Faca Corneta Wotan 3K Alguem conhece?

Segundo a Wikipédia, Cutelaria, armiaria ou armoaria é a arte ou ofício do cuteleiro ou cutileiro, armiário, armoário ou acerador, ou seja, a pessoa que fabrica ou vende instrumentos de corte.

São produtos da cutelaria, portanto, espadas, adagas, facas, facões, machados, punhais, navalhas ou seja, todos utensílios metálicos de corte.

Temos agora em nossa Casa um Fórum específico sobre esta milenar arte, há 2,5 milhões de anos o homem já forjava seus primeiros instrumentos de corte ...

E não existe Pescador que não seja apaixonado por belas facas ... Bom proveito Amigos ...
Avatar do usuário
Afonso Kubota
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 231
Registrado em: Ter Set 28, 2010 11:29 pm
Cidade:

Faca Corneta Wotan 3K Alguem conhece?

Mensagem por Afonso Kubota » Seg Ago 27, 2012 12:18 pm

Bom to interessado adquirir essa faca Wotan da corneta alguem pode me falar sobre ela?? e boa? segue link abaixo

http://cutelariacorneta.files.wordpress ... tan-3k.jpg :D
Avatar do usuário
Wagner Corrêa
ANZOL DE OURO
Mensagens: 800
Registrado em: Seg Set 17, 2007 8:55 pm
Apelido: Vagão
Cidade:

Mensagem por Wagner Corrêa » Seg Ago 27, 2012 2:00 pm

A Corneta nasceu há 220 anos na Alemanha, das mãos de artesãos cuteleiros, que desvendavam os mistérios dos metais e do fogo e criavam verdadeiras jóias. Muita coisa aconteceu desde então. Há 75 anos a Corneta está no Brasil e se transformou numa das maiores fornecedoras de material forjado para indústria automobilística entre outras e um grande fabricante de ferramentas de alta qualidade.

Porém sua veia inicial nunca foi esquecida e a Corneta a resgata agora, privilegiando os amantes desta antiga e belíssima arte que é a cutelaria.



Cópia do site "Cutelaria Corneta"

Essa faca é um dos carros chefe da cutelaria, com certeza deve ser fantastica e segundo um amigo daqui do trabalho, é comparavel com a "Glock" e as "S&W" :shock: :shock: :shock:
O improviso é a arte de criar meios e ampliar limites
Avatar do usuário
José Salles Neto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 675
Registrado em: Qui Fev 22, 2007 9:42 am
Cidade:

Mensagem por José Salles Neto » Seg Ago 27, 2012 4:07 pm

essa faca é fabricada para o bope do rio de janeiro de um lote de 300 facas só uma quebrou a ponta na abertura de uma porta de ferro.
uma exelente faca.
eu recomendo
Avatar do usuário
Nicola Aidinis
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1772
Registrado em: Ter Jan 20, 2009 7:26 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Nicola Aidinis » Seg Ago 27, 2012 5:23 pm

Em uma feira de exposição de cutelaria que é realizada sempre no mes de novembro em São Paulo, vi apresentação dessa faca partindo uma tábua de 20cm ao meio e depois cortando papel.

Excelente faca apresentada.

Essa faca foi idealizada pelo Peter Hammer, que acabou fazendo parceria com a corneta para fabricação em série.

Parte I

<object width="420" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/sc74VVji5W4?ve ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/sc74VVji5W4?version=3&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="420" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>


Parte II

<object width="420" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/Ov8rAqvzaEo?ve ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/Ov8rAqvzaEo?version=3&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="420" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Ser pescador não te trará muitos amigos,
Mas com certeza serão os amigos certos.

____________________________________________________
Nicola
Imagem
Avatar do usuário
Afonso Kubota
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 231
Registrado em: Ter Set 28, 2010 11:29 pm
Cidade:

Mensagem por Afonso Kubota » Ter Ago 28, 2012 10:54 am

Eita!!! :shock: ... ... que vou comprar, só que pouco cara, eu acho dura a vida inteira...rsrs
Avatar do usuário
Cleberson R. Bilas
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 97
Registrado em: Ter Fev 15, 2011 4:06 pm
Apelido: Clebão
Cidade:
Contato:

Peter Hammer

Mensagem por Cleberson R. Bilas » Dom Jan 26, 2014 9:17 pm

Ainda irei comprar uma wotan fabricada pelo Peter Hammer!
Creio que por ser feito individualmente sera exclusiva!! Ja fiz alhins contatos com o Peter.. em breve darei um ok para começar a forjar a lâmina!
Abraço!
Cleberson
Avatar do usuário
Wellington Oliveira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 932
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 6:51 pm
Cidade:

Mensagem por Wellington Oliveira » Dom Jan 26, 2014 10:23 pm

Irmão, posso dizer que AINDA não tenho uma Wotan ... mas terei ...

Veja que são 2 modelos diferentes, 1 maior com 7.25" outra menor com 6" ...

A confirmar-se, mas se não me engano a menor vem com a ponta mais reforçada, após teste inicial das maiores pelo BOPE, em que uma ou duas entortaram a ponta após alavanca para arrombar portas. Após, se eu não me engano, o BOPE/RJ adotou o modelo Wotan 3k, em aço carbono 52100 e lâmina de 6″.

É oferecida em 2 tipos de aço:
- 52100 - aço carbono
- 440C - aço inox clássico

Escolha pessoal ... EU não gosto dos aços da série 400 ... inox ...

Ambos os modelos com dureza 57 ou 58 HRC ... o que dizer??? Tá na média da tentativa de equilibrar retenção do fio com facilidade de reamolação reafiamento ... sempre uma equação impossível (?) de atingir-se o ideal ...

De ressaltar-se que as Wotan não são integrais (full até o cabo), mas a espiga vai até o final do cabo.

Imagem

Eu prefiro os modelos menores pela portabilidade ...

Antes, dê uma olha no site do Fábio Souza ... só não fica doido de vez ... www.facasmilitares.com

E dê uma olhada na Kabar BK2 ... modelo diferente, mas ...

Boa sorte ...

Abração ...

Wellington ...
"Fora da caridade não há salvação!"
Avatar do usuário
Nicola Aidinis
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1772
Registrado em: Ter Jan 20, 2009 7:26 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Nicola Aidinis » Seg Jan 27, 2014 6:56 am

Em 2011 fui numa feira de cutelaria aqui em São Paulo e assisti uma demonstração dessa faca. O Apresentador simplesmente destrinchou uma tabua de madeira de uns 25 cm.... e depois na boa cortou papel normalmente e essa demonstração fez várias vezes com a mesma faca.

ótima, a melhor que já vi pessoalmente.
Ser pescador não te trará muitos amigos,
Mas com certeza serão os amigos certos.

____________________________________________________
Nicola
Imagem
Responder

Voltar para “- A ARTE DA CUTELARIA -”