Impactos da qualidade da água na população de bass - artigo

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Edu Seto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 2:46 pm
Cidade:

Impactos da qualidade da água na população de bass - artigo

Mensagem por Edu Seto » Seg Jun 25, 2007 1:54 pm

Pessoal,

Achei interessante traduzir e publicar o artigo Water Quality Regulations Work, But For The Good, escrito por Craig Sprigner, porque mostra como a mudança da qualidade da água pode ter impactos negativos na população de bass. O texto foi copiado e colado abaixo.

No caso, não foi uma piora e sim uma melhora muito grande da qualidade da água, num período de tempo relativamente curto (10 anos). Consequência: a população de largemouth bass piorou (muito) quantitativa e qualitativamente e o tamanho médio dos basses (largemouth e spotted) caiu brutalmente.

Será que ocorreu algo parecido com os nossos basses? Alguém sabe, ou tem como saber, a quantas andam os indicadores de fertilidade das nossas represas?

[]s
Edu

Regulamentações para a Qualidade da Água funcionam, mas para o Bem?

Por Craig Springer

O velho ditado – “cuidado com o que você pede” – vem à memória. Você pode receber o que você pedir e descobrir que você não quer aquilo. Isto poderia ser dito sobre as regulamentações para a qualidade da água colocadas em prática perto de Atlanta, Geórgia.

As regulamentações objetivavam eliminar fontes pontuais e não-pontuais de poluição e melhorar a qualidade da água mas acabaram prejudicando a pesca de largemouth basses. Um estudo feito por cientistas da Auburn University aponta as evidências.

O estado da Georgia estabeleceu em lei que o total de fósforo oriundo da área metropolitana de Atlanta para o reservatório West Point deveria ser reduzido. A lei foi bem sucedida; as concentrações totais de fósforo lançadas no reservatório declinaram. Entretanto, à medida que os totais de fósforo declinaram, declinou também a quantidade de clorofila – um indicador da fertilidade da água.

Quando as regulamentações começaram a ser implantadas em 1988, o índice de clorofila era superior a 40 gramas/litro. Em 1999, o índice caiu para 9 gramas/litro, o que era bem abaixo do objetivo pretendido de 27 gramas/litro. Esta queda de 75% no índice de clorofila teve implicações. A água realmente estava mais limpa e as populações de black basses reagiram.

Os lagos envelhecem com o tempo, indo de águas pobres em nutrientes – águas oligotróficas – para ricas em nutrientes – águas eutróficas, e é um processo que normalmente demora décadas, senão séculos. O reservatório West Point fez exatamente o oposto. As regulamentações para a qualidade da água efetivamente transformaram o reservatório de água eutrófica para um de água oligotrófica em uma questão de anos.

O reservatório West Point possui nativamente duas espécies de black basses: largemouth e spotted. Os pesquisadores da Auburn University monitoraram as mudanças na composição das populações de black basses eletropescando (electrofishing, n.t.) em 10 locais fixos do lago a cada outono, durante um período de 10 anos. Durante esse período eles acompanharam as mudanças na composição das espécies e nas taxas de crescimento dos black basses.

À medida que a qualidade da água melhorou, a qualidade da pesca dos largemouth basses declinou. Largemouth basses com 4 anos ou mais cresceram progressivamente mais devagar e ao mesmo tempo, o número de largemouths jovens que atingiam a maturidade declinou. Uma outra medida da mudança: a quantidade de largemouths na medida legal – 16 polegadas (cerca de 40 cm, n.t.) – capturados por eletropesca no final do estudo foi a metade da quantidade capturada no seu início.

Enquanto as populações de largemouth basses foram ladeira abaixo, a população de spotted basses melhorou. Mas esta melhoria não compensou as mudanças como um todo. Com base em dados de captura coletados com pescadores durante o período do estudo, o peso médio dos peixes capturados decresceu. Os dados incluiram largemouth e spotted basses. Além disso, o tempo gasto por um pescador de bass para capturar um bass de 5 libras (cerca de 2,25 kg, n.t.) cresceu de 100 para 500 horas.

As regulamentações da Georgia realmente limparam o reservatório West Point... mas a qualidade do pesqueiro de black basses declinou.

No final dos anos 80, a percentagem de todos os black basses com menos de 16 polegadas de comprimento representada por spotted basses permaneceu em torno de 15 por cento. Ao final do estudo de 10 anos, aquele valor cresceu para aproximadamente 65 por cento. As regulamentações estatais que objetivavam limpar o lago reestruturaram o pesqueiro de black basses: largemouth basses em menor quantidade e menores e spotted basses em abundância, menores e com baixo crescimento.

Os pesquisadores da Auburn University sugerem que os biólogos e administradores da qualidade da água deveriam se comunicar com o público, considerando os usos e necessidades públicas, antes de fixarem padrões.

Quando não está escrevendo sobre atividades ao ar livre, Craig trabalha com comunicações para o U.S. Fish and Wildlife Service. Ele é um colunista do Albuquerque Journal e da ESPN Outdoors e um freqüente colaborador das revistas Flyfisher e North American Fisherman. Ele é graduado em administração pesqueira e vida selvagem pelo Hocking College e New México State University e possui M.Sc. em ciência pesqueira pela University of New México. Ele é um candidato a um M.A. em retórica e escrita na University of New México. Ele escreve semanalmente para o site sportsmanguide.com.


Nota da tradução:
1. Tradução: Eduardo K. Seto - email: eks.fish@uol.com.br - Junho/2007.
2. Vários termos foram mantidos no original porque, de forma geral, é assim que eles são, ou acabam sendo, conhecidos e utilizados pelos pescadores de bass.
3. Link para original em inglês: http://www.sportsmansguide.com/article/ ... 3Fsid%3D99
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Jun 25, 2007 5:59 pm

Realmente, água pobre em nutrientes, pobre também em organismos que vivem nestas águas ...
Menos nutrientes, menor a variedade de alimentação, os espécimes diminuem ... ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”