UMA FACA DO INICIO AO FIM : 6 - TRATAMENTO DO DAMASCO

Segundo a Wikipédia, Cutelaria, armiaria ou armoaria é a arte ou ofício do cuteleiro ou cutileiro, armiário, armoário ou acerador, ou seja, a pessoa que fabrica ou vende instrumentos de corte.

São produtos da cutelaria, portanto, espadas, adagas, facas, facões, machados, punhais, navalhas ou seja, todos utensílios metálicos de corte.

Temos agora em nossa Casa um Fórum específico sobre esta milenar arte, há 2,5 milhões de anos o homem já forjava seus primeiros instrumentos de corte ...

E não existe Pescador que não seja apaixonado por belas facas ... Bom proveito Amigos ...
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

UMA FACA DO INICIO AO FIM : 6 - TRATAMENTO DO DAMASCO

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Mai 01, 2016 8:04 am

O Mestre Cuteleiro Eduardo Berardo elaborou uma série de seis postagens em seu Blog, os quais, com sua devida autorização, foram reproduzidos em nosso Fórum sobre Cutelaria ...

Esta postagem finaliza a excelente série, mostrando todos os passos para a confecção de uma faca em Aço Damasco.

Boa leitura Amigos ...


Após terminar o acabamento da lâmina e a confecção do cabo, partimos para o tratamento do damasco.

Vamos lá:

Imagem
Eu gosto de fazer o tratamento do damasco com a faca montada.
Já fiz com ela desmontada, para colar o cabo depois de tratada, assim como muito de meus amigos cuteleiros o fazem.
Mas eu me adaptei bem com ela montada e tenho preferido desta forma.
Para isso faz-se necessário proteger o cabo com esmalte ou base de unha.
Para cabos claros como marfins, evite os esmaltes coloridos, preferindo as bases de unha, pois os primeiros podem manchar o material que é muito claro e absorve os corantes.
Basta passar cuidadosamente e esperar secar bem.

Imagem
Depois disso, lave bem as partes metálicas com água e detergente.

Imagem
Mergulhe no percloreto férrico, que é um sal e irá "revelar" os desenhos do damasco.
Para que a solução fique homogênea, use uma bombinha de aquário para agitá-la.
Para que a mangueira vá até o fundo do recipiente, amarre uma pedra à mangueira.
Não use aço inox, para isso. Ele é resistente, mas também é atacado pelo percloreto.

Imagem
Eu inspeciono a faca à cada 20 minutos, verificando como está evoluindo o ataque.
À cada inspeção, eu lavo a faca em água corrente, limpando a borra negra da lâmina com uma lixa d'água grana 1200.
Para partes inacessíveis, cantinhos por exemplo, eu uso uma escova de dentes.

Imagem
Opa... mesmo sem afiar, a faca já corta. Ossos do ofício! Faz parte.

Imagem
Depois do percloreto, vamos para uma solução de fosfato de manganês, diluída à 10% em água, ou seja 10% fosfato, 90% água.
Aqueça a solução entre 95°C e 98°C.
Coloque uma palha de aço (bombril, por exemplo) mergulhado na solução por uma hora e preso à borda do recipiente por um arame.
Isso faz o que chamamos de "ativar o banho".
Faça isso somente na primeira vez, quando montar o banho.
Nas próximas infusões basta aquecer a solução e mergulhar a faca.
Para que funcione, o recipiente deve ser de ferro, não podendo ser galvanizado ou inox.
Depois de uma hora, remova o que sobrou do bombril e mergulhe a faca.
Normalmente o banho leva entre 10 e 15 minutos.
Quando a reação diminuir e a formação de bolhas como as de champanhe reduzir, pode-se retirar a faca.

Imagem
Depois remova a base de unha com acetona.
Recomendo a marca da foto. Excelente!

Imagem
Lave bem o cabo com detergente e água, removendo a acetona.

Imagem
Prenda a faca no gabarito com couro ou borracha, para não marcar o cabo.
Depois remova o fosfato superficial com uma lixa d'água 1200, apoiada numa lima velha.

Imagem
Lixe por toda a extensão.


Imagem
ATENÇÃO!!!
Após, vamos para a máquina mais perigosa de uma oficina de cutelaria, muito embora a maioria não lhe dê a devida atenção: a politriz!
No ano de 2015, um cuteleiro do Alasca, ao polir uma faca, teve a mesma "tomada" de suas mãos, que girou com a roda de pano, e foi arremessada contra o mesmo, terminando fincada no peito, bem no coração! O cuteleiro foi encontrado morto, na frete da politriz, estando esta ainda ligada.


Imagem
Depois de polida, limpe toda a faca com álcool combustível!

Imagem
Imediatamente após, passe óleo lubrificante, para manter o máximo do brilho.

Depois disso, basta afiar. Veja o vídeo!


<object width="640" height="360"><param name="movie" value="//www.youtube.com/v/1UWPx45Iq2s?hl=pt_BR& ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="//www.youtube.com/v/1UWPx45Iq2s?hl=pt_BR&version=3" type="application/x-shockwave-flash" width="640" height="360" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- A ARTE DA CUTELARIA -”