UMA FACA DO INICIO AO FIM : 4 - ACABAMENTO - EDUARDO BERARDO

Segundo a Wikipédia, Cutelaria, armiaria ou armoaria é a arte ou ofício do cuteleiro ou cutileiro, armiário, armoário ou acerador, ou seja, a pessoa que fabrica ou vende instrumentos de corte.

São produtos da cutelaria, portanto, espadas, adagas, facas, facões, machados, punhais, navalhas ou seja, todos utensílios metálicos de corte.

Temos agora em nossa Casa um Fórum específico sobre esta milenar arte, há 2,5 milhões de anos o homem já forjava seus primeiros instrumentos de corte ...

E não existe Pescador que não seja apaixonado por belas facas ... Bom proveito Amigos ...
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

UMA FACA DO INICIO AO FIM : 4 - ACABAMENTO - EDUARDO BERARDO

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Abr 10, 2016 9:07 pm

O Mestre Cuteleiro Eduardo Berardo elaborou uma série de seis postagens em seu Blog, os quais, com sua devida autorização, foram reproduzidos em nosso Fórum sobre Cutelaria ...

Boa leitura Amigos ...


Uma faca do início ao fim: 4.Acabamento

Certa vez, num dos meus artigos do blog, um grande amigo me alertou que eu havia sido redundante num termo que havia escrito, "acabamento final". Corretamente o Pedrão, meu amigo do quartel, me disse que todo "acabamento" já era, por si só "final".

Ele estava certo. Entretanto, nos processos de produção de uma faca, temos mais de um acabamento!

E objeto deste artigo é um destes!

O acabamento da lâmina, antes do encabamento e do tratamento do damasco.

Peço à todos vocês que, assim como eu tenho compartilhado conhecimento, que vocês possam também compartilhar este artigo em suas redes sociais. É só compartilhando conhecimento que a cutelaria brasileira irá atingir seu máximo potencial!

Que Deus abençoe à todos!

Imagem
O empenamento é um fenômeno normal, especialmente em facas longas e de dorso fino.
Esta faca especificamente está com 3,9 milímetros na parte mais grossa do dorso e mede quase 11 polegadas de comprimento da área de corte.
O empenamento ocorre por dois prováveis motivos:
1. Usinagem assimétrica; ou
2. Resfriamento assimétrico.
Se um dos lados da faca for mais usinado que o outro, onde houver menos material o resfriamento será mais veloz e "puxará" o fio, que ficará côncavo para este lado.
Se um dos lados for resfriado uma fração de segundo antes, este lado endurecerá primeiro e acontecerá novamente o fenômeno citando acima. Isto pode acontecer durante o "mergulho" da lâmina no meio de resfriamento.
Este deve ser perfeitamente perpendicular à superfície do meio líquido de resfriamento. 1 grau de inclinação para um lado ou para o outro, pode resultar em empenamento. Portanto é normal e não incomum!

Imagem
Desenhei na lâmina o centro da concavidade do empenamento.
Abaixo da faca o martelo especialmente confeccionado para esempenamento.
Vou começar a trabalhar na área assinalada e vou verificando a
evolução do desempenamento, passando a trabalhar onde necessário.

Imagem
Ponta do martelo de desempenamento: 4 milímetros!

Imagem
Apoie perfeitamente a faca na bigorna e vá batendo sempre próximo do dorso, onde o efeito do desempenamento é mais eficaz.
Faço questão de ressaltar que esta técnica não foi desenvolvida por mim.
Eu a aprendi generosamente com Luciano Dornelles, grande cuteleiro e meu primeiro professor, à quem manifesto meus agradecimentos!

Imagem
Funciona muito bem também na espiga!

Imagem
As pequenas micro deformações que juntas, provocam um aumento de superfície, o que estende o material e realinha a lâmina.

Imagem
Lâmina perfeitamente realinhada. É fácil de se fazer.
Vou produzir um vídeo explicando esta etapa!

Imagem
Eu começo a usinagem com lixa grão 50, na mesa vertical, com apoio da mesa, de modo à reduzir a espessura do fio.

Imagem
Depois eu vou para a vertical, sem apoio, com a lixa 50 bem tensionada,
onde faço a geometria do fio.

Imagem
De volta à vertical com apoio, agora na lixa 220 para remover os riscos.

Imagem
Vertical sem apoio, com lixa 220.
Muitos dos meus amigos cuteleiros lixam à máquina com lixas bem mais finas.
Eu acho válido, mas prefiro fazer daí pra frente à mão!

Imagem
Lixando à mão a parte frontal do bolster integral, ou bombinha.

Imagem
Ovalizando a bombinha na vertical com apoio.
Lixa grão 50.

Imagem
Medindo a profundidade das laterais da bombinha nos dois lados, de modo à deixá-las simétricas.

Imagem
Tirando os riscos da bombinha, com o carrossel e a lixa grão 220.

Imagem
Tirando os riscos do gavião. Cuidado com acidentes com o braço nesta posição!

Imagem
Tirando os riscos do dorso. Mesa horizontal, lixa grão 400.

Imagem
Para começar a lixar manualmente, remova os riscos próximo à bombinha, trabalhando primeiramente no sentido indicado nas flechas.

Imagem
Depois faça movimentos circulares. Esse método funciona perfeitamente
também nas áreas próximas ao ricasso, nas facas montadas.

Imagem
Depois eu lixo no sentido longitudinal da lâmina.

Imagem
Lixando longitudinalmente.
Eu uso uma lima meia cana velha como apoio da lixa.
Apoio a parte plana na lâmina.

Imagem
Tirando os riscos e abaulando o gavião.
Para isso uso uma tira de lixa velha, grão 400 flexível.
Essa técnica, que também usamos muito para dar acabamento nos cabos
e chamamos de "engraxate", por causa dos movimentos semelhantes
aos dos quase extintos engraxadores de sapatos.


Em breve estarei postando as próximas etapas.
Acompanhe! Compartilhe!
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- A ARTE DA CUTELARIA -”