Estudo de caso – Black Bass em açude

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Angelo Klein
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 263
Registrado em: Sex Mar 09, 2007 10:21 pm
Cidade:

Estudo de caso – Black Bass em açude

Mensagem por Angelo Klein » Sáb Fev 11, 2012 5:53 pm

Fala galera, bom primeiramente gostaria de pedir algumas dicas sobre a criação de Bass, a quem tem mestrado em criação deles..hehehehe.. mas sem mais blablabla vamos la:
Tanque: Tenho um açude de aproximadamente 1,8 hectares de agua, algumas partes com mais de 4 metros com bastante estrutura. Peixes: Um pouco de cada:
Traíra – Poucas
Carpas – todos os tipos
Pacu
Dourado – Vi quando pequenos, depois nunca mais apareceram... podem ter fugidos
Surubim – Foi largado uns 100
Forageiros – etc...

Então, as traíras estão muito difíceis de pegar, talvez pro já terem passado algumas vezes pelo anzol..hehe, e meu objetivo é largar os bass para pesca com artificiais... ontem fomos num lago de um amigo e pegamos dois blacks, que foram largamos no açude, mas um morreu no transporte...

A minha duvida é: Quantos Basses tenho que largar no tanque? Ele consegue se reproduzir bem a ponto de “inçar” o açude?

Onde consigo alevinos no RS?

Os predadores comeram os Basses grandes?

um grade abraço
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Seg Fev 13, 2012 8:56 am

Os dourados e surubins farão a festa com o Bass... As traíras vivem bem com os basses maiores.

Se quiser mais informações, posso passar o fone da Fazenda Kiri por MP, e você pode conversar com o Edson, proprietário e responsável pela criação dos basses de la´.

Abraço!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Marcelo Becker
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1738
Registrado em: Ter Set 01, 2009 8:28 pm
Cidade:

Mensagem por Marcelo Becker » Seg Fev 13, 2012 9:54 am

Não sei nada sobre a criação do bass mas em primeiro lugar retiraria todas as carpas do açude, já que geralmente elas deixam a água bem suja, o que não é nada legal para pescaria de Bass.
Avatar do usuário
Angelo Klein
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 263
Registrado em: Sex Mar 09, 2007 10:21 pm
Cidade:

Mensagem por Angelo Klein » Ter Fev 14, 2012 7:07 pm

Marcelo Becker escreveu:Não sei nada sobre a criação do bass mas em primeiro lugar retiraria todas as carpas do açude, já que geralmente elas deixam a água bem suja, o que não é nada legal para pescaria de Bass.
Editado pela última vez por Angelo Klein em Qui Nov 05, 2015 5:22 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Eduardo Borges
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1121
Registrado em: Seg Mar 03, 2008 2:02 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Borges » Qua Fev 15, 2012 6:26 pm

c cada um tem sua opiniao
a minha e esta
primera coisa seca o tanque e tira tudo so deixa tilapia e o bass
se deixar as carpas ela tem fama de comer as ovas do bass nao e a alimentaçao dela mas ela come tambem
segunda nao jogue a carne na agua
pois vc vai acabar com ela
o resido pode fermentar e matartodo seu peixe
ai nao tendo predadores ai vc pode manter a quantidade de bass que colocou e a perda sera minima

boa sorte
Avatar do usuário
Frederico Virmond
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 7:12 pm
Cidade:

Re: Estudo de caso – Black Bass em açude

Mensagem por Frederico Virmond » Qui Fev 16, 2012 7:40 am

Angelo Klein escreveu:Fala galera, bom primeiramente gostaria de pedir algumas dicas sobre a criação de Bass, a quem tem mestrado em criação deles..hehehehe.. mas sem mais blablabla vamos la:
Tanque: Tenho um açude de aproximadamente 1,8 hectares de agua, algumas partes com mais de 4 metros com bastante estrutura. Peixes: Um pouco de cada:
Traíra – Poucas
Carpas – todos os tipos
Pacu
Dourado – Vi quando pequenos, depois nunca mais apareceram... podem ter fugidos
Surubim – Foi largado uns 100
Forageiros – etc...

Então, as traíras estão muito difíceis de pegar, talvez pro já terem passado algumas vezes pelo anzol..hehe, e meu objetivo é largar os bass para pesca com artificiais... ontem fomos num lago de um amigo e pegamos dois blacks, que foram largamos no açude, mas um morreu no transporte...

A minha duvida é: Quantos Basses tenho que largar no tanque? Ele consegue se reproduzir bem a ponto de “inçar” o açude?

Onde consigo alevinos no RS?

Bom dia Angelo!

Tinha a mesma duvida que voce, tambem tinha varios peixes e descobri que a melhor opcao e voce secar seu tanque, calcariar ele todo para acabar com qquer tipo de alevino que sobrar, e colocar somente o black bass e lambari para ele se alimentar, outros peixes juntos os criadores daqui nao indicam, a tilapia da mesma maneira suja a agua, coloquei a um ano em minha casa e o desenvolvimento dos peixes esta bem bacana.
Espero ter ajudado.

Os predadores comeram os Basses grandes?

um grade abraço
Avatar do usuário
Frederico Virmond
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 7:12 pm
Cidade:

Mensagem por Frederico Virmond » Qui Fev 16, 2012 7:43 am

Bom dia Angelo!

Tinha a mesma duvida que voce, tambem tinha varios peixes e descobri que a melhor opcao e voce secar seu tanque, calcariar ele todo para acabar com qquer tipo de alevino que sobrar, e colocar somente o black bass e lambari para ele se alimentar, outros peixes juntos os criadores daqui nao indicam, a tilapia da mesma maneira suja a agua, coloquei a um ano em minha casa e o desenvolvimento dos peixes esta surpreendendo.
Espero ter ajudado.
Avatar do usuário
Jorge Ferronato
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 115
Registrado em: Sex Jan 16, 2009 10:24 pm
Cidade:

Mensagem por Jorge Ferronato » Seg Abr 09, 2012 4:44 pm

Também concordo com o pessoal, deixa só Bass e lambari, pois muitos peixes não dá muito certo, traíra quando fica maior maltrata muito os basses e realmente carpa acaba comendo as ovas, sem falar dos outros peixes que os amigos também citaram.
Na minha açude (pequena +ou- 80m x 70m) coloquei 3000 alevinos de lambari Tambiú, e após um ano, 450 alevinos de Bass, até coloquei alem do máximo.
Deixa um ano para o lambari se criar bem.
Se quiser te mando por MP o telefone do Rostirola criador de Bass de São Marcos.
Grande abraço.
Pesque e solte, sempre.
•... ¸><((((º>
.••´¯`•.¸.•><((((º>
•.¸.•´¯`•...¸.•><((((º>
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Seg Abr 09, 2012 5:24 pm

Sempre ouvi dizer que o Lambari é o maior predador das ovas e larvas do Bass (e de outros peixes tbm)...

A traíra, como eu disse acima convive com basses maiores, mas por ser predador noturno, os alevinos podem virar presa fácil...

Alguém pode confirmar ou não essa informação?
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Jorge Ferronato
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 115
Registrado em: Sex Jan 16, 2009 10:24 pm
Cidade:

Mensagem por Jorge Ferronato » Seg Abr 09, 2012 6:40 pm

Marcio Azzarini escreveu:Sempre ouvi dizer que o Lambari é o maior predador das ovas e larvas do Bass (e de outros peixes tbm)...

A traíra, como eu disse acima convive com basses maiores, mas por ser predador noturno, os alevinos podem virar presa fácil...

Alguém pode confirmar ou não essa informação?
Quanto a lambari ser um predador voraz não há dúvidas, mas o Bass cuida do ninho e dos alevinos, quanto a isso acho uma baita sacanagem, os caras fazerem campeonatos de pesca justamente nessa época, pois os basses estão muito ativos, mas pense nisso, imagina quando as etapas são embarcadas, creio eu que os peixes capturados são colocados em viveiros.
E justamente esse pessoal que tanto fala em preservação dos basses.
Se estou errado me corrijam.
E realmente já li na net que a traíra sendo predador noturno tem vantagem sobre o bass, podendo capturar dependendo do seu tamanho, adultos alem de alevinos.
Pesque e solte, sempre.
•... ¸><((((º>
.••´¯`•.¸.•><((((º>
•.¸.•´¯`•...¸.•><((((º>
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Seg Abr 09, 2012 8:15 pm

Jorge Ferronato escreveu:
Marcio Azzarini escreveu:Sempre ouvi dizer que o Lambari é o maior predador das ovas e larvas do Bass (e de outros peixes tbm)...

A traíra, como eu disse acima convive com basses maiores, mas por ser predador noturno, os alevinos podem virar presa fácil...

Alguém pode confirmar ou não essa informação?
Quanto a lambari ser um predador voraz não há dúvidas, mas o Bass cuida do ninho e dos alevinos, quanto a isso acho uma baita sacanagem, os caras fazerem campeonatos de pesca justamente nessa época, pois os basses estão muito ativos, mas pense nisso, imagina quando as etapas são embarcadas, creio eu que os peixes capturados são colocados em viveiros.
E justamente esse pessoal que tanto fala em preservação dos basses.
Se estou errado me corrijam.
E realmente já li na net que a traíra sendo predador noturno tem vantagem sobre o bass, podendo capturar dependendo do seu tamanho, adultos alem de alevinos.

CONCORDO 100%
outro dia até questionei qual a utilidade de um viveiro em barco, prum pescador esportivo e com iscas artificiais????
.
.
.
.
.
.
nenhuma né, a não ser campeonatos.
tá mais do que na hora dos organizadores dos campeonatos criarem outra maneira de contagem/pesagem que não envolva a retirada do peixe de perto do local onde foi capturado.

DESCULPEM O OFF TOPIC!
Quanto ao lago pro bass, a primeira coisa que eu faria era retirar as carpas! Talvez a melhor solução é a que já foi dada pelos amigos, secar e meter calcáreo, depois um forrageiro e quando estabilizado colocar o bass.
um abraço
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Dom Dez 15, 2013 11:39 am

Eu tenho um acude neste tamanho mais ou menos, te digo com certeza, se quer criar basses tire tudo antes, seque o tanque, peixes de couro dourados e trairas grandes n vao deixar eles se criarem... E antes de soltar os basses pense numa forma de mante-los com comida pois a forragem e mto imoortante... É utopico pensar que podera ter todas as especies em harmonia num ambiente fechado ...
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Conrado Galante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 939
Registrado em: Dom Abr 22, 2012 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Conrado Galante » Dom Dez 15, 2013 12:13 pm

Amigo eu crio bass ha algum tempo, tenho 12 lagos para a criação do mesmo e comercializo alevinos e juvenis!

Realmente um lago com tantas espécies será dificil que você consiga que eles procriem! Os alevinos e até peixes maiores serão prezas fáceis para trairas, dourados e pintados!!
Nnao digo que não terás bass, mas certamente a população não será muito grande!!

Nnao joque mais figado de boi na água, a não ser que tenha uma renovação de agua muito grande! Você irá literalmente "apodrecer" a agua!!
E a taxa de amonia vai subir a niveis letais para todos os peixes!!

A melhor solução para você ter muitos basses por muito tempo é secar o lago e colocar tilápias e lambaris e Guarus (barrigudinhos) que procriam muito e servem de forrageiro!!

Sim o lambari come as ovas de todos os peixes, mas os pais do bass (principalmente o macho) cuidam do ninho e dos alevinos por alguns meses!!

Apenas recomendo que você não pesque muito no periodo de desova pq só de fisgar o peixe, mesmo que solte bem rápido, as ovas já terão acabado!

Uma vez em um dos meus tanques fiz isso (pra testar mesmo) e em menos de 30 segundo os lambaris tinham limpado a desova!! Parece que eles ficam esperando um vacilo do pai pra atacar!!

Se não for possível secar o tanque sua melhor opção é já soltar juvenis de pelo menos 10cm!! Isso lhe garantirá uma taxa de sobrevivência bem razoável!!
Porque nao podemos pescar todo dia e trabalhar de fim de semana?? Pesque e solte sempre!!!!
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”