"Chumbada" ecologicamente correta

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

"Chumbada" ecologicamente correta

Mensagem por Alexandre Blumel » Ter Mar 04, 2008 11:20 am

Na biblia do pescador 2008 se fala muito em chumbadas ecologicamente corretas, ou seja... sem chumbo. Alguém ja viu alguma assim ? De que material são feitas ? Formas e peso para arremesso são os mesmos do chumbo ?
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Glayson Pereira - Glico
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1177
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 7:10 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Glayson Pereira - Glico » Ter Mar 04, 2008 12:31 pm

Pelo menos as q eu vi aqui na região, são a mesma coisa q chumbo, com uma cor diferente meio avermelhada, o q muda é o preço, aqui é bemmmmmmmmm mais cara.

Abraço,
Glico.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Mar 04, 2008 12:42 pm

Não é chumbo não ... Sãom feitas de cerâmica, ou seja, barro. São cozidas em forno. O problema delas é o peso específico do material, por ser muito menor que o chumbo, seu volume é maior ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Ter Mar 04, 2008 1:14 pm

NELSON MACIEL escreveu:Não é chumbo não ... Sãom feitas de cerâmica, ou seja, barro. São cozidas em forno. O problema delas é o peso específico do material, por ser muito menor que o chumbo, seu volume é maior ...
Ai nem vale a pena usar então. Embora tenha os beneficios ecologicos, vou perder na pesca.
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Fabricio Tabata
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1603
Registrado em: Sex Ago 25, 2006 3:40 pm
Cidade:

Mensagem por Fabricio Tabata » Ter Mar 04, 2008 11:33 pm

...uso as de tungstênio...acho q são ecologicamente corretas tbm nao???
abs
Boas Pescarias!
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Qua Mar 05, 2008 12:45 am

pois é, de cerâmica ainda não tinha ouvido falar, mas de tungstênio sim, até já ouvi falar (não lembro da fonte, mas era quente, hehehe) que há a intenção de proibir a venda de chumbo para pesca, devido à sua toxicidade, e substituir pelo tungstênio.
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Mar 05, 2008 7:04 am

Os pesos de Tungstênio estão sendo muito utilizados na pesca de Black Bass. São carissímos. Esta substituição das peças em chumbo é mais intensa no Japão. Nos Estados Unidos o chumbo ainda é largamente utilizado na pesca com iscas vivas.

Aqui no Brasil, são raros os pescadores que utilizam as "chumbadas ecológicas" e mais raro os que utilizam Tugstênio. Apenas alguns que pescam Basses.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz » Qua Mar 05, 2008 8:11 am

Ja ouvi falar e li sobre chumbadas ecologicas...

Já faz algum tempo que só pesco com chumbadas e anzóis de OURO, um metal natural. Sendo assim, se rebentar a linha fico com minha consciência ecológica tranquila...
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Júnior Gabiru
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1877
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Júnior Gabiru » Qua Mar 05, 2008 9:03 am

"Peso para pesca do Black Bass, nas modalidades Texas e Carolina rigs. Este peso é feito em tungstênio, portanto tem metade do tamanho de um peso de chumbo. Pacote com 4 unidades de 1/4 oz (7g). Valor: R$ 33,60"

Quase vale a pena usar ouro mesmo Douglas.
Júnior
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Qua Mar 05, 2008 9:29 am

NELSON MACIEL escreveu:Os pesos de Tungstênio estão sendo muito utilizados na pesca de Black Bass. São carissímos. Esta substituição das peças em chumbo é mais intensa no Japão. Nos Estados Unidos o chumbo ainda é largamente utilizado na pesca com iscas vivas.

Aqui no Brasil, são raros os pescadores que utilizam as "chumbadas ecológicas" e mais raro os que utilizam Tugstênio. Apenas alguns que pescam Basses.
Equanto os preços não diminuirem, duvido que essa moda pegue.
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Xico Jorge
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2075
Registrado em: Qua Nov 30, 2005 7:45 pm
Cidade:

Mensagem por Xico Jorge » Qua Mar 05, 2008 9:50 am

Uso as chumbadas ecológicas já faz uns cinco anos e tenho revezado seu uso com as de chumbo.

Ela é de cerâmica e é bem mais leve que a de chumbo, suas vantagens são a cor que não se destaca junto ao fundo, a padronização dos orifícios que são de diâmetro maior - quem nunca se deparou com uma chumbada em que o orifício não permite a passagem da linha - e isso numa situação em que se precisa montar uma pernada na correria é de grande ajuda.

A principal desvantagem é que ela se quebra com facilidade principalmente quando molhadas, então se você está pescando próximo às pedras é preciso evitar pancadas porque senão vai ter que montar a pernada de novo.
Carinho e afeto não combinam com elegância. Abaixo a elegância!
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Mar 05, 2008 10:37 am

NELSON MACIEL escreveu:Não é chumbo não ... Sãom feitas de cerâmica, ou seja, barro. São cozidas em forno. O problema delas é o peso específico do material, por ser muito menor que o chumbo, seu volume é maior ...
Nossa, os caras também são bem 'burrões', né???
prá aumentar o peso da cerâmica basta usar chumbo no meio... derrrrrrrrrrrrrrr!!!! kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk...
alexandre_sms escreveu:Ai nem vale a pena usar então. Embora tenha os beneficios ecologicos, vou perder na pesca.
Ou pode deixar sua chumbada de chumbo e um dia comer um peixe contaminado e perder a vida... é... você tem escolha...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
robertão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 244
Registrado em: Ter Out 30, 2007 10:15 pm
Cidade:

Mensagem por robertão » Qua Mar 05, 2008 11:01 am

o peso de ceramica só atinge a gramatura indicada na peça depois de algum tempo de uso pois ele precisa absorver água o que o torna mais pesado, porém deixa o material mais quebradiço, como foi dito anteriormente pelo parceiro de MG.
O problema para aguas fortes e profundas ainda não se resolve com a ceramica, mas a maioria das rodadinhas podem muito bem serem feitas desta maneira.
Defender uso do chumbo é que não dá.
que tal mercúrio em esferas de vidro?
NA PESCARIA, COMIGO É ASSIM : A PICANHA VAI MUGINDO PRÁ MESA E O PEIXE VAI DE VOLTA PRÁ REPRESA
Imagem
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Qua Mar 05, 2008 11:06 am

robertão escreveu: Defender uso do chumbo é que não dá.
que tal mercúrio em esferas de vidro?
Robertão, concordo 100% com vc, mas para que a grande maioria compre essa idéia, precisamos de um substituto viavel... com o mesmo custo / beneficio do chumbo (ou proximo) e com medidas e formas semelhantes. Por exemplo, para uma pesca de arremesso, onde até a aerodinamica do chumbo interfere, não é nem um pouco viavel trocar por peso de ceramica.
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
robertão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 244
Registrado em: Ter Out 30, 2007 10:15 pm
Cidade:

Mensagem por robertão » Qua Mar 05, 2008 11:10 am

Gabiru_nh escreveu:"Peso para pesca do Black Bass, nas modalidades Texas e Carolina rigs. Este peso é feito em tungstênio, portanto tem metade do tamanho de um peso de chumbo. Pacote com 4 unidades de 1/4 oz (7g). Valor: R$ 33,60"

Quase vale a pena usar ouro mesmo Douglas.
Pesca esportiva para algumas modalidades é esporte caro.
O peixe é importado, as técnicas são importadas, fica dificil os custos serem nacionais ... onus e bonus.
lambari em curva de riacho com varinha de bambu linha 0,20 cupim de asa como isca em anzol mosquitinho sem chumbo... R$ 8,00
emoção, ...não tem preço rsrsrsrsrsrsrsr
NA PESCARIA, COMIGO É ASSIM : A PICANHA VAI MUGINDO PRÁ MESA E O PEIXE VAI DE VOLTA PRÁ REPRESA
Imagem
Avatar do usuário
robertão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 244
Registrado em: Ter Out 30, 2007 10:15 pm
Cidade:

Mensagem por robertão » Qua Mar 05, 2008 11:18 am

Robertão, concordo 100% com vc, mas para que a grande maioria compre essa idéia, precisamos de um substituto viavel... com o mesmo custo / beneficio do chumbo (ou proximo) e com medidas e formas semelhantes. Por exemplo, para uma pesca de arremesso, onde até a aerodinamica do chumbo interfere, não é nem um pouco viavel trocar por peso de ceramica.[/quote]
Estamos falando menos de pesca esportiva e tentando avaliar mais amplamente a questão dos pescadores que lançam verdadeiras poitas voadoras com linguiças de fundo e deixam na espera...nça de um peixe encontrar sua isca e se fisgar sozinho, é disto que vc está tratando imagino.
Bem, aí o trabalho é mudar a cultura do pescador que vem depois deste, é cuidar do filho, pois o pai já era, se eu não entendi a quais arremessos vc se refere me desculpe.
NA PESCARIA, COMIGO É ASSIM : A PICANHA VAI MUGINDO PRÁ MESA E O PEIXE VAI DE VOLTA PRÁ REPRESA
Imagem
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Qua Mar 05, 2008 11:27 am

robertão escreveu:Robertão, concordo 100% com vc, mas para que a grande maioria compre essa idéia, precisamos de um substituto viavel... com o mesmo custo / beneficio do chumbo (ou proximo) e com medidas e formas semelhantes. Por exemplo, para uma pesca de arremesso, onde até a aerodinamica do chumbo interfere, não é nem um pouco viavel trocar por peso de ceramica.
Estamos falando menos de pesca esportiva e tentando avaliar mais amplamente a questão dos pescadores que lançam verdadeiras poitas voadoras com linguiças de fundo e deixam na espera...nça de um peixe encontrar sua isca e se fisgar sozinho, é disto que vc está tratando imagino.
Bem, aí o trabalho é mudar a cultura do pescador que vem depois deste, é cuidar do filho, pois o pai já era, se eu não entendi a quais arremessos vc se refere me desculpe.[/quote]

Arremesso de praia... pesca de pé na areia. Não precisa me convencer, precisa convencer a grande maioria. Não adianta pesos ecológicos se não puder ser largamente difundido. O conceito de pesca esportiva, pesque e solte, já é difícil de pregar, imagina então falar para um pescador que tem que trocar a chumbada aerodinâmica dele de 5,00 por um peso de cerâmica que custa sei la... uns 10,00, não é aerodinâmico e ainda por cima quebra com facilidade... O problema de se fazer algo assim é tornar acessível a todos. É um dos motivos que plásticos reciclados mão são muito comercializados... o custo da grande maioria é maior do que o plástico não reciclado.
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Qua Mar 05, 2008 11:29 am

robertão escreveu:
Gabiru_nh escreveu:"Peso para pesca do Black Bass, nas modalidades Texas e Carolina rigs. Este peso é feito em tungstênio, portanto tem metade do tamanho de um peso de chumbo. Pacote com 4 unidades de 1/4 oz (7g). Valor: R$ 33,60"

Quase vale a pena usar ouro mesmo Douglas.
Pesca esportiva para algumas modalidades é esporte caro.
O peixe é importado, as técnicas são importadas, fica dificil os custos serem nacionais ... onus e bonus.
lambari em curva de riacho com varinha de bambu linha 0,20 cupim de asa como isca em anzol mosquitinho sem chumbo... R$ 8,00
emoção, ...não tem preço rsrsrsrsrsrsrsr
KKKKKKKKKKKK ... falou e disse !! :D
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
robertão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 244
Registrado em: Ter Out 30, 2007 10:15 pm
Cidade:

Mensagem por robertão » Qua Mar 05, 2008 11:30 am

Alexandre
Estava aqui me lembrando de um pessoal que pesca pacus em um ponto do rio Parana próximo a Paulicéia. Encontrei-os na loja de pesca comprando 50 chumbos de 60 gr. e não me contive, perguntei prá que tanto?
-pra pescar pacus
-como?
-pacus
-???
-a gente trabalha com a chumbada pendente num girador de 3 alças, usa linha 0,40 na carreta, 0,41 de fluor no lider e 0,25 no chumbo
-e daí?
-daí vamos rodando até chegar na pedreira onde os pacus ficam comendo a ceva que para
-entendi
-dai a pouco o chumbo acha uma greta de pedra e enrosca.
-e o que vc faz?
-nada, fico esperando o pacu comer a isca
-sei
-o bicho puxa, eu ferro ele, ele corre, arrebenta a linha da chumbada e começa a briga, a gente pega 7 a 8 pacus por dia, em 3 dias de pesca são 25 pacus
-legal são 1,5 kg de chumbo

1 barco 1,5 kg de chumbo se a moda pega...
NA PESCARIA, COMIGO É ASSIM : A PICANHA VAI MUGINDO PRÁ MESA E O PEIXE VAI DE VOLTA PRÁ REPRESA
Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Mar 05, 2008 11:32 am

robertão escreveu: que tal mercúrio em esferas de vidro?
O problema é maior ainda... e se essas esferas quebram?

O Mercúrio é tão contaminante quanto o chumbo, o vidro não se 'desmancha' e acaba poluindo.

Penso que em casos assim, fica difícil mensurar, estanho também é poluente, acredito um pouco no cobre, mas ultimamente é mais caro que ouro... rs... latão, desmancha com facilidade, até o 'ferro' é de se pensar...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Qua Mar 05, 2008 11:33 am

robertão escreveu:Alexandre
Estava aqui me lembrando de um pessoal que pesca pacus em um ponto do rio Parana próximo a Paulicéia. Encontrei-os na loja de pesca comprando 50 chumbos de 60 gr. e não me contive, perguntei prá que tanto?
-pra pescar pacus
-como?
-pacus
-???
-a gente trabalha com a chumbada pendente num girador de 3 alças, usa linha 0,40 na carreta, 0,41 de fluor no lider e 0,25 no chumbo
-e daí?
-daí vamos rodando até chegar na pedreira onde os pacus ficam comendo a ceva que para
-entendi
-dai a pouco o chumbo acha uma greta de pedra e enrosca.
-e o que vc faz?
-nada, fico esperando o pacu comer a isca
-sei
-o bicho puxa, eu ferro ele, ele corre, arrebenta a linha da chumbada e começa a briga, a gente pega 7 a 8 pacus por dia, em 3 dias de pesca são 25 pacus
-legal são 1,5 kg de chumbo

1 barco 1,5 kg de chumbo se a moda pega...
Bom, nesse caso acho que até a pesca é predatória... maldita mania de achar que pescaria é para abastecer o freezer da vizinhança inteira.
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Qua Mar 05, 2008 11:47 am

robertão escreveu:Alexandre
Estava aqui me lembrando de um pessoal que pesca pacus em um ponto do rio Parana próximo a Paulicéia. Encontrei-os na loja de pesca comprando 50 chumbos de 60 gr. e não me contive, perguntei prá que tanto?
-pra pescar pacus
-como?
-pacus
-???
-a gente trabalha com a chumbada pendente num girador de 3 alças, usa linha 0,40 na carreta, 0,41 de fluor no lider e 0,25 no chumbo
-e daí?
-daí vamos rodando até chegar na pedreira onde os pacus ficam comendo a ceva que para
-entendi
-dai a pouco o chumbo acha uma greta de pedra e enrosca.
-e o que vc faz?
-nada, fico esperando o pacu comer a isca
-sei
-o bicho puxa, eu ferro ele, ele corre, arrebenta a linha da chumbada e começa a briga, a gente pega 7 a 8 pacus por dia, em 3 dias de pesca são 25 pacus
-legal são 1,5 kg de chumbo

1 barco 1,5 kg de chumbo se a moda pega...
Já ouvi estórias assim, só que na pesca de piapara.
Avatar do usuário
robertão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 244
Registrado em: Ter Out 30, 2007 10:15 pm
Cidade:

Mensagem por robertão » Qua Mar 05, 2008 11:48 am

alexandre_sms escreveu:
robertão escreveu:Robertão, concordo 100% com vc, mas para que a grande maioria compre essa idéia, precisamos de um substituto viavel... com o mesmo custo / beneficio do chumbo (ou proximo) e com medidas e formas semelhantes. Por exemplo, para uma pesca de arremesso, onde até a aerodinamica do chumbo interfere, não é nem um pouco viavel trocar por peso de ceramica.
Estamos falando menos de pesca esportiva e tentando avaliar mais amplamente a questão dos pescadores que lançam verdadeiras poitas voadoras com linguiças de fundo e deixam na espera...nça de um peixe encontrar sua isca e se fisgar sozinho, é disto que vc está tratando imagino.
Bem, aí o trabalho é mudar a cultura do pescador que vem depois deste, é cuidar do filho, pois o pai já era, se eu não entendi a quais arremessos vc se refere me desculpe.
Arremesso de praia... pesca de pé na areia. Não precisa me convencer, precisa convencer a grande maioria. Não adianta pesos ecológicos se não puder ser largamente difundido. O conceito de pesca esportiva, pesque e solte, já é difícil de pregar, imagina então falar para um pescador que tem que trocar a chumbada aerodinâmica dele de 5,00 por um peso de cerâmica que custa sei la... uns 10,00, não é aerodinâmico e ainda por cima quebra com facilidade... O problema de se fazer algo assim é tornar acessível a todos. É um dos motivos que plásticos reciclados mão são muito comercializados... o custo da grande maioria é maior do que o plástico não reciclado.[/quote]
IH!!
havia me esquecido da praia, logo eu que era um inveterado linguiçeiro de robalo nas praias de Guaratuba.
Claro que sei das dificuldades, e sei que não é fácil, as pessoas(nós) queremos sempre gastar menos comprando mais o meio ambiente muitas vezes é discurso e poucas vezes ação. Não vamos descobrir aqui qual a solução de material ou de midia para resolver o problema, mas a questão do chumbo é tão importante quanto a do mercurio para as águas e peixes e garimpar com mercúrio era muito mais barato que com outros meios e nem por isso o método permanece. Ações foram tomadas e acabou o uso e a venda é controlada.
Juntemos forças Pescar e Soltar não basta Pescar e Soltar Peixes isentos de Metais Pesados
NA PESCARIA, COMIGO É ASSIM : A PICANHA VAI MUGINDO PRÁ MESA E O PEIXE VAI DE VOLTA PRÁ REPRESA
Imagem
Avatar do usuário
robertão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 244
Registrado em: Ter Out 30, 2007 10:15 pm
Cidade:

Mensagem por robertão » Qua Mar 05, 2008 11:56 am

Diego escreveu:
robertão escreveu: que tal mercúrio em esferas de vidro?
O problema é maior ainda... e se essas esferas quebram?

O Mercúrio é tão contaminante quanto o chumbo, o vidro não se 'desmancha' e acaba poluindo.

Olá Diego relutei em perguntar mas para não ficar intrigado ...
vc tá tirando uma né? rsrsrsrsr
NA PESCARIA, COMIGO É ASSIM : A PICANHA VAI MUGINDO PRÁ MESA E O PEIXE VAI DE VOLTA PRÁ REPRESA
Imagem
Avatar do usuário
robertão
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 244
Registrado em: Ter Out 30, 2007 10:15 pm
Cidade:

Mensagem por robertão » Qua Mar 05, 2008 12:00 pm

Olá Gabriel
Prá piaparas nuca tinha ouvido de enroscar chumbo não.
pescam parado, mas normalmente trazem o chumbo de volta
Mas se forem piaparões pode dar certo acredito
NA PESCARIA, COMIGO É ASSIM : A PICANHA VAI MUGINDO PRÁ MESA E O PEIXE VAI DE VOLTA PRÁ REPRESA
Imagem
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Qua Mar 05, 2008 1:35 pm

robertão escreveu:
alexandre_sms escreveu:
robertão escreveu:Robertão, concordo 100% com vc, mas para que a grande maioria compre essa idéia, precisamos de um substituto viavel... com o mesmo custo / beneficio do chumbo (ou proximo) e com medidas e formas semelhantes. Por exemplo, para uma pesca de arremesso, onde até a aerodinamica do chumbo interfere, não é nem um pouco viavel trocar por peso de ceramica.
Estamos falando menos de pesca esportiva e tentando avaliar mais amplamente a questão dos pescadores que lançam verdadeiras poitas voadoras com linguiças de fundo e deixam na espera...nça de um peixe encontrar sua isca e se fisgar sozinho, é disto que vc está tratando imagino.
Bem, aí o trabalho é mudar a cultura do pescador que vem depois deste, é cuidar do filho, pois o pai já era, se eu não entendi a quais arremessos vc se refere me desculpe.
Arremesso de praia... pesca de pé na areia. Não precisa me convencer, precisa convencer a grande maioria. Não adianta pesos ecológicos se não puder ser largamente difundido. O conceito de pesca esportiva, pesque e solte, já é difícil de pregar, imagina então falar para um pescador que tem que trocar a chumbada aerodinâmica dele de 5,00 por um peso de cerâmica que custa sei la... uns 10,00, não é aerodinâmico e ainda por cima quebra com facilidade... O problema de se fazer algo assim é tornar acessível a todos. É um dos motivos que plásticos reciclados mão são muito comercializados... o custo da grande maioria é maior do que o plástico não reciclado.
IH!!
havia me esquecido da praia, logo eu que era um inveterado linguiçeiro de robalo nas praias de Guaratuba.
Claro que sei das dificuldades, e sei que não é fácil, as pessoas(nós) queremos sempre gastar menos comprando mais o meio ambiente muitas vezes é discurso e poucas vezes ação. Não vamos descobrir aqui qual a solução de material ou de midia para resolver o problema, mas a questão do chumbo é tão importante quanto a do mercurio para as águas e peixes e garimpar com mercúrio era muito mais barato que com outros meios e nem por isso o método permanece. Ações foram tomadas e acabou o uso e a venda é controlada.
Juntemos forças Pescar e Soltar não basta Pescar e Soltar Peixes isentos de Metais Pesados[/quote]

O uso de mercúrio em garimpos foi mais fácil de controlar. O controle para cima de qualquer método de extração de ouro é muito maior. Sei disso, pois conheço um pessoal que trabalha em minhas e a coisa pega... além dos impostos super altos, tem uma fiscalização seguida. Os garimpos ilegais foram combatidos com tanta competência porque estavam literalmente roubando dinheiro do governo e não porque estavam poluindo (sendo essa a causa publicada pela mídia). É tudo um jogo de interesse. Agora me diga como controlar peso de chumbo ? Como fiscalizar todos os pescadores existentes ? Nem mesmo o cadastro de pesca amadora do Ibama é um meio confiável para isso. Nem mesmo os pescadores profissionais que usam redes (pescadores só no nome, verdadeiros devastadores de vida aquática) deixam de usar chumbo para afundar as mesmas... Deveria ser feito um controle desde pescadores pro até o avô que leva o netinho para pescar lambari, usando chumbada de gota "amassada" para prender na linha. Falo novamente, concordo com vc, mas não vejo uma maneira de se resolver isso.
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Mar 05, 2008 2:09 pm

robertão escreveu:
Diego escreveu:
robertão escreveu: que tal mercúrio em esferas de vidro?
O problema é maior ainda... e se essas esferas quebram?

O Mercúrio é tão contaminante quanto o chumbo, o vidro não se 'desmancha' e acaba poluindo.
Olá Diego relutei em perguntar mas para não ficar intrigado ...
vc tá tirando uma né? rsrsrsrsr
Pior... não... Não entendi muito bem... massss...

Mas, se pensar, hoje acho ainda que o FERRO, principalmente para pescaria de praia deva ser usado no lugar do chumbo, já que o mesmo oxida em maior velocidade, dando menos impacto ao meio ambiente.
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Alexandre Blumel
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2156
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:21 pm
Cidade:

Mensagem por Alexandre Blumel » Qua Mar 05, 2008 2:27 pm

robertão escreveu:Alexandre
Estava aqui me lembrando de um pessoal que pesca pacus em um ponto do rio Parana próximo a Paulicéia. Encontrei-os na loja de pesca comprando 50 chumbos de 60 gr. e não me contive, perguntei prá que tanto?
-pra pescar pacus
-como?
-pacus
-???
-a gente trabalha com a chumbada pendente num girador de 3 alças, usa linha 0,40 na carreta, 0,41 de fluor no lider e 0,25 no chumbo
-e daí?
-daí vamos rodando até chegar na pedreira onde os pacus ficam comendo a ceva que para
-entendi
-dai a pouco o chumbo acha uma greta de pedra e enrosca.
-e o que vc faz?
-nada, fico esperando o pacu comer a isca
-sei
-o bicho puxa, eu ferro ele, ele corre, arrebenta a linha da chumbada e começa a briga, a gente pega 7 a 8 pacus por dia, em 3 dias de pesca são 25 pacus
-legal são 1,5 kg de chumbo

1 barco 1,5 kg de chumbo se a moda pega...
Pra falar a verdade, ja vi até tutorial mostrando como montas chicotes desta maneira. em pelo menos 80% dos casos de enrrosco, o culpado é o chumbo. Para facilitar o trabalho a linha que liga o chicote ao chumbo geralmente é uma 0,20, para simplesmente arrebentar e o pescador não perder todo o equipamento.
Alexandre Blumel
Avatar do usuário
Xico Jorge
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2075
Registrado em: Qua Nov 30, 2005 7:45 pm
Cidade:

Mensagem por Xico Jorge » Qua Mar 05, 2008 3:42 pm

Diego escreveu:Mas, se pensar, hoje acho ainda que o FERRO, principalmente para pescaria de praia deva ser usado no lugar do chumbo, já que o mesmo oxida em maior velocidade, dando menos impacto ao meio ambiente.
Diego eu também penso da mesma forma, é pesado, barato e degradavel.
Carinho e afeto não combinam com elegância. Abaixo a elegância!
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Mar 05, 2008 4:07 pm

Xico Jorge escreveu:
Diego escreveu:Mas, se pensar, hoje acho ainda que o FERRO, principalmente para pescaria de praia deva ser usado no lugar do chumbo, já que o mesmo oxida em maior velocidade, dando menos impacto ao meio ambiente.
Diego eu também penso da mesma forma, é pesado, barato e degradavel.
Além de poder ser 'reaproveitado' através de Ferro-Velho, numa boa, ou seja, encontrado em qualquer lugar o problema é fundí-lo para fazer a 'chumbada'
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”