Definição do que é Pesca Esportiva.

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Pesca esportiva

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Set 08, 2010 5:35 pm

Pesca esportiva:
Incrementando o assunto, acho muito importante levar em consideração o período em que é realizada.
Vemos que se a idéia é não agredir a natureza, alegações do tipo "só comer no local" podem e causam agressões a natureza sim, se no período da ovulação, desova e proteção dos alevinos uma femea for abatida para tal, muitos peixes deixarão de existir.

Quanto ao valor da licença, qualquer que seja ele, é absurdo, enquanto o governo misturar verbas, se a licença fosse aplicada diretamente em postos auto sustentáveis, veríamos que os mesmos fiscalizariam de fato, não só para aumentar a arrecadação mas também para provar sua real necessidade.

Fora os postos de fiscalização no MT, quais outros conhecemos? Quantas vezes na agua fomos fiscalizados?

Outra coisa importante, seria setorizar a legislação e fiscalização, pois nos locais que vou, nunca vejo fiscalização (Santos, Bertioga, Atibainha, Ilha Solteira e Rubinéia).

E por fim acabar com a balela diferenciadora de peixes nativos e invasores.

Perguntem a um peixe se ele quer ser pescado por um pescador profissional, amador ou esportivo?

Tudo para a construção de um mundo melhor.... ... ...... .....
Imagem
Avatar do usuário
Edu Kimura
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 186
Registrado em: Dom Nov 22, 2009 6:34 pm
Cidade:

Mensagem por Edu Kimura » Qua Set 08, 2010 11:00 pm

Para mim isso é bem simples:

1. Pesca esportiva, como diz o nome é a pesca somente como esporte, não visando o abate... o pescador esportivo pesca e solta sempre, não importa que seja com isca artificial ou natural.

2. Pesca Amadora, o pescador que abate o peixe (mesmo que de vez em quando) seguindo as leis de medidas e cotas é um pescador amador.

3. Pesca Comercial...

4. Pesca Predatória, peixe fora da medida, acima da cota, tarrafa, "bomba", ou qq forma ilegal... Multa ou cadeia se for pego pelas autoridades e se postar na internet esse tipo de pesca o povo cai matando mesmo (eu apóio).


Eu por exemplo, pratico a pesca esportiva de Bass, pesqueiros, mas como abato alguns robalos, piaparas, um olhete de vez em quando me enquadro na categoria Pesca Amadora embarcada... Como esse ano só pesquei Black só pesquei Esportivamente, mas vai saber a pescaria de amanhã. Para mim é simples...
Aqui no Caterva devem existir muitos "verdadeiros" Pescadores Esportivos, e a cada dia que passa o conceito Preservar vai aumentando.
Abçs a todos.
Editado pela última vez por Edu Kimura em Qui Set 09, 2010 6:50 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Rodrigo Medina
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Set 20, 2009 8:24 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Medina » Qui Set 09, 2010 1:54 am

O conceito de pesca esportiva para mim, é pescar e soltar. E caso queira trazer uns dois exemplares não vejo problema algum. É melhor você mesmo pegar, do que comprar em supermercado alimentando a pesca predatória. Hoje vi uma cena no supermercado que não acreditei, estava exposto tucanaré de um palmo para a venda, isso sim, acredito que é errado. Aprendi muito sobre pesca esportiva em pesqueiro, aonde nunca trouxe um peixe para casa, apenas pegava e soltava. Sendo assim apliquei este meu conceito e escolha quando fui pescar no Mato Grosso e fui tachado de idiota e bonzinho, ainda escutei: solta que eu pego e mato para você! Mas enfim cada ser humano age conforme acha melhor, penso num futuro que se não mudarmos nosso conceito hoje, amanha as coisas serão e tenho fé que serão piores caso não mudarmos certos pontos de vista das pessoas, e nada que discutindo, para se entender os pensamentos daqueles que nos rodeiam.
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 634
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 12:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marlúcio Ferreira » Qui Set 09, 2010 8:43 am

Penso que "sacrificar" um peixe para capturar outro não é nada fora do normal e muito aceitável. No entanto se queremos uma categoria ecologicamente correta, precisamos abrir mão de usar iscas naturais vivas ou mortas.O pescador que quiser pescar com qualquer tipo de isca é só tirar a carteira de pescador amador. O fato de eu defender essa definição para a Pesca Esportiva, é que "se" conseguirmos a rotulação de "PESCA ECOLOGICAMENTE CORRETA", poderemos ter tratamento diferenciado pelos órgãos que regulamentam a pesca e com certeza patrocínios para os torneio, e ações em prol do meio ambiente idealizadas por nós e por associações, etc. Não vejo nenhum problema em ter a carteira de pescador AMADOR e agir como esportivo. Dai, quando quiser trazer um peixe, ou pescar com iscas naturais já estará protegido pela lei. Entendam, que tudo isso que escrevi acima só terá validade se realmente for criada a carteira de PESCADOR ESPORTIVO.
Editado pela última vez por Marlúcio Ferreira em Sáb Set 11, 2010 10:08 pm, em um total de 2 vezes.
"Não é nada pessoal, são só negócios."
Objetivo:
Divulgar a pesca esportiva como meio sustentável e de equilibrio do meio ambiente, com um simples lema :"PESCAR PARA PRESERVAR".
Avatar do usuário
Edu Kimura
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 186
Registrado em: Dom Nov 22, 2009 6:34 pm
Cidade:

Marlúcio

Mensagem por Edu Kimura » Qui Set 09, 2010 9:12 am

Acho que o fato de ser isca natural não significa necessariamente ser ecologicamente incorreto, pode-se pescar e soltar usando milho, massinha, etc...


E se pensarmos ao pé da letra, Pescaria ecologicamente correta que vc citou, nem deveria existir a pescaria, pois nas iscas artificiais são usadas muitas vezes garatéias múltiplas e com farpas, e o peixe sempre tem o risco de morrer devido a isso (qdo encharuta a isca por exemplo) ou até mesmo por fadiga e stress.


Para mim continua a mesma definição: Pesca esportiva, pesque e solte sempre, não importa a isca.
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 634
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 12:15 am
Cidade:
Contato:

Re: Marlúcio

Mensagem por Marlúcio Ferreira » Qui Set 09, 2010 1:26 pm

Edu,
Claro que quando me refiro a "pesca ecologicamente correta", me refiro a pescar do jeito menos agressivo "POSSÍVEL" ao peixe e ao meio ambiente.
Obrigado

Marlúcio Ferreira


Edu Kimura escreveu:Acho que o fato de ser isca natural não significa necessariamente ser ecologicamente incorreto, pode-se pescar e soltar usando milho, massinha, etc...


E se pensarmos ao pé da letra, Pescaria ecologicamente correta que vc citou, nem deveria existir a pescaria, pois nas iscas artificiais são usadas muitas vezes garatéias múltiplas e com farpas, e o peixe sempre tem o risco de morrer devido a isso (qdo encharuta a isca por exemplo) ou até mesmo por fadiga e stress.


Para mim continua a mesma definição: Pesca esportiva, pesque e solte sempre, não importa a isca.
"Não é nada pessoal, são só negócios."
Objetivo:
Divulgar a pesca esportiva como meio sustentável e de equilibrio do meio ambiente, com um simples lema :"PESCAR PARA PRESERVAR".
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 634
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 12:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marlúcio Ferreira » Qui Set 09, 2010 1:51 pm

Pessoal, penso que a discussão está evoluindo e muito proveitosa. No entanto ficou faltando definições de Pesca Esportiva por parte de muitos que postaram aqui no tópico. Precisamos ser o mais didático possível para que essa discussão frutifique e cresça. Após cada argumentação sobre "O que é Pesca Esportiva" ou o que pensamos que seja, seria interessante colocarmos nossas definições bem claras e em poucas linhas.
Editado pela última vez por Marlúcio Ferreira em Qui Set 09, 2010 3:46 pm, em um total de 1 vez.
"Não é nada pessoal, são só negócios."
Objetivo:
Divulgar a pesca esportiva como meio sustentável e de equilibrio do meio ambiente, com um simples lema :"PESCAR PARA PRESERVAR".
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Qui Set 09, 2010 2:29 pm

Tem Duas Coisas acontecendo neste tópico.

1) Dois Integrantes do forum, que estão em contato com repartição (é isto mesmo, em minúsculas, não importa se ministério ou qual ministério), com opiniões divergentes em relação a definição oficial (também em minúsculas) mas os Integrantes merecem maiúsculas.

2) NÓS, pescadores esportivos ou amadores, ou qualquer classificação oficial (argh!) que seja, oferecendo nossas opiniões sinceras e dentro de nossa realidades.

Isto é brincadeira!
Para não perder tempo, posto o que respondi em outro forum onde este assunto está sendo discutido.

"Anteriormente fiz as minhas considerações sobre a definição com a qual o tópico foi aberto para discussão.
Agora comento o
"II - Pesca Esportiva - modalidade da pesca amadora em que é obrigatória a prática do pesque e solte, sendo vedado o direito à cota de transporte de pescados, prevista na legislação.".

Li a Portaria e pelo que entendi, se não existisse este item, não faria falta.
Toda a portaria trata da pesca amadora.
Esta definição (II), não tem a mínima influência em tudo que está na portaria.
Caso esteja enganado, por favor, me diga. Gostaria muito de saber.

Pensei que estava em discussão a criação de uma definição dentro de nossa realidade de prática de pesca.
Algo que desse consistência à prática, e divulgasse e estimulasse a preservação ambiental.
E neste escopo, esta definição (II) pífia e inócua, não tem lugar.

Repetindo o que já disse acima: "... pois não acho que levar para minha família em casa 1 ou 2 peixes que pesquei, torne a minha prática de Pesque e Solte, não esportiva".

Em tempo: este item II da portaria, é uma clássica postura xiita, definida por burrocratas

Em Tempo 2: a inocuidade do item II que citei acima, diz respeito as nossas práticas de pescas fora de competições.
Com relação a estas, não me interessei, pois isto é e deve ser de quem as organiza."

Peço desculpas se fui ríspido, mas não aceito ser parte de massa de manobra, e nem integro a "maioria silenciosa".

Quer a minha opinião?
Com prazer e de graça.
Quer usar a minha opinião ... ...
este é outro departamento.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Antonio Gomes Totó
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2476
Registrado em: Qui Abr 30, 2009 9:00 am
Apelido: TOTÓ
Cidade:

Re: Definição do que é Pesca Esportiva.

Mensagem por Antonio Gomes Totó » Sáb Set 11, 2010 8:21 pm

Marlúcio Ferreira escreveu:Tenho percebido em algumas reuniões que ainda há muitas dúvidas de como definir "Pesca Esportiva". Por isso trouxe essa discussão para o CATERVA, mesmo já tendo postado em outro tópico.

Nós do projeto Curva de Rio, a princípio, defendemos essa definição:

Pesca Esportiva - Método de pesca com o intuito de lazer ou esporte, praticada “exclusivamente” com iscas artificiais, com a prática do “Pesque e Solte” e cota zero de peixes para transporte, visando principalmente a manutenção do peixe em seu habitat promovendo a preservação das espécies e do meio ambiente.

Aguardando contribuições

Marlúcio Ferreira
Um lembrete meu amigo, Esportiva, quero dizer, vem de esporte , o que é esporte, competição entre equipes, voce não acha que gera uma confusão???!!!
Então o Pescador esportivo seria somente aquele que pesca em competições, torneios e etc., minha opiniao.
Antonio Gomes - Totó
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 634
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 12:15 am
Cidade:
Contato:

Re: Definição do que é Pesca Esportiva.

Mensagem por Marlúcio Ferreira » Sáb Set 11, 2010 10:05 pm

Essa é a grande questão. Sendo Esportiva a pesca tem alguns viés, dois deles podem ser:
Esportivo com o propósito de lazer. Praticamos muitos outros esportes como lazer, a pesca também pode ser um deles.
Esportivo com o propósito de competição, ex: Torneios, gincanas etc. Sendo a Pesca Esportiva também um esporte de competição, poderá ter pescadores que vivam destes torneios através de patrocínio ou outra fonte de renda que um esporte propicia. Um grande exemplo disso é o BassMaster Norte Americano. Por isso defendo que a Pesca Esportiva seja praticada somente com iscas artificiais. Penso que matar um peixinho para pegar outro não é uma atividade esportiva.


Espero ter colaborado

Marlúcio Ferreira

Antonio Gomes escreveu:
Marlúcio Ferreira escreveu:Tenho percebido em algumas reuniões que ainda há muitas dúvidas de como definir "Pesca Esportiva". Por isso trouxe essa discussão para o CATERVA, mesmo já tendo postado em outro tópico.

Nós do projeto Curva de Rio, a princípio, defendemos essa definição:

Pesca Esportiva - Método de pesca com o intuito de lazer ou esporte, praticada “exclusivamente” com iscas artificiais, com a prática do “Pesque e Solte” e cota zero de peixes para transporte, visando principalmente a manutenção do peixe em seu habitat promovendo a preservação das espécies e do meio ambiente.

Aguardando contribuições

Marlúcio Ferreira
Um lembrete meu amigo, Esportiva, quero dizer, vem de esporte , o que é esporte, competição entre equipes, voce não acha que gera uma confusão???!!!
Então o Pescador esportivo seria somente aquele que pesca em competições, torneios e etc., minha opiniao.
"Não é nada pessoal, são só negócios."
Objetivo:
Divulgar a pesca esportiva como meio sustentável e de equilibrio do meio ambiente, com um simples lema :"PESCAR PARA PRESERVAR".
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Dom Set 12, 2010 1:26 am

Marlucio por curiosidade:

Quantos peixes mataram ao fazerem a hidroelétrica da qual utilizaram a energia elétrica para derreter o aluminio e fazer teu barco, teu motor, tua carretilha, tua isca, etc.... ... ...... ... ...

Neste mundo tudo é subjetivo.... ......
Imagem
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 634
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 12:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marlúcio Ferreira » Dom Set 12, 2010 10:29 am

Não entendi sua pergunta neste tópico! Talvez seja um bom tema a ser abordado, tenho certeza de que a discussão também será calorosa. Aqui estamos "tentando" entender melhor o que que nós pescadores e amantes da pesca esportiva praticamos, se é pesca esportiva, amadora, amadora esportiva . O importante é sairmos dessa discussão com um pouco mais de entendimento daquilo que gostamos. Também sei das subjetividades das coisas, por isso é que levantei essa discussão aqui no CATERVA. Tudo que é definido perde a subjetividade. Eu acho !!!hheheheheh
Obrigado

ANGELO ROBERTO escreveu:Marlucio por curiosidade:

Quantos peixes mataram ao fazerem a hidroelétrica da qual utilizaram a energia elétrica para derreter o aluminio e fazer teu barco, teu motor, tua carretilha, tua isca, etc.... ... ...... ... ...

Neste mundo tudo é subjetivo.... ......
"Não é nada pessoal, são só negócios."
Objetivo:
Divulgar a pesca esportiva como meio sustentável e de equilibrio do meio ambiente, com um simples lema :"PESCAR PARA PRESERVAR".
Avatar do usuário
Auro
ANZOL DE OURO
Mensagens: 500
Registrado em: Qua Nov 02, 2005 12:29 am
Cidade:

Mensagem por Auro » Dom Set 12, 2010 11:19 am

Este é um assunto polêmico e gostaria de deixar a minha opinião.

Eu não consigo entender a pesca esportiva somente como uma pesca com iscas artificiais.

Eu sempre entendi a pesca esportiva como uma forma de pescar desvinculada do abate do peixe. Ou seja, eu não preciso matar o peixe para estar pescando. Esta é para mim a base da pescaria esportiva seja de competição ou não.

Não me limito a pescar somente algumas espécies e nem me restrinjo a algumas modalidades. Pescaria com iscas artificiais embarcado, praia, barranco, embarcado com iscas naturais são algumas das competições de pesca das quais participo ou já participei.

É sabido que existem peixes que não pegam iscas artificiais ou somente são capturados eventualmente. Não podemos entender a pesca esportiva somente para peixes predadores que vão atacar as iscas artificiais. E deixar de considerar pesca esportiva a pesca de outras espécies que não pegam em plugs, borrachinhas ou jigs.

Relegar à marginalidade competições que existem a mais de 50 anos no Brasil como as de praia ou competições que nos últimos anos tem colaborado com o crescimento da pesca amadora, como as competições em pesqueiros nas cidades. Ou ainda restringir a captura em competições de espécies que não atacam iscas artificiais, aumentando ainda mais a pressão de pesca sobre algumas poucas é algo com que não concordo.

As competições de pesca tem como característica serem vitrines da pesca. Nela se desenvolvem técnicas e produtos, são testados estratégias e materiais. Pescadores consagrados se tornam formadores de opinião.
A preocupação em desvincular o abate do peixe da atividade da pesca para mim deveria ser o ponto fundamental nas competições.

E não a preocupação se estamos sendo mais ou menos ecológicos, por usarmos um lambari uma minhoca ou um plug de isca. Pois se for partir para este tipo de pensamento simplista o que justifica o uso de motores tão potentes em barcos de competição??????

Auro
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Dom Set 12, 2010 11:20 am

Vamos lá Marlúcio:
Vivemos na constância de rotulações ou definições que se encaixam no que fazemos.
É como se um nome bastasse para nos transformar, ou basta uma lei e ai encontraremos grandes tucunas por todo lugar.
O lindo de tudo é o livre arbítrio, e na verdade hoje estamos carentes deste sentimento.
Como em todos os setores da sociedade existem graduações, hoje todas pessoas estão procurando um titulo acima do seu real.
Ser pescador já basta, e se for amador melhor ainda, pois o faz com amor.
Graças ao Rubinho, é que veio a baila o termo esportivo, sempre junto com o pesque e solte, porém muitas vezes o mesmo usou isca viva, o que não tirou o mérito do ato, ou seja, pescou, fotografou e soltou.

Já vi videos teus e achei show o que voce faz, até acho que voce é pescador e profissional.
Veja bem, o profissional ai não é matador e sim um amante do que faz.

Já fui longe de mais, era pra ser curto como voce pediu, mas é impossível pela paixão.

Só acho que com rótulos, passaremos a ser mais xiitas do que somos.

PS. Vou buscar minha revista de pesca, ai continuaremos na vã filosofia.
Imagem
Avatar do usuário
Antonio Gomes Totó
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2476
Registrado em: Qui Abr 30, 2009 9:00 am
Apelido: TOTÓ
Cidade:

Mensagem por Antonio Gomes Totó » Dom Set 12, 2010 11:53 am

ANGELO ROBERTO escreveu:Vamos lá Marlúcio:
Vivemos na constância de rotulações ou definições que se encaixam no que fazemos.
É como se um nome bastasse para nos transformar, ou basta uma lei e ai encontraremos grandes tucunas por todo lugar.
O lindo de tudo é o livre arbítrio, e na verdade hoje estamos carentes deste sentimento.
Como em todos os setores da sociedade existem graduações, hoje todas pessoas estão procurando um titulo acima do seu real.
Ser pescador já basta, e se for amador melhor ainda, pois o faz com amor.
Graças ao Rubinho, é que veio a baila o termo esportivo, sempre junto com o pesque e solte, porém muitas vezes o mesmo usou isca viva, o que não tirou o mérito do ato, ou seja, pescou, fotografou e soltou.

Já vi videos teus e achei show o que voce faz, até acho que voce é pescador e profissional.
Veja bem, o profissional ai não é matador e sim um amante do que faz.

Já fui longe de mais, era pra ser curto como voce pediu, mas é impossível pela paixão.

Só acho que com rótulos, passaremos a ser mais xiitas do que somos.

PS. Vou buscar minha revista de pesca, ai continuaremos na vã filosofia.
Concordo em parte com você, quanto ao tipo de iscas, acho as artificiais o máximo, mas não quer dizer que não pesque com outro tipo de isca.
Agora quanto a definição de nossa condição, que você inclusive chama de rotulação, é muito simplista, não é bem assim. O que o Marlucio busca,
assim como todos nós é uma definição de nossa condição, justamente para um fortalecimento de nosso seguimento junto a sociedade, as autoridades,
inclusive junto ao novo Ministerio da Pesca, é minha opinião.
Antonio Gomes - Totó
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Dom Set 12, 2010 12:51 pm

Vortei.... ... ...... ....e as revistas são sempre as mesmas, por isto também é mais gostoso o fórum.

Não discordo da tua opinião Antonio, sei que fui simplista a minha posição, o meu descrédito vai em relação as autoridades publicas.

No inicio da "pesca esportiva" se dava o crédito "esportivo" ao tipo de peixe pescado e não ao pescador ou a modalidade utilizada.

Pescador amador ou esportivo caem bem, mas sempre vai haver um "SI" é este maldito "SI" que causa tanta polêmica, e esta perpetuará.

De minha parte prefiro "amador", quanto ao tipo de isca acho indiferente, o que manda é o instinto preservacionista, quanto a comer peixe ótimo, quanto ao transporte? hoje radicalmente contra a quantidade.

A unica certeza que tenho é que mudei meus conceitos ouvindo, debatendo e vendo boas atitudes, como dos amigos aqui.
Imagem
Avatar do usuário
Antonio Gomes Totó
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2476
Registrado em: Qui Abr 30, 2009 9:00 am
Apelido: TOTÓ
Cidade:

Mensagem por Antonio Gomes Totó » Dom Set 12, 2010 3:26 pm

Lendo a opinião do Sr. Fernando Braga, declaro que é justamente o que estamos tentando discutir,
não sermos manobrados por "burrocratas" que dentro de seus gabinetes,
refrigerados e luxuosos, dizem, " pescador esportivo é isso, isso e aquilo...podem fazer assim e assado...
" Já o pescador amador é assim e assim,
não podem comer peixe, sua familia não tem direito nem as escamas do peixe..."

Esse negócio de cota zero, é uma balela que não tem tamanho, podemos praticar a pescaria
de maneira auto sustentavel, perfeitamente, sem dizimar qualquer espécie de peixe.
Antonio Gomes - Totó
Avatar do usuário
Antonio Gomes Totó
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2476
Registrado em: Qui Abr 30, 2009 9:00 am
Apelido: TOTÓ
Cidade:

Mensagem por Antonio Gomes Totó » Dom Set 12, 2010 3:29 pm

Lendo a opinião do Sr. Fernando Braga, declaro que é justamente o que estamos tentando discutir,
não sermos manobrados por "burrocratas" que dentro de seus gabinetes,
refrigerados e luxuosos, dizem, " pescador esportivo é isso, isso e aquilo...podem fazer assim e assado...
" Já o pescador amador é assim e assim,
não podem comer peixe, sua familia não tem direito nem as escamas do peixe..."

Esse negócio de cota zero, é uma balela que não tem tamanho, podemos praticar a pescaria de maneira auto sustentavel, perfeitamente, sem dizimar qualquer espécie de peixe.
Antonio Gomes - Totó
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 634
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 12:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marlúcio Ferreira » Ter Set 14, 2010 8:24 am

ANGELO ROBERTO escreveu:Vamos lá Marlúcio:
Vivemos na constância de rotulações ou definições que se encaixam no que fazemos.
É como se um nome bastasse para nos transformar, ou basta uma lei e ai encontraremos grandes tucunas por todo lugar.

PS. Vou buscar minha revista de pesca, ai continuaremos na vã filosofia.
Angelo, "PRECISAMOS" de nomes e e rotulações para podermos definir algo. Depois de definido, "PRECISAMOS" de leis para proteger o que definimos, aqui no caso é realmente o peixe que queremos pescar. Vivemos em uma sociedade onde os BUROCRATAS ditam as regras, nós que estamos na vida real temos que fornecer a esses burocratas o máximo de informações para que leis fora do propósito não venham cercear nossos direitos. Penso que e definição dos métodos de pesca amadora poderá abrir caminhos para uma melhor preservação do peixe em seu ambiente. Dai, quem sabe? Podermos encontrar grandes peixes em nossas pescarias.

Obrigado

"Não é nada pessoal, são só negócios."
Objetivo:
Divulgar a pesca esportiva como meio sustentável e de equilibrio do meio ambiente, com um simples lema :"PESCAR PARA PRESERVAR".
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Ter Set 14, 2010 1:13 pm

Marlúcio,
e SOCILITANDO A ATENÇÃO DE TODOS QUE POSTARAM NESTE TÓPICO.

Você abriu o tópico solicitando a NOSSA opinião.
Você se dedicou a contestar as NOSSAS opiniões.

q qi c ké?

Incorpore ou segue em frente com a sua definição.
É seu direito, está dentro dos racionais que usa e creio que sejam sinceros.

Mas EU dei a minha opinião, e seus argumentos não me convenceram.
São racionais, mas não sei como teriam consequências.
Me desculpe, mas "sinto no ar" uma posição de "um grupo", contra "outros grupos", querendo se fortalecer junto aos BURROCRATAS (são 2 Rs maiúsculos).

Se a MINHA OPINIÃO e a OPINIÃO DOS CATERVAS forem jogadas no lixo, "de dó".

Se eu me enganei, vai em frente.

Eu já postei:
"Li a Portaria e pelo que entendi, se não existisse este item, não faria falta.
Toda a portaria trata da pesca amadora.
Esta definição (II), não tem a mínima influência em tudo que está na portaria.
Caso esteja enganado, por favor, me diga. Gostaria muito de saber.

Pensei que estava em discussão a criação de uma definição dentro de nossa realidade de prática de pesca.
Algo que desse consistência à prática, e divulgasse e estimulasse a preservação ambiental.
E neste escopo, esta definição (II) pífia e inócua, não tem lugar.

Repetindo o que já disse acima: "... pois não acho que levar para minha família em casa 1 ou 2 peixes que pesquei, torne a minha prática de Pesque e Solte, não esportiva".

E então?
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Ter Set 14, 2010 7:51 pm

Bom.... ... ...... ... ... ficou claro.... ... ...... ... ....

Se é para burocrata resolver, tá resolvido:

Eis pescador

Se é para ser ecologicamente correto:

Eco pescador:

Sé para ser feliz.... ....

Tanto faz, amador, esportista.

Agora é só esperar as novas leis antes de pescar
Imagem
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”