Vara Evolution - Made in Paraguay !!

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca em Rios, epresas, Lagos e Mangue, é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Henrique Abreu
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 193
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 1:25 am
Cidade:

Vara Evolution - Made in Paraguay !!

Mensagem por Henrique Abreu » Ter Abr 24, 2007 11:36 pm

e ai galera

esses dias vi essa vara nos EUA, na Bass pro, - modelo Evolution, marca Lipper
Solid "Neo-Carbon" , preco 119 dolares
http://www.evolutionproductsinc.com/index.php

e quando vi "made in paraguay" !!!!!!

tem ate uma materia no Tacke tour - (Score: 8.66 + BEST VALUE!)
http://www.tackletour.com/reviewlippere ... c701m.html

alguem conhece?

alguem sabe qual a fabrica?
fiquei pensando se a fabrica nao faz alguma vara , talvez com outro nome, pra venda ai no paraguas, ???
alguem sabe de algo?

falou
Henrique
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Abr 25, 2007 12:05 am

Estas varas são encontradas no Brasil ...
São as varas Evolution, da Marine Sports ...

Agora que elas estão fazendo sucesso lá fora, quem sabe alguns pescadores brasileiros que antes torciam o nariz para elas, passem a ver estas varas com outros olhos ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Victor Takahashi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 902
Registrado em: Dom Out 16, 2005 11:17 pm
Cidade:

...

Mensagem por Victor Takahashi » Qua Abr 25, 2007 12:11 am

Gostei do site...tbm axo ki são as MS :D
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: ...

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Abr 25, 2007 12:24 am

Jp_SBC escreveu:Gostei do site...tbm axo ki são as MS :D
Eu não acho ... Eu tenho certeza absoluta ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
João Reis
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1511
Registrado em: Qui Abr 21, 2005 6:54 am
Cidade:

Mensagem por João Reis » Qua Abr 25, 2007 7:13 am

Eu tenho uma de 50 Lb, realmente é muito boa!
Avatar do usuário
Ricardo Truite
ANZOL DE OURO
Mensagens: 707
Registrado em: Seg Mar 19, 2007 7:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Truite » Qua Abr 25, 2007 10:19 am

Sem questionar que a vara pode ser boa ( nunca usei ), mas esse preço de 120 dollares ta uma piada... vara de 120 dollares vem com passador fuji de alconite no minimo.
Avatar do usuário
Egberto Pereira Jr
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3260
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 7:37 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Egberto Pereira Jr » Qua Abr 25, 2007 11:16 am

Já postei aqui certa vez, vídeo sobre a fabricação das varas evolutions no Paragua, só não sei onde está o tópicoi.
Na Casa Japon do PY elas são bem mais baratas que nos sites americanos.

Pra ver o video da construção de uma vara, vá no site do Johnny Hoffmann - www.momentodapesca.com.br - depois em vídeos/parceiros e depois Japon Fishing.

Tenho 4 Evolution, desde 15 até 60 libras. O bom delas é que são quase inquebráveis e baratas.

Abraços
Imagem

Egberto Pereira Jr .'.
"A felicidade não é uma estação de chegada, mas uma maneira de viajar." ( Margareth Lee Rimbeuk)
Avatar do usuário
Beto Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1330
Registrado em: Qua Jun 28, 2006 3:53 pm
Cidade:

Mensagem por Beto Andrade » Qua Abr 25, 2007 1:36 pm

Acho que está faltando a relação libragem/tamanho corretos para essas varas pegarem.

Por Exemplo: Eu tenho uma de 5'6'' 15-30 lbs. Acho que na verdade ela se comporta como uma de 17 lbs. Acho essa libragem errada, pois sendo de 30 lbs então eu poderia encarar os Tucunaré amazônicos. Já pensou? E sem vergar a vara!rsrsrsr

Ex 2. Eu queria uma de 12 lbs, mas só que de 12 lbs a gente só encontra no tamanho de 4'7'' . Eu não curto varas menores que 5'3'', assim não posso adquerir uma...

Quem produz as varas Evolution para a MS está produzindo seguindo o seguite critério: Libragem pequena > Vara pequena, Libragem grande> Vara grande

Acho que é só isso que faz a gente desacreditar na vara... Elas são boas, mas não veem com informações como : "casting", e quando tem as informações elas não condiz como a vara se apresenta...
Imagem Imagem
Fisgando Tucunaré com isca de Acarajé!
Avatar do usuário
Renato Fernandes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 668
Registrado em: Dom Jan 08, 2006 5:16 pm
Cidade:

Mensagem por Renato Fernandes » Qua Abr 25, 2007 3:02 pm

Site da fábrica, com endereço e fotos da fábrica no PY.Também tem fotos da linha de montagem

http://www.japonfishing.com/index.htm
Avatar do usuário
Murilo Dantas
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5598
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:27 am
Cidade:

Mensagem por Murilo Dantas » Qua Abr 25, 2007 3:40 pm

Beto Andrade escreveu:Acho que está faltando a relação libragem/tamanho corretos para essas varas pegarem.

Por Exemplo: Eu tenho uma de 5'6'' 15-30 lbs. Acho que na verdade ela se comporta como uma de 17 lbs. Acho essa libragem errada, pois sendo de 30 lbs então eu poderia encarar os Tucunaré amazônicos. Já pensou? E sem vergar a vara!rsrsrsr

Ex 2. Eu queria uma de 12 lbs, mas só que de 12 lbs a gente só encontra no tamanho de 4'7'' . Eu não curto varas menores que 5'3'', assim não posso adquerir uma...

Quem produz as varas Evolution para a MS está produzindo seguindo o seguite critério: Libragem pequena > Vara pequena, Libragem grande> Vara grande

Acho que é só isso que faz a gente desacreditar na vara... Elas são boas, mas não veem com informações como : "casting", e quando tem as informações elas não condiz como a vara se apresenta...
Beto, acredito que você esteja fazendo confusão entre dois conceitos: "Libragem" e "Ação de Vara".
De forma simplificada, não é porque a vara "verga" mais ou menos que ela não aguenta a libragem correspondente. A Libragem quer dizer, a Linha a ser utilizada, correspondente à vara. Assim, a inscrição da tua evolution diz que, usando uma linha 30 libras, esta (a linha) se romperá antes de quebrar a vara. De outro modo, quer dizer que a vara "aguenta" a trinta libras de pressão.
A Ação de Vara corresponde ao tempo de rotorno da vara ao estatus anterior, durante um arremesso. A Vara rápida, retorna rápido e isso será sentido pelo pouco que ela "verga". A Lenta, ao contrário, demora mais para retornar, sendo percebido isso pelo muito que ela "verga".
Apesar de ser correspondente à ação no arremesso, tal ação servirá também para o momento da fisgada e para o momento da briga, na mesma proporção. Por exemplo, existem varas extremamente rápidas de 10 libras. Se você fisgar um Tucunaré Amazônico com ela, ela se envergará muito menos que a sua evolution 15-30lb, MAS PROVAVELMENTE SE ROMPERÁ EM PEDAÇOS caso esteja usando uma linha superior a 10lbs, ou terá sua linha rompida se utilizada linha inferir a esta libragem. A sua evolution se envergará muito, MAS POR TER O BLANK MACIÇO, PROVAVELMENTE AGUENTARÁ O TRANCO.
Resumindo, a libragem te dirá a resistência do material e a ação a flexibilidade do mesmo.
Eu acho que é isso, pelo menos foi isso que eu aprendi.. hahahahahah se estiver errado, por favor, me corrijam.
Amigo do Nelson Maciel.
Avatar do usuário
Egberto Pereira Jr
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3260
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 7:37 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Egberto Pereira Jr » Qua Abr 25, 2007 4:09 pm

Beto
Com minha Evolution 15-30 libras, 6,6 pés, peguei um dourado de 14 Kg.
Também há peguei pintado de 12 kg.
Elas são lentas, porém, agüentam o tranco com certeza.
Abraço.
Ah... foto do dourado: sessão de recordes na Turma do Biguá. rs.
Imagem

Egberto Pereira Jr .'.
"A felicidade não é uma estação de chegada, mas uma maneira de viajar." ( Margareth Lee Rimbeuk)
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Mensagem por João Rogério » Qua Abr 25, 2007 4:22 pm

Concordo que não são varas ruins.
Só achei um problema com elas. São varas muito pesadas, certamente por terem o blank maciço.
E elas são baratas porque vem de fábrica com passadores, cabo e real-seat marca-diabo.
Pra se ter uma idéia de quanto essa vara custaria se tivesse materiais de boa qualidade empregados nela, um jogo de passadores fuji, em oxido de alumínio vai sair uns 70,00, um cabo de cortiça com real-seat mais uns 80,00. Acrescentando isso ao blank, vai ficar mais ou menos por uns R$200,00.
Por isso acho que a MS acertou em colocar materiais de 3ª linha para acompanhar esse blank, senão não teria mercado, pelo menos aqui no Brasil.
Provavelmente essa vara de 120 doletas, se é que é o mesmo blank, esteja remodelada para o mercado americano, com passadores melhores e cabos feitos com materiais mais refinados, lá a maioria dos pescadores está mais entrosado com materiais de melhor qualidade e uma vara como a que faz sucesso aqui no Brasil, não entraria como um bom produto para eles.
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
Murilo Dantas
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5598
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:27 am
Cidade:

Mensagem por Murilo Dantas » Qua Abr 25, 2007 4:57 pm

João Rogério escreveu:Concordo que não são varas ruins.
Só achei um problema com elas. São varas muito pesadas, certamente por terem o blank maciço.
E elas são baratas porque vem de fábrica com passadores, cabo e real-seat marca-diabo.
Pra se ter uma idéia de quanto essa vara custaria se tivesse materiais de boa qualidade empregados nela, um jogo de passadores fuji, em oxido de alumínio vai sair uns 70,00, um cabo de cortiça com real-seat mais uns 80,00. Acrescentando isso ao blank, vai ficar mais ou menos por uns R$200,00.
Por isso acho que a MS acertou em colocar materiais de 3ª linha para acompanhar esse blank, senão não teria mercado, pelo menos aqui no Brasil.
Provavelmente essa vara de 120 doletas, se é que é o mesmo blank, esteja remodelada para o mercado americano, com passadores melhores e cabos feitos com materiais mais refinados, lá a maioria dos pescadores está mais entrosado com materiais de melhor qualidade e uma vara como a que faz sucesso aqui no Brasil, não entraria como um bom produto para eles.
Essa é a velha questão - vale pelo custo benefício.
Por exemplo, o Oga... Material do bom e do melhor, não pesca nunca, quando pesca, não pega nada, vale a pena????
Ele devia trocar tudo por ching ling...
realmente a questão peso é relevante nestes materiais. No quesito resistência, já não tenho certeza. Certo é que um bom passador terá uma resistência bem maior que um ching ling, mas pelo preço do bom, você compra inumeros chings lings, levando-me a crer que o tempo que você levará para empenhar o mesmo valor em R$ é praticamente o mesmo (tipo, trocar o passador bom a cada 10 anos de uso, ou o ruim a cada 2 anos, cinco vezes, pelo mesmo preço). Para quem não tem $$ para investir imediatamente, vale a pena comprar o mais barato.
Amigo do Nelson Maciel.
Avatar do usuário
Beto Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1330
Registrado em: Qua Jun 28, 2006 3:53 pm
Cidade:

Mensagem por Beto Andrade » Qua Abr 25, 2007 6:22 pm

Murilo Dantas escreveu: Beto, acredito que você esteja fazendo confusão entre dois conceitos: "Libragem" e "Ação de Vara".
De forma simplificada, não é porque a vara "verga" mais ou menos que ela não aguenta a libragem correspondente. A Libragem quer dizer, a Linha a ser utilizada, correspondente à vara. Assim, a inscrição da tua evolution diz que, usando uma linha 30 libras, esta (a linha) se romperá antes de quebrar a vara. De outro modo, quer dizer que a vara "aguenta" a trinta libras de pressão.
A Ação de Vara corresponde ao tempo de rotorno da vara ao estatus anterior, durante um arremesso. A Vara rápida, retorna rápido e isso será sentido pelo pouco que ela "verga". A Lenta, ao contrário, demora mais para retornar, sendo percebido isso pelo muito que ela "verga".
Apesar de ser correspondente à ação no arremesso, tal ação servirá também para o momento da fisgada e para o momento da briga, na mesma proporção. Por exemplo, existem varas extremamente rápidas de 10 libras. Se você fisgar um Tucunaré Amazônico com ela, ela se envergará muito menos que a sua evolution 15-30lb, MAS PROVAVELMENTE SE ROMPERÁ EM PEDAÇOS caso esteja usando uma linha superior a 10lbs, ou terá sua linha rompida se utilizada linha inferir a esta libragem. A sua evolution se envergará muito, MAS POR TER O BLANK MACIÇO, PROVAVELMENTE AGUENTARÁ O TRANCO.
Resumindo, a libragem te dirá a resistência do material e a ação a flexibilidade do mesmo.
Eu acho que é isso, pelo menos foi isso que eu aprendi.. hahahahahah se estiver errado, por favor, me corrijam.
Valeu Murilão, eu realmente comi mosca no que escrevi, apesar de entender um poquinho sobre os conceitos "Libragem" e "Ação de Vara". O que na verdade que eu quis dizer é que não concordo com as informações que vem escritas nas varas da MS. Na opnião de voçês essa libragem 15-30 lbs está correta? Quem é que vai usar essa vara com uma linha de 30 lbs afim de encarar um peixe de mesmo porte.

Vou tentar explicar melhor o que eu quiz dizer:

Vou usar o Tucunaré como exemplo:

Uma vara de 17 lbs eu utilizo para tucunas com peso inferior a 4 kg

Uma vara de 14 lbs seria o ideal para peixes em torno de 2 kg

Para peixes entre 4 e 7 kg acho que 20 lbs seria o ideal

Acima de 7 Kg seria 25, 30 ou 36 lbs


Agora eu pergunto essa vara que eu tenho da MS Evolution 15-30 lbs se encaixa melhor em que categoria acima?

Sei que teoricamente ela deveria aguentar, mas na prática ela não passa essa segurança! Pelo menos pra mim...

Eu uso ela na linguiça também e quando eu pego um Xaréu de 1,5 a 2 kg, ela "chia" um bocado...rssrr A galera fica na torcida: "Não vai aguentar!, "Não vai aguentar"... ...
Imagem Imagem
Fisgando Tucunaré com isca de Acarajé!
Avatar do usuário
Victor Takahashi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 902
Registrado em: Dom Out 16, 2005 11:17 pm
Cidade:

..

Mensagem por Victor Takahashi » Qua Abr 25, 2007 6:35 pm

Murilo Dantas escreveu:Essa é a velha questão - vale pelo custo benefício.
Por exemplo, o Oga... Material do bom e do melhor, não pesca nunca, quando pesca, não pega nada, vale a pena????
Ele devia trocar tudo por ching ling...
UHSAuhASHuHASu :twisted: :twisted:
Avatar do usuário
Murilo Dantas
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5598
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:27 am
Cidade:

Mensagem por Murilo Dantas » Qui Abr 26, 2007 9:28 am

Beto, vou aqui replicar o que escreveu o Egberto logo acima...
Egberto escreveu:Beto
Com minha Evolution 15-30 libras, 6,6 pés, peguei um dourado de 14 Kg.
Também há peguei pintado de 12 kg.
Elas são lentas, porém, agüentam o tranco com certeza.
Abraço.
Ah... foto do dourado: sessão de recordes na Turma do Biguá. rs.
Na minha opinião, Aguenta sim....
Tenho uma evolution 6~12lb, que uso com material micro...
Tenho certeza que ela aguenta um peixe de 5 Kg se engatar... o blanck é maciço... inverga mas não quebra, a não ser que você bata na ponta do barco, porta de carro, etc... Uso ele para micro porque, por ser o blanck fino e lento, ele proporciona uma boa briga mesmo com peixes menores... Claro, que numa luta em galhada, com um peixe de 4 Kg, eu provavelmente levaria a pior, porque não teria poder de alavancar o peixe para fora da estrutura. Mas isso porque ela é lenta, não porque não aguentaria.
Amigo do Nelson Maciel.
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Qui Abr 26, 2007 10:05 am

Murilo Dantas escreveu:Beto, vou aqui replicar o que escreveu o Egberto logo acima...
Egberto escreveu:Beto
Com minha Evolution 15-30 libras, 6,6 pés, peguei um dourado de 14 Kg.
Também há peguei pintado de 12 kg.
Elas são lentas, porém, agüentam o tranco com certeza.
Abraço.
Ah... foto do dourado: sessão de recordes na Turma do Biguá. rs.
Na minha opinião, Aguenta sim....
Tenho uma evolution 6~12lb, que uso com material micro...
Tenho certeza que ela aguenta um peixe de 5 Kg se engatar... o blanck é maciço... inverga mas não quebra, a não ser que você bata na ponta do barco, porta de carro, etc... Uso ele para micro porque, por ser o blanck fino e lento, ele proporciona uma boa briga mesmo com peixes menores... Claro, que numa luta em galhada, com um peixe de 4 Kg, eu provavelmente levaria a pior, porque não teria poder de alavancar o peixe para fora da estrutura. Mas isso porque ela é lenta, não porque não aguentaria.
Concordo plenamente em suas colocações Murilo ! Baita aula !
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
Rafaello Fontana
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3573
Registrado em: Seg Set 04, 2006 12:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rafaello Fontana » Qui Abr 26, 2007 2:45 pm

Egberto escreveu:Já postei aqui certa vez, vídeo sobre a fabricação das varas evolutions no Paragua, só não sei onde está o tópicoi.
Na Casa Japon do PY elas são bem mais baratas que nos sites americanos.

Pra ver o video da construção de uma vara, vá no site do Johnny Hoffmann - www.momentodapesca.com.br - depois em vídeos/parceiros e depois Japon Fishing.

Tenho 4 Evolution, desde 15 até 60 libras. O bom delas é que são quase inquebráveis e baratas.

Abraços
Inquebráveis? Hehe, só até passar pela minha mão. Pode até ser vara de adamantium que eu dou um jeito, hehehe.

E correção, Egui, vc tem 3,95 varas Evolution. Hehehehe.

Peço desculpas, novamente, pelo incidente.
Avatar do usuário
Murilo Dantas
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5598
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:27 am
Cidade:

Mensagem por Murilo Dantas » Qui Abr 26, 2007 4:21 pm

Alexandre Dick escreveu:Concordo plenamente em suas colocações Murilo ! Baita aula !
Aula não Dick. Para dar aula, é necessário SABER. eu apenas acho que é isso... hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah
Amigo do Nelson Maciel.
Avatar do usuário
Egberto Pereira Jr
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3260
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 7:37 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Egberto Pereira Jr » Qui Abr 26, 2007 8:05 pm

rafaellofontana escreveu:
Egberto escreveu:Já postei aqui certa vez, vídeo sobre a fabricação das varas evolutions no Paragua, só não sei onde está o tópicoi.
Na Casa Japon do PY elas são bem mais baratas que nos sites americanos.

Pra ver o video da construção de uma vara, vá no site do Johnny Hoffmann - www.momentodapesca.com.br - depois em vídeos/parceiros e depois Japon Fishing.

Tenho 4 Evolution, desde 15 até 60 libras. O bom delas é que são quase inquebráveis e baratas.

Abraços

Inquebráveis? Hehe, só até passar pela minha mão. Pode até ser vara de adamantium que eu dou um jeito, hehehe.

E correção, Egui, vc tem 3,95 varas Evolution. Hehehehe.

Peço desculpas, novamente, pelo incidente.
Verdade
Já desculpei, pois até tinha me esquecido.
É que o "peixe" era grande
Dá nada não. Se quebrar quebrou. Quando emrpesto as coisas, já imagino o pior. rsrs.
Abraço.
Imagem

Egberto Pereira Jr .'.
"A felicidade não é uma estação de chegada, mas uma maneira de viajar." ( Margareth Lee Rimbeuk)
Avatar do usuário
Alexandre Dick
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6099
Registrado em: Seg Set 25, 2006 10:40 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Dick » Sex Abr 27, 2007 7:48 am

Murilo Dantas escreveu:
Alexandre Dick escreveu:Concordo plenamente em suas colocações Murilo ! Baita aula !
Aula não Dick. Para dar aula, é necessário SABER. eu apenas acho que é isso... hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah
Opa, mas quem está aprendendo não está recebendo de certa forma uma aula ? É o que aconteceu comigo ! Achei mto bacana a tua explicação cara ! :D

Abraços
Stress é o intervalo entre uma pescaria e outra.
Imagem

PESQUE ... MOSTRE e SOLTE !!

Alexandre Augusto Dick
xandy_182@hotmail.com
Avatar do usuário
Alex Tricarico
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 324
Registrado em: Dom Out 23, 2005 11:54 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Tricarico » Seg Abr 30, 2007 1:08 am

Murilo Dantas escreveu:Beto, vou aqui replicar o que escreveu o Egberto logo acima...
Egberto escreveu:Beto
Com minha Evolution 15-30 libras, 6,6 pés, peguei um dourado de 14 Kg.
Também há peguei pintado de 12 kg.
Elas são lentas, porém, agüentam o tranco com certeza.
Abraço.
Ah... foto do dourado: sessão de recordes na Turma do Biguá. rs.
Na minha opinião, Aguenta sim....
Tenho uma evolution 6~12lb, que uso com material micro...
Tenho certeza que ela aguenta um peixe de 5 Kg se engatar... o blanck é maciço... inverga mas não quebra, a não ser que você bata na ponta do barco, porta de carro, etc... Uso ele para micro porque, por ser o blanck fino e lento, ele proporciona uma boa briga mesmo com peixes menores... Claro, que numa luta em galhada, com um peixe de 4 Kg, eu provavelmente levaria a pior, porque não teria poder de alavancar o peixe para fora da estrutura. Mas isso porque ela é lenta, não porque não aguentaria.
Eu tenho 5 varas evolution de varios tamanhos, tenho uma de 12 libras na qual já peguei um piausul de 7 kgs no rio e consegui embarcar sem muitos problemas, e outra de 30 libras na qual já peguei tambacú em P&P de 17 kgs, são varas de excelente qualidade e preço.

Alex
Avatar do usuário
João Reis
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1511
Registrado em: Qui Abr 21, 2005 6:54 am
Cidade:

Mensagem por João Reis » Seg Abr 30, 2007 7:08 am

Beto Andrade escreveu:
Murilo Dantas escreveu: Beto, acredito que você esteja fazendo confusão entre dois conceitos: "Libragem" e "Ação de Vara".
De forma simplificada, não é porque a vara "verga" mais ou menos que ela não aguenta a libragem correspondente. A Libragem quer dizer, a Linha a ser utilizada, correspondente à vara. Assim, a inscrição da tua evolution diz que, usando uma linha 30 libras, esta (a linha) se romperá antes de quebrar a vara. De outro modo, quer dizer que a vara "aguenta" a trinta libras de pressão.
A Ação de Vara corresponde ao tempo de rotorno da vara ao estatus anterior, durante um arremesso. A Vara rápida, retorna rápido e isso será sentido pelo pouco que ela "verga". A Lenta, ao contrário, demora mais para retornar, sendo percebido isso pelo muito que ela "verga".
Apesar de ser correspondente à ação no arremesso, tal ação servirá também para o momento da fisgada e para o momento da briga, na mesma proporção. Por exemplo, existem varas extremamente rápidas de 10 libras. Se você fisgar um Tucunaré Amazônico com ela, ela se envergará muito menos que a sua evolution 15-30lb, MAS PROVAVELMENTE SE ROMPERÁ EM PEDAÇOS caso esteja usando uma linha superior a 10lbs, ou terá sua linha rompida se utilizada linha inferir a esta libragem. A sua evolution se envergará muito, MAS POR TER O BLANK MACIÇO, PROVAVELMENTE AGUENTARÁ O TRANCO.
Resumindo, a libragem te dirá a resistência do material e a ação a flexibilidade do mesmo.
Eu acho que é isso, pelo menos foi isso que eu aprendi.. hahahahahah se estiver errado, por favor, me corrijam.
Valeu Murilão, eu realmente comi mosca no que escrevi, apesar de entender um poquinho sobre os conceitos "Libragem" e "Ação de Vara". O que na verdade que eu quis dizer é que não concordo com as informações que vem escritas nas varas da MS. Na opnião de voçês essa libragem 15-30 lbs está correta? Quem é que vai usar essa vara com uma linha de 30 lbs afim de encarar um peixe de mesmo porte.

Vou tentar explicar melhor o que eu quiz dizer:

Vou usar o Tucunaré como exemplo:

Uma vara de 17 lbs eu utilizo para tucunas com peso inferior a 4 kg

Uma vara de 14 lbs seria o ideal para peixes em torno de 2 kg

Para peixes entre 4 e 7 kg acho que 20 lbs seria o ideal

Acima de 7 Kg seria 25, 30 ou 36 lbs


Agora eu pergunto essa vara que eu tenho da MS Evolution 15-30 lbs se encaixa melhor em que categoria acima?

Sei que teoricamente ela deveria aguentar, mas na prática ela não passa essa segurança! Pelo menos pra mim...

Eu uso ela na linguiça também e quando eu pego um Xaréu de 1,5 a 2 kg, ela "chia" um bocado...rssrr A galera fica na torcida: "Não vai aguentar!, "Não vai aguentar"... ...
Olha Beto, não sou especialista em varas rrsss...mas posso te dizer que quando vem escrito numa vara que ela é de 10 a 20 Lb ela suportaria um peso de maximo de 20 Lb. Já vi neguinho por aí fazendo a seguinte conta da mesma vara: 10+20=30:2=15, ou seja: uma vara de 10 a 20 Lb suportaria um peso de 15 Lb, não concordo com isso, quando se fala que uma vara é de até 20 Lb é pq é isso que ela suporta e tem mais...normalmente a vara tem resistência um pouco maior do que as descritas no blank pq eles sempre trabalham com uma margem de segurânça. Em relação a Evolution posso falar pq tenho e posso te garantir que são pau para toda obra, não discuto a qualidade dos passadores, cabo etc...mas do blank que realmente é muito bom. Por ex. já vi num programa de tv um cara pegar uma pirarara de 35 Kg com uma Evolution de 20 a 50 Lb e uma Calcutta 700.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA DOCE - FRESHWATER”