Luz artificial, qual é a dica?
- Mauro Nakatani
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Luz artificial, qual é a dica?
Na maioria das vezes temos de fazer fotos das iscas, ou tralhas durante a noite, sem a luz natural, como usar a luz artificial, refletores, ou mesmo recursos basicos de flash?
Qualquer dica ajuda bastante.
Abs.
Qualquer dica ajuda bastante.
Abs.
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Re: Luz artificial, qual é a dica?
MauroMauro Nakatani escreveu:Na maioria das vezes temos de fazer fotos das iscas, ou tralhas durante a noite, sem a luz natural, como usar a luz artificial, refletores, ou mesmo recursos basicos de flash?
Qualquer dica ajuda bastante.
Abs.
O Flash eu não gosto de utilizar, mesmo minha câmera, apesar de ser compacta, possuir todos os comandos de uma câmera profissional
possuindo a possibilidade de variar a potência do Flash, pois a luz do Flash é uma luz muito dura.
Lampadas incandescentes, fluorescentes ou Halógenas, possuem temperatura de cor* muito diferente da luz natural, alterando a cor dos objetos.
Para ter um bom resultado o ideal é usar apenas um tipo de fonte de luz, não misturando tipos diferentes de lampadas. Embora nossos olhos se adaptem às diferentes nuances de cor, e as câmeras digitais tenham recursos para corrigir estas diferenças, dificilmente as fotos apresentarão cores fiéis ...
Recentemente, ao realizar um trabalho para um cliente, ao fazer uma série fotos de objetos transparentes, tentei de várias formas e não me satisfiz com nenhum dos resultados obtidos.
Pesquisei e encontrei a solução de forma simples e barata ... LED !
Light-Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz ...
O Flash da câmera possue uma temperatura de cor excelente, que mais se aproxima da luz natural, em torno de 5600 a 5700 °K. Os Leds super luminosos possuem uma temperatura de cor de 6500 °K, uma luz branca que é muito próxima da luz de Flash e da luz natural ao meio dia. Pesquisei e resolvi fazer a minha pastilha de leds ... Comprei os Leds, resistores e fui à luta ...
Andei mais duas quadras e fui à loja de um Amigo e encontrei as pastilhas já prontas ...rs... Ficou bem mais fácil ...rs...
Para encurtar, comprei as pastilhas, soquetes, fio, conectores RCA e fiz os suportes em acrilico em forma de L para fixar as pastilhas, aproveitei uma fonte de energia 12 volts que usava num toca fitas automotivo, com mais de 20 anos de uso e fiz as fotos ... Ficaram excelentes ...
É uma luz branca, não altera as cores, não emite calor, baixissimo consumo de energia, extremamente portáteis e facílimas de controlar, bastando para isso aproximar ou afastar os Leds para variar sua intensidade. Caso seja necessário difundir a luz, um "capuz" feito com aqueles plásticos porosos (LDPE) Poli Etileno de Baixa Densidade, utilizados para embalar produtos eletrônicos deu conta do recado.
Após comentar o fato com o Rui, ele me enviou um link muito interessante de um tutorial para montar as lampadas com Leds :
http://www.webkits.com.br/news/template ... &zoneid=24
temperatura de cor*
Dicas de temperatura de cor
Hoje vamos falar um pouquinho sobre temperatura de cor, talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre este assunto, mas existe uma unidade de medida conhecida como grau Kelvin (K).O grau Kelvin é extremamente importante para obtermos um registro fiel das cores quando estamos fotografando, principalmente nós que trabalhamos com fotografia publicitária.Segundo o que alguns relatos afirmam, Kelvin estava fazendo seus experimentos, e aqueceu uma agulha no fogo, quando percebeu que à medida que a agulha esquentava mais azul ela ficava, e inversamente quando esfriava, oscilava entre o vermelho e o amarelo.Trazendo este experimento para a fotografia, se você prestar bem atenção, vai perceber que ao fotografarmos sob a luz do sol ao meio dia, os tons sairão azulados, e quando clicamos ao nascer ou no pôr do sol, os tons transitam entre avermelhados e amarelados, não é mesmo?Na época do filme fotográfico, existiam apenas dois tipos de filmes, “day light e tungstênio”, conforme o próprio nome sugere, day light significa: luz do dia, este filme era balanceado para 5500k, e o filme tungstênio balanceado para 3200k indicado para luz artificial, ou popularmente conhecida como luz continua”.Se por alguma razão fotografássemos com o filme invertido seguramente o trabalho estaria seriamente comprometido, porque o filme day light utilizado sob uma condição de luz contínua, as fotos sairiam todas amareladas. E o filme tungstênio utilizado sob uma condição de luz day light, as fotos sairiam todas azuladas.Hoje em dia as câmeras digitais facilitaram muito nossas vidas, ainda mais se você só a utiliza no modo automático, mas é aí que mora o perigo, se por alguma razão você precisar utilizar a câmera no modo manual, e suas fotos saírem azuladas ou amareladas, você ficará com os cabelos em pé.Para evitar que isso aconteça vamos dar uma dica muito importante de como você poderá fazer a calibração do seu equipamento e produzir belas fotos.As câmeras digitais, possuem um dispositivo chamado “white balance”, este dispositivo vai se tornar ativo somente quando o equipamento estiver no modo manual. Sua câmera por mais sofisticada que seja, é apenas uma máquina, portanto ela precisa de alguns parâmetros para se comportar adequadamente e atender suas necessidades.Toda vez que você fotografar no modo manual, antes de fazer qualquer click, selecione o modo white balance, coloque na frente da objetiva um pedaço de papel branco, tipo sulfite e aperte o botão disparador, pronto, sua câmera estará calibrada para aquela determinada situação de luz.Por exemplo, você vai fazer uma foto sob a luz do sol, faça a calibração do white balance conforme acabei de citar, depois de fotografar em ambiente externo e você queira clicar dentro de casa, precisará recalibrar sua câmera novamente para uma outra condição de luz, caso contrário as fotos ficarão comprometidas.Espero ter ajudado de alguma maneira, se quiser fazer contato caso alguma dúvida persista fique à vontade.Um abraçoHoje vamos falar um pouquinho sobre temperatura de cor, talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre este assunto, mas existe uma unidade de medida conhecida como grau Kelvin (K).
O grau Kelvin é extremamente importante para obtermos um registro fiel das cores quando estamos fotografando, principalmente nós que trabalhamos com fotografia publicitária.
Segundo o que alguns relatos afirmam, Kelvin estava fazendo um de seus experimentos, e aqueceu uma agulha no fogo, e percebeu que à medida que a agulha esquentava mais azul ela ficava, e à medida que esfriava, oscilava entre o vermelho e o amarelo.
Trazendo este experimento para a fotografia, se você prestar bem atenção, vai perceber que ao fotografarmos sob a luz do sol ao meio dia, os tons sairão azulados, e quando clicamos ao nascer ou no pôr do sol, os tons variam entre avermelhados e amarelados, não é mesmo?
Na época do filme fotográfico, existiam apenas dois tipos de filmes, “day light e tungstênio”, conforme o próprio nome sugere, day light significa: luz do dia, este filme era balanceado para 5500k, e o filme tungstênio balanceado para 3200k indicado para luz artificial, ou popularmente conhecida como luz continua”, ou luz de cinema.
Se por alguma razão fotografássemos com o filme invertido seguramente o trabalho estaria seriamente comprometido, porque o filme day light utilizado sob uma condição de luz contínua, as fotos sairiam todas amareladas. E o filme tungstênio utilizado sob uma condição de luz day light, as fotos sairiam todas azuladas.
Hoje em dia as câmeras digitais facilitaram muito nossas vidas, ainda mais se você só a utiliza no modo automático, mas é aí que mora o perigo, se por alguma razão você precisar utilizar a câmera no modo manual, e suas fotos saírem azuladas ou amareladas, você ficará com os cabelos em pé.
Para evitar que isso aconteça vamos dar uma dica muito importante de como você poderá fazer a calibração do seu equipamento e produzir belas fotos.
As câmeras digitais, possuem um dispositivo chamado “white balance”, este dispositivo vai se tornar ativo somente quando o equipamento estiver no modo manual. Sua câmera por mais sofisticada que seja, é apenas uma máquina, portanto ela precisa de alguns parâmetros para se comportar adequadamente e atender suas necessidades.
Toda vez que você fotografar no modo manual, antes de fazer qualquer click, selecione o modo white balance, coloque na frente da objetiva um pedaço de papel branco, tipo sulfite e aperte o botão disparador, pronto, sua câmera estará calibrada para aquela determinada situação de luz.
Por exemplo, você vai fazer uma foto sob a luz do sol, faça a calibração do white balance conforme acabei de citar, depois de fotografar em ambiente externo e você queira clicar dentro de casa, precisará recalibrar sua câmera novamente para uma outra condição de luz, caso contrário as fotos ficarão comprometidas.
http://alangouveia.wordpress.com/2009/0 ... e-balance/
Editado pela última vez por NELSON MACIEL em Seg Mai 31, 2010 2:12 pm, em um total de 3 vezes.
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Ah ... É necessário dizer que um tratamento básico na imagem é sempre bem vindo ...rs...
A não ser que a foto tenha sido feita corretamente, não é necessário este tipo de coisa, a não ser um ajuste no brilho da imagem
Vou exemplificar com uma isca feita pelo Antonio Carlos ...
Esta é a imagem original. Fotografada com minha traquitana relatada aí em cima ...
Resolução : 3984 X 2656
Dist Focal : 101 mm
Tempo de Exp : 1/23 s
Abertura : F 7.3
ISO 124
Modo de Exp : Center Weight
DPI : 300
Esta imagem recebeu um tratamento básico, tendo sido recortada para eliminar as áreas desnecessárias, foi clareada um pouco e nada mais ...
Agora se vc quer uma imagem para uso mais específico, como uma reprodução em catálogo, por ecxemplo ou então para inclusão em catalogo virtual, aí a coisa muda um pouco de figura e fica assim :
Agora, veja as imagens sem tratamento algum, realizadas com Flash e com a luz ambiente, vindo de 4 lampadas fluorescentes no teto do ambiente ...
Baita diferença, né ?
O programa utilizado para o tratamento básico é o Photoscape e pode ser baixado gratuitamente através da página :
http://www.photoscape.org/ps/main/index.php
A não ser que a foto tenha sido feita corretamente, não é necessário este tipo de coisa, a não ser um ajuste no brilho da imagem
Vou exemplificar com uma isca feita pelo Antonio Carlos ...
Esta é a imagem original. Fotografada com minha traquitana relatada aí em cima ...
Resolução : 3984 X 2656
Dist Focal : 101 mm
Tempo de Exp : 1/23 s
Abertura : F 7.3
ISO 124
Modo de Exp : Center Weight
DPI : 300
Esta imagem recebeu um tratamento básico, tendo sido recortada para eliminar as áreas desnecessárias, foi clareada um pouco e nada mais ...
Agora se vc quer uma imagem para uso mais específico, como uma reprodução em catálogo, por ecxemplo ou então para inclusão em catalogo virtual, aí a coisa muda um pouco de figura e fica assim :
Agora, veja as imagens sem tratamento algum, realizadas com Flash e com a luz ambiente, vindo de 4 lampadas fluorescentes no teto do ambiente ...
Baita diferença, né ?
O programa utilizado para o tratamento básico é o Photoscape e pode ser baixado gratuitamente através da página :
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Baita aula, dá para ver o quanto sou amador na coisa.... ...
pergunta besta que não quer calar....kkkkkk, esses led's de lanterna tem algumas serventia para esse tipo de iluminação, tipo uma lanterna de led's potente poderia fazer as vezes de luminária.
Desculpe a encheção, e obrigado pela ajuda.
pergunta besta que não quer calar....kkkkkk, esses led's de lanterna tem algumas serventia para esse tipo de iluminação, tipo uma lanterna de led's potente poderia fazer as vezes de luminária.
Desculpe a encheção, e obrigado pela ajuda.
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Serve perfeitamente Mauro ...Mauro Nakatani escreveu:Baita aula, dá para ver o quanto sou amador na coisa.... ...
pergunta besta que não quer calar... ...kkkkkk, esses led's de lanterna tem algumas serventia para esse tipo de iluminação, tipo uma lanterna de led's potente poderia fazer as vezes de luminária.
Desculpe a encheção, e obrigado pela ajuda.
Mas uma só não basta ... Tem que ter uma de cada lado, à 45 ° do objeto para poder iluminar melhor ...
Fiz um esquema meio chinfrin aí em baixo para vc ter uma idéia de como fazer ..
Fundo branco, aí entra o lance do fundo infinito explicado neste tópico :
http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=2547
Duas fontes principais colocadas à frente à 45 ° do objeto para iluminar a frente e as laterais ...
Duas fontes colocadas lateralmente iluminando o fundo, para eliminar sombras das fontes principais e iluminar o contorno da parte trazeira dando volume e tridimensionalidade ao objeto. E para ficar mais fácil de "limpar o fundo" se preciso.
Pode-se ainda, se o objeto estiver suspenso, como foi o caso da isca do tópico acima, colocar uma fonte abaixo e oura acima dele para iluminá-lo em sua totalidade.
O legal de vc trabalhar com fontes de luz artificial, é a possibilidade de vc poder montar a iluminação e ver comop ficará antes de fazer a foto, coisa que o Flash não permite
Ao fotografar utilizando luz artificial apague todas as outras fontes de luz de diferentes origens.
A maioria dos fotografos iram dizer que não tem problema, que o White Balance da câmera vai compensar as diferentes fontes, mas eu não gosto de mesclar as diferentes fontes.
Nelson Maciel
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Obrigado, logo posto os resultados, mas pelo pouco que pude ver, andas mais fotografando que pescando...kkkkk
Obrigado.
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É só o que tenho feito ... ....... Trabalhando ...Mauro Nakatani escreveu:Obrigado, logo posto os resultados, mas pelo pouco que pude ver, andas mais fotografando que pescando...kkkkk
Obrigado.
Mas quinta eu vou pescar ... Se Deus quiser ... .......
Nelson Maciel
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- Aline Patricia
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Muito bacana todas as dicas.
Pra quem ama fotografia o forum abre um leque de dicas e vale mesmo a pena por em pratica.
Pena nao poder colocar aqui minhas fotos com as iscas que fotografei, mas deixo o link, caso queriam ver...
http://picasaweb.google.com.br/photogra ... lhasEVaras#
Embora seja apenas fotos de uma marca nao foi propaganda, é pq não tenho outra marca mesmo, portanto fotografei para testar a minha camera nova...
Um abraço
Pra quem ama fotografia o forum abre um leque de dicas e vale mesmo a pena por em pratica.
Pena nao poder colocar aqui minhas fotos com as iscas que fotografei, mas deixo o link, caso queriam ver...
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Embora seja apenas fotos de uma marca nao foi propaganda, é pq não tenho outra marca mesmo, portanto fotografei para testar a minha camera nova...
Um abraço
Aline Patricia
www.alinepatricia.com
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- Antonio C. Santos
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Boa noite!
Bom acho que tenho de correr pra montar um cenário e bem legal...hehehe!
Obrigado pela dica Mestre Nelson...!
vamu q vamu!
Abração!
Obrigado pela dica Mestre Nelson...!
vamu q vamu!
Abração!
Obrigado CATERVA!
- NELSON MACIEL
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Aline,Aline Patricia escreveu:Muito bacana todas as dicas.
Pra quem ama fotografia o forum abre um leque de dicas e vale mesmo a pena por em pratica.
Pena nao poder colocar aqui minhas fotos com as iscas que fotografei, mas deixo o link, caso queriam ver...
http://picasaweb.google.com.br/photogra ... lhasEVaras#
Embora seja apenas fotos de uma marca nao foi propaganda, é pq não tenho outra marca mesmo, portanto fotografei para testar a minha camera nova...
Um abraço
Por que você não pode colocar as fotos aqui ? ...rs..
Fique à vontade ...
Nelson Maciel
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Re: Boa noite!
Antonio,Antonio C. Santos escreveu:Bom acho que tenho de correr pra montar um cenário e bem legal...hehehe!
Obrigado pela dica Mestre Nelson...!
vamu q vamu!
Abração!
Não precisa cenário ... Quanto menos elementos na foto, melhor é a visualização do objeto fotografado ...
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