Problema com tilapias..

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
André P. A. Santos
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Fev 11, 2010 5:02 pm
Cidade:

Problema com tilapias..

Mensagem por André P. A. Santos » Seg Out 18, 2010 9:36 pm

Ola amigos,vim relatar e pedir ajuda dos amigos do forum
Ontem fui na minha chacara como de costume, e pra minha surpresa encontrei varias tilapias mortas em varios poços que temos la.
Nao havia problema com outras especies, como caras,lambaris e trairas; apenas tilapias mortas. Algumas estavam num estado de putrefaçao avançado, com a carne ja despedaçando. Vi inclusive 'esqueletos' de peixes.. Gostaria da opiniao dos amigos sobre o que pode ser a causa de tal mortandade, ja que a mais de 10 anos la tem tilapias e nunca tivemos tal problema. Lembrando que a agua e corrente em alguns poços, e em outros nao, mas em ambos haviam peixes mortos.
abraços
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Seg Out 18, 2010 10:11 pm

Cara,
peço licença para acompanhar este tópico, pois nunca ouvi falar de algo assim.
Doença, veneno, ... ..., seletivo para tilápia.
Muito difícil, principalmente porque os carás estão bem.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Paulo Padilha
ANZOL DE OURO
Mensagens: 663
Registrado em: Seg Jan 28, 2008 9:53 am
Cidade:

Mensagem por Paulo Padilha » Ter Out 19, 2010 8:37 am

bom dia,

tambem jah vi isso, a unica coisa que reparei foi que elas estavam sem
as guelras, tambem fiquei curioso.
PAULO PADILHA
VÍCIO DA PESCA
Avatar do usuário
Sidnei Beccegato
ANZOL DE OURO
Mensagens: 884
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 10:48 am
Cidade:

Mensagem por Sidnei Beccegato » Ter Out 19, 2010 9:33 am

Andre dá uma olhada se em volta ficam muitas garças pois, o mesmo estava ocorrendo no sitio do meu tio e ele me disse que as garças na intenção de comer os peixes machucam as nadadeiras dos peixes e assim eles acabam morrendo
A solução foi ele tirar o gado de perto da represa e alguns rojões pára espantar
Espero ter ajudado um pouco
Abraço
Na busca da verdade os meios muitas vezes se tornam o fim
Imagem
Avatar do usuário
André P. A. Santos
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Fev 11, 2010 5:02 pm
Cidade:

Mensagem por André P. A. Santos » Ter Out 19, 2010 11:17 am

Sidnei Beccegato escreveu:Andre dá uma olhada se em volta ficam muitas garças pois, o mesmo estava ocorrendo no sitio do meu tio e ele me disse que as garças na intenção de comer os peixes machucam as nadadeiras dos peixes e assim eles acabam morrendo
A solução foi ele tirar o gado de perto da represa e alguns rojões pára espantar
Espero ter ajudado um pouco
Abraço


Opa amigo, agradeço a recomendaçao, mas o poço de maior mortandade percebida de tilapias fica distante do gado..
E os outros poços sao profundos, tem um que tem mais de 2 metros e meio de profundidade, e afunda rapidamente, sem muitas rasuras para as garças atacarem com tamanha eficiencia.
Creio que essa hipotese pode ser descartada.

A unica coisa que eu consegui relacionar aos poços foi a temperatura e a chuva . mas nao sei o porque tais efeitos, pois em poços com agua corrente nao deveria aparecer tal efeito por causa da chuva...
Um grande misterio isso tudo, nao sei como isto aconteceu.
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Ter Out 19, 2010 11:38 am

André P. A. Santos escreveu:
Sidnei Beccegato escreveu:Andre dá uma olhada se em volta ficam muitas garças pois, o mesmo estava ocorrendo no sitio do meu tio e ele me disse que as garças na intenção de comer os peixes machucam as nadadeiras dos peixes e assim eles acabam morrendo
A solução foi ele tirar o gado de perto da represa e alguns rojões pára espantar
Espero ter ajudado um pouco
Abraço
Opa amigo, agradeço a recomendaçao, mas o poço de maior mortandade percebida de tilapias fica distante do gado..
E os outros poços sao profundos, tem um que tem mais de 2 metros e meio de profundidade, e afunda rapidamente, sem muitas rasuras para as garças atacarem com tamanha eficiencia.
Creio que essa hipotese pode ser descartada.
A unica coisa que eu consegui relacionar aos poços foi a temperatura e a chuva . mas nao sei o porque tais efeitos, pois em poços com agua corrente nao deveria aparecer tal efeito por causa da chuva...
Um grande misterio isso tudo, nao sei como isto aconteceu.
A tilápia é muito resistente à temperatura (o lago do meu sogro fica em Santa Branca, em local relativamente alto, e com grandes variações de temperatura).
Chuva ... afetaria também os outros peixes.
Mas surgiu uma questão: será que não tem alguma espécie de peixe que ataca preferencialmente tilápias?
Não conheço nada assim, mas ...
Vamos ver o que a turma diz.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Marcelo Moreno
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 188
Registrado em: Ter Mar 02, 2010 6:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marcelo Moreno » Ter Out 19, 2010 3:10 pm

Ouvi comentários que na região do DF estaria acontecendo ataques de chupa-cabras.

Originalmente gostam de churrasco, festas com garotas de programas, adoram guardar dinheiro em cuecas e meias...

Será que não estariam atacando as tilápias depois de descoberto o esquema das propinas ??

Imagem


Desculpa pela piadinha, só pra dar uma animada !
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Ter Out 19, 2010 4:29 pm

Que estranho... Na chácara de meu sogro tbm apareceram umas tilápias mortas, sem motivo aparente... Na faixa de 2kg... Uma baita judiação...

Tbm ficamos intrigados com a causa da morte... Uma das hipóteses que levantamos foi morte natural, tendo em vista que estas tilápias estão lá a uns 5 anos, e faz muuuito tempo que não são pescadas.

Mistéééééério
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
André P. A. Santos
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Fev 11, 2010 5:02 pm
Cidade:

Mensagem por André P. A. Santos » Ter Out 19, 2010 10:14 pm

Fernando Braga escreveu:
André P. A. Santos escreveu:
Sidnei Beccegato escreveu:Andre dá uma olhada se em volta ficam muitas garças pois, o mesmo estava ocorrendo no sitio do meu tio e ele me disse que as garças na intenção de comer os peixes machucam as nadadeiras dos peixes e assim eles acabam morrendo
A solução foi ele tirar o gado de perto da represa e alguns rojões pára espantar
Espero ter ajudado um pouco
Abraço
Opa amigo, agradeço a recomendaçao, mas o poço de maior mortandade percebida de tilapias fica distante do gado..
E os outros poços sao profundos, tem um que tem mais de 2 metros e meio de profundidade, e afunda rapidamente, sem muitas rasuras para as garças atacarem com tamanha eficiencia.
Creio que essa hipotese pode ser descartada.
A unica coisa que eu consegui relacionar aos poços foi a temperatura e a chuva . mas nao sei o porque tais efeitos, pois em poços com agua corrente nao deveria aparecer tal efeito por causa da chuva...
Um grande misterio isso tudo, nao sei como isto aconteceu.
A tilápia é muito resistente à temperatura (o lago do meu sogro fica em Santa Branca, em local relativamente alto, e com grandes variações de temperatura).
Chuva ... afetaria também os outros peixes.
Mas surgiu uma questão: será que não tem alguma espécie de peixe que ataca preferencialmente tilápias?
Não conheço nada assim, mas ...
Vamos ver o que a turma diz.

sua teoria nao parece calhar...
No poço de maior mortandade ficou muitos anos apenas com tilapias e caras, eventuais lambaris. So que a 6 meses introduzi trairas ( menos de 10) . Alem do mais, os peixes aparecem intactos ou so com a cabeça separada do corpo, pois e o ponto onde se da a putrefaçao mais rapido. nao aparecem nenhuma mordida ou comido nos peixes. Apenas mortos.
Avatar do usuário
André P. A. Santos
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Fev 11, 2010 5:02 pm
Cidade:

Mensagem por André P. A. Santos » Ter Out 19, 2010 10:21 pm

Marcio Azzarini escreveu:Que estranho... Na chácara de meu sogro tbm apareceram umas tilápias mortas, sem motivo aparente... Na faixa de 2kg... Uma baita judiação...

Tbm ficamos intrigados com a causa da morte... Uma das hipóteses que levantamos foi morte natural, tendo em vista que estas tilápias estão lá a uns 5 anos, e faz muuuito tempo que não são pescadas.

Mistéééééério
No meu caso, tambem nao se aplica. como dice, a maioria das tilapias sao pequenas, algumas com menos de 50 gramas. nao foi por tamanho, foi tudo que tinha da especie, e isso que e estranho...
Avatar do usuário
André P. A. Santos
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Fev 11, 2010 5:02 pm
Cidade:

Mensagem por André P. A. Santos » Ter Out 19, 2010 10:21 pm

Marcio Azzarini escreveu:Que estranho... Na chácara de meu sogro tbm apareceram umas tilápias mortas, sem motivo aparente... Na faixa de 2kg... Uma baita judiação...

Tbm ficamos intrigados com a causa da morte... Uma das hipóteses que levantamos foi morte natural, tendo em vista que estas tilápias estão lá a uns 5 anos, e faz muuuito tempo que não são pescadas.

Mistéééééério
No meu caso, tambem nao se aplica. como dice, a maioria das tilapias sao pequenas, algumas com menos de 50 gramas. nao foi por tamanho, foi tudo que tinha da especie, e isso que e estranho...
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Ter Out 19, 2010 10:49 pm

Bom , se o problema forem as garças , vai ser a mesma solução que eu dei em outro fórum , uma espingarda.
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Fabiano K. Tajiri
ANZOL DE OURO
Mensagens: 561
Registrado em: Qua Dez 05, 2007 9:48 am
Cidade:

Mensagem por Fabiano K. Tajiri » Qua Out 20, 2010 7:34 am

pode ser variação de temperatura, doenças fungicas etc... tem q ver com um eng. veterinario ou eng de pesca e pedir analise ..
catch & release for life

fabiano k. tajiri
Avatar do usuário
Sidnei Beccegato
ANZOL DE OURO
Mensagens: 884
Registrado em: Qua Mai 19, 2010 10:48 am
Cidade:

Mensagem por Sidnei Beccegato » Qua Out 20, 2010 12:06 pm

Lá no nosso sítio temos pacus, traíras, tilápias, piaus e carpas no mesmo tanque e é enorme mas o que temos percebido é o ataque das garças em tilápias de até 3 kilos por isso to achando que são elas que estão machucando os peixes
Temperatura não é pois aqui também vária muito o tempo
O chupa cabra citado aqui matamos e comemos ele com cerveja e mandioca frita
então peça uma análise da agua pra ver a oxigenação
Na busca da verdade os meios muitas vezes se tornam o fim
Imagem
Avatar do usuário
André P. A. Santos
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Fev 11, 2010 5:02 pm
Cidade:

Mensagem por André P. A. Santos » Qua Out 20, 2010 9:34 pm

como os amigos diceram, assmi que possivel pedirei analize da agua. Mas duvido que sejam problemas de oxigenaçao por um simples motivo: a tilapia e natural da Africa, especialmente do Nilo. Como sabemos, a africa e bastante arida em parte do seu territorio e, nos afluentes do nilo tambem vivem tilapias. Como la a temperatura média e mais elevada que a da minha regiao, por consequencia a concentraçao media de gases na agua (incluindo o oxigenio) e menor , constataçao feita pelos principios quimicos sobre gases.
Avatar do usuário
Alexandre Hamann
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 71
Registrado em: Ter Dez 01, 2009 12:28 pm
Cidade:

Tilápia mortas

Mensagem por Alexandre Hamann » Qua Out 20, 2010 10:03 pm

Boa noite. Já vi isso acontecer nos açudes do sítio do meu pai, que fica no planalto de Santa Catarina. Segundo um amigo biólogo, o que acontece pode ter ocorrido, foi a troca da temperatura da água muito rápida da temperatura.

Outra coisa que me foi informada, poderia ser em relação a falta de oxigenação da água. Morreu muito tilápia no açude, da mesma maneira que você descreveu.

Espero ter ajudado

Abraço
MSN: transorbato@hotmail.com
E-MAIL: alexandrehamann@aol.com
GSM: (49) 9146.3719
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”