05, 2007 9:48 am
Cidade:

Mensagem por Fabiano K. Tajiri » Qua Mar 09, 2011 11:53 am

se eu fosse dono de pousada não aceitaria esse tipo de comportamento... na verdade não aceitaria este tipo de cliente


ser pescador esportivo é uma filosofia de vida e não um modo de vida...
catch & release for life

fabiano k. tajiri
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Mar 09, 2011 1:16 pm

Vou entrar no assunto:

Eu diria que todos tem razão, quando vou pescar sempre degusto um sachimi com minha familia, e se achar que devo trazer algum exemplar o farei sem peso na consciência.

Mas a mão na ferida é outra, o dono de pousada fornece a infra estrutura, ele não vai pescar, quem pesca é o pescador e a este caberá o juízo de valores.

Vivemos num mundo em que as pessoas não se importam com o próprio lixo, será que vão se preocupar com meio ambiente, ou com um peixe que nem conhece, falta muito pra evoluir, sr.Kruel posta frequentemente artigos sobre leis e associações e são os menos vistos aqui dentro da Caterva que teoricamente conta com pescadores mais esclarecidos, imaginem o resto.

Excluo voce Caue pois vejo sua participação e concordo com teus atos, acredito na evolução de um predador para preservacionista, pois as postasgens aqui confirmam isto, já fui matador e acho que evolui, porém não posso obrigar a todos que o façam.

Se formos pensar que toda culpa é da pousada, estaremos culpando a ponta do iceberg, partindo do pensamento da culpa até os demais fabricantes a tem, caso contrário seriam extintas muitas fábricas pois são com seus produtos que os peixes são pegos.

Infelizmente a lógica da pousada não é contraditória, pois hoje permitindo a matança continuará por mais algum tempo de portas abertas, e proibindo a matança fechará rápidinho. Concordo quando dizem se permite matar "lá é que não vou", infelizmente esta é a unica atitude ao nosso alcance.

Me dirá alguém que Kojak e Germano incentivam a não matança, estão meio certos, pois nem mesmo eles conseguem proibi-la, e basta ver os relatos de SM para ver que o tamanho médio dos peixes está diminuindo. Acreditem peixe não evapora, então com certeza estão matando e muito ainda.

Nunca vi barcos com frases assim "NÃO MATE OS PEIXES, DEIXE PARA SEU FILHO PESCAR", mas um monte de adesivos promocionais e gratuitos todos tem, pintura cheia de gliter nem se fala, então porque não divulgar nossa filosofia através do barco?

Somos um pais com alto grau de diferenças, e estas de todos os tipos, seja na educação, valores morais e culturais. Nossos heróis precisam chegar no buteco e mostrar fotos de fieiras cheias pois mesmo aqui na Caterva impera "FATO SEM FOTO É BOATO", sei que não precisa matar para fotografar, mas também tem o assadão de confraternização.

Por ultimo, tem um companheiro aqui que descreveu até o jeito certo de segurar um peixe para ser fotografado sem causar danos, poucos são os que leram pois continuam segurando da forma errada.

Amigos o que escrevi é exclusivamente meu ponto de vista, acredito em muito no livre arbítrio
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Mello
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 279
Registrado em: Ter Out 05, 2010 11:37 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Mello » Qua Mar 09, 2011 1:27 pm

ESTA TURMANÃO SABE O POTENCIAL QUE TEM NAS MÃOS, MAS DESTROEM NO FUTURO TERÃO SEUS EMPREENDIMENTOS COM DIFICULDADES DE RECEITAS + FAZER O QUE. O BRASILEIRO SO DA VALOR QUANDO PERDE.
NÃO SOU CONTRÁRIO DE LEVAR UM PEIXE PARA CONSUMO IMEDIATO, MAS O QUE FAZEM É CHACINA.

OLHA OUTRA AQUI EM EPITÁCIO...


http://www.pousadabeirario.com.br/
PREFIRO PESCAR EM UM DIA DE CHUVA, DO QUE TRABALHAR EM UM DIA DE SOL!!!!!!


Imagem
307585_161542770599707_100002319553134_310886_849183948_n[1] por ROMEI2011, no Flickr
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Mar 09, 2011 1:50 pm

Esqueci de detalhes:

Perguntem a um dono de pousada: onde está dando peixe?
(normalmente não sabem nem cuidar da pousada, imaginem o resto), não generalizo.

Para deixar bem claro:

1- Sou a favor da divulgação de onde se mata.
2- Não tenho pousada.
3- Também acho errado quem deixa matar a galinha que lhe dá os ovos.
4- Sou totalmente contrário a matança.
Imagem
Avatar do usuário
Caue Costa Hueso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1504
Registrado em: Ter Jul 26, 2005 12:47 pm
Cidade:

Mensagem por Caue Costa Hueso » Qua Mar 09, 2011 2:26 pm

bom posicionamento Angelo, gostei....

somente uma coisa... acho q nao cabe exclusivamente ao pescador o juizo de valores, a pousada pode ajudar seja dando descontos a pescadores esportivos, ou fomentando a idéia de soltar o peixe!!!

o adesivo no barco ja vi em muitos, o adesivo do pesque e solte, mas divulga-lo cada vez mais ajuda mesmo!!!

abraçao!
"Aprendemos a nadar como peixes e voar como pássaros, mas não a conviver como irmãos"
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Mar 09, 2011 2:47 pm

A Pousada Mãe d´Água e a Pousada Epipesca procuram praticar o Pesque e Solte, porém a lei faculta ao pescador o embarque de 10 KG + 1 exemplar
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
André Almeida - Beluga
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9788
Registrado em: Qua Mai 03, 2006 9:16 am
Cidade:

Mensagem por André Almeida - Beluga » Qua Mar 09, 2011 5:04 pm

NELSON MACIEL escreveu:A Pousada Mãe d´Água e a Pousada Epipesca procuram praticar o Pesque e Solte, porém a lei faculta ao pescador o embarque de 10 KG + 1 exemplar

E será que se adotassem o esquema de desconto para pescadores 100 %adeptos do pesque e solte, não trocariam seus clientes matadores por pessoas como nós? Isso seria benéfico para os estoques pesqueiros e eles continuariam com as pousadas lotadas, porém torcariam alguns matadores por esportistas.
Avatar do usuário
Rodrigo Mello
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 279
Registrado em: Ter Out 05, 2010 11:37 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Mello » Qua Mar 09, 2011 5:24 pm

Beluga escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:A Pousada Mãe d´Água e a Pousada Epipesca procuram praticar o Pesque e Solte, porém a lei faculta ao pescador o embarque de 10 KG + 1 exemplar

E será que se adotassem o esquema de desconto para pescadores 100 %adeptos do pesque e solte, não trocariam seus clientes matadores por pessoas como nós? Isso seria benéfico para os estoques pesqueiros e eles continuariam com as pousadas lotadas, porém torcariam alguns matadores por esportistas.
SE NÃO ME ENGANO A EPIPESCA FAZ ISSO... DA DESCONTO PARA COTA ZERO.
PREFIRO PESCAR EM UM DIA DE CHUVA, DO QUE TRABALHAR EM UM DIA DE SOL!!!!!!


Imagem
307585_161542770599707_100002319553134_310886_849183948_n[1] por ROMEI2011, no Flickr
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Mar 09, 2011 7:03 pm

Beluga escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:A Pousada Mãe d´Água e a Pousada Epipesca procuram praticar o Pesque e Solte, porém a lei faculta ao pescador o embarque de 10 KG + 1 exemplar

E será que se adotassem o esquema de desconto para pescadores 100 %adeptos do pesque e solte, não trocariam seus clientes matadores por pessoas como nós? Isso seria benéfico para os estoques pesqueiros e eles continuariam com as pousadas lotadas, porém torcariam alguns matadores por esportistas.

Beluga conheço varias pousadas em São Paulo e praticamente todas tem o problema, não é desconto para não matadores que vai atrair clientes, pois por incrível que pareça a maioria de clientes ainda é de predadores.

Exemplos vividos este ano:

Janeiro estava em uma pousada, e haviam mais 4 grupos de pescadores, eu sozinho e eles em dupla. em 04 dias de pesca eu trouxe para sachimi 02 tucunas de 1kg, eles em média por dia eram de 8 a 10 por barco vezes 4 = 36 x 4 dias de pesca = 144 tucunas mortos.

Fevereiro estava em outra pousada e haviam novamente eu sozinho e 3 duplas, o resto da história tudo igual

Quando indagava o proprietário sobre tal matança, ouvia o de sempre: se proibir fico sem clientes.

Para quem não sabe, com raríssimas excessões todas as pousadas de SP estão na pindaiba, e que apareça algum dono aqui para desmentir, algumas já não dispõe nem de cozinha, pois pela quantidade de refeição mês, não paga nem o salário da cozinheira.

Uma coisa que pouco comentamos e começa ai o problema é a total falta de formação de guias de pesca, novamente com 5 ou 6 excessões, estes quando não tem clientes saem para pescar para vender, é só fazer as contas 10 tucunas de 3 quilos multiplicado por 6 reais o quilo já dão 180 reais no dia, é um bom dinheiro, vai explicar a ele sobre preservação.

Infelizmente não temos um governo preocupado com meio ambiente, não temos campanhas educativas a respeito, veja a briga que esta para se fazer algo em termos políticos, o que fazem com Kruel é cruel.

Só pra traçar um paralelo, imagine um dono de motel que só aceitasse casais com apresentação de certidão de casamento, falência.

Vejo com bons olhos o que fazem algumas pousadas, mas já vi este filme no Pantanal, época que gastávamos 3 mil dólares numa pescaria e mesmo com tudo isto acabou, veja quantos relatos na Caterva se referem ao Pantanal, nenhum, e quando aparece é arapuca armada.

É dificil a solução, mas o debate é bom e quem sabe sejamos um dia ouvidos como clientes.
Imagem
Avatar do usuário
Fabiano K. Tajiri
ANZOL DE OURO
Mensagens: 561
Registrado em: Qua Dez 05, 2007 9:48 am
Cidade:

Mensagem por Fabiano K. Tajiri » Qua Mar 09, 2011 7:27 pm

acho 10 kg ainda muito pois imaginem 1000 pescadores numa temporada iriam depletar quase 10 toneladas numa região;... ... claro q generalizando os numeros, porém devemos ser mais criticos quanto a isso.. não tenho nada contra quem consuma os peixes na beira do lago ou consumo imediato, mas sim contra açougueiros que querem levar pra familia inteira e amigos
catch & release for life

fabiano k. tajiri
Avatar do usuário
Fabrício Braga
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1207
Registrado em: Sáb Out 17, 2009 11:30 am
Cidade:

Re: Fabricio..

Mensagem por Fabrício Braga » Qua Mar 09, 2011 8:31 pm

Ricardo Barreto escreveu:Pois é meu amigo já matamos muitos peixes, sim mais quanto tempo isso faz??? nessa época nem arremessar direito eu sabia e você sabe que sempre achei desnecessario a matança que faziamos, tanto que até "zuado" por isso eu já fui, quantas vezes já ouvi: quer soltar solta mais depois não adianta querer peixe... busca na sua memória quantas vezes já abri mão de peixe na hora da partilha??? sei que cada um tem que ter sua opinião e se por agum motivo eu achasse que não deveria postar esse tópico com certeza não o faria, bom só sei que, como Pousada que depende dos peixes pra sobreviver financeiramente, é uma burrice divulgar tantos peixes mortos dentro de sacos pra mostrar quantidade, em muitas fotos não da nem pra ver que peixe é, e o fato de eles estarem divulgando fotos desse tipo, é sim um incentivo a matança, eu e você sabemos que ele tem muitas fotos lindas para postar na pagina dele e se você tiver contato com ele vai ver que já mandei varios comentarios descriminando o tipo de divulgação que ele faz da pousada no orkut ... não sou ipócrita tambem gosto de peixe e você sabe que nas ultimas pescarias todos nós respeitamos a cota se é que matamos isso, em relação ao atendimento da pousada eu não fiz julgamento pois não tem como nunca fiquei hospedado nela, só usamos os barcos dele... Opiniões diferentes porem a amizade continua... e vê se dá um geito ai SM tá te esperando Abraço Fabricio
Quero dizer que respeito sua opinião, só acho que poderia ter se manifestado de outra forma... mas deixa pra lá, opinião cada um tem a sua :D :D
Vou colar aqui o conteúdo da mensagem que deixei no orkut pra eles:

Boa noite amigos, como andam as coisas por aí?!!! Pelas fotos tem saído muito peixe né?!

Venho também comunicar que estas fotos de peixes que vocês tem publicado tem gerado um certo "alvoroço" na internet, pois eu participo de alguns fórum de pesca, e o pessoal tem publicado imagens de suas fotos com "comentários negativos quanto à matança ou quantidade de peixes mortos mostrados nas fotos". Em um dos casos até saí em defesa de vocês, mas o fato é que esse negócio de matar grandes quantidades de peixes acabará prejudicando a região e o futuro de vários empreendimentos ligados ao turismo de pesca, no caso sua própria pousada, pois uma hora a natureza não vai conseguir repor todo o peixe que é tirado, não acham? Eu mesmo tenho que admitir que já matei muito tucunaré e piau aí em Panorama, mas tenho mudado bastante meus conceitos quanto a matanças de peixes, pensando em um futuro próximo... quero poder pescar muito nesse nosso lindo rio que é o paranazão!
Será que não seria interessante trabalhar uma forma de incentivar os pescadores à prática do pesque-solte ou pelo menos estabelecendo uma cota própria da pousada como por ex. autorizando o turista levar 2 tucunarés cada um; concedendo descontos de XX% pra quem pratica pesca esportiva, pois o brasileiro só muda quando mexe no bolso rsrsrsrsssssssss
Amigos, pensem nas dicas que dei acima, pois tenho que confessar que tenho medo que num futuro próximo tenhamos uma queda muito grande no estoque pesqueiro da região, pois só a pesca profissional já tira muito peixe daí, né? Temos vários exemplos de regiões que tiveram seus estoques de peixes dizimados pela falta de uma política de exploração de forma sustentável, como por ex. as represas de Itumbiara-GO, de Pereira Barreto, do rio grande em Miguelópolis, e do nosso próprio pantanal em MS, que hoje só tem peixe pequeno, e muitas pousadas fecharam as portas pela ausência de clientes...
Amigos, é só uma "crítica construtiva" para que possamos preservar este paraíso e manter o funcionamento de todas as estruturas ligadas ao turismo da pesca aí na região.

Abraços!

Fabrício - Campinas/SP
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Re: Fabricio..

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Mar 09, 2011 8:42 pm

Fabrício Braga escreveu:
Ricardo Barreto escreveu:Pois é meu amigo já matamos muitos peixes, sim mais quanto tempo isso faz??? nessa época nem arremessar direito eu sabia e você sabe que sempre achei desnecessario a matança que faziamos, tanto que até "zuado" por isso eu já fui, quantas vezes já ouvi: quer soltar solta mais depois não adianta querer peixe... busca na sua memória quantas vezes já abri mão de peixe na hora da partilha??? sei que cada um tem que ter sua opinião e se por agum motivo eu achasse que não deveria postar esse tópico com certeza não o faria, bom só sei que, como Pousada que depende dos peixes pra sobreviver financeiramente, é uma burrice divulgar tantos peixes mortos dentro de sacos pra mostrar quantidade, em muitas fotos não da nem pra ver que peixe é, e o fato de eles estarem divulgando fotos desse tipo, é sim um incentivo a matança, eu e você sabemos que ele tem muitas fotos lindas para postar na pagina dele e se você tiver contato com ele vai ver que já mandei varios comentarios descriminando o tipo de divulgação que ele faz da pousada no orkut ... não sou ipócrita tambem gosto de peixe e você sabe que nas ultimas pescarias todos nós respeitamos a cota se é que matamos isso, em relação ao atendimento da pousada eu não fiz julgamento pois não tem como nunca fiquei hospedado nela, só usamos os barcos dele... Opiniões diferentes porem a amizade continua... e vê se dá um geito ai SM tá te esperando Abraço Fabricio
Quero dizer que respeito sua opinião, só acho que poderia ter se manifestado de outra forma... mas deixa pra lá, opinião cada um tem a sua :D :D
Vou colar aqui o conteúdo da mensagem que deixei no orkut pra eles:

Boa noite amigos, como andam as coisas por aí?!!! Pelas fotos tem saído muito peixe né?!

Venho também comunicar que estas fotos de peixes que vocês tem publicado tem gerado um certo "alvoroço" na internet, pois eu participo de alguns fórum de pesca, e o pessoal tem publicado imagens de suas fotos com "comentários negativos quanto à matança ou quantidade de peixes mortos mostrados nas fotos". Em um dos casos até saí em defesa de vocês, mas o fato é que esse negócio de matar grandes quantidades de peixes acabará prejudicando a região e o futuro de vários empreendimentos ligados ao turismo de pesca, no caso sua própria pousada, pois uma hora a natureza não vai conseguir repor todo o peixe que é tirado, não acham? Eu mesmo tenho que admitir que já matei muito tucunaré e piau aí em Panorama, mas tenho mudado bastante meus conceitos quanto a matanças de peixes, pensando em um futuro próximo... quero poder pescar muito nesse nosso lindo rio que é o paranazão!
Será que não seria interessante trabalhar uma forma de incentivar os pescadores à prática do pesque-solte ou pelo menos estabelecendo uma cota própria da pousada como por ex. autorizando o turista levar 2 tucunarés cada um; concedendo descontos de XX% pra quem pratica pesca esportiva, pois o brasileiro só muda quando mexe no bolso rsrsrsrsssssssss
Amigos, pensem nas dicas que dei acima, pois tenho que confessar que tenho medo que num futuro próximo tenhamos uma queda muito grande no estoque pesqueiro da região, pois só a pesca profissional já tira muito peixe daí, né? Temos vários exemplos de regiões que tiveram seus estoques de peixes dizimados pela falta de uma política de exploração de forma sustentável, como por ex. as represas de Itumbiara-GO, de Pereira Barreto, do rio grande em Miguelópolis, e do nosso próprio pantanal em MS, que hoje só tem peixe pequeno, e muitas pousadas fecharam as portas pela ausência de clientes...
Amigos, é só uma "crítica construtiva" para que possamos preservar este paraíso e manter o funcionamento de todas as estruturas ligadas ao turismo da pesca aí na região.

Abraços!

Fabrício - Campinas/SP

Tai um exemplo do que podemos sempre fazer, parabéns Fabricio
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Mello
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 279
Registrado em: Ter Out 05, 2010 11:37 am
Cidade:

Re: Fabricio..

Mensagem por Rodrigo Mello » Qua Mar 09, 2011 9:26 pm

Angelo Roberto escreveu:
Fabrício Braga escreveu:
Ricardo Barreto escreveu:Pois é meu amigo já matamos muitos peixes, sim mais quanto tempo isso faz??? nessa época nem arremessar direito eu sabia e você sabe que sempre achei desnecessario a matança que faziamos, tanto que até "zuado" por isso eu já fui, quantas vezes já ouvi: quer soltar solta mais depois não adianta querer peixe... busca na sua memória quantas vezes já abri mão de peixe na hora da partilha??? sei que cada um tem que ter sua opinião e se por agum motivo eu achasse que não deveria postar esse tópico com certeza não o faria, bom só sei que, como Pousada que depende dos peixes pra sobreviver financeiramente, é uma burrice divulgar tantos peixes mortos dentro de sacos pra mostrar quantidade, em muitas fotos não da nem pra ver que peixe é, e o fato de eles estarem divulgando fotos desse tipo, é sim um incentivo a matança, eu e você sabemos que ele tem muitas fotos lindas para postar na pagina dele e se você tiver contato com ele vai ver que já mandei varios comentarios descriminando o tipo de divulgação que ele faz da pousada no orkut ... não sou ipócrita tambem gosto de peixe e você sabe que nas ultimas pescarias todos nós respeitamos a cota se é que matamos isso, em relação ao atendimento da pousada eu não fiz julgamento pois não tem como nunca fiquei hospedado nela, só usamos os barcos dele... Opiniões diferentes porem a amizade continua... e vê se dá um geito ai SM tá te esperando Abraço Fabricio
Quero dizer que respeito sua opinião, só acho que poderia ter se manifestado de outra forma... mas deixa pra lá, opinião cada um tem a sua :D :D
Vou colar aqui o conteúdo da mensagem que deixei no orkut pra eles:

Boa noite amigos, como andam as coisas por aí?!!! Pelas fotos tem saído muito peixe né?!

Venho também comunicar que estas fotos de peixes que vocês tem publicado tem gerado um certo "alvoroço" na internet, pois eu participo de alguns fórum de pesca, e o pessoal tem publicado imagens de suas fotos com "comentários negativos quanto à matança ou quantidade de peixes mortos mostrados nas fotos". Em um dos casos até saí em defesa de vocês, mas o fato é que esse negócio de matar grandes quantidades de peixes acabará prejudicando a região e o futuro de vários empreendimentos ligados ao turismo de pesca, no caso sua própria pousada, pois uma hora a natureza não vai conseguir repor todo o peixe que é tirado, não acham? Eu mesmo tenho que admitir que já matei muito tucunaré e piau aí em Panorama, mas tenho mudado bastante meus conceitos quanto a matanças de peixes, pensando em um futuro próximo... quero poder pescar muito nesse nosso lindo rio que é o paranazão!
Será que não seria interessante trabalhar uma forma de incentivar os pescadores à prática do pesque-solte ou pelo menos estabelecendo uma cota própria da pousada como por ex. autorizando o turista levar 2 tucunarés cada um; concedendo descontos de XX% pra quem pratica pesca esportiva, pois o brasileiro só muda quando mexe no bolso rsrsrsrsssssssss
Amigos, pensem nas dicas que dei acima, pois tenho que confessar que tenho medo que num futuro próximo tenhamos uma queda muito grande no estoque pesqueiro da região, pois só a pesca profissional já tira muito peixe daí, né? Temos vários exemplos de regiões que tiveram seus estoques de peixes dizimados pela falta de uma política de exploração de forma sustentável, como por ex. as represas de Itumbiara-GO, de Pereira Barreto, do rio grande em Miguelópolis, e do nosso próprio pantanal em MS, que hoje só tem peixe pequeno, e muitas pousadas fecharam as portas pela ausência de clientes...
Amigos, é só uma "crítica construtiva" para que possamos preservar este paraíso e manter o funcionamento de todas as estruturas ligadas ao turismo da pesca aí na região.

Abraços!

Fabrício - Campinas/SP

Tai um exemplo do que podemos sempre fazer, parabéns Fabricio
E ELES JA RESPONDERAM?
QUANDO RESPONDEREM COLOQUE AI, VAI UMA DICA TODOS ADICIONEM ELES NO ORKUT E MANDE M MENSAGEM, COMO ESTA.
PREFIRO PESCAR EM UM DIA DE CHUVA, DO QUE TRABALHAR EM UM DIA DE SOL!!!!!!


Imagem
307585_161542770599707_100002319553134_310886_849183948_n[1] por ROMEI2011, no Flickr
Avatar do usuário
Ricardo Barreto
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Nov 30, 2010 7:22 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Barreto » Qua Mar 09, 2011 10:45 pm

Boa noite amigos pescadores, quero aqui esclarecer que mesmo ele discordando do forum que postei, eu sou e vou continuar sendo um grandissímo amigo do Fabricio, vulgo XÚÚÚÚ...rsrsrsr, tanto é que eu e o Éric, amigo de pescarias tbm, temos uma propósta indecente pra ele em relação a nossa proxima pescaria em SM, só a muié dele que num vai gostar muito rsrsrs... ele não concordou com o fórum, opinião dele que respeito, Já eu quando postei esse tópico, não foi par bancar uma de "pescador totalmente esportivo solto todos os peixes que pego" não sou isso, não preciso mentir, porém venho aprendendo com esse pouco tempo que tenho de pescaria a soltar cada vez mais, e na boa pra alguns pode não ser nada mais me orgulho disso, e quem fica comigo no barco sabe disso, bom na verdade foi por uma certa revolta com respostas dos meus comentarios as fotos divulgadas no orkut da Pousada Pesquiro Wag, e não fui "esculachando" não, tentei explicar que a divulgação dessas fotos com peixes mortos dentro de sacos, que não dá pra ver nem que espécie é, "só da pra ver que são muitos e pequenos", não é legal e acaba incentivando a matança, pois os pescadores acabam por querer imprecionar em quantidade "PARA SAIR NA FOTO DO ORKUT DA POUSADA E MOSTRAR PRA DEUS E O MUNDO", afinal pelo visto só postam fotos de peixe grande ou de MATANÇA, "quantidade mesmo", eu acredito que a pousada não consegue controlar os pescadores, mais se não incentivar postando fotos de filhotes sendo exterminados já ajuda... minha revolta foi pelo descaso com respostas do tipo; "CADA UM SABE O QUE FAZ A POUSADA NÂO TEM NADA COM ISSO"... "VOCÊ NÂO É OBRIGADO A OLHAR AS FOTOS"... "MEU AMIGO NÂO SEI SE VOCÊ ENTENDE DE PESCARIA.... PIAU AQUI É PRAGA" e outras ... sei que em quase dez anos de pescaria pescando no Maximo trez vezes ao ano consegui evoluir muito não me concidero um pescador "esportivo" pois tbm gosto de um sashimi e assar um peixinho, porém respeito medida, só que uma pousada que esta a anos no ramo, divulgar fotos desse tipo e ainda achar ruim os comentarios.... é ser muito inocente! Frabricio grande iniciativa a sua, espero cinceramente que eles te respondam de forma satisfatória pois comigo não foi assim, derrepente por eles te conhecerem bem, eles começem a entender o porque de tantas Obs. negativas nas fotos do orkut da pousada. e se eles responderem mostre a todos aqui no caterva!
"Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes da vida, haveria uma escassez de varas de pescar." (Doug Larson)
Avatar do usuário
André Almeida - Beluga
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9788
Registrado em: Qua Mai 03, 2006 9:16 am
Cidade:

Mensagem por André Almeida - Beluga » Qui Mar 10, 2011 9:05 am

Acho que as fotos dos peixes mortos foram retiradas...
Avatar do usuário
Leo Martelli
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 66
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 7:35 pm
Cidade:

Mensagem por Leo Martelli » Qui Mar 10, 2011 9:42 am

Pessoal o que o sr. Angelo falou está perfeito. É por ai mesmo uma grande parte de nosso problema. O maior problema da pesca predatória no Brasil é o lance cultural. Quem nunca ouviu o seguinte: "Se você solta os peixes, por que você pesca?" Eu já ouvi muito isso. Pesca está diretamente associada a idéia de busca por alimento. Isso está no DNA de 99,9% das pessoas.

É dificil demais para maioria das pessas enxergarem a pesca esportiva como nós enxergamos. O contato com a natureza, o desafio das artificiais para ludibriar o peixe, o prazer da captura, o prazer do registro fotográfico e, o maior de todos, a soltura! Sentir que você fez algo bem legal e soltou o peixe que tanto prazer te deu. Ele vai continuar vivendo, procriando, crescendo. Depois disso, a certeza de voltar ao local, pois lá terão mais peixes para a pesca esportiva e, cada vez maiores. Mas quem pensa assim? Nós e, somos poucos.

Infelizmente também aqui tratado está o problema das pousadas sempre aceitando a matança, porém, as Leis acatam a destruição dos peixes. Outro grande problema é: temos ainda aqui no estado de São Paulo o Tucunaré como "vilão", pois é um peixe introduzido (exótico). Ele pode ser exterminado e não existe nada contra isso. Esse é um grande problema. Porém, fazem vista grossa sobre a importância desse peixe para a pesca esportiva. Garanto que de 10 iscas artificiais vendidas no Brasil 8 são para Tucunaré e, fora citar a importância desse peixe para a sobrevivência das pousadas, e ainda, ele é visto com PRAGA. Isso é ridículo.

Mas pessoal, vamos fazer nossa parte. Trabalho de formiga mesmo mas vamos sempre praticar o pesque e solte e ir conscientizando as pessoas a cada vez mais praticar o pesque e solte.

Forte abraço pessoal!
Editado pela última vez por Leo Martelli em Qui Mar 10, 2011 9:48 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Nilson Assolari
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 397
Registrado em: Dom Out 16, 2005 8:52 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Nilson Assolari » Qui Mar 10, 2011 9:47 am

A discussão é boa e o assunto rende.

Certa vez eu trabalhava como voluntário numa campanha de concientização da SPVS. Ficamos na Rua XV e o tema era o perigo de extinção do pinheiro (Araucária). Esse trabalho era coordenado pela Jornalista Teresa Urban, grande lutadora das causas ambientais, em conjunto com o Ibama.
Tivemos uma mesa redonda e as discussões foram muitas em torno dos "porquês" e quais as medidas pra frenar o problema. Tínhamos colhido muitas informações durante a campanha e a maioria de nós notou que conciência ecológica o nosso povo ainda não tem. Mesmo aqueles que se denominam ambientalistas se traem quando há interesse financeiro. Também há uma grande maioria que segue direitinho o que Maslow falou, ou seja, garante-se primeiro o básico (comida) e isso é quase instintivo.

Foi então que questionei a Teresa sobre o que ela achava que deveria ser feito. Ela disse o seguinte: " _A floresta só vai parar de cair quando em pé valer mais que deitada".

Acredito que com nossos peixes seja a mesma coisa, só ficarão dentro dágua quando renderm mais assim. Isso significa que precisamos de vontade política, educação, desenvolvimento.

Uma população educada, projetos sérios de manutenção de espécies, punição pra infratores, etc criarão um comportamento diferente.


Sabemos que a vontade política normalmente aparece quando dá votos, ou seja, somos nós com trabalho de formiga que temos que criar massa crítica pra tirar essa "roda" da inércia.

Ps.:
Nesse trabalho constatei:

1) 90% dos voluntários eram estudantes de áreas ligadas ao meio ambiente, ou seja, o resto da comunidade universitária não tem o mesmo interesse em tema ambiental. 1 ponto a favor da educação, pois os jovens que ouvem sobre e que são inscitados a participar participam.

2) As pessoas que eram radicais contra o derrube das árvores normalmente nunca tinham ido ao campo. A árvore não fazia parte das suas vidas. As pessoas do campo que tinham derrubado pinheiros não viam isso como problema uma vez que "era pra alimentar a família". Da mesma forma as matanças de peixes, pois são renda para quem não tem opção (ou quem não procura outra opção).

3) Muito poucos eram aqueles que denunciavam quando viam alguma ação ilegal. Muitos por desacreditar que algo fosse feito.



Belo tópico!
Sds,
Nilson Assolari
Avatar do usuário
Fabrício Braga
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1207
Registrado em: Sáb Out 17, 2009 11:30 am
Cidade:

Mensagem por Fabrício Braga » Qui Mar 10, 2011 9:47 am

Pelo menos as fotos do orkut de peixes mortos e matanças foram retiradas :D , mas o site deles ainda tá "chacinado" :evil: ... mas já é um começo... acho que se ligaram nos nossos "protestos" rsrsrsrssssssss
Avatar do usuário
Rodrigo Mello
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 279
Registrado em: Ter Out 05, 2010 11:37 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Mello » Qui Mar 10, 2011 11:02 am

ANDO PELOS FORUM DE PESCA E NO MOMENTO DA PESCA ESTÃO JA ALGUM TEMPO COM ESTA MESMA DISCUSÃO, DE UMA OLHADA LA...
http://www.momentodapesca.com.br/forum/ ... f=4&t=5607

A TAL MÃE DÁGUA TEM UM PESCADOR QUE FOI LA ESTE A 15 DIAS DISSE QUE ARREBENTAM COM OS PEIXES
PREFIRO PESCAR EM UM DIA DE CHUVA, DO QUE TRABALHAR EM UM DIA DE SOL!!!!!!


Imagem
307585_161542770599707_100002319553134_310886_849183948_n[1] por ROMEI2011, no Flickr
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Qui Mar 10, 2011 11:08 am

Pela primeira vez vejo uma discussão com apresentação de idéias, o que é maravilhoso, irei incorporar e lutar por uma delas:

Pedirei ao sr. Nelson que disponibilize um tópico permanente para que ao ser postulado uma pousada com propaganda e comportamento abusivo, nós Caterveiros possamos enviar e-mail de descontentamento e orientativo, sempre com educação e respeito, não dando margem a ataques pessoais.

Como funcionaria:
1- Ser postado no tópico um link para visualização da matança
2- Ser levantado um meio de contato (e-mail/orkut/site/face etc)
4- Elaboração de uma mensagem padrão de desagravo e orientação, informando que não frequentaremos e não recomendaremos tal local
5- Campanha entre amigos da Caterva para envio dos e-mails

De antemão e como sei das responsabilidades que o senhor Maciel possui em nome da Caterva, deveremos ser educados e gentis e nos contermos para não estabelecer nenhum tipo de agressão, bem como nos enaltecermos como uma classe organizada.


A semente está lançada e se este é o mínimo que podemos fazer, vamos nos esforçar para faze-lo bem feito.


Aguardamos agora a manifestação do sr. Nelsom Maciel.

p.s. Quem tiver acréscimo ou idéia a fazer , por favor o faça neste fórum. Vamos provar que não ficamos só falando.
Imagem
Paulo Rogerio Maeda
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Jan 07, 2011 9:24 am
Cidade:

PILOTEIRO EM PANORAMA

Mensagem por Paulo Rogerio Maeda » Qui Mar 10, 2011 11:33 am

Prezados,
Aproveitando toda essa discussão envolvend Panorama, gostaria de saber se alguém tem telefone de algum piloteiro em Panorama, pois pretendo ir pra lá, no feriadão da Páscoa. Estou com dificuldades, pois a maioria já assumiu compromisso. Aguardo retorno. Abraços
Avatar do usuário
Milton Lourenço
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 483
Registrado em: Ter Mai 25, 2010 3:59 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Milton Lourenço » Qui Mar 10, 2011 11:31 pm

Olá amigos pescadores!

Venho, nesta oportunidade, enfatizar que nós, da Pousada Epipesca, apoiamos e incentivamos a pesca esportiva disponibilizando desconto no valor da diaria para tal pratica, isso se o pescador realmente for esportivo.
A preservação das espécies deve ser uma preocupação de todos.
Preservar é a única forma possível de continuação da vida no nosso planeta.
A conscientização das pessoas é o caminho para a preservação das espécies.
Muitos pescadores que vieram em nossa pousada e não eram adeptos deste tipo de pesca, ao conhecerem o verdadeiro sentido da preservação, se encantaram e se tornaram também defensores da natureza.
Sei que é um trabalho árduo e difícil, mas cada pessoa que conseguirmos incentivar para mudar sua postura em relação a pesca, significará vários peixes a mais nos rios.
Devemos ter em mente que é possível sim, praticar um esporte, no nosso caso a pesca, sem agredir o meio ambiente e sem colocar espécies animais em risco.
Pescar e soltar, esta é a forma de preservar!!!
A natureza e as gerações futuras agradecem.

Forte abraço a todos.... .....
PESCAR - FOTOGRAFAR - SOLTAR - ISSO SIM É PESCARIA - LOURENÇO PESCA ESPORTIVA - 100% COTA ZERO - PRESIDENTE EPITÁCIO/SP.
Avatar do usuário
André Almeida - Beluga
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9788
Registrado em: Qua Mai 03, 2006 9:16 am
Cidade:

Mensagem por André Almeida - Beluga » Sex Mar 11, 2011 1:25 pm

Milton Lourenço escreveu:Olá amigos pescadores!

Venho, nesta oportunidade, enfatizar que nós, da Pousada Epipesca, apoiamos e incentivamos a pesca esportiva disponibilizando desconto no valor da diaria para tal pratica, isso se o pescador realmente for esportivo.
A preservação das espécies deve ser uma preocupação de todos.
Preservar é a única forma possível de continuação da vida no nosso planeta.
A conscientização das pessoas é o caminho para a preservação das espécies.
Muitos pescadores que vieram em nossa pousada e não eram adeptos deste tipo de pesca, ao conhecerem o verdadeiro sentido da preservação, se encantaram e se tornaram também defensores da natureza.
Sei que é um trabalho árduo e difícil, mas cada pessoa que conseguirmos incentivar para mudar sua postura em relação a pesca, significará vários peixes a mais nos rios.
Devemos ter em mente que é possível sim, praticar um esporte, no nosso caso a pesca, sem agredir o meio ambiente e sem colocar espécies animais em risco.
Pescar e soltar, esta é a forma de preservar!!!
A natureza e as gerações futuras agradecem.

Forte abraço a todos.... .....

Muito bacana Lourenço, é este pensamento que todos os donos de pousada deveriam ter!
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”