RARIDADES ... MAS OLHA O ESTADO DELAS ... ...

Segundo a Wikipédia, Cutelaria, armiaria ou armoaria é a arte ou ofício do cuteleiro ou cutileiro, armiário, armoário ou acerador, ou seja, a pessoa que fabrica ou vende instrumentos de corte.

São produtos da cutelaria, portanto, espadas, adagas, facas, facões, machados, punhais, navalhas ou seja, todos utensílios metálicos de corte.

Temos agora em nossa Casa um Fórum específico sobre esta milenar arte, há 2,5 milhões de anos o homem já forjava seus primeiros instrumentos de corte ...

E não existe Pescador que não seja apaixonado por belas facas ... Bom proveito Amigos ...
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

RARIDADES ... MAS OLHA O ESTADO DELAS ... ...

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Fev 16, 2016 7:13 pm

Chegaram às minhas mãos no início do mês ...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Solingen Franz Wenk


Imagem

Imagem

Imagem

Broqua & Scholberg Montevideo


Troquei uma mensagem com o Rei das Facas, Davis Tarifa, que me enviou a receita para recuperação ...


Lixas d'água ( base de carbureto de silício ) de grãos :

1 folha Grão 200

1 folha Grão 400

1 folha Grão 600

1 folha Grão 800

1 folha Grão 1000

1 folha Grão 1200

1 folha Grão 1500

1 folha Grão 2000

1 folha Grão 2500

1 folha Grão 3000

Antes de iniciar os lixamentos e espelhamento da lâmina , caso a faca esteja afiada , passe bombril ou bucha a parte abrasiva no fio para cegar a a faca e evitar cortes.

meça a parte mais larga da lâmina próximo ao botão do cabo , corte a lixa inteira nessa largura em quadrados e prenda-os com um prendedor de roupas , assim evita-se estragar a lixa que tende à enrolar .

Com auxilio de uma madeira ou borracha dura ou mesmo um pedaço de metal , faça um taco dobre as pontas da lixa previamente cortadas para parte de cima e segure com os dedos , inicie o lixamento com a lixa grão 200.

Lixe a lâmina no sentido longitudinal , do cabo para a ponta , molhando-a sempre numa vasilha de água , sem água o lixamento é ineficiente , pois a água é que ativa as propriedades abrasivas do material.

Esse trabalho vai resultar numa lâmina acetinada , repleta de riscos superficiais ocasionados pelo lixamento de grão 200... Estando esse trb uniforme por toda extensão da lixa vá aumentando o grão na sequencia :

200>400>600>800>1000>1200>2000>2500>3000

A medida que for executando a progressão de grãos , a tendencia é de que os riscos gradativamente diminuam , até desaparecerem por completo , isso deve ocorrer no Grão 1000 em diante ...

à partir do Grão 1200 , vc estará realizando o trabalho de espelhamento da lâmina , cada etapa anterior tem de ser executada com esmero , pois se não o espelhamento revelara todos os defeitos das etapas anteriores .

Dicas , caso a lixa grão 200 , não remova toda oxidação da lâmina , use uma Grão 100 se não funcionar , use uma grão 80 e 60 ... Mas pelo que observei a grão 200 vai resolver .

Use luvas pois o abrasivo da lixa pode agredir os dedos .

Use uma madeira como base , prenda a faca à madeira com auxilio de um pequeno sargento , deixando o cabo fora , assim a lâmina apoia por completo ... ou com duas madeiras e dois parafusos com porcas e arruelas improvise um sargento caseiro.

Não é força , mas muito movimento continuado e repetitivo que faz um bom trabalho. Força , pressão muito leve... ok

É um trabalho gostoso e relaxante e o mais legal é que vc consegue ver o resultado a cada etapa ... Muito gostoso , vc vai curtir muito .

Faça o mesmo trabalho no pomo de metal do cabo , com a lixa grão 1000 , 1500 , 2000 , 2500 e 3000 vc pode reavivar o rilho dos cabos .

Depois de prontas , besunte-as com óleo singer , inclusive os cabos , embrulhe-as em plastifilme e guarde até o dia de usar.

De verdade é um trabalho muito legal e prazeroso , especialmente em momentos que precisamos ficar sozinhos.

Bom trabalho , posta o resultado depois quero ver ... Faz tu mesmo , não dê esse prazer a outros !
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Fev 16, 2016 8:07 pm

Acabei não encontrando as gramaturas recomendadas pelo Tarifa...

Só consegui as 280 - 360 - 400 - 500 - 600 - 1200

As outras, nem para remédio ... e olha que fui em mais de 10 lojas ...

Após passar a 280 ficaram assim ...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E vamos fazendo ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz » Ter Fev 16, 2016 9:25 pm

Que ricas facas !!!! Agora haja churrasco pra por elas no serviço !!!!
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Fev 16, 2016 10:05 pm

Douglas Lenz escreveu:Que ricas facas !!!! Agora haja churrasco pra por elas no serviço !!!!
Vou ficar faceiro com a Solingen presa na Guaiaca ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Maurício Mesquitta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 595
Registrado em: Dom Fev 10, 2008 5:46 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Maurício Mesquitta » Qui Fev 18, 2016 8:53 pm

Tio Nelson,costumo usar a lixa enrolada em uma lima velha,pois,pressionada contra a lamina,fica bem firme,com sobras nas duas laterais pra segurar,e jamais uso agua,no processo,sempre uso querosene,por nao acelerar a oxidaçao das laminas,e a cada grao,mudo o sentido do lixamento,pra visualizar melhor,como está ficando a peça.
Siga na lida,espero ver elas espelhadas!!
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Fev 19, 2016 9:09 am

Maurício Mesquitta escreveu:Tio Nelson,costumo usar a lixa enrolada em uma lima velha,pois,pressionada contra a lamina,fica bem firme,com sobras nas duas laterais pra segurar,e jamais uso agua,no processo,sempre uso querosene,por nao acelerar a oxidaçao das laminas,e a cada grao,mudo o sentido do lixamento,pra visualizar melhor,como está ficando a peça.
Siga na lida,espero ver elas espelhadas!!
Mauricio

Eu uso este taco de borracha para lixamento ...

Com uso da lima velha eu teria melhor rendimento ?


Imagem
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Maurício Mesquitta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 595
Registrado em: Dom Fev 10, 2008 5:46 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Maurício Mesquitta » Sáb Fev 20, 2016 10:59 am

NELSON MACIEL escreveu:
Maurício Mesquitta escreveu:Tio Nelson,costumo usar a lixa enrolada em uma lima velha,pois,pressionada contra a lamina,fica bem firme,com sobras nas duas laterais pra segurar,e jamais uso agua,no processo,sempre uso querosene,por nao acelerar a oxidaçao das laminas,e a cada grao,mudo o sentido do lixamento,pra visualizar melhor,como está ficando a peça.
Siga na lida,espero ver elas espelhadas!!
Mauricio

Eu uso este taco de borracha para lixamento ...

Com uso da lima velha eu teria melhor rendimento ?


Imagem
Nelson,nesse caso,tu está lixando um material bastante duro,entao,a lima,ou um bloquinho de madeira dura,bem plano,é mais indicado,devido ter mais resistencia em relaçao a borracha,e sendo assim,agride mais a peça.
Cada um trabalha de uma maneira,se adapta a tecnica que mais convem,essa é a maneira que faço,,se tu gostar mais do taco de borracha,siga na lida,o que importa nao é o processo,e sim o resultado!
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Fev 21, 2016 10:32 am

Maurício Mesquitta escreveu:
NELSON MACIEL escreveu:
Maurício Mesquitta escreveu:Tio Nelson,costumo usar a lixa enrolada em uma lima velha,pois,pressionada contra a lamina,fica bem firme,com sobras nas duas laterais pra segurar,e jamais uso agua,no processo,sempre uso querosene,por nao acelerar a oxidaçao das laminas,e a cada grao,mudo o sentido do lixamento,pra visualizar melhor,como está ficando a peça.
Siga na lida,espero ver elas espelhadas!!
Mauricio

Eu uso este taco de borracha para lixamento ...

Com uso da lima velha eu teria melhor rendimento ?


Imagem
Nelson,nesse caso,tu está lixando um material bastante duro,entao,a lima,ou um bloquinho de madeira dura,bem plano,é mais indicado,devido ter mais resistencia em relaçao a borracha,e sendo assim,agride mais a peça.
Cada um trabalha de uma maneira,se adapta a tecnica que mais convem,essa é a maneira que faço,,se tu gostar mais do taco de borracha,siga na lida,o que importa nao é o processo,e sim o resultado!
Valeu Mauricio
Sua observação é muito pertinente ...

Se bem que este taco de borracha parece ser mais duro que madeira ...
Vou experimentar sua sugestão ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Jean H. Callegari
CALOURO
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Jun 22, 2006 8:23 am
Cidade:
Contato:

Re: RARIDADES ... MAS OLHA O ESTADO DELAS ... ...

Mensagem por Jean H. Callegari » Sex Set 23, 2016 1:02 pm

MEu caro Nelson, perdoe, mas não resisto.
São facas "falsas"..
Nenhuma delas é "solingen">
A Franz wenk é feit ano uruguai.
A Sholberg, é grosseiro o trabalho.
São chapas cortadas, nem forjadas são..
Abraço
Jean H Callegari
Bento Goncalves RS
http://www.callega.com
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: RARIDADES ... MAS OLHA O ESTADO DELAS ... ...

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Set 26, 2016 7:53 pm

Jean H. Callegari escreveu:MEu caro Nelson, perdoe, mas não resisto.
São facas "falsas"..
Nenhuma delas é "solingen">
A Franz wenk é feit ano uruguai.
A Sholberg, é grosseiro o trabalho.
São chapas cortadas, nem forjadas são..
Abraço
Agradeço sua colaboração
"Falsas" ou "legitimas", são facas ... E cortam muito bem ...
E são bem antigas, coloquei apenas as fotos onde aparecem bem claras as marcas ...
E me agradam ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Jean H. Callegari
CALOURO
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Jun 22, 2006 8:23 am
Cidade:
Contato:

Re: RARIDADES ... MAS OLHA O ESTADO DELAS ... ...

Mensagem por Jean H. Callegari » Sáb Out 01, 2016 1:08 pm

Sim, Nelson, são facas.
É que aqui no sul o pessoal tem uma fissura por qqer coisa que tenha "solingen" escrito nela.
O Calazans, dono da FranzWenk, diz que seu "acero" é solingen.
Solngen é uma região cuteleira da alemanha, nunca se produziu aço lá, como é Carlos Barbosa no Brasil, Shefield na Inglaterra, Toledo na Espnaha E Maniago na Italia..
Abraço.
Jean H Callegari
Bento Goncalves RS
http://www.callega.com
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: RARIDADES ... MAS OLHA O ESTADO DELAS ... ...

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Out 01, 2016 8:34 pm

Jean

Estas facas foram adquiridas em Montevidéu, e uma das primeiras coisas que fiz foi pesquisar para saber a procedência de fabricação, chegando à informação que a primeira faca era fabricada pela Fábrica Nacional de Cuchillos FANACU
Jamais me passou pela cabeça serem de provenientes da Alemanha, principalmente pelo fato da Broqua & Scholberg trazer gravada em sua lâmina, o nome de Montevideo
Enquanto jovem, sempre ouvia meu avo e meu pai falarem sobre as laminas, canivetes, tesouras e navalhas fabricadas na Região de Solingen, e numa viagem que fiz à Alemanha em 1996, fiquei por 15 dias em Düsseldorf, onde tive a oportunidade de conhecer o comércio de artigos de Cutelaria na região.

Não sou Cuteleiro nem alimento a pretensão de ser ... Sou apenas um admirador de facas, como todo pescador o é ...

E admirador do trabalho desenvolvido pelos artistas do ofício, procurando conhecer pessoalmente cada um dos cuteleiros que tenho oportunidade de encontrar, conversar e até quem sabe, adquirir uma nova faca.

Agradeço sua colaboração.

Um abraço
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- A ARTE DA CUTELARIA -”