* A ARTE DA CUTELARIA *

Segundo a Wikipédia, Cutelaria, armiaria ou armoaria é a arte ou ofício do cuteleiro ou cutileiro, armiário, armoário ou acerador, ou seja, a pessoa que fabrica ou vende instrumentos de corte.

São produtos da cutelaria, portanto, espadas, adagas, facas, facões, machados, punhais, navalhas ou seja, todos utensílios metálicos de corte.

Temos agora em nossa Casa um Fórum específico sobre esta milenar arte, há 2,5 milhões de anos o homem já forjava seus primeiros instrumentos de corte ...

E não existe Pescador que não seja apaixonado por belas facas ... Bom proveito Amigos ...
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

* A ARTE DA CUTELARIA *

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Jan 26, 2014 4:57 pm

Amigos,

Com este texto de Eduardo Berardo, Mestre Cuteleiro pela Associação Italiana de Cutelaria, damos inicio à este novo espaço na Caterva, o Fórum sobre Cutelaria.

Esperamos que através dele possamos aprender cada vez mais sobre esta milenar arte, e possamos apreciar de uma maneira mais técnica os trabalhos forjados à fogo por estes artistas fantásticos ...

Sejam bem vindos ...


A cutelaria é o ramo do conhecimento humano que engloba o conhecimento científico e empírico sobre a construção e uso de ferramentas de corte. Uma corrente majoritária entre os antropólogos afirma que a primeira ferramenta construída e utilizada pelo homem foi uma faca.

Essa afirmativa é de fácil compreensão e concordância, pois não podemos imaginar o homem primitivo vivendo sem uma faca, pois com ela, caçava, preparava seus alimentos,vestimentas e abrigos e se defendia contra seus inimigos.

A evolução do conhecimento dessa mistura de arte e ciência se deu por meio da tradição oral, onde uma geração transmitia seus conhecimentos à seguinte, que o dominava, aperfeiçoava e passava para a próxima.
O ferreiro forjador de lâminas teve grande importância para a definição dos rumos da história da humanidade. De suas forjas saiam as espadas, cuja qualidade, determinaram a ascensão ou a queda de impérios.
O mapa político mundial, com a mais clara e absoluta certeza não seria este, sem a ação dos homens que forjaram as armas que construíram as nações dos dias de hoje.

A evolução desta arte durante milênios de tentativa e erro, e de incremento científico, fizeram com que as peças produzidas atualmente por artistas especializados, atingissem o máximo de performance e requinte artístico.

Um grande cuteleiro norte-americano conhecido internacionalmente disse solenemente que: "Todo homem gosta de facas! Ele pode até não saber disso... mas gosta!"

O Brasil nos últimos anos tem passado por uma revolução técnica que tem projetado os artistas brasileiros entre os melhores do mundo.
Colecionar e discutir sobre lâminas tem se tornado uma nova cultura que está cada vez mais conquistando novos adeptos, para este hobby interessante, técnico, útil e cativante.

A Caterva, por meio de seu fórum, abre agora uma nova frente de discussão sobre essa maravilhosa arte, que combina perfeitamente com a nossa paixão, que é a pesca. Nossos irmãos pescadores, através desse veículo, poderão doravante conhecer muito mais sobre suas fiéis e inseparáveis companheiras de pesca: As Facas!

Esperamos que esta seja uma eficaz ferramenta que promova evolução técnica e divulgação desta maravilhosa arte que é a cutelaria.

Autor: Eduardo Ceneviva Berardo, Cuteleiro Profissional, Mestre em Cutelaria pela Associação Italiana de Cutelaria e Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Editado pela última vez por NELSON MACIEL em Dom Jan 26, 2014 5:42 pm, em um total de 1 vez.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Alex Wisch
ANZOL DE OURO
Mensagens: 669
Registrado em: Seg Set 19, 2011 12:45 pm
Cidade:

Mensagem por Alex Wisch » Dom Jan 26, 2014 5:16 pm

Parabéns a CATERVA por mais esse espaço....ja dei uma bisbilhotada na arte do Eduardo,e vi que cutelaria é muito mais do que "facas" e sim obras de arte.... ... parabéns a todos nós por poder desfrutar de mais esse conhecimento...

Abraços e vamo que vamo...
Devolverás hoje e terás para pescar amanhã...
Avatar do usuário
Alex Carvalho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6150
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 8:08 am
Cidade:

Mensagem por Alex Carvalho » Dom Jan 26, 2014 6:00 pm

Muito bom, Nelson!!

Atendeu às expectativas de vários CATERVEIROS!

Parabéns pelo espaço aberto!

Abraço!!!
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Ter Jan 28, 2014 8:07 pm

Parabéns Nelson, este novo espaço, com certeza será passagem obrigatória dos Caterveiros.
Responder

Voltar para “- A ARTE DA CUTELARIA -”