Matéria sobre bass.

Criamos este fórum especialmente para falar de um peixe que é uma das grandes paixões dos pescadores esportivos e em especial da Caterva. Coloquem aqui tudo sobre a pesca deste "bocudo".
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Matéria sobre bass.

Mensagem por Fabio Santos » Qui Out 26, 2006 7:38 pm

Fala pessoal!

Li este artigo em um jornal de biologia e achei interessante colocar esta informação, só para termos idéia do crescimento e da mortalidade do nosso amado bass!


O black bass, Micropterus salmoides, proveniente da América do Norte, foi introduzido no Brasil em 1922. A partir dessa data, a espécie foi criada na piscicultura brasileira para fins de soltura em açudes e reservatórios com o objetivo de sustentar a pesca amadora.
O objetivo da presente matéria é investigar o crescimento, a estrutura etária e a mortalidade da espécie num pequeno reservatório no sul do Brasil, onde ela se reproduz todos os anos. Por meio da leitura de escamas foi calculada a curva de crescimento von Bertalanffy

... ......( Karl Ludwig von Bertalanffy 19 de Setembro de 1901, Viena, Áustria - 12 de Junho de 1972, Nova Iorque, foi o fundador da Teoria geral dos sistemas.
Ludwig von Bertalanffy fez os seus estudos em biologia e interessou-se desde cedo pelos organismos e pelos problemas do crescimento
e comparada à distribuição do comprimento)... ... ...

Ambos os métodos chegaram a resultados similares. O comprimento máximo foi de aproximadamente 44 cm. No primeiro ano de vida, o comprimento médio foi de 26,1 cm (d.p. = 13,8); no segundo, 37,3 cm (d.p. = 12,52); e no terceiro, 41,5 cm (d.p. = 9,92). O índice de performance de crescimento foi ø' = 3,28 cm ano-1. A mortalidade Z aumentou aproximadamente quatro vezes, de 0,16 anos-1 entre a primeira e a segunda coorte para 0,8 anos-1 entre a segunda e a terceira coorte. Os resultados mostram que o black bass cresce mais rapidamente no Brasil e tende a ser mais enxuto que em sua área de origem, mas não atinge a longevidade dos espécimes nos Estados Unidos. A causa dessa mortalidade elevada é vista na provável diminuição da diversidade genética dos estoques brasileiros, originados de poucos indivíduos introduzidos muito tempo atrás.
Imagem


Um abraço amigos!
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Bela matéria...

Mensagem por Rycardo Carvalho » Sex Out 27, 2006 8:15 am

  • Valeu Fabião.. Gostei da matéria e da foto... abração...
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Out 27, 2006 9:12 am

Ótima ... Quando tiver mais coisas, é só acrescentar ... São muito bem vindas, obrigado ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Guilherme Vasconcellos
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3184
Registrado em: Qui Abr 14, 2005 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Guilherme Vasconcellos » Sex Out 27, 2006 10:13 am

Muito boa, tem a fonte?
Respeito pelo peixe
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Santos » Sex Out 27, 2006 11:12 am

Guilherme Vasconcellos escreveu:Muito boa, tem a fonte?
Pô guilherme...
Achei em um pedaço de jornal rasgado na USP cara, peguei o jornal para anotar um telefone e quando vi tinha este trecho da matéria...

abs!
Avatar do usuário
Guilherme Vasconcellos
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3184
Registrado em: Qui Abr 14, 2005 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Guilherme Vasconcellos » Sex Out 27, 2006 11:35 am

fabio santos escreveu:
Guilherme Vasconcellos escreveu:Muito boa, tem a fonte?
Pô guilherme...
Achei em um pedaço de jornal rasgado na USP cara, peguei o jornal para anotar um telefone e quando vi tinha este trecho da matéria...

abs!
hehehe, q sorte.... ...
Respeito pelo peixe
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Out 27, 2006 11:46 pm

Fábio,

Muito legais estas matérias que vc está postando aqui, porém, para evitar problemas de direitos autorais, seria bom pedir autorização para o site de onde foram retiradas e citar estas fontes ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Santos » Seg Out 30, 2006 9:25 am

Foi mal Nelsão...nem me liguei.

As últimas que eu postei foram tiradas daquele bass brothers team.
Terei mais cuidado.

Abs!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Out 30, 2006 12:41 pm

Sugiro a vc colocar a fonte de onde vc retirou a mensagem e entrar em contato com eles perguntando se não tem problemas postar aqui ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Santos » Seg Out 30, 2006 1:26 pm

NELSON MACIEL escreveu:Sugiro a vc colocar a fonte de onde vc retirou a mensagem e entrar em contato com eles perguntando se não tem problemas postar aqui ...


Fala Nelsão!


A fonte das últimas matérias foi do site www.bass-brother-team.com
Acho que é um site português, achei no google, só troquei as palavras achigã por bass.
Sobre a autorização, se tratando de um site estrangeiro, sinceramente acho meio dificíl eles responderem.
Se você achar viável, tire o tópico, não vejo problema algum.

Desculpe por criar algum tipo de transtorno, não foi minha intenção....


Um abs!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Out 30, 2006 2:40 pm

fabio santos escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:Sugiro a vc colocar a fonte de onde vc retirou a mensagem e entrar em contato com eles perguntando se não tem problemas postar aqui ...


Fala Nelsão!


A fonte das últimas matérias foi do site www.bass-brother-team.com
Acho que é um site português, achei no google, só troquei as palavras achigã por bass.
Sobre a autorização, se tratando de um site estrangeiro, sinceramente acho meio dificíl eles responderem.
Se você achar viável, tire o tópico, não vejo problema algum.

Desculpe por criar algum tipo de transtorno, não foi minha intenção....


Um abs!
Fábio,

Vc pode enviar uma MP para o Jaime Sacadura, ele é o responsável por aquele site e é registrado em nosso site também ...
Com certeza ele irá te responder ...

Á propósito, não criou transtorno algum ... É mais pelos direitos do autor.

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?p=2752
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Guilherme Vasconcellos
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3184
Registrado em: Qui Abr 14, 2005 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Guilherme Vasconcellos » Seg Out 30, 2006 2:58 pm

Voltando ao assunto original do texto.... .....rs
Imagine que bom seria se fosse permitida a importação de novas matrizes para diversificar a carga genética que existe em nossas represas. Uns exemplares mexicanos....eita aí sim...
Mas pensando aqui acho que trocas entre as várias represas nacionais já dariam uma bela heterose nas ninhadas que viriam...
Respeito pelo peixe
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Seg Out 30, 2006 3:18 pm

Guilherme Vasconcellos escreveu:Voltando ao assunto original do texto.... .....rs
Imagine que bom seria se fosse permitida a importação de novas matrizes para diversificar a carga genética que existe em nossas represas. Uns exemplares mexicanos....eita aí sim...
Mas pensando aqui acho que trocas entre as várias represas nacionais já dariam uma bela heterose nas ninhadas que viriam...

Guilherme,


E não é possível fazer estes tipos de importação?

Pensei que se utilizassem outros Blacks brasileiros acabariam dando no mesmo... é claro, se é que são são oriundos de uma mesma alevinagem de 50 anos atráz... ou seja, " todas brimas"...rsss !!!


Caso fossem utilizar para heterose, o ideal seriam os grandes exemplares pois são mais resistentes e provaram ser mais "experts", afinal chegaram a ser grandes exemplares!!!


Pô...fiquei curioso agora com esse seu comentário!!!



Abração


Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Guilherme Vasconcellos
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3184
Registrado em: Qui Abr 14, 2005 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Guilherme Vasconcellos » Seg Out 30, 2006 3:37 pm

Wagner escreveu:
Guilherme Vasconcellos escreveu:Voltando ao assunto original do texto.... .....rs
Imagine que bom seria se fosse permitida a importação de novas matrizes para diversificar a carga genética que existe em nossas represas. Uns exemplares mexicanos....eita aí sim...
Mas pensando aqui acho que trocas entre as várias represas nacionais já dariam uma bela heterose nas ninhadas que viriam...

Guilherme,


E não é possível fazer estes tipos de importação?

Pensei que se utilizassem outros Blacks brasileiros acabariam dando no mesmo... é claro, se é que são são oriundos de uma mesma alevinagem de 50 anos atráz... ou seja, " todas brimas"...rsss !!!


Caso fossem utilizar para heterose, o ideal seriam os grandes exemplares pois são mais resistentes e provaram ser mais "experts", afinal chegaram a ser grandes exemplares!!!


Pô...fiquei curioso agora com esse seu comentário!!!



Abração


Wagner
Então Wagner, pelo que soube, é proibida a importação de alevinos de black bass pelo IBAMA.
Isso realmente é um atraso para a pesca esportiva no Brasil...
Respeito pelo peixe
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Santos » Seg Out 30, 2006 4:13 pm

NELSON MACIEL escreveu:
fabio santos escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:Sugiro a vc colocar a fonte de onde vc retirou a mensagem e entrar em contato com eles perguntando se não tem problemas postar aqui ...


Fala Nelsão!


A fonte das últimas matérias foi do site www.bass-brother-team.com
Acho que é um site português, achei no google, só troquei as palavras achigã por bass.
Sobre a autorização, se tratando de um site estrangeiro, sinceramente acho meio dificíl eles responderem.
Se você achar viável, tire o tópico, não vejo problema algum.

Desculpe por criar algum tipo de transtorno, não foi minha intenção....


Um abs!
Fábio,

Vc pode enviar uma MP para o Jaime Sacadura, ele é o responsável por aquele site e é registrado em nosso site também ...
Com certeza ele irá te responder ...

Á propósito, não criou transtorno algum ... É mais pelos direitos do autor.

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?p=2752

Poxa... nunca poderia imaginar que esse cara fazia parte da Caterva e que eu poderia mandar uma mp pra ele.

abs!
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Santos » Seg Out 30, 2006 4:14 pm

Vc pode enviar uma MP para o Jaime Sacadura, ele é o responsável por aquele site e é registrado em nosso site também ...
Com certeza ele irá te responder ...

Á propósito, não criou transtorno algum ... É mais pelos direitos do autor.

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?p=2752[/b][/color][/quote]


Poxa... nunca poderia imaginar que esse cara fazia parte da Caterva e que eu poderia mandar uma mp pra ele, aliás vou mandar ainda hoje.

abs!
Responder

Voltar para “- BLACK BASS -”