informações sobre e-tec 60hp

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Andre Andreasi
CALOURO
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:07 pm
Cidade:

informações sobre e-tec 60hp

Mensagem por Andre Andreasi » Dom Jul 20, 2014 2:24 pm

Ola galera.

Estou pensando em adquirir um e-tec 60 hp para meu barco.

Ele tem 4,80 m de comprimento por 1,60 m de boca. Atualmente esta equipado com um yamaha 2t 50 hp e atinjo 35 milhas quando sozinho e com minhas tralhas, a 5400rpm e com um consumo de 18 a 22 l/h

Venho lendo bastante sobre os etecs mas não encontrei nada concreto sobre os itens abaixo.

1) Alguém sabe me informar o consumo médio de um etec 60hp?

2) Na faixa de quanto sai a primeira revisão? E a revisão preventiva pós piracema? Alguém tem base do valor?

3) Li que são bem mais silenciosos que os 2t carburados. Eles chegam a ser tao silenciosos quanto aos 4t nessa potência que eu estou querendo ou nem tanto?


Agradeço desde ja um abs a todos
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: informações sobre e-tec 60hp

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Jul 20, 2014 4:26 pm

Andre Andreasi escreveu:Ola galera.

Estou pensando em adquirir um e-tec 60 hp para meu barco.

Ele tem 4,80 m de comprimento por 1,60 m de boca. Atualmente esta equipado com um yamaha 2t 50 hp e atinjo 35 milhas quando sozinho e com minhas tralhas, a 5400rpm e com um consumo de 18 a 22 l/h

Venho lendo bastante sobre os etecs mas não encontrei nada concreto sobre os itens abaixo.

1) Alguém sabe me informar o consumo médio de um etec 60hp?

2) Na faixa de quanto sai a primeira revisão? E a revisão preventiva pós piracema? Alguém tem base do valor?

3) Li que são bem mais silenciosos que os 2t carburados. Eles chegam a ser tao silenciosos quanto aos 4t nessa potência que eu estou querendo ou nem tanto?


Agradeço desde ja um abs a todos
Olá André

O que eu posso te dizer ...

1 - ...

2 - A primeira revisão é com três anos, antes de encerrar a garantia

3 - É tão silencioso quanto ou mais ainda ... Este é um dos pontos fortes destes motores, outra, é a economia ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Andre Andreasi
CALOURO
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:07 pm
Cidade:

Mensagem por Andre Andreasi » Dom Jul 20, 2014 5:05 pm

Nelson.

Quanto as revisões, eu vi que a primeira é com 300 horas. Isso é muito bom.

Porem tambem vi um grande numero de pessoas dizendo que no período pos piracema, no meu caso aqui de novembro a final de janeiro, pelo fato do motor ficar um certo tempo parado, recomenda-se uma preventiva.

Outro ponto ruim aqui no pantanal de mato grosso do sul é que nao ha assistência tecnica nem muito menos revenda para os etecs. A yamaha detem um certo dominio aqui na regiao. Creio que isso até seja solucionavel pois ha da haver alguem capaz de fazer a revisao. A cidade mais proxima que tem um tecnico que sabe mecher nos etecs fica a 400 km (e ele nao é autorizado).

Estou bastante interessado nos custos das revisoes e no consumo médio, pois estes dados nao consigo encontrar.

E gostei de saber que ele é tao silencioso ou mais que os 4 tempos. Isso é top ein???

Tomara que algum outro usuario possa me dar essa luz.

Agradeço muito pelas informaçoes.

Abraços
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Jul 20, 2014 6:24 pm

Andre Andreasi escreveu:Nelson.

Quanto as revisões, eu vi que a primeira é com 300 horas. Isso é muito bom.

Porem tambem vi um grande numero de pessoas dizendo que no período pos piracema, no meu caso aqui de novembro a final de janeiro, pelo fato do motor ficar um certo tempo parado, recomenda-se uma preventiva.

Outro ponto ruim aqui no pantanal de mato grosso do sul é que nao ha assistência tecnica nem muito menos revenda para os etecs. A yamaha detem um certo dominio aqui na regiao. Creio que isso até seja solucionavel pois ha da haver alguem capaz de fazer a revisao. A cidade mais proxima que tem um tecnico que sabe mecher nos etecs fica a 400 km (e ele nao é autorizado).

Estou bastante interessado nos custos das revisoes e no consumo médio, pois estes dados nao consigo encontrar.

E gostei de saber que ele é tao silencioso ou mais que os 4 tempos. Isso é top ein???

Tomara que algum outro usuario possa me dar essa luz.

Agradeço muito pelas informaçoes.

Abraços
André

Para o período de armazenamento, como é chamado esta pausa prolongada de uso, lá nos USA é preparo para o inverno, é uma série de procedimentos que ao meu ver são mais necessários na América do Norte em função do Inverno rigoroso, tanto que é primordial drenar toda a água do motor antes de guardá-lo

Eu já deixei o meu motor parado por dois longos períodos e não tive problema algum por isso ...

Dá uma olhada nestes links :

http://camargonautica.com.br/?p=142

http://www.operatorsguides.brp.com/Oper ... 20PTBR.pdf

Página 57 do manual
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Andre Andreasi
CALOURO
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:07 pm
Cidade:

Mensagem por Andre Andreasi » Dom Jul 20, 2014 9:53 pm

Nelson,

Apos ler os links que vc me passou, fiquei bastante preocupado com o que esta escrito na pagina 18 do manual do utilizador. La diz que o maximo aceitavel de etanol da gasolina é de 10%. Como fica no nosso caso em que por lei nossa gasolina tem 25%???

E a questao da garantia? Perdemos?

Achei meio que um contra-senso a brp vender um produto que nao pode ser utilizado com a gasolina brasileira. Ou estou cometendo um erro de interpretaçao.

Me corrijam se eu estiver errado.

Abs
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Jul 20, 2014 10:25 pm

Andre Andreasi escreveu:Nelson,

Apos ler os links que vc me passou, fiquei bastante preocupado com o que esta escrito na pagina 18 do manual do utilizador. La diz que o maximo aceitavel de etanol da gasolina é de 10%. Como fica no nosso caso em que por lei nossa gasolina tem 25%???

E a questao da garantia? Perdemos?

Achei meio que um contra-senso a brp vender um produto que nao pode ser utilizado com a gasolina brasileira. Ou estou cometendo um erro de interpretaçao.

Me corrijam se eu estiver errado.

Abs
Sem problema ...

O manual é tradução do manual americano.
Pelo que sei, os motores vendidos no Brasil são tropicalizados para não apresentarem problemas de funcionamento e para não se perder a garantia de três anos dados pela BRP

Utilizo gasolina comum, dia 11/08 completa 3 três anos de uso e até hoje nunca tive problema algum com a utilização da gasolina brasileira
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Andre Andreasi
CALOURO
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:07 pm
Cidade:

Mensagem por Andre Andreasi » Dom Jul 20, 2014 10:30 pm

obrigado mais uma vez nelson. muito util suas considerações.

Ainda fico no aguardo de algum membro que saiba dos outros esclarecimentos a respeito de valor da revisão de 300h e de estimativa de consumo do 60hp e-tec

abs e boa noite
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Jul 20, 2014 10:49 pm

Andre Andreasi escreveu:obrigado mais uma vez nelson. muito util suas considerações.

Ainda fico no aguardo de algum membro que saiba dos outros esclarecimentos a respeito de valor da revisão de 300h e de estimativa de consumo do 60hp e-tec

abs e boa noite
André

Estou à sua disposição sempre que preciso for ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Jairo Prates
ANZOL DE OURO
Mensagens: 869
Registrado em: Qui Mar 26, 2009 11:05 am
Cidade:

etec

Mensagem por Jairo Prates » Seg Jul 21, 2014 2:33 pm

tive um motor desses muito bom silencioso demais. economico muito economico. revisão barata e 300 horas para a primeira é muita hora. velocidade max 39 milhas barco 6m
na minha opinião é o melhor motor do mercado.
Imagem
Avatar do usuário
Andre Andreasi
CALOURO
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:07 pm
Cidade:

Mensagem por Andre Andreasi » Seg Jul 21, 2014 3:52 pm

Bom saber jairo

E veja que interessante o que o pessoal do brp me respondeu quanto ao uso da gasolina no brasil

"Prezado Sr. André,

Primeiramente obrigado pelo seu contato.

Nossos motores funcionam perfeitamente com o combustível nacional.

Essa recomendação existente no manual está em processo de alteração, para que essa dúvida que o senhor e vários outros clientes tiveram seja sanada.

Com relação a garantia nada se altera, mesmo com essa informação ainda constando no manual de proprietário.

Qualquer dúvida estamos a disposição.
Atenciosamente,



SERVIÇOS PÓS-VENDA
Can-Am, Sea-Doo & Evinrude

BRP
www.brp.com"
Avatar do usuário
Douglas Viapiana
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1256
Registrado em: Sáb Jan 19, 2008 7:23 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Viapiana » Seg Jul 21, 2014 8:40 pm

Andre, pode ir sem medo! Tive um 60 hp e-tec por 4 anos e nunca tive problemas, passei agora para um 90 hp e-tec. A economia nem se fala, é de longe um dos ou se não o mais econômico do mercado. Quanto a revisão, pelo menos eu paguei 400 reais, troca de óleo da rabeta, velas, mão de obra e checkup eletrônico.

Abraço.
"A Amazônia é unica! Um mundo de água onde tudo pode acontecer, é a natureza imprevisível e isto que a torna tão fascinante"
Douglas Viapiana
Avatar do usuário
Andre Andreasi
CALOURO
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:07 pm
Cidade:

Mensagem por Andre Andreasi » Seg Jul 21, 2014 10:35 pm

valeu douglas. obrigado.

vc se lembra mais ou menos quanto ele fazia?
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Jul 21, 2014 11:46 pm

André

Entre em contato com a Nautica Gold Fish, de Londrina.
E#lkes são revendedores Evinrude. Meu barco foi motorizado lá.
Converse com o Glauco, ele poderá tirar todas as suas dúvidas. E de quebra, condições especiais para aquisição de seu motor.

www.nauticagoldfish.com.br - contato@goldfish.com.br

TELE-VENDAS: (43) 3174-1515
NEXTEL ID: 125*107828
TIM: (43) 9652-5000
CLARO: (43) 8821-3575
VIVO: (43) 9145-0585
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Adauto Trute
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Jun 09, 2007 5:55 pm
Cidade:

Mensagem por Adauto Trute » Dom Jul 27, 2014 4:24 pm

Andre Andreasi escreveu:valeu douglas. obrigado.

vc se lembra mais ou menos quanto ele fazia?
Andre: esqueça esse detalhe pois com certeza absoluta voce não encontrará no mercado melhor motor com custo x beneficio tão vantajoso.... ..... tenho uma E-Tec 75 montado numa lancha Leverfort Marfin Marino 6.0 CLX, que com 3 pescadores, tralhas, baterias, motor eletrico e mais alguns detalhes deve pesar uns 750 kg ou seja 10 kg/HP e não me lembro de ter feito menos de 10 litros/horas.... ... pesco sempre com iscas artificiais mas a média é sempre essa ... .... chega, em determinada ocasião a fazer até 8 litros/horas quando navego sozinho ou em 2 pescadores e navego em baixa velocidade, ou seja abaixo de 30 milhas por hora nas aguas do rio Paraná.... ... ...... normalmente navego a 32 a 35 milhas por hora, se bem que o velocidade maxima é em torno de 37-38 milhas por hora.
Não se esqueça que tem um consumo médio de 1 litro de oleo 2T especifico(DX-100, evite o DX-50) a cada 100 litros de combustivel.... .... esse oleo geralmente custa o dobro do 2T nauticos radicionais mas em compensação o consumo é 50% menor(gasta a metade)... ... ...... ..... se voce se ainda está preocupado com o consumo de seu novo E-TEC 60 pode ter certeza que será entre 5 a 8 litros/hora, dependendo do tipo de casco da embarcação, peso bruto totol e seu "pé no acelerador"... ... ...... ... eu sempre digo algo mais ou menos assim: o E-TEC 75 gasta menos que um 25 HP tradicional e o 60 E-TEC 60 menos que um 15 HP tradicional.... pode acreditar nisso. Tenho um amigo de Pato Branco-PR, o cumpradre Pelé, da GP Combustiveis, que teve uma E-TEC 60 por 4 anos e essa média que relatei acima foi ele que me informou; ele navegava praticamento todo o tempo nas aguas das represas do rio Iguaçu.... ... o motor estava montado numa lancha Marajó e 17 pés e ele navegava com 2-3 pescadores geralmente entre 20 a 25 milhas/hora.
Um abraço, ADAUTO.
Obs: minha embarcação tem um tanque de 60 litros e com isso consigo navegar no minimo 6 horas ou seja, cerca de 300 km.... .... dá pra voce imaginar que nunca, nunca mesmo tive ou terei problemas de combustivel mas por via das duvidas/segurança levo sempre 5 litros de gasolina como reserva num recepiente plastíco(galãozinho)à parte alem de 1 galão do oleo 2T DX-100 tambem de reserva.... ... .... até hoje só precisei utilizar a reserva extra do oleo 2T.
Grato,
drtrute
Avatar do usuário
Andre Andreasi
CALOURO
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:07 pm
Cidade:

Mensagem por Andre Andreasi » Dom Jul 27, 2014 9:15 pm

muito obrigado adauto

Ja estou decidido a comprar um. Do final deste ano não passa. Vou trocar meu motor atual que por sinal esta impecável (yamaha 50 hp neto 3 cil com 87h) por um etec 60 hp.

Um grande abraço
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Jul 29, 2014 9:45 pm

André

Hoje marquei com o Glauco a revisão de 3 anos que deverei fazer no mês que vem, na Náutica Gold Fish em Londrina.

Daí eu poderei te dizer em quanto ficou a conta ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Andre Andreasi
CALOURO
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:07 pm
Cidade:

Mensagem por Andre Andreasi » Dom Ago 03, 2014 4:17 pm

NELSON MACIEL escreveu:André

Hoje marquei com o Glauco a revisão de 3 anos que deverei fazer no mês que vem, na Náutica Gold Fish em Londrina.

Daí eu poderei te dizer em quanto ficou a conta ...rs...
Hehehe.

Boa sr. Nelson. Ainda me interessa muito essa informação. Se voce puder me passar depois eu agradeço mais uma vez.

Estou muito decepcionado. O e-tec é o motor que eu queria. Pois desde o design até suas características técnicas é o que mais me agrada. Porem infelizmente tenho quase 100% de certeza que terei que desistir de compra-lo pois aqui no meu estado não existe nenhuma assistência técnica autorizada, nem revenda nem nada. Nem sequer algum mecânico que tenha conhecimento avançado ou confiavel neste tipo de motor. Mandei um email pra BRP perguntando como eu deveria fazer nessa situação e me aconselharam a procurar outro estado e eles não tem previsão de cadastramento de alguma oficina aqui na regiao. Eu sou cuidadoso com meu motor e sei que assim a chance de dar problema reduz bastante entretanto ela ainda existe pois trata-se de uma maquina. Eu moro em Corumba/MS, no coração do pantanal. Fiz uma pesquisa rápida e se não me engano a autorizada mais próxima fica algo em torno de 1200 km de onde eu moro. Desta forma, o custo e o transtorno para um eventual transporte até lá torna a compra desse motor quase impossível pra mim.

Aqui no MS ainda impera a lenda da yamaha.

Mas eu ainda nao desisti. Vamos ver no que da.

Abraço
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Ago 04, 2014 9:40 pm

Andre Andreasi escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:André

Hoje marquei com o Glauco a revisão de 3 anos que deverei fazer no mês que vem, na Náutica Gold Fish em Londrina.

Daí eu poderei te dizer em quanto ficou a conta ...rs...
Hehehe.

Boa sr. Nelson. Ainda me interessa muito essa informação. Se voce puder me passar depois eu agradeço mais uma vez.

Estou muito decepcionado. O e-tec é o motor que eu queria. Pois desde o design até suas características técnicas é o que mais me agrada. Porem infelizmente tenho quase 100% de certeza que terei que desistir de compra-lo pois aqui no meu estado não existe nenhuma assistência técnica autorizada, nem revenda nem nada. Nem sequer algum mecânico que tenha conhecimento avançado ou confiavel neste tipo de motor. Mandei um email pra BRP perguntando como eu deveria fazer nessa situação e me aconselharam a procurar outro estado e eles não tem previsão de cadastramento de alguma oficina aqui na regiao. Eu sou cuidadoso com meu motor e sei que assim a chance de dar problema reduz bastante entretanto ela ainda existe pois trata-se de uma maquina. Eu moro em Corumba/MS, no coração do pantanal. Fiz uma pesquisa rápida e se não me engano a autorizada mais próxima fica algo em torno de 1200 km de onde eu moro. Desta forma, o custo e o transtorno para um eventual transporte até lá torna a compra desse motor quase impossível pra mim.

Aqui no MS ainda impera a lenda da yamaha.

Mas eu ainda nao desisti. Vamos ver no que da.

Abraço

Olá André

Chegou a conversar com o Glauco ?
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”