A FOTOGRAFIA HOJE - NUNCA FOI TÃO FÁCIL FOTOGRAFAR

Se você tem dúvidas sobre fotografias ou equipamento fotográfico convencional ou digital, coloque-as aqui neste espaço. Informações, dicas e pequenos truques que farão você fotografar melhor.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

A FOTOGRAFIA HOJE - NUNCA FOI TÃO FÁCIL FOTOGRAFAR

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Out 30, 2004 10:30 pm

A fotografia hoje ...

Meus Amigos,

Nunca foi tão fácil fotografar ... E nunca mais será tão difícil como está sendo hoje em dia ...

Num mundo onde o domínio da técnica das imagens é apenas um simples toque de teclas, está muito fácil fotografar.

É só querer fazer boas imagens para poder fazê-las.

Quer ver só ?

Hoje as câmeras possuem o foco automático, nada mais fácil. O principal problema das fotografias amadoras antigamente, eram as imagens sem nitidez.
Boa parte das câmeras de qualidade possuíam um telêmetro, que consistia num conjunto de lentes, que produzia duas imagens. Quando estas imagens se sobrepunham através do movimento da objetiva, estavam focalizadas.
Imagem
Existem também os telêmetros de imagem bipartida, anéis de microprismas e telas de focalização, muito utilizados em câmeras reflex, que veremos em outra oportunidade.
Hoje em dia, é inadimissível que uma "boa" câmera não tenha a focalização realizada automaticamente.
É o fim das fotografias onde não se enxergava nada, onde era tudo embaçado ...
Equipamentos de boa qualidade podem apresentar dois ou mais modos de selecionar a focalização do objeto a ser fotografado, sendo que o mais usado, é o que mede a distância pela parte central da imagem. Outra maneira de focalizar, é selecionando partes da imagem que o fotógrafo deseja que fiquem nítidas.
Apesar da grande maioria das câmeras apresentarem a opção do foco manual , isso é coisa somente de fotógrafo profissional, ou então, de pessoas apaixonadas pela arte.

A fotometragem, um nome meio esquisitão para o ato de medir a luz ambiente, que até o início da década de 60 era feita com um instrumento chamado fotômetro,
Imagem
Imagem
hoje é feita também automaticamente, através do mesmo aparelho, atualmente de construção muito menor, todo digital, que está embutido em todas as câmeras fotográficas, sejam elas digitais ou convencionais, amadoras ou profissionais.
É o fotômetro que vai determinar a abertura do diafragma; o tamanho do orifício que permite a entrada de luz pela objetiva, e o tempo de exposição, que é o tempo que este orifício vai ficar aberto para receber a quantidade de luz necessária para que as imagens fiquem corretamente expostas. Nem muito claras, nem muito escuras.
Os bons equipamentos possuem dois ou três modos diferentes de medir a luz, levando-se em consideração a área a ser medida.
Mas basicamente, é o fim das fotografias mal expostas, escuras ou claras demais ...

Basicamente, a fotometragem correta é que determina a qualidade da fotografia. Uma fotografia bem exposta, representa quase a totalidade do sucesso obtido ou não.

Bem, até aqui está sendo muito fácil fotografar ... As modernas câmeras fazem tudo isso sozinhas ... Mas ...

Existem algumas outras pequenas coisas que fazem as imagens sobressair, deixar de ser meros registros para se transformarem em belas fotografias.

A principal delas, diz respeito à composição.

O que é isso ?

A composição nada mais é que o arranjo da imagem no quadro fotográfico, aquele espaço retangular, às vezes quadrado, que abriga as linhas, as luzes, as sombras, os objetos que compõe a imagem em si ...
A composição não é obra da tecnologia moderna não ... Ela é fruto da educação do olhar do fotógrafo, da percepção do espaço que o rodeia e da maneira de olhar e sentir os elementos que compõe o que é visto. Apesar de parecer, não é complicado.
É isso sim, o que diferencia um fotógrafo, um artista, aquele que faz uma foto, daquele que apenas tira fotografias.

Caso o fotógrafo erre, um simples comando do teclado de um computador corrige o erro. Estes comandos podem modificar o contraste, mudar as cores, clarear, escurecer, redimensionar, alterar a composição (em parte), se o fotógrafo tiver um pouco de facilidade em lidar com o computador, utilizando os modernos programas de manipulação de imagem, pode alterar radicalmente a fotografia, transformando uma foto razoável numa boa imagem ... Mas não mais que isso ...

Uma imagem fantástica, realmente boa, uma fotografia excepcional é sempre realizada na mente do fotógrafo, no instante que o fotógrafo aperta o disparador de sua câmera.
No computador, o máximo que pode ser feito, é melhorar a imagem, mas jamais criar uma imagem que possa ser chamada de obra de arte.

Atualmente, muitas pessoas estão tendo acesso a estas tecnologias. Basta ter uma boa conta bancária para poder adquirir câmeras fantásticas, modernas, com objetivas poderosas, versáteis, scanners tecnologicamente excepcionais, enfim, equipamentos de última geração para realizar boas imagens. Com certeza, realizarão fotografias corretas, agradáveis de serem vistas. Num ambiente bonito, quando o equipamento é de qualidade e tecnologicamente perfeito, é só apontar e disparar. A fotografia com certeza ficará muito boa.

Como disse no início, nunca foi tão fácil fotografar ... A tecnologia está ao alcance de todos, informações podem ser obtidas em buscas minuciosas na Internet, através das centenas de milhares de páginas existentes no mundo. Até o início dos anos 90, isso só era possível através de livros, de eventos fotográficos ao redor do mundo, muitas vezes inacessíveis à grande maioria dos simples mortais.
Exposições, workshops, oficinas e cursos específicos de fotografia avançada eram um privilégio de poucos.
Mas hoje não... Basta ter um pouco de curiosidade, de tempo e um computador ligado na Internet. Nunca foi tão fácil fotografar.

Mas se o fotógrafo não educar o seu olhar, jamais poderá ser chamado de fotógrafo. Poderá e será isso sim, um tirador de fotos competente. Como muitos que estão por aí.
Não seja mais um, eduque o teu olhar, visite exposições de arte, veja quadros de pintores famosos, fotografias de grandes mestres, obras de artistas consagrados. Busque informação, reveja os seus conceitos, aprenda a ver em preto e branco, estude composição, conheça a história da fotografia mais a fundo e seja capaz de fazer fotografias mais elaboradas, verdadeiras obras de arte ... E aí você verá que fotografar é fácil ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- FOTO FÓRUM - ESCREVENDO COM A LUZ -”