Licença de Pesca Amadora...

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Licença de Pesca Amadora...

Mensagem por Fábio B. » Qui Nov 18, 2004 3:29 pm

Muito boa tarde pessoal,
Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito da lincença de pesca amadora, pois eu não tenho e pra falar a verdade não sei se vou fazer... (R$ 60,00 é muito pela quantidade que pesco! :lol: ) Quero que me convençam do contrário e me mostrem pq é necessário ter a lincença. Quem tem? Pra que ter? E falando sério, se tem, alguma vez já usou?

Abraços,
Fábio
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Re: Licença de Pesca Amadora...

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qui Nov 18, 2004 4:07 pm

Fabio escreveu:Muito boa tarde pessoal,
Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito da lincença de pesca amadora, pois eu não tenho e pra falar a verdade não sei se vou fazer... (R$ 60,00 é muito pela quantidade que pesco! :lol: ) Quero que me convençam do contrário e me mostrem pq é necessário ter a lincença. Quem tem? Pra que ter? E falando sério, se tem, alguma vez já usou?

Abraços,
Fábio
Fábio.. eu tenho essa porcaria dessa licença e confesso para vc que é o meu 2º ano licenciado e vou para o terceiro.. ou seja.. pagarei de novo..

o lance é q existe risco de ser fiscalizado e imagine.. .. o q são 5 reais por mês ? (5 x 12 = 60 mangos)

vale a pena fazer a licença sim.. imagina vc com todo seu equipamento de fly apreendido por causa da sua mão de vaquice ..rs..?
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Qui Nov 18, 2004 4:27 pm

Valeu pelo ponto de vista Oga, mas será que esses mesmos 60 reais não pagam um florestal corrupto caso venha a ser fiscalizado? E no seu caso já seriam 180, certo? Claro que tudo com aquela boa conversa pra que ainda a gente não se f*** por suborno! Mas me diga, alguma vez já precisou tirar a licença do bolso??

Abraço,
Fábio
Avatar do usuário
Antonio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 534
Registrado em: Sex Set 10, 2004 10:58 am
Cidade:

na minha opinião

Mensagem por Antonio » Qui Nov 18, 2004 4:55 pm

Eu prefiro ter, mesmo que não se use, afinal, se me pararem, eu tenho os meus direitos..., eu e o Oga sempre conversamos a respeito disso, e só por pensar no custo dos equipamentos que podem ser apreendidos caso a licensa não esteja em dia...
BRASIL - O PAÍS DA IMPUNIDADE...
“Viver bem é a melhor vingança. Mas arrancar o coração
ainda pulsante dos inimigos também é bem bacana.”
Avatar do usuário
Leo do Mangue
ANZOL DE OURO
Mensagens: 998
Registrado em: Qui Set 23, 2004 10:39 am
Cidade:

Mensagem por Leo do Mangue » Qui Nov 18, 2004 5:06 pm

Fabio escreveu:Valeu pelo ponto de vista Oga, mas será que esses mesmos 60 reais não pagam um florestal corrupto caso venha a ser fiscalizado? E no seu caso já seriam 180, certo? Claro que tudo com aquela boa conversa pra que ainda a gente não se f*** por suborno! Mas me diga, alguma vez já precisou tirar a licença do bolso??

Abraço,
Fábio

Nobre Fábio..

Não sou ninguém para dizer o que é certo ou errado. Muito menos para dar lição de moral e nem é essa a intenção. O que segue abaixo é apenas um relato de como eu vejo a situação.

Eu tirei minha licença não tem um mês.... mas já usei minha licença sim, no final de semana passado, pescando no Rio Saí-mirim em Itapoá. Não precisei mostrar pra ninguém a minha licença de pesca, mas eu sei que ela estava comigo e que eu estava seguro pescando sem correr o risco de perder todo o meu equipamento por uma "bobeira" de 5 reais por mês... "Bobeira" entre aspas por que foi duro pra mim gastar 60 pila pra poder pescar. Tb achei caro pra caramba (e a patroa mais ainda) :D.

Daí falei com o Oga.... ele me deu o parecer dele, e foi o mesmo que ele te passou.
Eu fiz as contas e por baixo, meu equipamento de pesca vale uns 450 reais. Num é muito, até por que num posso gastar demais com essas coisas devido ao orçamento doméstico, mas vai doer se eu for comprar tudo de novo. Fora a multa que terei que pagar se for pego sem licença.... daí que eu num vou comprar minha carretilha (que é o meu xodó) de novo tão cedo.

:oops: Já passei apertos de estar embarcado em baía em um barquinho de 5 metros de alumínio, pescando, e observar uma embarcação de fibra cinza vir de longe para encostar ao lado do nosso barco - ficou fácil de ler "Polícia Marítima" no casco de fibra - para "dar uma geral". Se fosse o IBAMA, eu não tinha licença na época e estaria bastante encrencado.

:lol: Olha eu sei que eu paguei os 60 reais e ano que vem vou pagar de novo... e por aí vai. Até porque se eu tiver uma oportunidade de ir pescar no Pantanal, ou até em Palmital mesmo (Garuva) os guias de pesca vão me pedir a licença para poderem me levar. Sem lincença eles num fazem negócio por que a responsabilidade é deles. :!:

Outra: se você estiver pescando em qualquer lugar com um companheiro, embarcado, e a fiscalização bater e pedir a licença, por mais que seu amigo tenha a licença e você não, será muito complicado do seu amigo sair ileso da situação. Você estará comprometendo todo o material de pesca que estiver no barco, pois você com certeza não terá nota fiscal de cada ítem do equipamento - nem seu amigo - para provar o que é de quem. :wink:

:?: Não sei exatamente o que é feito com o dinheiro destas licenças. Eu sei que eu rezo a cada dia para que aumentem e muito a fiscalização em prol de proteger e preservar a natureza. E espero que este dinheiro ajude nisso.
:wink: Prefiro eu pensar que essa grana vai ser usada para algo útil. Assim como eu faço a minha parte em preservar a natureza como eu posso - e não posso muito pois sou um mero pescador amador - , espero que este dinheiro ajude o Ibama a fazer mais do que eu posso fazer, já que o Ibama é um órgão governamental e tem muito mais poderes do que eu.

Saca a idéia? :D
Leo Mange
Pescador sonhador e Analista Web
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qui Nov 18, 2004 5:23 pm

Estou no meu segundo ano de carteira e vou para o terceiro - mesmo que eu nunca use, se todos pagassem talvez teriamos mais condicoes. Então, se é necessário ter a carteira e é errado pescar sem a mesma, melhor fazer, porque basta uma vez que precisar dela pra perder todo o seu equipamento e vai ficar com um preju muito maior que 60 reais.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qui Nov 18, 2004 5:36 pm

Fabio escreveu:Valeu pelo ponto de vista Oga, mas será que esses mesmos 60 reais não pagam um florestal corrupto caso venha a ser fiscalizado? E no seu caso já seriam 180, certo? Claro que tudo com aquela boa conversa pra que ainda a gente não se f*** por suborno! Mas me diga, alguma vez já precisou tirar a licença do bolso??

Abraço,
Fábio
Nao.. eu nunca precisei.. mas qndo corri o risco de ser fiscalizado eu estava com a licenca...

Agora.. para que fomentar esse outro "canal" de verbas ? Eu nao.. prefiro pegar a licenca, esfregar na cara do fiscal e nao dar oportunidade para eles... sessentao ? esse valor ta dentro do meu orcamento..e nao questiono...

Fabiao.. nois q fomos para o Xingu sabemos desses riscos em virtude do Ata sempre comentar conosco da necessidade dessa licenca..

Nao vale a pena a gente correr o risco.. ver nosso equipamento apreendido.. o lance eh ter a licenca.. esfregar na cara do fiscal e boa...

sacou brother ?
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Qui Nov 18, 2004 6:00 pm

Zeca, Leo, Antônio e Oga! Valeu pelas explicações... não sabia desse lance de comprometer os cologas que se encontram na mesma embarcação.
Assim sendo, tô pensando em largar de ser mão de vaca e fazer a tal licença... rs...
Vocês estão quase me convencendo!

Abraços e mais uma vez obrigado!

Fábio
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qui Nov 18, 2004 6:02 pm

"quase" P***... achei q a gente ja tinha te convencido..rs..

e qndo vem pra ca ?
Avatar do usuário
Fabiano Gonsalves
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2129
Registrado em: Sex Nov 05, 2004 10:28 am
Cidade: Lapa
Estado: PR
Contato:

Mensagem por Fabiano Gonsalves » Sex Nov 19, 2004 9:19 am

eu fiz a carteira uma vez q fui pro MS e agora ja venceu, vou renovar daqui alguns dias, para evitar stress, valeu.... ....

Quando vai ter outro jantar?? Ou uma pescaria??
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sex Nov 19, 2004 9:28 am

Fabiano da lapa escreveu:eu fiz a carteira uma vez q fui pro MS e agora ja venceu, vou renovar daqui alguns dias, para evitar stress, valeu.... ....

Quando vai ter outro jantar?? Ou uma pescaria??
Grande Fabiano.. pizzas é geralmente 1 x ao mês nas primeiras terças.. pescarias..de repente o pessoal sempre se reúne e combina...fique ligado.r.s..

abraço
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Nov 19, 2004 10:53 am

Fábio,

Pago licença de pesca desde 1974 ... Foram pouquissimas vezes em que precisei mostrar ou utiliza-la, porém nem os 30 anos seguidos que venho pagando poderiam cobrir o prejuízo de ter o equipamento apreendido, o stress de estragar uma pescaria e a encheção de saco de ter um fiscal fuçando no meu equipamento ...

Pago e pago com gosto ...

No meu barco, só sai pescar se tiver licença, caso contrário, neca...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Sex Nov 19, 2004 6:20 pm

Tá certo Tio e demais colegas!!!
Vocês me convenceram! Já me cadastrei e imprimi o boleto de cobrança! rs... (Foi só pra poder pescar com vc Nerso! rs...)

Abraços,

Fábio
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Nov 19, 2004 10:40 pm

Fabio escreveu:Tá certo Tio e demais colegas!!!
Vocês me convenceram! Já me cadastrei e imprimi o boleto de cobrança! rs... (Foi só pra poder pescar com vc Nerso! rs...)

Abraços,

Fábio
Chiiiiii ... Logo agora que resolvi vender meu barco ?? ...rs..
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Andrez mineiro

licença de pesca

Mensagem por Andrez mineiro » Ter Nov 23, 2004 11:56 am

Fábio,como eu pesco somente no meu estado,pago anualmente a licença de pesca pelo IEF,que é mais barata(R$ 35,00 embarcado)e a região onde pesco é muito fiscalizada.Esse ano mesmo já tomei uma ferrada dos homi que não dá prá esquecer,R$ 52,40 e mais R$ 52,40 da minha mulher que pesca também.Eu sou obrigado a pagar por causa do rio que eu pesco,todo ano.
Andrez
Fabio escreveu:Tá certo Tio e demais colegas!!!
Vocês me convenceram! Já me cadastrei e imprimi o boleto de cobrança! rs... (Foi só pra poder pescar com vc Nerso! rs...)

Abraços,

Fábio
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Ter Nov 23, 2004 12:16 pm

É verdade Andrez, acho que no fim das contas sai bem mais barato pagar e andar com a licença!

Abraço,

Fábio
Avatar do usuário
Pércio Pereira
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Nov 03, 2004 2:42 pm
Cidade:

Mensagem por Pércio Pereira » Sáb Nov 27, 2004 6:09 pm

Fabio e Pessoal
Estou retornando de uma pescaria no Amazonas, e antes de embarcar o dono do barco-hotel perguntou se todos havia tirado a Licença para Pesca Esportiva no Estado do Amazonas, conforme ele havia solicitado. O fato é que se a fiscalização pegar, ele disse que a multa é de 20mil, fora os prejuízos individuais. Todos haviam retirado (60,00 também). O fato é que esta licença, como também acontece no estado do Mato Grosso do Sul não substitui a licença do Ibama, ao que parece e tenho conhecimento.
Assim, como minha licença do Ibama expirou há 6 meses, vou ter que tirar outra do Ibama agora, pois pretendo pescar muito em Dezembro (férias) em SP e MG.
De toda forma, prefiro pagar e pescar tranquilo.
Um abraço
Pércio
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Nov 28, 2004 11:41 pm

Pois bem Amigos ...
Disse aqui e em alguns outros fóruns dos quais participo ... ...
Pagar a licensa de pesca é importante e primordial, sem ela, como podemos exigir qualquer coisa dos órgãos competentes ?
Pode ser que eles não façam nada, mas nós estamos fazendo a nossa parte ...
E para quem não conhece ainda, olha a minha primeira licensa ... É de 02/01/1974 ... Boa parte de vcs não haviam nascido ainda ...rs...
Nesta foto, estava com 18 anos ...rs...

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por NELSON MACIEL em Dom Ago 04, 2013 8:51 pm, em um total de 1 vez.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Fabiano Gonsalves
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2129
Registrado em: Sex Nov 05, 2004 10:28 am
Cidade: Lapa
Estado: PR
Contato:

Mensagem por Fabiano Gonsalves » Seg Nov 29, 2004 8:52 am

ja se pescava essa epoca??? hahahhehehe
Avatar do usuário
Alysson Siqueira
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 185
Registrado em: Sex Nov 12, 2004 9:51 am
Cidade:

Mensagem por Alysson Siqueira » Seg Nov 29, 2004 8:56 am

Naquela época se pescava com arco e flecha! hehehe

Bela cabeleira, Nelson!

Abraço,
Alysson
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Nov 29, 2004 9:21 am

Ainda tenho a minha primeira vara e meu primeiro molinete ...
Levarei na próxima pizza para vcs os vê-los ...rs...
É uma vara Grilon e um molinete Ascot ...
O primeiro é este aí abaixo ...
O outro é um Paoli ...


Imagem

Imagem

Imagem
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Seg Nov 29, 2004 12:23 pm

Tá bonito na foto hein! rs.
Abraço,
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Nov 29, 2004 1:09 pm

Já se passaram mais de 31 anos depois daquela foto ...rs...
A experiência de vida acumulada foi muito proveitosa ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Ter Nov 30, 2004 12:37 am

Nem me fale... ainda faltavam 3 anos pra eu nascer! Espero poder ter uma vida longa na pescaria assim com você! Experiência é o que não te falta.. assim sendo, saiba que vou te pentelhar muito em busca de mais dicas e informações!
Abraço,
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Nov 30, 2004 9:37 am

... Estou às ordens ...
Em 74 eu já tinha uns 10 anos de pesca ... Só que como menor de idade, não havia necessidade da "carteirinha de pescador"...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Nov 30, 2004 10:02 am

NELSON MACIEL escreveu:Ainda tenho a minha primeira vara e meu primeiro molinete ...
Levarei na próxima pizza para vcs os vê-los ...rs...
É uma vara Grilon e um molinete Ascot ...
O primeiro é este aí abaixo ...
O outro é um Paoli ...


Imagem

Imagem

Imagem
Nelson, eu tb tenho as minhas duas primeiras varas e apenas um dos molinetes - o outro meu pai emprestou e o cara nunca devolveu, era um paoli tb - E uma das varas é uma grilon tb - de acordo com um rod maker daqui de BH foi uma das primeiras varas da grilon no Brasil. Uso ela até hoje - já pesquei até pirarara com ela.

Show de bola. A outra é uma vara telescopica e eh uma vara hibrida de molinete e de fly ao mesmo tempo - tem dois reel seat - um para molinete e outro pra carretilha de fly - só fui descobrir isso quando conheci o fly, varinha louca esta... hehehehe

vou fotografar pra vcs verem.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Nov 30, 2004 10:10 am

Zeca ... ... Vc levou esta grilon lá no Xingu, não ?
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Nov 30, 2004 12:28 pm

Sim, levei... ela mesma... adoro esta varinha...
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Nov 30, 2004 3:54 pm

Me lembro ...rs... Te perguntei se era para pescar Marlin ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Fabiano Gonsalves
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2129
Registrado em: Sex Nov 05, 2004 10:28 am
Cidade: Lapa
Estado: PR
Contato:

Mensagem por Fabiano Gonsalves » Ter Nov 30, 2004 4:32 pm

olha ai Fabio o que eu achei:

***É cada dia maior o número de pescadores amadores no Brasil. Rios, lagos, reservatórios artificiais, uma enorme extensão de mar, uma grande diversidade de peixes esportivos e uma ampla divulgação da atividade, por meio da mídia especializada (revistas e programas de pesca amadora), além de eventos específicos como feiras, torneios e festivais de pesca, têm contribuído para esse crescimento. Modernos equipamentos e materiais de pesca já podem ser adquiridos em lojas especializadas, mas, antes de começar a pescaria, o pescador amador deve ter em mãos a Licença para Pesca Amadora.

A Licença para Pesca Amadora é obrigatória para todo pescador que utiliza molinete/carretilha ou pesca embarcado. Não sendo filiado a qualquer clube ou associação de pesca, o aposentado ou maior de 65 anos (60 anos no caso de mulheres) é isento do pagamento da licença.

O licenciamento é a forma que os governos federal e estaduais dispõem para controlar a exploração dos recursos pesqueiros e arrecadar recursos para implementação de planos de gerenciamento e fiscalização do meio ambiente, de forma a garantir a manutenção dos estoques pesqueiros. Licenciando-se, o pescador estará garantindo suas futuras pescarias.

O pescador amador devidamente licenciado está apto a pescar, observando as seguintes normas:

utilizar linha de mão, caniço simples, caniço com molinete ou carretilha, e anzóis simples ou múltiplos, com isca natural ou artificial, puçá e tarrafa (esta última somente no mar)

obedecer o limite de captura

respeitar o tamanho mínimo de captura e os períodos de defeso
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”