Definição do que é Pesca Esportiva.

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 634
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 12:15 am
Cidade:
Contato:

Definição do que é Pesca Esportiva.

Mensagem por Marlúcio Ferreira » Ter Set 07, 2010 8:41 pm

Tenho percebido em algumas reuniões que ainda há muitas dúvidas de como definir "Pesca Esportiva". Por isso trouxe essa discussão para o CATERVA, mesmo já tendo postado em outro tópico.

Nós do projeto Curva de Rio, a princípio, defendemos essa definição:

Pesca Esportiva - Método de pesca com o intuito de lazer ou esporte, praticada “exclusivamente” com iscas artificiais, com a prática do “Pesque e Solte” e cota zero de peixes para transporte, visando principalmente a manutenção do peixe em seu habitat promovendo a preservação das espécies e do meio ambiente.

Aguardando contribuições

Marlúcio Ferreira
"Não é nada pessoal, são só negócios."
Objetivo:
Divulgar a pesca esportiva como meio sustentável e de equilibrio do meio ambiente, com um simples lema :"PESCAR PARA PRESERVAR".
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Ter Set 07, 2010 10:25 pm

Marlucio, no meu ponto de vista a pesca esportiva deve ser vista sim como um esporte! Cota 0 para o transporte também deve ser levado em consideração !!

Agora, quanto ao uso de artificiais eu discordo. O uso ou não delas é uma variação de modalidade, afinal de contas como pescaríamos jaús, piraíbas, pintados, dentre outros tantos que não pegam na isca artificial!?

Mesmo usando iscas naturais, o que vale é soltar o peixe com vida de onde ele veio!! :D

Abração e espero ter colaborado!
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 634
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 12:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marlúcio Ferreira » Ter Set 07, 2010 10:56 pm

Dick, usar iscas naturais implica em matar para praticar o esporte. Sendo assim prefiro a definição como está. A pesca do Jaú e outros entraria na modalidade amadora. Precisamos diferenciar a Pesca Esportiva como categoria ecologicamente correta. Usar iscas naturais não seria o caso. Essa definição apresentada abriria mais portas para a promoção da pesca como esporte. São só ideias e achismos!![/i]
"Não é nada pessoal, são só negócios."
Objetivo:
Divulgar a pesca esportiva como meio sustentável e de equilibrio do meio ambiente, com um simples lema :"PESCAR PARA PRESERVAR".
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Ter Set 07, 2010 11:14 pm

Marlúcio Ferreira escreveu:Dick, usar iscas naturais implica em matar para praticar o esporte. Sendo assim prefiro a definição como está. A pesca do Jaú e outros entraria na modalidade amadora. Precisamos diferenciar a Pesca Esportiva como categoria ecologicamente correta. Usar iscas naturais não seria o caso. Essa definição apresentada abriria mais portas para a promoção da pesca como esporte. São só ideias e achismos!![/i]

Depende da isca , isca natural não precisa ser necessariamente um outro peixe ou qualquer outro animal.
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Luciano Barreto
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1576
Registrado em: Dom Jun 17, 2007 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Luciano Barreto » Ter Set 07, 2010 11:54 pm

Leandro Tonicelli Penna escreveu:
Marlúcio Ferreira escreveu:Dick, usar iscas naturais implica em matar para praticar o esporte. Sendo assim prefiro a definição como está. A pesca do Jaú e outros entraria na modalidade amadora. Precisamos diferenciar a Pesca Esportiva como categoria ecologicamente correta. Usar iscas naturais não seria o caso. Essa definição apresentada abriria mais portas para a promoção da pesca como esporte. São só ideias e achismos!![/i]

Depende da isca , isca natural não precisa ser necessariamente um outro peixe ou qualquer outro animal.
Desculpa Marlúcio, mas essa tua definição está praticamente totalmente errada. A definição do q é pesca esportiva já existe, vou procurá-la e postar aqui.

Mas usar iscas naturais e mesmo matar peixes pra consumo próprio, são parte dessa deifinição .

E eu concordo... pra mim a definição que você postou foi muito extremista. Por exemplo, uma criação de lambaris destinados exclusivamente a servirem de iscas para pesca, não pode ser considerado pesca esportiva pq?

Acho que você exagerou.
Avatar do usuário
Luiz Bonfim
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4278
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 10:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Luiz Bonfim » Qua Set 08, 2010 12:06 am

Luciano Barreto escreveu:
Leandro Tonicelli Penna escreveu:
Marlúcio Ferreira escreveu:Dick, usar iscas naturais implica em matar para praticar o esporte. Sendo assim prefiro a definição como está. A pesca do Jaú e outros entraria na modalidade amadora. Precisamos diferenciar a Pesca Esportiva como categoria ecologicamente correta. Usar iscas naturais não seria o caso. Essa definição apresentada abriria mais portas para a promoção da pesca como esporte. São só ideias e achismos!![/i]

Depende da isca , isca natural não precisa ser necessariamente um outro peixe ou qualquer outro animal.
Desculpa Marlúcio, mas essa tua definição está praticamente totalmente errada. A definição do q é pesca esportiva já existe, vou procurá-la e postar aqui.

Mas usar iscas naturais e mesmo matar peixes pra consumo próprio, são parte dessa deifinição .

E eu concordo... pra mim a definição que você postou foi muito extremista. Por exemplo, uma criação de lambaris destinados exclusivamente a servirem de iscas para pesca, não pode ser considerado pesca esportiva pq?

Acho que você exagerou.

complemento dizendo se eu pescar piaparas com milho e pegar um troféu de 7 kilos fotografar e soltar isso não é pesca esportiva pelo simples motivo que pesquei com milho e nao com artificial? , eu acho que a pescaria esportiva pode ser ou com artificial ou com qualquer outra isca , ou os amigos que pescam tucunarés com lambari fotografam e soltam o peixe, o que eles estao fazendo podemos chamar de que? meu amigo o simples fato de fazer a soltura do exemplar capturado eu considero muito como pescaria esportiva .
ETA CASCAVELÃO.... ... ....
Imagem
http://pescaremassa.blogspot.com
Avatar do usuário
Luciano Barreto
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1576
Registrado em: Dom Jun 17, 2007 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Luciano Barreto » Qua Set 08, 2010 12:16 am

Luiz Bonfim escreveu:
Luciano Barreto escreveu:
Leandro Tonicelli Penna escreveu:
Marlúcio Ferreira escreveu:Dick, usar iscas naturais implica em matar para praticar o esporte. Sendo assim prefiro a definição como está. A pesca do Jaú e outros entraria na modalidade amadora. Precisamos diferenciar a Pesca Esportiva como categoria ecologicamente correta. Usar iscas naturais não seria o caso. Essa definição apresentada abriria mais portas para a promoção da pesca como esporte. São só ideias e achismos!![/i]

Depende da isca , isca natural não precisa ser necessariamente um outro peixe ou qualquer outro animal.
Desculpa Marlúcio, mas essa tua definição está praticamente totalmente errada. A definição do q é pesca esportiva já existe, vou procurá-la e postar aqui.

Mas usar iscas naturais e mesmo matar peixes pra consumo próprio, são parte dessa deifinição .

E eu concordo... pra mim a definição que você postou foi muito extremista. Por exemplo, uma criação de lambaris destinados exclusivamente a servirem de iscas para pesca, não pode ser considerado pesca esportiva pq?

Acho que você exagerou.

complemento dizendo se eu pescar piaparas com milho e pegar um troféu de 7 kilos fotografar e soltar isso não é pesca esportiva pelo simples motivo que pesquei com milho e nao com artificial? , eu acho que a pescaria esportiva pode ser ou com artificial ou com qualquer outra isca , ou os amigos que pescam tucunarés com lambari fotografam e soltam o peixe, o que eles estao fazendo podemos chamar de que? meu amigo o simples fato de fazer a soltura do exemplar capturado eu considero muito como pescaria esportiva .
Concordo Com tudo isso Bonfim... está completamente correto.
E ainda digo, pescando 30 peixes e pegando 2 pra comer, desde que não sejam os maiores (troféis ou raridades), isso também creio que não tira a definição do contexto.
Por isso também sou a favor de tamanho máximo pra abate, pra deixar os grandões la reproduzindo. hehehehe
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Qua Set 08, 2010 12:38 am

Minhas considerações:

1) "Pesca Esportiva - Método de pesca ..." O termo Prática de pesca é mais adequado.

2) exclusão de "... praticada “exclusivamente” com iscas artificiais ..." pelos motivos explicitados pelos companheiros acima e que é também o meu entendimento.
Pesco e Solto tilápias com ração. Não é esportivo?

3) "cota zero de peixes para transporte" precisa de uma nova redação, pois não acho que levar para minha família em casa 1 ou 2 peixes que pesquei, torne a minha prática de Pesque e Solte, não esportiva.
Não estou falando em levar peixes para distribuir, dar de presentes, e o que mais seja; os amigos convido para pescar e até forneço o equipamento, mas peixe não.
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Qua Set 08, 2010 3:39 am

Marlúcio , sem querer te ofender , mais essa sua definição tá uma m****.
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Silvio Araujo Neto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 698
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 11:14 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Silvio Araujo Neto » Qua Set 08, 2010 6:15 am

Pesca Esportiva (AMADORA ( nós ) e Profissional ( Participantes de Campeonatos e Torneios ), caracteriza-se por proporcinar a soltura das espécies no mesmo local de sua captura ou ainda em sua entrega para pesquisas quando assim for solicitada por órgão público de pesquisa, podendo ainda ser utilizada tanto iscas naturais como artificiais, respeitado sempre os tamanhos mínimos e máximo recomendado pelo órgão oficial regulador.

Fugir disso ai é patrulhar outras modalidades, como a pesca de Praia que tem uma tradição de Campeonatos Esportivos que nenhuma outra modalidade tem.
Tenho uma imensa dificuldade de aceitar o termo ESPORTIVO nestas questões de pesca, embora seja obrigado a isso.Acredito que outras pessoas comungam do mesmo sentimento, vejo a pesca mais como um lazer competitivo, os radicais xiítas poderão dizer que é a mesma coisa usando outra terminologia , eu diria que é outra coisa da coisa mesma porém com um sentido mais light.... ....
:P

Segue o enterro.... ....to acordando agora é esta discussão ainda vai longe.... :roll:
Minhas Iscas
Nosso Blog
http://luresbizum.blogspot.com/
Imagem
“É melhor merecer honrarias e não recebê-las do que recebê-las sem merecer”.
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Qua Set 08, 2010 6:48 am

Num primeiro momento eu concordo com esse conceito.

O simples pescar e soltar não é necessariamente soltar o peixe. Tem gente que não gosta de peixe e solta tudo. É pescador esportivo?

Mas o pesque e solte é elemento fundamental da pesca esportiva.

Assim, pesca esportiva não é somente pescar e soltar, mas por outro lado o pescar e soltar é um dos elementos da pesca esportiva, ou seja, não se pode excluir a soltura.

O esporte é uma prática com regulamento e tudo mais, qualquer conceito aí é assim. Todavia, um campeonato de pesca que mata tudo, não se pode considerar pesca esportiva. É um esporte? Sim! Mas não é pesca esportiva.

A pesca esportiva visa a manutenção do peixe. É pautada por um filosofia própria. Assim, dentro da própria essência da pesca esportiva buscamos sempre a preservação do meio ambiente, da espécie.

O puro e simples ato de soltar não é pesca esportiva. Ser simplista no "cuidar" do peixe é melhor fundar uma ONG ou qualquer outra coisa, que terá mais apoio.

Ser esporte por ter somente regras, não se aplica também. Pois assim, só haveria pesca esportiva em torneios. Nas pescarias normais não seria pesca esportiva.

Enfim, pesque solte é um elemento, bem como o esporte no sentido da prática do ato, por lazer, por esporte hehehee...

Quanto à iscas artificiais, estou na dúvida ainda. Vamos ver a continuação do tópico.
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 634
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 12:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marlúcio Ferreira » Qua Set 08, 2010 7:58 am

Marlúcio Ferreira escreveu:Dick, usar iscas naturais implica em matar para praticar o esporte. Sendo assim prefiro a definição como está. A pesca do Jaú e outros entraria na modalidade amadora. Precisamos diferenciar a Pesca Esportiva como categoria ecologicamente correta. Usar iscas naturais não seria o caso. Essa definição apresentada abriria mais portas para a promoção da pesca como esporte. São só ideias e achismos!![/i]


A discussão está avançando... Isso é bom. Para não haver bem claro, gostaria de salientar que a frase: "São só ideias e achismos", que eu usei, foi para ilustrar que são só ideias e achismos meus e que nada está definido. Calro que estamos só nocomeço e isso ainda vai longe!!!

Obrigado por opinarem

Marlúcio Ferreira
"Não é nada pessoal, são só negócios."
Objetivo:
Divulgar a pesca esportiva como meio sustentável e de equilibrio do meio ambiente, com um simples lema :"PESCAR PARA PRESERVAR".
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 634
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 12:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marlúcio Ferreira » Qua Set 08, 2010 8:00 am

Digo: "Para ficar bem claro"...
"Não é nada pessoal, são só negócios."
Objetivo:
Divulgar a pesca esportiva como meio sustentável e de equilibrio do meio ambiente, com um simples lema :"PESCAR PARA PRESERVAR".
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 634
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 12:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marlúcio Ferreira » Qua Set 08, 2010 8:36 am

Essa portaria foi criada para efeito de fiscalização, e é um grande avanço para nós Pescadores Esportivos.

PORTARIA Nº4, DE 19 DE MARÇO DE 2009
O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS
RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, no uso das atribuições que lhe confere o item V, art.22 do Anexo I ao Decreto nº 6.099, de 26 de abril de 2007, que aprova a Estrutura Regimental do IBAMA, publicado no Diário Oficial da União de 27 de abril de 2007 e tendo em vista o disposto no Decreto-lei nº 221, de 28 de fevereiro de 1967, e ,

Considerando o que consta do Processo IBAMA nº 02001.001320/2003-53, resolve:

Art. 1º Estabelecer normas gerais para o exercício da pesca amadora em todo território nacional, inclusive competições e cadastros de entidades da pesca amadora junto ao IBAMA.
Art. 2º Para efeito desta Portaria entende-se por:
I - Pesca Amadora - aquela praticada por brasileiros ou estrangeiros com a finalidade de lazer, turismo e desporto, sem finalidade comercial.
II - Pesca Esportiva - modalidade da pesca amadora em que é obrigatória a prática do pesque e solte, sendo vedado o direito à cota de transporte de pescados, prevista na legislação.



A PORTARIA Nº4, DE 19 DE MARÇO DE 2009, define o que é Pesca Esportiva na sua concepção, mas é pobre nos objetivos. Essa definição apresentada para discussão é um pouco mais abrangente e também mais "filosófica". Penso que nós Pescadores Esportivos deveríamos mesmo nos diferenciar dos demais sendo mesmo mais ecológicos. Dai, o intuito de não usar outro artifício a para capturar o peixe a não ser a isca artificial. A ideia é promover a Pesca Esportiva como eco-esporte . Tem quem apóia e quem não apóia.Está sendo através da pesca enquanto esporte aqui em Minas Gerais, que nós pescadores esportivos estamos conseguindo respeito, e com isso estamos sugerindo leis com apoio popular buscando a preservação ambiental do pouco que ainda temos para fomentar a pesca, seja ela "amadora ou esportiva". É claro que está rolando ideias e vontades em torno de algo que nós amamos, vamos trocando experiências que um dia chegaremos a um denominador comum.
"Não é nada pessoal, são só negócios."
Objetivo:
Divulgar a pesca esportiva como meio sustentável e de equilibrio do meio ambiente, com um simples lema :"PESCAR PARA PRESERVAR".
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Qua Set 08, 2010 8:58 am

Marlúcio Ferreira escreveu: Art. 2º Para efeito desta Portaria entende-se por:
I - Pesca Amadora - aquela praticada por brasileiros ou estrangeiros com a finalidade de lazer, turismo e desporto, sem finalidade comercial.
II - Pesca Esportiva - modalidade da pesca amadora em que é obrigatória a prática do pesque e solte, sendo vedado o direito à cota de transporte de pescados, prevista na legislação.


Acho que define bem, pois não fala de iscas a serem usadas (não limitando) e também inibe o transporte dos peixes!

É simplista mas funcional!! Como vc mesmo disse, sem dúvida um grande avanço.
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Fonsecada

Mensagem por Fonsecada » Qua Set 08, 2010 9:02 am

Acho que pode ser assim:

"A pesca esportiva é uma prática em que, majoritariamente, os animais capturados são devolvidos à natureza no mais íntegro estado possível e todo o contexto visa à conscientização para a preservação dos recursos naturais."

Eu que fiz. rs Essa fica sendo a minha definição de pesca esportiva até o momento, vou aproveitar a evolução desse tópico para moldá-la.

Mas eu não resisto à tentação de filosofar e extenderei para um "tratado do pescador esportivo", para não deixar de fora outras partes importantes e depois, ao fim da definição, partirmos para o tratado. Seria interessante se conseguíssemos algo deste tipo e fixarmos o tópico, divulgar e etc.


Adendos:
A - Limites máximos e mínimos de tamanho, bem como específicos quanto às espécies utilizadas para alimentação durante ou ao fim da pescaria não descaracterizam a esportividade da prática;
B - São empregadas técnicas das mais diversas, que não interfiram de forma negativa no habitat dos animais;
C - Quanto às iscas empregadas, podem ser artificiais, naturais e sintéticas, desde que seu uso não agrida o habitat dos animais;
D - O combate ao extrativismo e todas as formas de abate indiscriminado é praticado pelo pescador esportivo através da disseminação da educação ambiental e do correto emprego do item A nas ocasiões que demandem o consumo de pescado;
E - Na inviabilidade do emprego do item A quando da necessidade do consumo de pescado, a compra de animais abatidos para consumo deve criteriar-se por privilegiar animais cultivados, ou ainda capturados por pescadores artesanais que comprovadamente utilizem formas seletivas e não agressivas de pesca;
F - "A ser criado conforme necessidade."

Abraços.
Fonsecada

Mensagem por Fonsecada » Qua Set 08, 2010 9:07 am

Eu discordo da distinção do Ibama porque implica em, para ser pescador esportivo, não matar NADA, o que inviabiliza ser ecologicamente correto, porque obrigaria o pescador esportivo a, em diversas ocasiões, comprar peixes de quem pesca de bomba, de rede etc., o que é altamente desaconselhável.
Avatar do usuário
Ronald Falk
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 237
Registrado em: Dom Mai 24, 2009 11:40 am
Cidade:

Mensagem por Ronald Falk » Qua Set 08, 2010 11:16 am

Bom vejo a "pesca esportiva" como a religião ou politica... cada um tem um tipo de pensamento, e tão dificil convencer uma pessoa a ter conciência de que deve soltar para manter a pesca de amanha...

Mas concordo com o amigo Luciano Barreto a união tem que ser pra preservar os grandes exemplares... medidas minimas e maximas se isso for bem fiscalizado não vai faltar peixe pra que pesca e solta (cota zero) e pra quem pesca e solta levando um peixe pra comer com a familia.

Grande abraço a todos
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Para botar fogo

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Set 08, 2010 12:02 pm

Independente de soltar ou não,pra quem é esporte?

Ferrar um casal de Tucunas, com no mínimo seis anzóis afiados que pegam indistintamente em qualquer lugar, dirão alguns que eles não não tem terminação nervosa na boca, mas é muito comum pegar nos olhos, e ai.

Utilizar linhas que muitas vezes serviriam para rebocar um barco, junto com garatéias 500x, varas com técnologia de ultima geração, gps , sonar, carretilhas com 20 rolamentos, não haveria ai um pouco de desigualdade?

O principio do esporte é a igualdade de condições, e esta certamente o peixe não terá, talvez ai entre a beleza do fly, embora eu não pratique, ou talvez aquele sertanejo com minhoca e anzol mosquitinho pescando lambari.

Não podemos forçar, a pesca por nós praticada, não tem muito de esporte, embora achando que por soltar o peixe somos esportistas.

Ia me esquecendo, contratar um guia a peso de ouro, para facilitar nosso esporte é válido? em provas de campeonatos alguém faz isto, seria como o Ronaldo R9 correr o tempo inteiro de um jogo em cima de um carro e só descer na hora de fazer um gol.

A verdade é que precisamos evoluir muito, até descobrir a nobreza no ato de pescar, basta ver os relatos de pesca, poucos ou nenhum colocam fotos das paisagens que viram, dos locais em que passaram, das comidas que lhe foram servidas ou uma foto na hora da soneca em baixo de uma arvore centenária, já viram fotos de alguém tocando violão naquela rodada regada a cerveja após a pescaria?

Não fujo a regra sou igual a todos, mas o duro é que vivemos implorando por leis que rejam tudo em nossas vidas, e o pior queremos um monte delas até na hora de nosso lazer, precisamos sim é de livre arbítrio para exercer o papel digno de ser humano, respeitando tudo e a todos.

O debate e o tema sempre são salutares, para tanto teremos que se servir dele
para mudar um pouco nosso comportamento e também saber que somos animais com todas as suas virtudes e defeitos.

Agora é esperar a continuação da polemica.

Abraço a todos, é só mais lenha na fogueira.
Imagem
Luizao

Mensagem por Luizao » Qua Set 08, 2010 1:00 pm

Pelo que pude entender da proposta do Marlucio, é que se deseja descrever e classificar as categorias do que é a Pesca Esportiva e nao convencer ninguem a mudar de comportamento. Ou seja , só buscamos a definição. E ai acho importante que todos os meios e forma de pesca sejam relacionados para podermos agrupá-los e caracterizá-los. Até para que ninguem se confunda e se inclua em outra categoria que não a sua.

Ótima essa iniciativa Marlucio.

luizao
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

As novas classificações

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Set 08, 2010 1:27 pm

Pescadores comerciais
Pescadores amadores
Pescadores ecológicos

E a maioria de todos "Pescadores preservacionistas" (nunca pescam nada)
Imagem
Avatar do usuário
Luciano Barreto
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1576
Registrado em: Dom Jun 17, 2007 6:52 pm
Cidade:

Mensagem por Luciano Barreto » Qua Set 08, 2010 1:42 pm

Alexandre Dick escreveu:
Marlúcio Ferreira escreveu: Art. 2º Para efeito desta Portaria entende-se por:
I - Pesca Amadora - aquela praticada por brasileiros ou estrangeiros com a finalidade de lazer, turismo e desporto, sem finalidade comercial.
II - Pesca Esportiva - modalidade da pesca amadora em que é obrigatória a prática do pesque e solte, sendo vedado o direito à cota de transporte de pescados, prevista na legislação.


Acho que define bem, pois não fala de iscas a serem usadas (não limitando) e também inibe o transporte dos peixes!

É simplista mas funcional!! Como vc mesmo disse, sem dúvida um grande avanço.
Isso mesmo, ele não restringe a iscas artificiais, e diz pra nao carregar.
Mas e pegar um peixe pra consumo próprio na hora, isso descaracteriza a esportividade???

E mesmo assim axo q levar, um, dois peixes, como o Fernando Braga disse não é problema nenhum e isso não faz a pessoa simplismente nao ser um pescador esportivo.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Set 08, 2010 2:03 pm

Discordo de você Marlúcio.

Na minha palestra que tentei fazer na reunião com o MPA - da qual vc não concordou e achou até que perdemos muito com ela, eu tentei colocar mais claramente o meu pensamento de pesca esportiva - Acho que seria mais leal da sua parte, sendo meu amigo e estando presente na palestra, concordando ou não com ela, pelo menos citar o início do seu questionamento - pois não custa nada dar crédito.

Quem quiser a minha palestra - aqui segue link postado no site Pesca Nordeste - http://pescanordeste.com.br/forum/viewt ... c&start=15

Este assunto já foi amplamente discutido aqui no Caterva em outras oportunidades - segue ai o link: viewtopic.php?t=52670&highlight=

Vamos falar de história.
Quando este conceito foi introduzido no nosso meio - ele veio quase como sinônimo do PESQUE-E-SOLTE. E esta foi a maneira da qual os apresentadores de TV (pescadores) tiveram de introduzir um novo comportamento. Porque a coisa toda precisava de um nome. Então nós ainda entendemos como PESCA ESPORTIVA a prática do pescar e soltar - mas sinceramente, NA MINHA OPINIÃO, NÃO TEM RELAÇÃO ALGUMA.

Vou colocar aqui algumas descrições importantes para o nosso entendimento. Assim como fiz em minha palestra.

O que é pesca esportiva?
PESCA ESPORTIVA é o mesmo que pesque-e-solte?


O que é esporte?
Desporto ou esporte é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que GERALMENTE visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por um confederação regente e competitividade entre opostos.

A Lei Pelé define o que é esporte e é a lei que temos no Brasil, e portanto, se quisermos trabalhar dentro da lei... esta é a definição que o Ministério dos Esportes entendem como o que é esporte.

LEI Nº 9.615, DE 24 DE MARÇO DE 1998.
Art. 3o O desporto pode ser reconhecido em qualquer das seguintes manifestações:
I - desporto educacional, praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer;
II - desporto de participação, de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde e educação e na preservação do meio ambiente;
III - desporto de rendimento, praticado segundo normas gerais desta Lei e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados e integrar pessoas e comunidades do País e estas com as de outras nações.
       
Parágrafo único. O desporto de rendimento pode ser organizado e praticado:
I - de modo profissional, caracterizado pela remuneração pactuada em contrato formal de trabalho entre o atleta e a entidade de prática desportiva;
II - de modo não-profissional, identificado pela liberdade de prática e pela inexistência de contrato de trabalho, sendo permitido o recebimento de incentivos materiais e de patrocínio.  (Redação dada pela Lei nº 9.981, de 2000)

COMPORTAMENTO
Sim, reconheço que o comportamento padrão de quem pesca esportivamente é sim pescar-e-soltar, no entanto, esta prática não caracteriza como pesca esportiva - é simplesmente um comportamento e deve ser entendido assim - pois é individual...

Pesca esportiva não é pesque e solte
Na minha opinião, pesca esportiva é o ato de pescar sem que o objetivo FIM da pescaria seja o abate e/ou transporte de pescado.

Ou seja, o ato de pescar por pescar.

O fato da cota zero de transporte foi uma maneira PROMOCIONAL que foi proposta para que as pessoas tenham um atrativo e uma diferenciação, aproveitando o fato de que a maioria é praticante do pesque-e-solte, e que esta prática é menos nociva ao meio-ambiente - criando uma categoria chamada pescador esportivo e com isso ele abdicar do transporte do pescado. Ou seja, ele pode pescar como quiser, comer quantos quiser, mas não poderá ter direito a cota de transporte de pescado, que pode variar de estado para estado.

Esta foi APENAS uma maneira promocional de divulgar o que chamamos de pesca esportiva.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 634
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 12:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marlúcio Ferreira » Qua Set 08, 2010 2:17 pm


A Pesca Esportiva já está definida em lei.Essa portaria foi criada para efeito de fiscalização, e é um grande avanço para nós Pescadores Esportivos. No entanto, precisamos abranger mais esta definição. O que foi aqui argumentado sobre usar essa ou aquela isca que não seja a artificial, já é contemplada na categoria Pesca Amadora.
"Não é nada pessoal, são só negócios."
Objetivo:
Divulgar a pesca esportiva como meio sustentável e de equilibrio do meio ambiente, com um simples lema :"PESCAR PARA PRESERVAR".
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Para botar fogo

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Set 08, 2010 2:32 pm

ANGELO ROBERTO escreveu:Independente de soltar ou não,pra quem é esporte?

Ferrar um casal de Tucunas, com no mínimo seis anzóis afiados que pegam indistintamente em qualquer lugar, dirão alguns que eles não não tem terminação nervosa na boca, mas é muito comum pegar nos olhos, e ai.

Utilizar linhas que muitas vezes serviriam para rebocar um barco, junto com garatéias 500x, varas com técnologia de ultima geração, gps , sonar, carretilhas com 20 rolamentos, não haveria ai um pouco de desigualdade?

O principio do esporte é a igualdade de condições, e esta certamente o peixe não terá, talvez ai entre a beleza do fly, embora eu não pratique, ou talvez aquele sertanejo com minhoca e anzol mosquitinho pescando lambari.

Não podemos forçar, a pesca por nós praticada, não tem muito de esporte, embora achando que por soltar o peixe somos esportistas.

Ia me esquecendo, contratar um guia a peso de ouro, para facilitar nosso esporte é válido? em provas de campeonatos alguém faz isto, seria como o Ronaldo R9 correr o tempo inteiro de um jogo em cima de um carro e só descer na hora de fazer um gol.

A verdade é que precisamos evoluir muito, até descobrir a nobreza no ato de pescar, basta ver os relatos de pesca, poucos ou nenhum colocam fotos das paisagens que viram, dos locais em que passaram, das comidas que lhe foram servidas ou uma foto na hora da soneca em baixo de uma arvore centenária, já viram fotos de alguém tocando violão naquela rodada regada a cerveja após a pescaria?

Não fujo a regra sou igual a todos, mas o duro é que vivemos implorando por leis que rejam tudo em nossas vidas, e o pior queremos um monte delas até na hora de nosso lazer, precisamos sim é de livre arbítrio para exercer o papel digno de ser humano, respeitando tudo e a todos.

O debate e o tema sempre são salutares, para tanto teremos que se servir dele
para mudar um pouco nosso comportamento e também saber que somos animais com todas as suas virtudes e defeitos.

Agora é esperar a continuação da polemica.

Abraço a todos, é só mais lenha na fogueira.
O princípio da igualdade citado aqui não é em relação ao peixe, mas em relação ao outro competidor. Me desculpe, mas na minha opinião tudo que foi descrito aqui se enquadra na pesca amadora e não na pesca esportiva. Desta maneira temos a caça, que é um esporte, apesar de EU NAO VER NENHUMA GRAÇA em abater um animal, sim, é um esporte e pode ser praticado sem que tenha qualquer dano para a natureza - se feito dentro das leis e práticas que já existem - veja casos da Africa.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Qua Set 08, 2010 2:32 pm

zeca escreveu: Pesca esportiva não é pesque e solte
Na minha opinião, pesca esportiva é o ato de pescar sem que o objetivo FIM da pescaria seja o abate e/ou transporte de pescado.

Ou seja, o ato de pescar por pescar.
Pois é Zeca, só que olha o que você disse aí.

Qual a consequência do não abate e transporte?

É obvio que é o pesque-solte.

Ora, não tem como colocar em prática o que você disse sem o pesque-solte. Se não tem abate e transporte, tem que soltar. Não há como fugir disso.

Mas digo que pescar e soltar por si só não é pesca esportiva, e sim um dos elementos da pesca esportiva. É um dos pilares. Assim como a luz é um dos elementos que compõe o sol, e não como negar que é. Tem o calor, o fogo, enfim. A pesca esportiva envolve um postura para com esse mundo. A busca do aperfeiçoamento, da apuração da técnica, enfim.... É difícil definir.

Claro, fica a ressalva que abater para consumo local e até levando um peixe para a família, não te faz menos pescador esportivo.

Fica a minha crítica, do que já coloquei mais acima, sobre usar o conceito de esporte nos termos citados por você, pois sabia que você iria dizer hehehehe..., pois senão haveria só pesca esportiva em campeonato, quando existe disputa.

Aí fora deles (campeonato), seríamos pescadores ecológicos hehehehe... Isso não Zeca hauahauhauahaua.... Ser chamado de pescador ecológico ahauahuahaa...

No mais caro Zeca, tive lá na FP ontem e o Klébinho comentou sobre sua palestra e algumas reações.

Bom, de minha parte fica meus parabéns a você, e como disse ao Klébinho, você é capacitado para isso, além de não ter medo de expor sua opinião. E também fica meu apoio. Tem que enfiar o dedo na ferida mesmo. E pelo pouco que fiquei sabendo, pactuo com você. E acredito que não só eu Zeca. Basta de só interesse próprio.

Abraço e parabéns!
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 634
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 12:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marlúcio Ferreira » Qua Set 08, 2010 2:41 pm

Zeca, Se você discorda de eu ter colocado "Uso exclusivo de iscas artificiais", isso está em discussão e não é uma imposição. Ou então você discorda também do IBAMA? Estou colocando em pauta essa discussão porque na reunião lá em BSB vi muita argumentação de muitos, mais na hora de definir ninguém definiu de verdade. Como se trata de uma definição dada pelo IBAMA , a qual eu acho pertinente porém incompleta, levantei aqui e em outros forúns essa questão, para quem sabe em outra reunião lá Brasília a coisas fiquem mais clara e até mais fáceis.

Zeca, como se trata de uma discussão quase que didática, gostaria que você colocasse de maneira clara a definição que você acha pertinente para Pesca Esportiva.

Obrigado


PORTARIA Nº4, DE 19 DE MARÇO DE 2009

Considerando o que consta do Processo IBAMA nº 02001.001320/2003-53, resolve:

Art. 1º Estabelecer normas gerais para o exercício da pesca amadora em todo território nacional, inclusive competições e cadastros de entidades da pesca amadora junto ao IBAMA.
ArI - Pt. 2º Para efeito desta Portaria entende-se por:
esca Amadora - aquela praticada por brasileiros ou estrangeiros com a finalidade de lazer, turismo e desporto, sem finalidade comercial.
II - Pesca Esportiva - modalidade da pesca amadora em que é obrigatória a prática do pesque e solte, sendo vedado o direito à cota de transporte de pescados, prevista na legislação.



zeca escreveu:Discordo de você Marlúcio.

Na minha palestra que tentei fazer na reunião com o MPA - da qual vc não concordou e achou até que perdemos muito com ela, eu tentei colocar mais claramente o meu pensamento de pesca esportiva - Acho que seria mais leal da sua parte, sendo meu amigo e estando presente na palestra, concordando ou não com ela, pelo menos citar o início do seu questionamento - pois não custa nada dar crédito.

Quem quiser a minha palestra - aqui segue link postado no site Pesca Nordeste - http://pescanordeste.com.br/forum/viewt ... c&start=15

Este assunto já foi amplamente discutido aqui no Caterva em outras oportunidades - segue ai o link: viewtopic.php?t=52670&highlight=

Vamos falar de história.
Quando este conceito foi introduzido no nosso meio - ele veio quase como sinônimo do PESQUE-E-SOLTE. E esta foi a maneira da qual os apresentadores de TV (pescadores) tiveram de introduzir um novo comportamento. Porque a coisa toda precisava de um nome. Então nós ainda entendemos como PESCA ESPORTIVA a prática do pescar e soltar - mas sinceramente, NA MINHA OPINIÃO, NÃO TEM RELAÇÃO ALGUMA.

Vou colocar aqui algumas descrições importantes para o nosso entendimento. Assim como fiz em minha palestra.

O que é pesca esportiva?
PESCA ESPORTIVA é o mesmo que pesque-e-solte?


O que é esporte?
Desporto ou esporte é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que GERALMENTE visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por um confederação regente e competitividade entre opostos.

A Lei Pelé define o que é esporte e é a lei que temos no Brasil, e portanto, se quisermos trabalhar dentro da lei... esta é a definição que o Ministério dos Esportes entendem como o que é esporte.

LEI Nº 9.615, DE 24 DE MARÇO DE 1998.
Art. 3o O desporto pode ser reconhecido em qualquer das seguintes manifestações:
I - desporto educacional, praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer;
II - desporto de participação, de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde e educação e na preservação do meio ambiente;
III - desporto de rendimento, praticado segundo normas gerais desta Lei e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados e integrar pessoas e comunidades do País e estas com as de outras nações.
       
Parágrafo único. O desporto de rendimento pode ser organizado e praticado:
I - de modo profissional, caracterizado pela remuneração pactuada em contrato formal de trabalho entre o atleta e a entidade de prática desportiva;
II - de modo não-profissional, identificado pela liberdade de prática e pela inexistência de contrato de trabalho, sendo permitido o recebimento de incentivos materiais e de patrocínio.  (Redação dada pela Lei nº 9.981, de 2000)

COMPORTAMENTO
Sim, reconheço que o comportamento padrão de quem pesca esportivamente é sim pescar-e-soltar, no entanto, esta prática não caracteriza como pesca esportiva - é simplesmente um comportamento e deve ser entendido assim - pois é individual...

Pesca esportiva não é pesque e solte
Na minha opinião, pesca esportiva é o ato de pescar sem que o objetivo FIM da pescaria seja o abate e/ou transporte de pescado.

Ou seja, o ato de pescar por pescar.

O fato da cota zero de transporte foi uma maneira PROMOCIONAL que foi proposta para que as pessoas tenham um atrativo e uma diferenciação, aproveitando o fato de que a maioria é praticante do pesque-e-solte, e que esta prática é menos nociva ao meio-ambiente - criando uma categoria chamada pescador esportivo e com isso ele abdicar do transporte do pescado. Ou seja, ele pode pescar como quiser, comer quantos quiser, mas não poderá ter direito a cota de transporte de pescado, que pode variar de estado para estado.

Esta foi APENAS uma maneira promocional de divulgar o que chamamos de pesca esportiva.
Editado pela última vez por Marlúcio Ferreira em Qua Set 08, 2010 2:44 pm, em um total de 1 vez.
"Não é nada pessoal, são só negócios."
Objetivo:
Divulgar a pesca esportiva como meio sustentável e de equilibrio do meio ambiente, com um simples lema :"PESCAR PARA PRESERVAR".
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Set 08, 2010 2:41 pm

Fábio Fish escreveu:
zeca escreveu: Pesca esportiva não é pesque e solte
Na minha opinião, pesca esportiva é o ato de pescar sem que o objetivo FIM da pescaria seja o abate e/ou transporte de pescado.

Ou seja, o ato de pescar por pescar.
Pois é Zeca, só que olha o que você disse aí.

Qual a consequência do não abate e transporte?

É obvio que é o pesque-solte.

Ora, não tem como colocar em prática o que você disse sem o pesque-solte. Se não tem abate e transporte, tem que soltar. Não há como fugir disso.

Mas digo que pescar e soltar por si só não é pesca esportiva, e sim um dos elementos da pesca esportiva. É um dos pilares. Assim como a luz é um dos elementos que compõe o sol, e não como negar que é. Tem o calor, o fogo, enfim. A pesca esportiva envolve um postura para com esse mundo. A busca do aperfeiçoamento, da apuração da técnica, enfim.... É difícil definir.

Claro, fica a ressalva que abater para consumo local e até levando um peixe para a família, não te faz menos pescador esportivo.

Fica a minha crítica, do que já coloquei mais acima, sobre usar o conceito de esporte nos termos citados por você, pois sabia que você iria dizer hehehehe..., pois senão haveria só pesca esportiva em campeonato, quando existe disputa.

Aí fora deles (campeonato), seríamos pescadores ecológicos hehehehe... Isso não Zeca hauahauhauahaua.... Ser chamado de pescador ecológico ahauahuahaa...

No mais caro Zeca, tive lá na FP ontem e o Klébinho comentou sobre sua palestra e algumas reações.

Bom, de minha parte fica meus parabéns a você, e como disse ao Klébinho, você é capacitado para isso, além de não ter medo de expor sua opinião. E também fica meu apoio. Tem que enfiar o dedo na ferida mesmo. E pelo pouco que fiquei sabendo, pactuo com você. E acredito que não só eu Zeca. Basta de só interesse próprio.

Abraço e parabéns!
Binho, note que no meu texto eu não digo que pescar esportivamente é não levar peixe pra casa... disse que A FINALIDADE da pescaria não é a captura e nem o abate do peixe. Mas não diz que não pode...

E veja em outra resposta que a caracterização da carteira de pesca esportiva seria com a abdicação do transporte de pescado, ou seja, se sua carteira for de pescador esportivo - não, vc não poderá levar peixe pra sua família - se eles quiserem comer vão lá pescar com vc e comam no local.

Caso queira levar peixe pra casa, tenha sua carteira como Pescador Amador - para isto o custo é diferenciado - por exemplo:

PESCADOR AMADOR: R$ 100,00 ao ano
PESCADOR ESPORTIVO: R$ 30,00 ao ano

Sendo amador vc vai estar pagando a mais para abater sua cota prevista em lei e determinada pelo estudo da capacidade local.

Sendo esportivo vc pode consumir no local peixes dentro da medida mínima e máxima para abate mas não poderá transportar pescado - ou seja, sua cota é zero para transporte - por isso paga menos, pois vc não consegueria comer tanto peixe assim ao ponto de causar um desequilíbrio na natureza.

Mas vale frisar - O LANCE DA COTA ZERO É UMA MANEIRA DE EVITAR QUE AS PESSOAS PAGUEM MAIS BARATO PELA CARTEIRA E QUE TENHA OS MESMOS BENEFICIOS DOS AMADORES - É mais barato, mas precisa ter uma contrapartida de não poder levar peixe pra casa.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Set 08, 2010 2:45 pm

Marlúcio Ferreira escreveu:Zeca, Se você discorda de eu ter colocado "Uso exclusivo de iscas artificiais", isso está em discussão e não é uma imposição. Ou então você discorda também do IBAMA? Estou colocando em pauta essa discussão porque na reunião lá em BSB vi muita argumentação de muitos, mais na hora de definir ninguém definiu de verdade. Como se trata de uma definição dada pelo IBAMA , a qual eu acho pertinente porém incompleta, levantei aqui e em outros forúns essa questão, para quem sabe em outra reunião lá Brasília a coisas fiquem mais clara e até mais fáceis.

PORTARIA Nº4, DE 19 DE MARÇO DE 2009

Considerando o que consta do Processo IBAMA nº 02001.001320/2003-53, resolve:

Art. 1º Estabelecer normas gerais para o exercício da pesca amadora em todo território nacional, inclusive competições e cadastros de entidades da pesca amadora junto ao IBAMA.
ArI - Pt. 2º Para efeito desta Portaria entende-se por:
esca Amadora - aquela praticada por brasileiros ou estrangeiros com a finalidade de lazer, turismo e desporto, sem finalidade comercial.
II - Pesca Esportiva - modalidade da pesca amadora em que é obrigatória a prática do pesque e solte, sendo vedado o direito à cota de transporte de pescados, prevista na legislação.



zeca escreveu:Discordo de você Marlúcio.

Na minha palestra que tentei fazer na reunião com o MPA - da qual vc não concordou e achou até que perdemos muito com ela, eu tentei colocar mais claramente o meu pensamento de pesca esportiva - Acho que seria mais leal da sua parte, sendo meu amigo e estando presente na palestra, concordando ou não com ela, pelo menos citar o início do seu questionamento - pois não custa nada dar crédito.

Quem quiser a minha palestra - aqui segue link postado no site Pesca Nordeste - http://pescanordeste.com.br/forum/viewt ... c&start=15

Este assunto já foi amplamente discutido aqui no Caterva em outras oportunidades - segue ai o link: viewtopic.php?t=52670&highlight=

Vamos falar de história.
Quando este conceito foi introduzido no nosso meio - ele veio quase como sinônimo do PESQUE-E-SOLTE. E esta foi a maneira da qual os apresentadores de TV (pescadores) tiveram de introduzir um novo comportamento. Porque a coisa toda precisava de um nome. Então nós ainda entendemos como PESCA ESPORTIVA a prática do pescar e soltar - mas sinceramente, NA MINHA OPINIÃO, NÃO TEM RELAÇÃO ALGUMA.

Vou colocar aqui algumas descrições importantes para o nosso entendimento. Assim como fiz em minha palestra.

O que é pesca esportiva?
PESCA ESPORTIVA é o mesmo que pesque-e-solte?


O que é esporte?
Desporto ou esporte é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que GERALMENTE visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por um confederação regente e competitividade entre opostos.

A Lei Pelé define o que é esporte e é a lei que temos no Brasil, e portanto, se quisermos trabalhar dentro da lei... esta é a definição que o Ministério dos Esportes entendem como o que é esporte.

LEI Nº 9.615, DE 24 DE MARÇO DE 1998.
Art. 3o O desporto pode ser reconhecido em qualquer das seguintes manifestações:
I - desporto educacional, praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando-se a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer;
II - desporto de participação, de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes na plenitude da vida social, na promoção da saúde e educação e na preservação do meio ambiente;
III - desporto de rendimento, praticado segundo normas gerais desta Lei e regras de prática desportiva, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados e integrar pessoas e comunidades do País e estas com as de outras nações.
       
Parágrafo único. O desporto de rendimento pode ser organizado e praticado:
I - de modo profissional, caracterizado pela remuneração pactuada em contrato formal de trabalho entre o atleta e a entidade de prática desportiva;
II - de modo não-profissional, identificado pela liberdade de prática e pela inexistência de contrato de trabalho, sendo permitido o recebimento de incentivos materiais e de patrocínio.  (Redação dada pela Lei nº 9.981, de 2000)

COMPORTAMENTO
Sim, reconheço que o comportamento padrão de quem pesca esportivamente é sim pescar-e-soltar, no entanto, esta prática não caracteriza como pesca esportiva - é simplesmente um comportamento e deve ser entendido assim - pois é individual...

Pesca esportiva não é pesque e solte
Na minha opinião, pesca esportiva é o ato de pescar sem que o objetivo FIM da pescaria seja o abate e/ou transporte de pescado.

Ou seja, o ato de pescar por pescar.

O fato da cota zero de transporte foi uma maneira PROMOCIONAL que foi proposta para que as pessoas tenham um atrativo e uma diferenciação, aproveitando o fato de que a maioria é praticante do pesque-e-solte, e que esta prática é menos nociva ao meio-ambiente - criando uma categoria chamada pescador esportivo e com isso ele abdicar do transporte do pescado. Ou seja, ele pode pescar como quiser, comer quantos quiser, mas não poderá ter direito a cota de transporte de pescado, que pode variar de estado para estado.

Esta foi APENAS uma maneira promocional de divulgar o que chamamos de pesca esportiva.
Esta portaria já foi discutida aqui também...

viewtopic.php?t=33512&highlight=esportiva

E pelo que me parece ela havia sido REVOGADA e depois voltou a ser válida... existe ainda uma discussão sobre esta classificação e sabemos que ela não está certa, uma vez que ela tenta forçar o uso de certos equipamentos e práticas - que sinceramente não é correto. Eu por exemplo, não gosto e não uso anzol com farpas amassadas - já usei, mas nnao uso mais, pois nunca ví tanta diferença assim a não ser que eu perco mais peixes na pescaria.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Marlúcio Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 634
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 12:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Marlúcio Ferreira » Qua Set 08, 2010 2:59 pm

Zeca, como se trata de uma discussão quase que didática, gostaria que você colocasse de maneira clara a definição que você acha pertinente para Pesca Esportiva.

Obrigado

Marlúcio Ferreira
"Não é nada pessoal, são só negócios."
Objetivo:
Divulgar a pesca esportiva como meio sustentável e de equilibrio do meio ambiente, com um simples lema :"PESCAR PARA PRESERVAR".
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”