"Chumbada" ecologicamente correta

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Xico Jorge
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2075
Registrado em: Qua Nov 30, 2005 7:45 pm
Cidade:

Mensagem por Xico Jorge » Qua Mar 05, 2008 4:22 pm

Talvez o caso não seja de fundir, mas de se aproveitar exatamente sobras da produção industrial. Me lembrei agora que já vi muita gente usando velas de carro usadas como chumbada para pesca de praia la na Bahia. Talvez seja uma boa idéia, mas não sei exatamente a composição dessas velas.
Carinho e afeto não combinam com elegância. Abaixo a elegância!
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Mar 05, 2008 4:40 pm

Xico Jorge escreveu:Talvez o caso não seja de fundir, mas de se aproveitar exatamente sobras da produção industrial. Me lembrei agora que já vi muita gente usando velas de carro usadas como chumbada para pesca de praia la na Bahia. Talvez seja uma boa idéia, mas não sei exatamente a composição dessas velas.
Cerâmica e aço... se não me engano... sei que a cerâmica tem alterações, mas não sei quais... pelo que saiba não são tóxicas...

Mas vale a pena, pensando no que você disse, os preços realmente seriam bem 'baixos' já que as sobras são altas...

O maior problema seria comprar 10 Kgs de ferrada(chumbada de ferro) e perder os 10 Kgs na praia por causa da oxidação... se bem que WD40 neles... rs... kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
robertão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 244
Registrado em: Ter Out 30, 2007 10:15 pm
Cidade:

Mensagem por robertão » Qua Mar 05, 2008 6:03 pm

Diego
quando eu falei em esfera de vidro com mercurio dentro, foi prá f***er de vez com o argumento de que se isso ou aquilo é mais caro, vamos continuar usando chumbo mesmo, como alguém disse. Porque mercurio dentro do vidro é certeza de mercúrio dentro d'água correto?
pensei que vc tinha entendido assim e estava tirando uma. me desculpe
NA PESCARIA, COMIGO É ASSIM : A PICANHA VAI MUGINDO PRÁ MESA E O PEIXE VAI DE VOLTA PRÁ REPRESA
Imagem
Avatar do usuário
robertão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 244
Registrado em: Ter Out 30, 2007 10:15 pm
Cidade:

Mensagem por robertão » Qua Mar 05, 2008 6:06 pm

Xico Jorge escreveu:Talvez o caso não seja de fundir, mas de se aproveitar exatamente sobras da produção industrial. Me lembrei agora que já vi muita gente usando velas de carro usadas como chumbada para pesca de praia la na Bahia. Talvez seja uma boa idéia, mas não sei exatamente a composição dessas velas.
Porcelana,duraluminio, aço carbono. Tudo melhor que chumbo. O problema é que todas tem o mesmo tamanho e peso o que deixa o pescador sem opções.
mas muita gente usa para arremesso.
NA PESCARIA, COMIGO É ASSIM : A PICANHA VAI MUGINDO PRÁ MESA E O PEIXE VAI DE VOLTA PRÁ REPRESA
Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Mar 05, 2008 7:52 pm

robertão escreveu:Diego
quando eu falei em esfera de vidro com mercurio dentro, foi prá f***er de vez com o argumento de que se isso ou aquilo é mais caro, vamos continuar usando chumbo mesmo, como alguém disse. Porque mercurio dentro do vidro é certeza de mercúrio dentro d'água correto?
pensei que vc tinha entendido assim e estava tirando uma. me desculpe
Robertão, desculpa... estava reativo hoje pela manhã e não entendi a brincadeira... rs... foi maus...

Agora no início da noite estou menos 'atarefado', fica mais fácil de entender as coisas...

mas mercúrio seria uma das piores idéias... isso eu concordo... rs... kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk... melhor o chumbo... rs...

Mas volto a falar, prefiro, 100% o FERRO ou cobre, apesar de saber que o Cobre está a preço de Ouro, estão roubando tudo que é fio... rs...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Qui Mar 06, 2008 9:39 am

Diego escreveu:
robertão escreveu:Diego
quando eu falei em esfera de vidro com mercurio dentro, foi prá f***er de vez com o argumento de que se isso ou aquilo é mais caro, vamos continuar usando chumbo mesmo, como alguém disse. Porque mercurio dentro do vidro é certeza de mercúrio dentro d'água correto?
pensei que vc tinha entendido assim e estava tirando uma. me desculpe
Robertão, desculpa... estava reativo hoje pela manhã e não entendi a brincadeira... rs... foi maus...

Agora no início da noite estou menos 'atarefado', fica mais fácil de entender as coisas...

mas mercúrio seria uma das piores idéias... isso eu concordo... rs... kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk... melhor o chumbo... rs...

Mas volto a falar, prefiro, 100% o FERRO ou cobre, apesar de saber que o Cobre está a preço de Ouro, estão roubando tudo que é fio... rs...
O ferro é a melhor alternativa com certeza. tem muitos pescadores de praia que pintam a chumbada por enfeite apenas. Se a pintura for feita de maneira correta, pode proteger da oxidação. Não sei o preço... vale a pena em comparação com o chumbo ?
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qui Mar 06, 2008 9:57 am

alexandre_sms escreveu:
Diego escreveu:
robertão escreveu:Diego
quando eu falei em esfera de vidro com mercurio dentro, foi prá f***er de vez com o argumento de que se isso ou aquilo é mais caro, vamos continuar usando chumbo mesmo, como alguém disse. Porque mercurio dentro do vidro é certeza de mercúrio dentro d'água correto?
pensei que vc tinha entendido assim e estava tirando uma. me desculpe
Robertão, desculpa... estava reativo hoje pela manhã e não entendi a brincadeira... rs... foi maus...

Agora no início da noite estou menos 'atarefado', fica mais fácil de entender as coisas...

mas mercúrio seria uma das piores idéias... isso eu concordo... rs... kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk... melhor o chumbo... rs...

Mas volto a falar, prefiro, 100% o FERRO ou cobre, apesar de saber que o Cobre está a preço de Ouro, estão roubando tudo que é fio... rs...
O ferro é a melhor alternativa com certeza. tem muitos pescadores de praia que pintam a chumbada por enfeite apenas. Se a pintura for feita de maneira correta, pode proteger da oxidação. Não sei o preço... vale a pena em comparação com o chumbo ?
Acredito que saia quase elas por elas, ou até um pouquinho, pouco mesmo, mais caro, já que o chumbo tem o ponto de fusão a temperaturas mais baixas que o ferro... depois tem a pintura, não sou a favor, já que a tinta também contém chumbo(tá... tá... sei em bem menores quantidades, mas tem).

Sei que mesmo assim é melhor... rs... precisamos ver se achamos algo do gênero...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Qui Mar 06, 2008 10:50 am

Diego escreveu:
alexandre_sms escreveu:
Diego escreveu:
robertão escreveu:Diego
quando eu falei em esfera de vidro com mercurio dentro, foi prá f***er de vez com o argumento de que se isso ou aquilo é mais caro, vamos continuar usando chumbo mesmo, como alguém disse. Porque mercurio dentro do vidro é certeza de mercúrio dentro d'água correto?
pensei que vc tinha entendido assim e estava tirando uma. me desculpe
Robertão, desculpa... estava reativo hoje pela manhã e não entendi a brincadeira... rs... foi maus...

Agora no início da noite estou menos 'atarefado', fica mais fácil de entender as coisas...

mas mercúrio seria uma das piores idéias... isso eu concordo... rs... kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk... melhor o chumbo... rs...

Mas volto a falar, prefiro, 100% o FERRO ou cobre, apesar de saber que o Cobre está a preço de Ouro, estão roubando tudo que é fio... rs...
O ferro é a melhor alternativa com certeza. tem muitos pescadores de praia que pintam a chumbada por enfeite apenas. Se a pintura for feita de maneira correta, pode proteger da oxidação. Não sei o preço... vale a pena em comparação com o chumbo ?
Acredito que saia quase elas por elas, ou até um pouquinho, pouco mesmo, mais caro, já que o chumbo tem o ponto de fusão a temperaturas mais baixas que o ferro... depois tem a pintura, não sou a favor, já que a tinta também contém chumbo(tá... tá... sei em bem menores quantidades, mas tem).

Sei que mesmo assim é melhor... rs... precisamos ver se achamos algo do gênero...
Gostei, o ferro pode ser trabalhado, mantendo assim a aeropinamica para arremeço. O ferro tem o custo e o peso semelhante. Mas ainda tem a questão de proteção de oxidação... ja que a tinta não é a melhor escolha... o que seria ? Talvez uma camada externa de plastico... ?
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qui Mar 06, 2008 11:06 am

alexandre_sms escreveu:
Gostei, o ferro pode ser trabalhado, mantendo assim a aeropinamica para arremeço. O ferro tem o custo e o peso semelhante. Mas ainda tem a questão de proteção de oxidação... ja que a tinta não é a melhor escolha... o que seria ? Talvez uma camada externa de plastico... ?
Tinta é melhor, com certeza... a camada é fina, a quantidade de chumbo também... além disso qtos. Kgs de tinta tem que sair das 'ferradas' prá poluir a quantidade que uma chumbada do mesmo peso da 'ferrada'????

Essa é uma questão bem difícil de responder, mas sou a favor da tinta.... acho que vendo tudo isso chegamos a um consenso e conseguimos definir alguma coisa... rs...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Qui Mar 06, 2008 11:11 am

Legal... agora só falta uma fundição disposta a investir nisso. :D
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Xico Jorge
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2075
Registrado em: Qua Nov 30, 2005 7:45 pm
Cidade:

Mensagem por Xico Jorge » Qui Mar 06, 2008 11:42 am

Diego e Alexandre, estava aqui pensando com meus botões; e se revestíssemos os pesos de ferro com algum material como a própria cerâmica ou mesmo um plástico. Tipo mergulhar o pedaço de ferro em silicone líquido, será que não ficaria legal.
Carinho e afeto não combinam com elegância. Abaixo a elegância!
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qui Mar 06, 2008 11:48 am

Xico Jorge escreveu:Diego e Alexandre, estava aqui pensando com meus botões; e se revestíssemos os pesos de ferro com algum material como a própria cerâmica ou mesmo um plástico. Tipo mergulhar o pedaço de ferro em silicone líquido, será que não ficaria legal.
Silicone líquido é legal, polui pouco. Plásticos sou 'contra', cerâmica acho que elevaria o custo... acredito que o silicone seja a melhor das hipóteses... ou até mesmo o famozíssimo WD40 antes de ir prá água e depois de voltar de lá...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Qui Mar 06, 2008 1:26 pm

Diego escreveu:
Xico Jorge escreveu:Diego e Alexandre, estava aqui pensando com meus botões; e se revestíssemos os pesos de ferro com algum material como a própria cerâmica ou mesmo um plástico. Tipo mergulhar o pedaço de ferro em silicone líquido, será que não ficaria legal.
Silicone líquido é legal, polui pouco. Plásticos sou 'contra', cerâmica acho que elevaria o custo... acredito que o silicone seja a melhor das hipóteses... ou até mesmo o famozíssimo WD40 antes de ir prá água e depois de voltar de lá...
Ceramica é custo e durabilidade que vão atrapalhar. O silicone não vai durar nada... tem que ter uma área onde será amarrado ou usado o snap... o silicone não vai aguentar muito tempo... O plastico demora para se deteriorar, mas é mais resistente que o silicone.
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qui Mar 06, 2008 3:30 pm

alexandre_sms escreveu:
Diego escreveu: Silicone líquido é legal, polui pouco. Plásticos sou 'contra', cerâmica acho que elevaria o custo... acredito que o silicone seja a melhor das hipóteses... ou até mesmo o famozíssimo WD40 antes de ir prá água e depois de voltar de lá...
Ceramica é custo e durabilidade que vão atrapalhar. O silicone não vai durar nada... tem que ter uma área onde será amarrado ou usado o snap... o silicone não vai aguentar muito tempo... O plastico demora para se deteriorar, mas é mais resistente que o silicone.
Sim... mas poluiria mais... mas se for aquele plástico mais 'porcaria', que desmancha fácil, até é aceitável, só que acabará protegendo o Aço, que por sua vez, não irá deteriorar, ou seja, teremo ao invés de chumbo, aço e plástico no fundo dos rios???? acho que seria egoísmo de nossa parte gastarmos menos prá poluírmos mais... concorda????
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Qui Mar 06, 2008 5:10 pm

Diego escreveu:
alexandre_sms escreveu:
Diego escreveu: Silicone líquido é legal, polui pouco. Plásticos sou 'contra', cerâmica acho que elevaria o custo... acredito que o silicone seja a melhor das hipóteses... ou até mesmo o famozíssimo WD40 antes de ir prá água e depois de voltar de lá...
Ceramica é custo e durabilidade que vão atrapalhar. O silicone não vai durar nada... tem que ter uma área onde será amarrado ou usado o snap... o silicone não vai aguentar muito tempo... O plastico demora para se deteriorar, mas é mais resistente que o silicone.
Sim... mas poluiria mais... mas se for aquele plástico mais 'porcaria', que desmancha fácil, até é aceitável, só que acabará protegendo o Aço, que por sua vez, não irá deteriorar, ou seja, teremo ao invés de chumbo, aço e plástico no fundo dos rios???? acho que seria egoísmo de nossa parte gastarmos menos prá poluírmos mais... concorda????
Diego... até cocordo com vc, o problema é o mesmo que falei pro Robertão... concordamos eu, vc e 10% dos pescadores do Brasil. Aposto que nem mesmo todos os do Caterva concordam. Todos sabem que o bolso é onde todo brasileiro sente mais e para uma idéia ser aceita pelas massas, tem que seguir essa regra.
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qui Mar 06, 2008 5:51 pm

alexandre_sms escreveu: Diego... até cocordo com vc, o problema é o mesmo que falei pro Robertão... concordamos eu, vc e 10% dos pescadores do Brasil. Aposto que nem mesmo todos os do Caterva concordam. Todos sabem que o bolso é onde todo brasileiro sente mais e para uma idéia ser aceita pelas massas, tem que seguir essa regra.
Penso até diferente... se 10% começar, o resto vem atrás... não tem jeito... e digo, esse é o problema.

se o Brasil depender só dos 90% estamos mortos, imagina como seria o Brasil, se os 90% pobres resolvem ficar pobres, tamos ferrados, imagina só os 10% sustentando...

Acho que tem como reverter e não custa alguém começar...

Eu não uso chumbada faz uns 4 anos, até mais... nunca mais fiz uma pescaria de espera...

Mas se for fazer, prometo, para os meus filhos não usar chumbo.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”