BASS AJUDA 24/ 4

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Eduardo Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1121
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 2:02 pm
Cidade:

BASS AJUDA 24/ 4

Mensagem por Eduardo Borges » Qua Abr 24, 2013 6:50 pm

ALGUEN TEM E MAIL DE ALGUEM QUE CRIE BASS
OU ALGUMA CRIADO
POIS MEU PRIMO TEM VARIOS LAGOS COM BASS
MAS UM LAGO ESTA DANDO UM TIPO DE FUNGO NO BASS
NOS OUTROS PEIXES NAO TEM
SO NO BASS
ENTAO SE ALGUEM ME PODER AJUDAR EU AGRADESERIA
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Qua Abr 24, 2013 6:54 pm

Fala Eduardo, td bem?

Infelizmente nunca ouvi falar disso, então não saberia ajudar.

Te recomendo tentar a Piscicultura Paulista de Piracicaba, a dona é uma professora da Esalq, ela deve saber alguma coisa p te ajudar, ou indicar alguem.
http://www.pisciculturapaulista.com.br/

Alem disso tem um criador aqui do Forum mesmo o Conrado Galante.
Mas não sei se ele tem conhecimento tecnico tão especifico...

Espero ter ajudado.

Abrax.
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Qua Abr 24, 2013 8:07 pm

Eduardo, a recomendação do Marcão, como não poderia deixar de ser, é ótima.
Uma única ressalva: a dona da piscicultura (Ana Maria) não é professora na ESALQ.
O professor de piscicultura da ESALQ é o José Eurico P. Cyrino, que inclusive foi o orientador do mestrado e do doutorado da Ana Maria. Aconselho você a consultá-lo também.
Passei MP para você.
Abraço!
Avatar do usuário
Rodrigo O. Galle
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 54
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 1:18 pm
Cidade:

Bass Doente

Mensagem por Rodrigo O. Galle » Qui Abr 25, 2013 8:24 am

Bom dia amigo, eu tive alguns problemas ano passado em minhas baias de reprodução, gostaria que o amigo me descrevesse sucintamente os sintomas da doença, se forma tipo de um algodão doce aoredor das escamas ou se são pintas brancas espalhadas pelo corpo, existem formas de controle da doença,

Fico no Aguardo.
Rodrigo O. Galle
rodrigogalle@yahoo.com.br
União da Vitória - PR
42-8803-2397
42-9119-2301
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Qui Abr 25, 2013 11:21 am

Ola Eduardo,

tinha me esquecido do Rodrigo que respondeu ai em cima...sempre vi ele falando de Bass tambem.

Abrax.
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Qui Abr 25, 2013 11:26 am

[quote="Carlos Vettorazzi"]Eduardo, a recomendação do Marcão, como não poderia deixar de ser, é ótima.
Uma única ressalva: a dona da piscicultura (Ana Maria) não é professora na ESALQ.
O professor de piscicultura da ESALQ é o José Eurico P. Cyrino, que inclusive foi o orientador do mestrado e do doutorado da Ana Maria. Aconselho você a consultá-lo também.
Passei MP para você.
Abraço![/quote

Esse é o cara certo pra te ajudar tambem Eduardo, Professor Carlão é fera!!

Carão, pensei que a Ana Maria fosse, no passado, professora da ESAQ, não?

Outra pergunta; e o Fernando Kubtsia(não sei se é assim que se escreve) pensei que ele que era o orientador dela(tambem no passado) inclusive as informações que eu tinha, eram que ele, juntamente com a Ana Maria, que começaram a desenvolver as formas de alimentas os alevinos de Bass com ração. Então aproveito para esperar que vc me corrija se eu estiver errado...assim aprendo mais...

Grande Abrax a todos!
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Qui Abr 25, 2013 4:20 pm

Marco R. Lima escreveu:
Carlos Vettorazzi escreveu:Eduardo, a recomendação do Marcão, como não poderia deixar de ser, é ótima.
Uma única ressalva: a dona da piscicultura (Ana Maria) não é professora na ESALQ.
O professor de piscicultura da ESALQ é o José Eurico P. Cyrino, que inclusive foi o orientador do mestrado e do doutorado da Ana Maria. Aconselho você a consultá-lo também.
Passei MP para você.
Abraço![/quote

Esse é o cara certo pra te ajudar tambem Eduardo, Professor Carlão é fera!!

Carão, pensei que a Ana Maria fosse, no passado, professora da ESAQ, não?

Outra pergunta; e o Fernando Kubtsia(não sei se é assim que se escreve) pensei que ele que era o orientador dela(tambem no passado) inclusive as informações que eu tinha, eram que ele, juntamente com a Ana Maria, que começaram a desenvolver as formas de alimentas os alevinos de Bass com ração. Então aproveito para esperar que vc me corrija se eu estiver errado...assim aprendo mais...



Grande Abrax a todos!

Fala Marcão!
O Fernando Kubitza sim foi professor por aqui por uns tempos, mas já saiu e não sei por onde anda.
O orientador da Ana Maria, tanto no mestrado quanto no doutorado foi o Zico (José Eurico), mas com certeza o Fernando colaborou no trabalho.
No site da Piscicultura Paulista, ao final do item "Sobre a Piscicultura", você encontra uma série de publicações da Ana Maria, em formato pdf, inclusive sua dissertação de mestrado e tese de doutorado, que você já deve conhecer.
Grande abraço!
Avatar do usuário
Marco R. Lima
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2007
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 3:07 pm
Cidade:

Mensagem por Marco R. Lima » Qui Abr 25, 2013 4:27 pm

Carlos Vettorazzi escreveu:
Marco R. Lima escreveu:
Carlos Vettorazzi escreveu:Eduardo, a recomendação do Marcão, como não poderia deixar de ser, é ótima.
Uma única ressalva: a dona da piscicultura (Ana Maria) não é professora na ESALQ.
O professor de piscicultura da ESALQ é o José Eurico P. Cyrino, que inclusive foi o orientador do mestrado e do doutorado da Ana Maria. Aconselho você a consultá-lo também.
Passei MP para você.
Abraço![/quote

Esse é o cara certo pra te ajudar tambem Eduardo, Professor Carlão é fera!!

Carão, pensei que a Ana Maria fosse, no passado, professora da ESAQ, não?

Outra pergunta; e o Fernando Kubtsia(não sei se é assim que se escreve) pensei que ele que era o orientador dela(tambem no passado) inclusive as informações que eu tinha, eram que ele, juntamente com a Ana Maria, que começaram a desenvolver as formas de alimentas os alevinos de Bass com ração. Então aproveito para esperar que vc me corrija se eu estiver errado...assim aprendo mais...



Grande Abrax a todos!

Fala Marcão!
O Fernando Kubitza sim foi professor por aqui por uns tempos, mas já saiu e não sei por onde anda.
O orientador da Ana Maria, tanto no mestrado quanto no doutorado foi o Zico (José Eurico), mas com certeza o Fernando colaborou no trabalho.
No site da Piscicultura Paulista, ao final do item "Sobre a Piscicultura", você encontra uma série de publicações da Ana Maria, em formato pdf, inclusive sua dissertação de mestrado e tese de doutorado, que você já deve conhecer.
Grande abraço!
Valeu Carlão!

Espero que não tenhamos disvirtuado o topico do Eduardo e ao contrario, contribuido..rs

Abrax.
Avatar do usuário
Eduardo Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1121
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 2:02 pm
Cidade:

Re: Bass Doente

Mensagem por Eduardo Borges » Qui Abr 25, 2013 6:14 pm

Rodrigo O. Galle escreveu:Bom dia amigo, eu tive alguns problemas ano passado em minhas baias de reprodução, gostaria que o amigo me descrevesse sucintamente os sintomas da doença, se forma tipo de um algodão doce aoredor das escamas ou se são pintas brancas espalhadas pelo corpo, existem formas de controle da doença,

Fico no Aguardo.
fala amigo
o mais estranho e que em outros tanques nao tem o poblema e
so neste
o sintomas sao
na ponta do rabo e nas nadadeiras ficao meio irugado
e aspero com um monte de micro bolinha
e em algums tem um tipo de feridas pelo corpo com um tipo de bolor por cima
mas o comportamento dele no tamque ta normal
esta comendo muito e atacando normal as iscas artificiais

valeu a ajuda
Avatar do usuário
Eduardo Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1121
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 2:02 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Borges » Qui Abr 25, 2013 6:15 pm

VALEU PESSOAL
MUITO OBRIGADO
Avatar do usuário
Rodrigo O. Galle
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 54
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 1:18 pm
Cidade:

Re: Bass Doente

Mensagem por Rodrigo O. Galle » Qui Abr 25, 2013 10:46 pm

Eduardo Borges escreveu:
Rodrigo O. Galle escreveu:Bom dia amigo, eu tive alguns problemas ano passado em minhas baias de reprodução, gostaria que o amigo me descrevesse sucintamente os sintomas da doença, se forma tipo de um algodão doce aoredor das escamas ou se são pintas brancas espalhadas pelo corpo, existem formas de controle da doença,

Fico no Aguardo.
fala amigo
o mais estranho e que em outros tanques nao tem o poblema e
so neste
o sintomas sao
na ponta do rabo e nas nadadeiras ficao meio irugado
e aspero com um monte de micro bolinha
e em algums tem um tipo de feridas pelo corpo com um tipo de bolor por cima
mas o comportamento dele no tamque ta normal
esta comendo muito e atacando normal as iscas artificiais

valeu a ajuda
Boa noite senhores, recomendo os livros do prof. Kubitza, tem uma literatura bem apurada sobre criaçao e manejo dos peixes, o segundo sintoma que o colega descreve ali apesar de eu nao ter visto as fotos imagino ser saprolegnose, eu tive esse sintoma nas minhas matrizes ano passado, peço q o colega dê uma olhada nas imagens do google pra confirmar, essa doença ocorre principalmente por superlotaçao originando stress ou entao quedas bruscas de temperatura da agua, ela forma esse bolor por entre as braquias em casos mais avançados e acaba matando o peixe por sufocamento o primeiro sintoma pode ser ictio, porém o ictio nao se forma somente nas pontas das nadadeiras e sim por todo o corpo. se o colega confirmar a soprolegnose pode usar um produto chamado neguvon. apesar de ser inseticida ele funciona bem contra esse fungo, soh nao lembro a dose por m3 de agua, segund feira estarei de volta ao escritório e passo a dose certinha. espero ter ajudado. Abraço
Avatar do usuário
Rodrigo O. Galle
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 54
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 1:18 pm
Cidade:

Re: Bass Doente

Mensagem por Rodrigo O. Galle » Qui Abr 25, 2013 10:55 pm

Rodrigo O. Galle escreveu:
Eduardo Borges escreveu:
Rodrigo O. Galle escreveu:Bom dia amigo, eu tive alguns problemas ano passado em minhas baias de reprodução, gostaria que o amigo me descrevesse sucintamente os sintomas da doença, se forma tipo de um algodão doce aoredor das escamas ou se são pintas brancas espalhadas pelo corpo, existem formas de controle da doença,

Fico no Aguardo.
fala amigo
o mais estranho e que em outros tanques nao tem o poblema e
so neste
o sintomas sao
na ponta do rabo e nas nadadeiras ficao meio irugado
e aspero com um monte de micro bolinha
e em algums tem um tipo de feridas pelo corpo com um tipo de bolor por cima
mas o comportamento dele no tamque ta normal
esta comendo muito e atacando normal as iscas artificiais

valeu a ajuda
Boa noite senhores, recomendo os livros do prof. Kubitza, tem uma literatura bem apurada sobre criaçao e manejo dos peixes, o segundo sintoma que o colega descreve ali apesar de eu nao ter visto as fotos imagino ser saprolegnose, eu tive esse sintoma nas minhas matrizes ano passado, peço q o colega dê uma olhada nas imagens do google pra confirmar, essa doença ocorre principalmente por superlotaçao originando stress ou entao quedas bruscas de temperatura da agua, ela forma esse bolor por entre as braquias em casos mais avançados e acaba matando o peixe por sufocamento o primeiro sintoma pode ser ictio, porém o ictio nao se forma somente nas pontas das nadadeiras e sim por todo o corpo. se o colega confirmar a soprolegnose pode usar um produto chamado neguvon. apesar de ser inseticida ele funciona bem contra esse fungo, soh nao lembro a dose por m3 de agua, segund feira estarei de volta ao escritório e passo a dose certinha. espero ter ajudado. Abraço
4.3.2. Mecanismo de desenvolvimento da patogenia
POST (1987) afirma que não há aparecimento de casos primários de
saprolegniose
entre peixes, uma vez que esta patogenia é basicamente oportunista.
A presença de toxinas na ração ou outros alimentos, na água, ou pele, nadadeiras
e brânquias danificadas podem preceder para invasão secundária por Saprolegnia.
Estresse físico como a redução da temperatura da água, alta ou baixa do pH, ou alta
salinidade também podem ser responsáveis pelo aparecimento da doença. A infecção
micótica do peixe depende tanto do estado físico peixe quanto do fungo, cuja combinação
conduz à infecção. Os fungos responsáveis pela saprolegniose são considerados
patógenos secundários, sendo que as lesões se observam depois do manejo dos peixes
e
como continuação de qualquer dano traumático na pele, em condições de
superpopulação, e contaminações associadas a enfermidades viróticas e bacterianas
(KUBITZA & KUBITZA, 1999).
Foi demonstrada que a invasão fúngica em diversos peixes é manifestação óbvia
de traumatismo prévio e que caso as lesões microscópicas fossem macroscópicas,
aumentariam enormemente a infecção fúngica. Quando se tem uma traumatização, os
peixes se tornam muito susceptíveis a uma infecção por diferentes fungos, considerando
que existe uma variação entre as espécies quanto a sua patogenicidade (ROBERTS,
1981).
Os zoósporos de Saprolegnia são encontrados em uma área fértil suscetível para
germinar e assim começar a produzir hifas vegetativas. O micélio cresce para cobrir a
parte feriada ou o lugar da invasão, expandindo-se pelo resto do local, circundando o
local
da invasão inicial. Enzimas digestivas produzidas pelo fungo destróem a pele permitindo
a
morte das células. O primeiro sinal de infecção fúngica é a presença de áreas
despigmentadas na pele do peixe, com multiplicação e crescimento das hifas. As áreas
necrosadas começam a ser recobertas por pequenos “tufos de algodão” ou micélio,
característica marcante da Saprolegnia (KUBITZA & KUBITZA, 1999) como demonstrado
na Figura 9.
Rodrigo O. Galle
rodrigogalle@yahoo.com.br
União da Vitória - PR
42-8803-2397
42-9119-2301
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Re: Bass Doente

Mensagem por Conrado Galante » Qui Abr 25, 2013 11:04 pm

Eduardo Borges escreveu:
Rodrigo O. Galle escreveu:Bom dia amigo, eu tive alguns problemas ano passado em minhas baias de reprodução, gostaria que o amigo me descrevesse sucintamente os sintomas da doença, se forma tipo de um algodão doce aoredor das escamas ou se são pintas brancas espalhadas pelo corpo, existem formas de controle da doença,

Fico no Aguardo.
fala amigo
o mais estranho e que em outros tanques nao tem o poblema e
so neste
o sintomas sao
na ponta do rabo e nas nadadeiras ficao meio irugado
e aspero com um monte de micro bolinha
e em algums tem um tipo de feridas pelo corpo com um tipo de bolor por cima
mas o comportamento dele no tamque ta normal
esta comendo muito e atacando normal as iscas artificiais

valeu a ajuda
Eduardo,

Essas bolinhas são brancas ou douradas aveludadas??

Se forem douradas provavelmente é Oodiniose causada pelo protozoário Oodinium pilullares.

Esse limo se for branco acinzentado pode ser Costiose causado pelos protozoários ichthyobodo sp. e chilodonella sp. Entre outros!!

Eles estão perdendo escamas??

As feridas são pelo corpo todo??

Espero ter ajudado a levantar hipóteses e não ter te confundido!

Abraço

Conrado Galante
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Avatar do usuário
Eduardo Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1121
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 2:02 pm
Cidade:

Re: Bass Doente

Mensagem por Eduardo Borges » Sex Abr 26, 2013 6:15 pm

Conrado Galante escreveu:
Eduardo Borges escreveu:
Rodrigo O. Galle escreveu:Bom dia amigo, eu tive alguns problemas ano passado em minhas baias de reprodução, gostaria que o amigo me descrevesse sucintamente os sintomas da doença, se forma tipo de um algodão doce aoredor das escamas ou se são pintas brancas espalhadas pelo corpo, existem formas de controle da doença,

Fico no Aguardo.
fala amigo
o mais estranho e que em outros tanques nao tem o poblema e
so neste
o sintomas sao
na ponta do rabo e nas nadadeiras ficao meio irugado
e aspero com um monte de micro bolinha
e em algums tem um tipo de feridas pelo corpo com um tipo de bolor por cima
mas o comportamento dele no tamque ta normal
esta comendo muito e atacando normal as iscas artificiais

valeu a ajuda
Eduardo,

Essas bolinhas são brancas ou douradas aveludadas??

Se forem douradas provavelmente é Oodiniose causada pelo protozoário Oodinium pilullares.

Esse limo se for branco acinzentado pode ser Costiose causado pelos protozoários ichthyobodo sp. e chilodonella sp. Entre outros!!

Eles estão perdendo escamas??

As feridas são pelo corpo todo??

Espero ter ajudado a levantar hipóteses e não ter te confundido!

Abraço

Conrado Galante

fala brow
as bolinhas sao meia douradas
e as feridas nao sao pelo corpo todo e nem em todos os peixes
Avatar do usuário
Eduardo Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1121
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 2:02 pm
Cidade:

Re: Bass Doente

Mensagem por Eduardo Borges » Sex Abr 26, 2013 6:18 pm

Rodrigo O. Galle escreveu:
Eduardo Borges escreveu:
Rodrigo O. Galle escreveu:Bom dia amigo, eu tive alguns problemas ano passado em minhas baias de reprodução, gostaria que o amigo me descrevesse sucintamente os sintomas da doença, se forma tipo de um algodão doce aoredor das escamas ou se são pintas brancas espalhadas pelo corpo, existem formas de controle da doença,

Fico no Aguardo.
fala amigo
o mais estranho e que em outros tanques nao tem o poblema e
so neste
o sintomas sao
na ponta do rabo e nas nadadeiras ficao meio irugado
e aspero com um monte de micro bolinha
e em algums tem um tipo de feridas pelo corpo com um tipo de bolor por cima
mas o comportamento dele no tamque ta normal
esta comendo muito e atacando normal as iscas artificiais

valeu a ajuda
Boa noite senhores, recomendo os livros do prof. Kubitza, tem uma literatura bem apurada sobre criaçao e manejo dos peixes, o segundo sintoma que o colega descreve ali apesar de eu nao ter visto as fotos imagino ser saprolegnose, eu tive esse sintoma nas minhas matrizes ano passado, peço q o colega dê uma olhada nas imagens do google pra confirmar, essa doença ocorre principalmente por superlotaçao originando stress ou entao quedas bruscas de temperatura da agua, ela forma esse bolor por entre as braquias em casos mais avançados e acaba matando o peixe por sufocamento o primeiro sintoma pode ser ictio, porém o ictio nao se forma somente nas pontas das nadadeiras e sim por todo o corpo. se o colega confirmar a soprolegnose pode usar um produto chamado neguvon. apesar de ser inseticida ele funciona bem contra esse fungo, soh nao lembro a dose por m3 de agua, segund feira estarei de volta ao escritório e passo a dose certinha. espero ter ajudado. Abraço
aonde eu acho o pRoduto
NEVUGON ?????
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Conrado Galante » Sex Abr 26, 2013 8:07 pm

Amigo um tratamento muito comum entre piscicultores por ser efetivo e fácil de encontrar e o tratamento com sal comum de gado na proporção de 0,5 a 1% e formalina (formol) na concentração de 15 a 25ml/ m3 o tratamento pode ser repetido após 3 dias!!

Se o tanque for muito grande você terá que passar os peixes para um tanque menor!!

O Gustavo que já esta respondendo o tópico entende muito de Bass, veja as recomendações dele e faça o que for mais viável pra você!

Abraço

Conrado Galante
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”