Peixamento de Black Bass

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Peixamento de Black Bass

Mensagem por Rafael Fernandes » Dom Dez 19, 2004 6:47 pm

Olá Pessoal, estou estudando a possibilidade de começar um trabalho de peixamento de black basses aqui na nossa região, eu vi uma represa da celesc, aqui próximo a campo alegre SC, que comportaria o black bass tranquilamente, porém a mesma se encontra a 55 KM de Joinville,
Por isso estive pensando na possibilidade de fazer o estudo e implantação do projeto na represa da Vossoroca em Ctba, que fica a mais ou menos esta distancia tbm... e lá já tem o black bass, seria apenas a continuação de um trabalho...
não sei se este trabalho ainda vem sendo feito na represa, ou em outras represas do PR, porém gostaria de saber se os amigos, estariam interessados a ajudar no caso do efetivo peixamento??
estou entrando em contato com a administração da represa, pra ter exatas dimensões dela, com psicultores, para levantamentos de preços, e condições ambientais, como melhor época para isto, entre outros fatores...
se alguém tiver mais informações pra passar, serão muito úteis, por exemplo, quantos blacks já foram introduzidos??
quando foi a primeira insercção??
qual a pressão de pesca exercida??
tamanho médio dos peixes capturados por lá??
sabemos que a desova natural não chega a 5% dos alevinos, com mais algumas informações, podemos fazer alguns calculos e prospecções pra ter uma idéia da situação atual e futura da represa....
Bom aguardo opiniões e informações....
Um Grande Abraço e um Feliz Natal a Todos!!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Antonio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 534
Registrado em: Sex Set 10, 2004 10:58 am
Cidade:

Re: Peixamento de Black Bass

Mensagem por Antonio » Ter Dez 21, 2004 9:24 pm

Rafael Fernandes escreveu:Olá Pessoal, estou estudando a possibilidade de começar um trabalho de peixamento de black basses aqui na nossa região, eu vi uma represa da celesc, aqui próximo a campo alegre SC, que comportaria o black bass tranquilamente, porém a mesma se encontra a 55 KM de Joinville,
Por isso estive pensando na possibilidade de fazer o estudo e implantação do projeto na represa da Vossoroca em Ctba, que fica a mais ou menos esta distancia tbm... e lá já tem o black bass, seria apenas a continuação de um trabalho...
não sei se este trabalho ainda vem sendo feito na represa, ou em outras represas do PR, porém gostaria de saber se os amigos, estariam interessados a ajudar no caso do efetivo peixamento??
estou entrando em contato com a administração da represa, pra ter exatas dimensões dela, com psicultores, para levantamentos de preços, e condições ambientais, como melhor época para isto, entre outros fatores...
se alguém tiver mais informações pra passar, serão muito úteis, por exemplo, quantos blacks já foram introduzidos??
quando foi a primeira insercção??
qual a pressão de pesca exercida??
tamanho médio dos peixes capturados por lá??
sabemos que a desova natural não chega a 5% dos alevinos, com mais algumas informações, podemos fazer alguns calculos e prospecções pra ter uma idéia da situação atual e futura da represa....
Bom aguardo opiniões e informações....
Um Grande Abraço e um Feliz Natal a Todos!!
Rafael, saiba que vc terá problemas com o Ibama, a introdução, ou mesmo a manutenção de espécies exóticas é crime ambiental de acordo com a nova administração desse orgão, o pessoal da Liga Paranaense de Pesca esportiva teve que alterar a localização de algumas provas pois o simples soltar dos espécimes capturados trariam problemas para os participantes...
BRASIL - O PAÍS DA IMPUNIDADE...
“Viver bem é a melhor vingança. Mas arrancar o coração
ainda pulsante dos inimigos também é bem bacana.”
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Re: Peixamento de Black Bass

Mensagem por Rafael Fernandes » Ter Dez 21, 2004 10:28 pm

Antonio escreveu:
Rafael Fernandes escreveu:Olá Pessoal, estou estudando a possibilidade de começar um trabalho de peixamento de black basses aqui na nossa região, eu vi uma represa da celesc, aqui próximo a campo alegre SC, que comportaria o black bass tranquilamente, porém a mesma se encontra a 55 KM de Joinville,
Por isso estive pensando na possibilidade de fazer o estudo e implantação do projeto na represa da Vossoroca em Ctba, que fica a mais ou menos esta distancia tbm... e lá já tem o black bass, seria apenas a continuação de um trabalho...
não sei se este trabalho ainda vem sendo feito na represa, ou em outras represas do PR, porém gostaria de saber se os amigos, estariam interessados a ajudar no caso do efetivo peixamento??
estou entrando em contato com a administração da represa, pra ter exatas dimensões dela, com psicultores, para levantamentos de preços, e condições ambientais, como melhor época para isto, entre outros fatores...
se alguém tiver mais informações pra passar, serão muito úteis, por exemplo, quantos blacks já foram introduzidos??
quando foi a primeira insercção??
qual a pressão de pesca exercida??
tamanho médio dos peixes capturados por lá??
sabemos que a desova natural não chega a 5% dos alevinos, com mais algumas informações, podemos fazer alguns calculos e prospecções pra ter uma idéia da situação atual e futura da represa....
Bom aguardo opiniões e informações....
Um Grande Abraço e um Feliz Natal a Todos!!
Rafael, saiba que vc terá problemas com o Ibama, a introdução, ou mesmo a manutenção de espécies exóticas é crime ambiental de acordo com a nova administração desse orgão, o pessoal da Liga Paranaense de Pesca esportiva teve que alterar a localização de algumas provas pois o simples soltar dos espécimes capturados trariam problemas para os participantes...
Correto Zeca, mais como o Braguinha consegue fazer peixamentos anuais em bragança paulista então??
este ano já fizeram... E apesar de ser um peixe exótico ele já existe na represa, na verdade seria um repeixamento...
será mesmo que não existe a possibilidade de se conseguir??
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Ter Dez 21, 2004 10:44 pm

Autorização pra fazer isso no momento com certeza não. Só se fosse feitos as "escuras". Aproveitando, existem etapas de campeonatos de pesca na vossoroca, assim como ocorre do capivari?
Abraço,
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Ter Dez 21, 2004 11:50 pm

Eu e o Zeca, pensamos em soltar Basses na represa aqui perto de BH, mas as pessoas pescam eles muito e matam basses de 10cm, dá pra acreditar?! :x ... ....mesmo assim é um projeto tambem, né Zeca?... ...
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
Antonio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 534
Registrado em: Sex Set 10, 2004 10:58 am
Cidade:

Mensagem por Antonio » Qua Dez 22, 2004 7:05 am

Fábio B. escreveu:Autorização pra fazer isso no momento com certeza não. Só se fosse feitos as "escuras". Aproveitando, existem etapas de campeonatos de pesca na vossoroca, assim como ocorre do capivari?
Não rola não Fábio, até ouvi um comentário legal esses dias "... lá é terra de ninguém", as provas tem sido em Salto Santiago, Capivari, Paranaguá e Guaratuba, algo assim, e esse ano não rolou prova pela Liga em Capivari por causa dessa portaria do Ibama menos foi o que eu vi.
BRASIL - O PAÍS DA IMPUNIDADE...
“Viver bem é a melhor vingança. Mas arrancar o coração
ainda pulsante dos inimigos também é bem bacana.”
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Qua Dez 22, 2004 8:28 am

Olá Antônio, mas você refere-se ao repeixamento em total, pelo Ibama, ou somente na represa do Vossoroca??

Não acho que seja uma boa fazer as escuras porque é necessário que se faça um planejamento, e acompanhamento disto, óbviamente necessitaria-se do apoio de órgãos publicos, no caso deste apoio, com um projeto eu teria apoio tbm de uma equipe de pesquisa e extensão da universidade aqui, que poderia analisar o impacto causado pela espécie, com certeza seria um ato irresponsável apenas colocar o peixe lá, sabendo que o ato pode causar danos a uma fauna em "equilibrio".

Porém, acho que este peixe e outros como o tucunaré e dourado, vem sido introduzidos em tantos lugares, deve-se haver um estudo e uma autorização para isto,

A idéia inicial, não é nem alavancar dinheiro para o peixamento, é sim, montar um projeto coeso, que possa ser apresentado as autoridades competentes, um projeto que tenha validade de uns 10 anos, e que garanta uma preservação legal da espécie e da represa, após isto, com o projeto homologado e liberado, aih sim partiriamos para a obtenção de recursos, que seria a parte mais fácil com certeza....

Bom amigos, obrigado pelas respostas até agora, espero que possamos chegar a um denominador comum em prol dos bocudos!
Baita Abraço
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Dez 23, 2004 8:56 am

Bem Rafael,
A tua atitude em se preocupar com a realização de peixamento com autorização do Ibama, é muito legal, porém, esqueça qualquer tentativa de conseguir qualquer coisa com o Ibama aqui do Paraná.
Para eles, o Bass, a Tilápia, a Carpa e qualquer outro peixe que não seja natural da região, é exótico, e deve ser combatido a qualquer preço, infelizmente.
Provas da Liga foram canceladas porque o Ibama se negou a liberar o Alvará se não houvesse o abate dos exemplares capturados, a não ser Traíras, Carás e Mandis.
Posicionamento ridículo, tacanho e retrogrado. Para não dizer mais ...
Acesse este link viewtopic.php?t=530 e veja o que está ocorrendo ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”