Artificiais em P&P - Dicas gerais!

A cada dia que passa os pesqueiros naturais estão ficando cada vez mais distantes. Os P & P se mostram uma excelente opção para o pescadores dos grandes centros possam praticar suas pescarias de forma econômica e sem se preocupar em cobrir grandes distâncias ... Bom proveito pessoal ...
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Artificiais em P&P - Dicas gerais!

Mensagem por Marcio Azzarini » Ter Nov 22, 2011 11:09 am

E aí pessoal!

Não sou nenhum expert, só mais um aprendiz, e com isso gostaria de compartilhar minhas experiências com todos. Depois que comecei a pescar com artificiais, preferencialmente plugs, não consigo mais pescar de outra maneira, e nunca voltei dedão de uma pescaria em P&P com IAs.

Comecei a pescar com iscas artificiais em "Pesque e Pagues", contra todos, que sempre diziam que em pesqueiro não entra nada na IA, que são acostumados com ração, etc...

Bom.. Apesar de serem acostumados com ração, continuam sendo peixes, e ainda têm seus instintos.

Uma coisa que percebi é que a produtividade é maior em tanques mais "naturais", com mato, estruturas, arvores nas margens, mas mesmo assim, ja tive muito resultado em tanques mais artificiais, com bordas cimentadas, mais abertos e limpos.

Escolha do Conjunto:

A primeira dica, é tentar saber quais espécies habitam o pesqueiro escolhido, pois isso será fundamental na escolha e montagem do equipamento. Em tanques mistos, onde sei que existem grandes redondos e peixes de couro, na pesca com plugs dê preferencia para material mais reforçado, como por exemplo Vara de ação média-rápida de 20lb, multifilamento de 30lb, e opcionalmente um leader de fluorcarbon (ainda mais se tiver dourado). Ja perdi muita isca pr causa disso. Caso esteja pescando num tanque exclusivo de tilápias, da pra dar uma aliviada e optar por um equipamento L, UL ou M, para dar ainda mais emoção. Se for praticar a pesca esportiva, liberando os peixes, tome cuidado com o equipamento muito leve, pois como a briga será mais demorada, poderá causar danos ao animal por estresse, esgotamento fisico, etc.

Iscas

Escolhido o conjunto é hora da escolha das iscas. Iscas micro abaixo de 5g fica um pouco mais dificil de se arremessar com carretilha, então o molinete acaba sendo uma boa opção. As iscas para P&Ps também variam de acordo com as espécies desejadas, e assim como na natureza, com o comportamento da peixe no dia. Dia em que é nítida a movimentação na superfície, iscas shallow crank, meia-água, sub superfície e até superfície podem ser bastante efetivas. Quando notamos ausência de movimentação, crank baits barbeludas (deep cranks) e rattlins podem ser mais produtivas (pode usar também spinner, colheres e softs, mas pra essa pescaria em P&P, eu prefiro ficar mais nos plugs mesmo).

Eu escolho sempre começar pelas cranks gordinhas, que nadem na meia água, para identificar o comportamento do peixe, e de acordo com as ações (ou ausência delas) vou substituindo de acordo com o que eu acredito que vai funcionar (não tem muita mágica, nesse momento é tentar identificar o comportamento e conhecer as iscas que tenho na caixa).

Essas são alguns dos modelos que vão primeiro para a água:

Imagem

Locais onde arremessar

Quanto aos pontos para arremesso, como sempre, próximo a estruturas (galhos, troncos aparentes, aeradores que todo pesqueiro tem). É importantíssimo também arremessar paralelo a margem, varrendo toda a volta do tanque! Às vezes, quando o braço cansa, faço uma espécie de currico a pé, e ja deu resultado! Arremesso paralelo à margem e vou caminhando ao redor do tanque, praticamente sem recolher a isca, dando alguns toque com a vara. Da muito certo! O problema é quando o tanque está muito concorrido com o pessoal pescando de espera.

As vezes o pessoal da aquela cevada com ração flutuante, e o vento vai concentrando toda aquela comida no centro do tanque ou em alguma das margens. Esse é o ponto de certeza de ação!

E para os demais arremessos, é interessante também varrer o local escolhido em forma de leque: arremesse paralelo a uma margem, e va arremessando formando um raio, até o centro do lago, e continue arremessando até chegar ao paralelo da margem de seu lado oposto.

Trabalho das iscas

Agora, o grande desafio dessa pescaria é descobrir o trabalho da isca: não tem regra pré-definida... Hoje estão batendo nas iscas em trabalhos rápidos, e amanhã já preferem um trabalho mais lento. E o trabalho pode (e vai) mudar também durante o dia de pescaria!

Minha dica para o trabalho é variar... Cada arremesso faz um trabalho diferente, para não perder o precioso tempo de pesca. Arremessa, e vem em recolhimento contínuo em velocidade média, não deu certo, aumenta a velocidade, depois em outro arremesso, recolhe continuo bem lentamente, em outro arremesso, recolhe com paradas, dando toques de ponta de vara, e por aí vai até achar um trabalho que vai dar certo. Teve ação? Ótimo! Arremessa de novo e repete o trabalho!

Caso o peixe não ataque por fome, pode trabalhar a isca com toques mais fortes, a chamada "chamadinha", que o peixe poderá atacar por reação.

Espécies que posso pegar

Praticamente qualquer espécie... As que podemos fisgar com mais facilidade são (em ordem):

- Traíras
- Tilápias Rendalis
- Tilápias Nilóticas
- Matrinxãs
- Redondos
- Pintados e Cacharas
- Demais peixes de couro
- E algumas surpresas, que ja aconteceram comigo, onde ja tive o prazer de pegar (pela boca) piavuçus na superfície e também na meia-água.

Alguns peixes que ja capturei em P&P:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Soltura dos peixes

Quem frequenta P&P em dia de semana, principalmente em segunda-feira sabe como é... Dezenas de peixes boiando, e a grande maioria morreu devido ao manuseio errado do peixe.

É importante:

- Evitar pegar o peixe com as mãos secas

- Apesar de controverso, o alicate com balança (bogagrip) é o que menos causa danos (segundo alguns artigos)

- Segurar o peixe o menor tempo possivel preso somente pela boca

- Evitar ficar muito tempo com o peixe fora d´água

- Utilizar alicates para facilitar a soltura das garatéias, ferindo o menos possivel

- Cuidado ao utilizar passaguás, para não retirar as escamas.

E é isso... Não tenho a pretensão de fazer um tutorial, quis apenas ajudar a quem quiser, pois essas dicas aprendi pinçando informação de um tópico, de outro, e somados à pratica permitiram que fizesse esse texto, mas quem tiver mais dicas, que fique à vontade para postar e assim ajuarmos uns aos outros!

Sobre o pesqueiro, é engraçado, que logo que você pega algum peixe com artificial, o pessoal que estava em pescando em volta com cara de desconfiado, vem ver e pergunta sobre isca, etc... rsrsrs

E muito cuidado! Isso vicia, aí vc não quer mais saber de linguiçar... kkkkk

Abraços!
Editado pela última vez por Marcio Azzarini em Qua Set 18, 2013 10:24 am, em um total de 3 vezes.
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Carlos Sergio da Silva
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2086
Registrado em: Qui Fev 04, 2010 10:36 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Sergio da Silva » Ter Nov 22, 2011 11:44 am

Blz
Marcio
Legal esta máteria,
Os pesqueiros são ideias, para quem
não tem como pescar direto em rios e represas etc

tenho umas iscas nesse perfil, vou começar a testar
Fui um dia desses num pesqueiros com uns amigos pescar traira
o que funcionou bem foi uma isca de superficie stick zara, com trabalho de
sub superficie. ( gostei muito dessas iscas trabalho versatil)
abraço
Cristian Gonçalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Ago 23, 2010 7:12 pm
Cidade:

Mensagem por Cristian Gonçalves » Ter Nov 22, 2011 11:58 am

Olá Marcio Parabens !
Muito boa esta matéria que vc fez de iscas artificiais em pesque pague
Sinceramente ainda não peguei nada mas estou aprendendo cada vez mais aqui na caterva ja peguei uma tilapia na 3d Flat cranck mas não era pesque e pague.
Avatar do usuário
Agnaldo Nélio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 750
Registrado em: Qua Ago 20, 2008 9:32 pm
Cidade: Sete Lagpas
Estado: MG
Contato:

Mensagem por Agnaldo Nélio » Ter Nov 22, 2011 12:19 pm

Beleza Marcio,
Não sou muito chegado em P&P, mas quando vou, vejo pescadores deixando os peixes cairem no chao, ficando longos períodos com o bicho pendurado enquanto a Tia, Vó, Vizinhos, Cunhados e pescadores sapateiros tiram fotos.
Vc pode ver, aqui mesmo no Fórum, algumas fotinhas com os pescadores abraçados com os bichos, principalmente tambas.
Acho que, na hora, a emoção é tão grande que eles se esquecem das camisas roçando no bicho, tirando sua proteção.
Mas é assim mesmo, vamos vivendo e aprendendo.
Valeu
Abraços
Abraços!

Pescar e soltar, basta começar!
Imagem
Avatar do usuário
João Piccinin de Medeiros
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 1:53 am
Cidade:

Mensagem por João Piccinin de Medeiros » Ter Nov 22, 2011 12:28 pm

Parabéns Marcio, muito boa as dicas, mas nao vou largar minha pesca de espera de tambas por nada nesse mundo hehehe, capturo alguns douradinhos, trairas e tilapias na minha cidade no bait em tanques..
Avatar do usuário
Fernando Braga
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6901
Registrado em: Sex Fev 05, 2010 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Braga » Ter Nov 22, 2011 5:09 pm

Parabéns Marcio!!!
Excelente e bem organizada matéria.

Tenho alternado o uso de ração como isca e IAs, e muitas vezes estas apresentam melhor resultado.

Gosto da Tibele, TTP e Nikinha da Deconto, e estou começando a usar outras.
Jig head com grub e shad, além dos tradicionais spinners, também tem se mostrado produtivo.

... só queria ter tempo para pescar mais ... :oops:

inté ...
"Preserve a Preguiça!!!" não é o bicho ...
Avatar do usuário
Rafael Moda Fava
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3081
Registrado em: Dom Abr 27, 2008 8:04 pm
Cidade:

Mensagem por Rafael Moda Fava » Ter Nov 22, 2011 8:05 pm

muito bom, parabéns marcio...
Avatar do usuário
Felipe Michelini
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7879
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Michelini » Ter Nov 22, 2011 11:04 pm

ai kra!!
Gostei das informacoes ai!!!
E essas crancks pegam mesmo

Me diz uma coisa

que tipo de trabalho na cranck 50 (q e uma sica q tenho) que vc usa para pegar as tilapias?

so consegui o feito com a inna antiga "foguinho" mas com trabalho continuo com toques...foram 2 gigantes de 2kg cada...deu nem 5 minutos entre cada uma!

abraço
Imagem

Pesque, Fotografe, Solte!!!
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Qua Nov 23, 2011 7:37 am

Obrigado pessoal!

Como disse, a intenção não é ser um guia definitivo, mas contar com o auxilio de todos!

Abraços!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Qua Nov 23, 2011 7:40 am

Agnaldo Nélio escreveu:Beleza Marcio,
Não sou muito chegado em P&P, mas quando vou, vejo pescadores deixando os peixes cairem no chao, ficando longos períodos com o bicho pendurado enquanto a Tia, Vó, Vizinhos, Cunhados e pescadores sapateiros tiram fotos.
Vc pode ver, aqui mesmo no Fórum, algumas fotinhas com os pescadores abraçados com os bichos, principalmente tambas.
Acho que, na hora, a emoção é tão grande que eles se esquecem das camisas roçando no bicho, tirando sua proteção.
Mas é assim mesmo, vamos vivendo e aprendendo.
Valeu
Abraços
Por isso dou preferencia para locais menos frequentados... Uma dica pra quem é das proximidades de SP são os tanques de engorda do Maeda... Facil acesso, e tranquilidade pra pinchar... Se for pra área principal do Maeda, vai passar raiva... Tudo isso que vc descreveu, e mais um pouco, sem falar num helicóptero que faz vôos panoramicos e fica rodeando sua cabeça... Vai pra relaxar e sai com dor de cabeça de la...kkkk

Quanto a segurar o bruto abraçado, nessa foto tive que encostar o bicho, que não aguentava com o peso, mas hj não faço mais isso... rs... :oops: :oops: :oops:

Abraço!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Qua Nov 23, 2011 7:43 am

Felipe Michelini escreveu:ai kra!!
Gostei das informacoes ai!!!
E essas crancks pegam mesmo

Me diz uma coisa

que tipo de trabalho na cranck 50 (q e uma sica q tenho) que vc usa para pegar as tilapias?

so consegui o feito com a inna antiga "foguinho" mas com trabalho continuo com toques...foram 2 gigantes de 2kg cada...deu nem 5 minutos entre cada uma!

abraço
Cara, cada uma foi num trabalho diferente... rsrsrs

Mas acho q peguei mais no recolhimento lento com toques curtos de ponta de vara.

Abraço!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
André Vilela
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 333
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:35 pm
Cidade: SÃO PAULO
Estado: SP

Mensagem por André Vilela » Qua Nov 23, 2011 10:17 am

No pesqueiro cantareira ja tentei com IA mas nao tive resultados, la tem um tipo de suporte de ferro no canto do lago da esquerda, cheio de pintados na sombra... passei varias vezes na cara deles a isca e nada, da pra ver uns 15 pintados ali descansando, fazendo vontade no pescador rsrs
Avatar do usuário
Adriano C. de Freitas
ANZOL DE OURO
Mensagens: 641
Registrado em: Qua Fev 09, 2011 1:18 pm
Cidade:

Mensagem por Adriano C. de Freitas » Qua Nov 23, 2011 3:30 pm

Belissimo guia Marcio!!!

Somente como curiosidade, no Corrego das Antas até pirarara saí no bait...

Pesqueiro de fim de semana é horrivel para pinchar porque é sempre muito cheio...quando a idéia é pinchar eu procuro pesqueiros menos famosos e consequentemente menores...é batata sair traira e tilapia nesses lugares...

Uma isca coringa de pesqueiro é a Inna 70....já vi até pintado sair nela...além das famosas trairas e algumas matracas!!!

Importante também que as matracas costumam sair mais nos arremessos em direção ao centro do lago!!

Abs e parabéns novamente!!

PS.: Atingi um novo estagio de vicio e comprei um conjutinho de fly, vamos ver o que saí nos pesqueiros!!!...hehehehe
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Qui Nov 24, 2011 10:16 am

Adriano C. de Freitas escreveu:Belissimo guia Marcio!!!

Somente como curiosidade, no Corrego das Antas até pirarara saí no bait...

Pesqueiro de fim de semana é horrivel para pinchar porque é sempre muito cheio...quando a idéia é pinchar eu procuro pesqueiros menos famosos e consequentemente menores...é batata sair traira e tilapia nesses lugares...

Uma isca coringa de pesqueiro é a Inna 70... ...já vi até pintado sair nela...além das famosas trairas e algumas matracas!!!

Importante também que as matracas costumam sair mais nos arremessos em direção ao centro do lago!!

Abs e parabéns novamente!!

PS.: Atingi um novo estagio de vicio e comprei um conjutinho de fly, vamos ver o que saí nos pesqueiros!!!...hehehehe
Obrigado Adriano!

Pra pinchar com tranquilidade tem que ser ou em dia de semana, ou em pesqueiros não muito concorridos...

Perdi a minha ultima Inna 70 antiga, cabeça vermelha na boca de um redondo... rs... Faz sucesso mesmo!

Abraço!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Qui Nov 24, 2011 9:01 pm

Marcião vai uma contribuição para o tópico, para provar que pega meeeesmo:

Pintado:
Imagem
Imagem
Imagem

Pirarara:
Imagem

Bagre:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Matrinxã:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Carpa:
Imagem
Imagem
Imagem

Dourado:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Tilápia:
Imagem
Imagem

Espero ter ajudado!!!!
Imagem
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Sex Nov 25, 2011 8:22 am

Aeh Fernandão!

É matar a cobra e mostrar o ... deixa pra la... kkkkk

Legal a contribuição!

Muita gente quando está começando no mundo do baitcasting (assim como eu) tem essas duvidas, fica doido pra ter um peixe na artificial, mas acaba sendo desmotivado pelo povo que não bota fé nas IAs... Então esse tópico, apesar de ter dicas meio óbvias para quem ja pesca a algum tempo, fica como um guia ilustrado pra quem esta começando agora! hehehe

Abraço!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Henrique Viotti
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 486
Registrado em: Dom Mai 03, 2009 7:55 pm
Cidade:

Mensagem por Henrique Viotti » Sex Nov 25, 2011 8:24 am

Muito boas as dicas!!!
Tbm sempre tive bons resultados com artificiais em pesquieros...meu irmao ja pegou uma carpa cabeçuda e um surubim de uns 25kg...

abraço
Quando o último rio secar, a última árvore for
cortada e o último peixe pescado, o homem vai perceber que
dinheiro não se come.
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Sáb Nov 26, 2011 7:39 pm

Henrique Viotti escreveu:Muito boas as dicas!!!
Tbm sempre tive bons resultados com artificiais em pesquieros...meu irmao ja pegou uma carpa cabeçuda e um surubim de uns 25kg...

abraço
Valeu Henrique!

Se não me engano, vcss postaram o relato do surubim né?

Abraço!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Sáb Nov 26, 2011 8:42 pm

Marcio Azzarini escreveu:Aeh Fernandão!

É matar a cobra e mostrar o ... deixa pra la... kkkkk

Legal a contribuição!

Muita gente quando está começando no mundo do baitcasting (assim como eu) tem essas duvidas, fica doido pra ter um peixe na artificial, mas acaba sendo desmotivado pelo povo que não bota fé nas IAs... Então esse tópico, apesar de ter dicas meio óbvias para quem ja pesca a algum tempo, fica como um guia ilustrado pra quem esta começando agora! hehehe

Abraço!
Pois é Marcião e fica ainda uma ressalva...eu não coloquei nenhuma foto de Traíra, mas este é o melhor de todos os peixes de pesqueiros!!!
Eu sempre vou atras das dentuças!
Imagem
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Dom Nov 27, 2011 3:14 pm

Fernando Maia escreveu:
Marcio Azzarini escreveu:Aeh Fernandão!

É matar a cobra e mostrar o ... deixa pra la... kkkkk

Legal a contribuição!

Muita gente quando está começando no mundo do baitcasting (assim como eu) tem essas duvidas, fica doido pra ter um peixe na artificial, mas acaba sendo desmotivado pelo povo que não bota fé nas IAs... Então esse tópico, apesar de ter dicas meio óbvias para quem ja pesca a algum tempo, fica como um guia ilustrado pra quem esta começando agora! hehehe

Abraço!
Pois é Marcião e fica ainda uma ressalva...eu não coloquei nenhuma foto de Traíra, mas este é o melhor de todos os peixes de pesqueiros!!!
Eu sempre vou atras das dentuças!
Pois é Fernandão!

Sem duvida, traíra é um espetáculo à parte...

Mas você acredita que por aqui é dificil encontrar traíras em P&P? Tem um certo preconceito...

P&P bom por aqui é aquele cheio de pacu e tilápia... kkkk

Certa vez fui num pesqueiro na cidade de meu sogro, onde ja tinha tirado varias dentuças, e perguntei pro dono se ainda estavam por la... Ele riu, e disse que mandou os funcionários limparem os tanques e matar as dentuças... Restaram só pacus.. kkkkk

Abração!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Carlos Brito
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 232
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 9:50 am
Cidade:

artificiais

Mensagem por Carlos Brito » Sáb Ago 17, 2013 1:56 pm

Parabéns !!

vc tá virando o Marcio Nakamura , vou começar a usar mais em pesqueiro as artificiais .

Valeu !!
> Temor e medo de vós terão todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus, tudo que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar em vossas mãos são entregues. (GENESIS 9:2)
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Re: artificiais

Mensagem por Marcio Azzarini » Qua Ago 28, 2013 5:24 pm

Carlos Brito escreveu:Parabéns !!

vc tá virando o Marcio Nakamura , vou começar a usar mais em pesqueiro as artificiais .

Valeu !!
Olá Carlos! To muuuuuuuito longe ainda... Sò quis contribuir um pouco com minha pequena experiencia com artificiais!

Obrigado!

Abração!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Fernando Ribeiro
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 135
Registrado em: Ter Dez 03, 2013 11:37 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Ribeiro » Seg Dez 09, 2013 12:57 pm

Muito boa as dicas! :D
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Seg Dez 09, 2013 1:29 pm

Fernando Ribeiro escreveu:Muito boa as dicas! :D
Obrigado Fernando!

Abração! :)
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Ricardo K. Rocha
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Set 06, 2013 12:05 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo K. Rocha » Qua Dez 18, 2013 1:52 pm

Ontem fui num pesqueiro em Guararema (Pedreira), os peixes de lá são muito grandes.
O amigo do meu primo pegou uma tilápia de quase 5 kg. Eu com meu material UL sai sapateiro, alias, peguei uma na tilápia bait prata que levou minha isca embora. Estava com linha 0,18. Não sei se arrebentou a linha ou desatou o nó. Acho que se fosse o nó mal feito a ponta da linha ficaria enrolada.
Com IA (cigarrinha Deconto), fui num canto onde tinha vegetação aquatica e alternando a maneira de recolher. perto da beira onde estava, notei que sempre que a isca passava saia um peixe de baixo da vegetação em direção a IA, mas retornava.
Na tilápia bait da Deconto, fui para o lago de baixo, próximo a uma estrutura de alvenaria. Lancei umas 4 vezes, na última, ela mal caiu e "sumiu", ai veio a tilápia, mas como no lago de baixo não tinha passaguá (achei que não ia pegar nada. rs) acabei perdendo o peixe. e a isquinha :-(
Qual o jeito correto de pescar com artificiais?
Fiz assim: linha principal (0,18) direto no girador, snap glico e IA.
Na massa nem beliscava.
Ah, meu primo tirou foto da bitela, assim que ele enviar posto aqui.

Abs
Ricardo
Avatar do usuário
Ricardo K. Rocha
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Set 06, 2013 12:05 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo K. Rocha » Qua Dez 18, 2013 1:54 pm

Alias, não é o jeito correto de pescar com IA's e sim como montar o equipamento.
Avatar do usuário
Marcelo Schwam
CALOURO
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Mai 23, 2014 8:09 am
Cidade:

Mensagem por Marcelo Schwam » Sex Mai 30, 2014 7:23 am

Pessoal to iniciando e gostaria de saber para começar a pescar com IA, quantas eu preciso e se possivel uma lista das matadeiras
Pesca em família.
Avatar do usuário
Jorel Silva
NOVATO
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Mai 27, 2016 11:11 am
Apelido: Jorel
Cidade:

Re: Artificiais em P&P - Dicas gerais!

Mensagem por Jorel Silva » Dom Out 23, 2016 9:55 pm

Pacu:
Pra se capturar pacu a isca mais eficiente é a yo zuri flat cranck
Imagem

Uma opção mais barata é a crank 50 da ms nessa cor
Imagem

Com ambas o recolhimento deve ser extremamente
lento, muitos pesqueiros os peixes não são alimentados esses são os que tem mais ações.

Matrinxã:
Plugs pequenos com trabalho de ponta de vara lento, uma isca que funciona bem é a savage 65 da ms
Imagem
Avatar do usuário
Ricardo K. Rocha
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 70
Registrado em: Sex Set 06, 2013 12:05 pm
Cidade:

Re: Artificiais em P&P - Dicas gerais!

Mensagem por Ricardo K. Rocha » Ter Dez 06, 2016 2:10 pm

Em setembro/16 peguei um pacu de uns 6 kg no spinnerbait com uma sojourn de 12LB, sienna 1000 e linha multi 0,16mm.
Deu um trabalho pra tirar, pois estava do outro lado de onde estava o puça e ele não parava de correr e tomar linha...
ora medo de estourar a vara, ora arrebentar a linha e eu sem saber o que era, fora que tive que andar junto, pois varias vezes a linha quase chegou no fim do carretel
Qdo consegui ir para onde estava a tralha consegui recolher uma das varas mas a outra não, então enroscou tudo.
Mas consegui tirá-lo. Achei que teria que levar ele pra comer, pois não conseguia tirar o anzol e estava com medo de
machucar o olho dele, pois qqr movimento no spinnerbait seu olho movia, literalmente virando (na fotografia da pra ver isso, parece até que não tem olho).
Enfim depois de um certo tempo, fui colocá-lo um pouco na água pois já havia um certo tempo que estava fora d'água.
Coloquei no puça, levei pra água, segurei no spinnerbait e não é que o danado de soltou sem esforço algum? rs

Queria postar a fotografia, dei uma lida em "01. REGRAS GERAIS - LEIA AQUI ANTES DE POSTAR SUAS MENSAGENS" e até encontrei "DICA
Clique aqui e leia as dicas de como postar imagens nos fóruns".

Porém diz que não estou autorizado a visualizar este forum.

Abs
Ricardo
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Artificiais em P&P - Dicas gerais!

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Dez 07, 2016 11:14 pm

Ricardo K. Rocha escreveu:
Queria postar a fotografia, dei uma lida em "01. REGRAS GERAIS - LEIA AQUI ANTES DE POSTAR SUAS MENSAGENS" e até encontrei "DICA
Clique aqui e leia as dicas de como postar imagens nos fóruns".

Porém diz que não estou autorizado a visualizar este forum.

Abs
Ricardo

Ricardo

Vou preparar um novo tutorial para colocação de imagens ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- PESCANDO EM PESQUEIROS - FÓRUM P&P”