Creek channels bassin - artigo traduzido

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Edu Seto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 2:46 pm
Cidade:

Creek channels bassin - artigo traduzido

Mensagem por Edu Seto » Sáb Fev 09, 2008 5:12 pm

Pessoal,

O artigo Creek channels bassin (Pescando bass em canais de córregos, n.t.), escrito por Jim Porter, pode ser visto como um "pré-requisito" do artigo Forget the trees - Ben Matsubu.

É um artigo que poderíamos classificar como "básico", orientado para quem está começando a pescar bass, mas acho que contém os conceitos essenciais sobre a pesca do bass em canais.

[]s e boas leituras.
Edu

-----------------------------------------------

Pescando bass em canal de córrego

Jim Porter

(Nota do autor: Este artigo aborda somente canais submersos de reservatórios artificiais. Há inúmeros outros fatores que teríamos que explorar se tratássemos também de águas naturais e o espaço aqui não seria suficiente.)

Imagem

Durante a Primavera e o início do Verão, a maioria dos pescadores captura seus basses em cover (abrigo, n.t.) de áreas rasas, tais como capim, áreas de tocos cortados e arbustos. O restante do ano eles choram os bassin blues porque “os peixes simplesmente não estão mordendo”. Às vezes está quente demais, frio demais, brilhante demais, chuvas demais, água baixa, água alta, e assim por diante.

Tendo sido, algum dia, novatos do esporte, nós todos nos lembramos quando as nossas pescarias de bass, geralmente, eram como aquelas. E a razão, como mencionado, é que nós não sabíamos como pescar se não fosse perto de cover (abrigo, n.t.) visível e em local raso.

Agora, estamos um pouco mais instruídos. Aprendemos sobre estrutura e todas as maravilhosas capturas que ela pode produzir entre os picos de pesca de Primavera. Não temos nenhuma dúvida sobre isso, estrutura é uma boa escolha; mas ela pode ser ainda melhor. Tudo o que precisamos fazer é determinar qual estrutura tem a mais alta probabilidade de produzir bass, dia sim, dia não. Se você nunca fez seriamente uma análise detalhada sobre estrutura, deixe-me fazer uma pergunta: Relembre todos os detalhes das cinco melhores pescarias em reservatórios que você fez, fora do período da Primavera e possivelmente de cardumes de bass na superfície. Eu apostarei o meu melhor crankbait que quatro das cinco pescarias foram em estruturas relacionadas de algum modo a um canal de rio ou córrego. Nenhuma dúvida sobre isto. Se você não estava diretamente sobre a beirada do canal, você estava razoavelmente perto de uma.

A questão a destacar é que, embora qualquer estrutura off-shore (longe das margens, n.t.) possa atrair alguns basses num dado momento, aquelas que fazem isto de uma maneira contínua e previsível são quase sempre diretamente influenciadas por um canal de algum tipo. Duas razões muito específicas explicam isto. Primeiro, nós todos entendemos a relação de uma linha de quebra (break-line, n.t.) em água profunda e o instinto natural dos basses para uma rápida retirada em caso de perigo. Embora elas passem a maior parte do tempo em 8-15 pés (2,4-4,5 metros, n.t.) de água, Mama Bass (bass fêmea, n.t.) gosta de ter água profunda à mão.

A segunda razão é a correnteza que flui dentro do canal e seus efeitos de longo alcance. Seja causada por um fluxo natural de água ou simplesmente por movimentos induzidos pelos ventos, água em movimento previne estratificações por temperatura e nível de oxigênio, reduz temperaturas, aumenta níveis de oxigênio, previne estagnação e traz comida em sua esteira. Todos estes fatores são facilmente reconhecíveis e apontam claramente porque um canal tem tal influência no estilo de vida dos basses. Dos dois principais canais mencionados (de rio e de córrego), somente o canal de córrego tem a capacidade de suportar o bass ao longo do ano todo. O canal de rio normalmente tem uma correnteza contínua, que o bass de Inverno evita fortemente. Mais, a maioria das áreas rasas adjacentes ao canal principal normalmente não são áreas de desova prioritárias.

O canal de córrego, por outro lado, provê tudo o que os basses requerem, além de dar-lhes uma “auto-estrada” para as áreas rasas de desova, prateleiras de comida e abrigo. A correnteza, também, não é, normalmente, tão forte nem tão consistente quanto à do rio principal.

Se você for um pescador com razoável experiência, o que apresentamos não foi, possivelmente, algo que chame a atenção para o papel dominante do canal de córrego na moderna pesca do bass. Entretanto, muitos leitores são novatos, possuem menos experiência ou simplesmente nunca deram muita importância para o assunto. Para estas pessoas, este reconhecimento pode permitir-lhes ganhar anos de conhecimento e entendimento adicionais durante uma única estação do ano.

Todos os canais de córrego têm um traço em comum – eles nunca são retos! Haverá algumas retas em que a direção tem pouco desvio, mas canais de córregos, por natureza, são sinuosos e marcados por curvas. Seus traçados são formados pela e guardam relação com a topografia circundante. Na maioria dos casos, uma margem é ligeiramente mais elevada do que a outra. (Isto é quase sempre verdade numa curva fechada, onde a margem externa é mais alta e, assim, controla a direção do fluxo.)

Esta diferença na altura entre lados das beiradas do canal pode ser significativa, no sentido de que o lado mais alto, normalmente, tinha o solo mais duro (possivelmente de pedra), era mais íngreme (uma característica desejável para a pesca do bass) e, provavelmente, tinha as maiores árvores (que resultaram, hoje, em áreas de troncos cortados). São exatamente as razões pelas quais o lado externo de uma curva de canal é sempre o mais produtivo. Uma outra é que os basses, dadas duas características de estruturas similares e adjacentes, sempre escolherão a que tiver pedra e freqüentemente escolherão a mais alta das duas. Possivelmente isto tenha a ver com controle e vigilância da área circundante.

O contrário é verdadeiro no Inverno. Um bass de sangue frio estará muito enrijecido e letárgico durante os meses gelados, tornando a alimentação difícil. Ele tenta se manter o mais estável e imóvel possível, de modo a conservar energia. Estendendo o raciocínio, o bass evita, ao máximo, água corrente durante os períodos gelados, pois ele teria que consumir energia valiosa para se manter em sua posição. Conseqüentemente, o lado INTERNO de uma curva de canal, ou a margem mais baixa, é menos influenciada por qualquer corrente presente e é onde ele fixará residência. Estes locais de Inverno têm um outro requisito específico, um que não vem facilmente. O cardume de basses de Inverno precisa de uma estrutura com característica significativa, embora não necessariamente grande, que possa ser usada como um ponto de referência. Isto não é muito comum no lado baixo do canal e, quando encontrados (por exemplo, pilha de pedras, ilha submersa isolada), são freqüentemente um dos lendários “honey-holes”.

Quaisquer variedades de iscas funcionarão em canais de córrego. O pescador precisa apenas aplicar uma abordagem de bom senso ao selecionar a isca adequada para a profundidade a ser pescada e considerar a velocidade (uma função das condições da água fria ou morna) requerida. Como em qualquer outra abordagem, sempre comece com um crankbait para capturar os peixes mais ativos rapidamente. Então mude para minhoca ou jig-and-pig (jig com trailer de couro de porco, n.t.). Possivelmente, a questão mais crítica para pescar um canal de córrego seja a acurácia da apresentação da isca, que é dificultada pelo fato da estrutura não ser visível. Interpretar a tela do sonar, controlar o barco e fazer uso adequado dos marcadores flutuantes, tornam-se críticos para manter a isca na zona produtiva, o máximo de tempo possível. De longe, a melhor técnica de controle do barco é manter o barco diretamente sobre a beirada do breakline. É o único ponto real de referência que é preciso e bem definido. Da mesma forma, ao usar bóias de marcação, nunca as solte diretamente no alvo a ser pescado, nem perto da trajetória da isca. As bóias servem apenas como referências e, se você colocar todas elas a 20 pés (6,0 metros, n.t.) a Leste do traçado do canal, você terá a estrutura bem marcada, sem medo de assustar os basses e nem enroscar a isca.

Os canais de córrego fornecem a chave para o sucesso na pesca do bass, o ano inteiro. Entenda-os e aprenda os movimentos sazonais e hábitos relacionados com as características do canal e você se tornará um pescador mais efetivo.

Notas da tradução:
1. Tradução: Eduardo K. Seto - email: eks.fish@uol.com.br – Dez/2007.
2. Vários termos foram mantidos no original porque, de forma geral, é assim que eles são, ou acabam sendo, conhecidos e utilizados pelos pescadores de bass.
3. Link para original em inglês: http://www.jimporter.org/articles/article45.shtml
Avatar do usuário
Celso Sakakura
ANZOL DE OURO
Mensagens: 511
Registrado em: Sáb Jan 27, 2007 9:05 am
Cidade:

Mensagem por Celso Sakakura » Dom Fev 10, 2008 12:51 pm

Muitoinformativo
Mais uma vez, parabéns
CElso
Celso Sakakura
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Sex Fev 15, 2008 2:55 pm

Muito bom Edu.
Ótima tradução.

Abraços.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”