Vara 14 lbs , 17Lbs e 25lbs

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca de Praia, de Mar é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Antonio Rogério da Silva
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 118
Registrado em: Sáb Jul 14, 2012 7:22 pm
Cidade:

Vara 14 lbs , 17Lbs e 25lbs

Mensagem por Antonio Rogério da Silva » Ter Out 30, 2012 5:42 am

Olá pessoal!
Estou indo pescar pela primeira vez e preciso da ajuda dos amigos!
Comprei uma vara Rapala Golg 6'0" 10-30Lbs Heavy Action e uma carreta Cítica 201G6 para pescar na Baia de Sepetiba, Costa Verde, etc... (Com artificiais)
Quando marquei a pescaria, fui informado que o tamanho 6'0" e a libragem 10-30lbs não seriam ideais para pescar em "lanchinhas" com 3 ou 4 pessoas pois teria dificuldade de trabalhar as iscas artificiais e este tipo de embarcação seria o mais utilizado para pesca nesta região.
Me orientaram a adquirir 02 equipamentos: 01 até 17lbs e outro até 25 (pra jigar), ambos com 5'3".
O que me aconselham?
Guardo esta vara para pescar mais para dentro do mar, em traineiras (dourados por exemplo) e monto 2 equipamentos, como fui orientado?
Quais seriam os conjuntos adequados, na opinião dos amigos?
Por favor, me ajudem!
Eu aprendi que para se crescer como pessoa e preciso me cercar de gente mais inteligente do que eu.
William Shakespeare
Avatar do usuário
Antonio Rogério da Silva
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 118
Registrado em: Sáb Jul 14, 2012 7:22 pm
Cidade:

Mensagem por Antonio Rogério da Silva » Qui Nov 01, 2012 5:14 pm

Caraca!
O tópico tá invisível? rsrsrsrsrs
Eu aprendi que para se crescer como pessoa e preciso me cercar de gente mais inteligente do que eu.
William Shakespeare
Avatar do usuário
Rodrigo Guzzo
CALOURO
Mensagens: 35
Registrado em: Dom Mar 11, 2012 3:08 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Guzzo » Dom Nov 04, 2012 9:06 am

Cara não tenho experiencia em pescar embarcado, estou para marcar minha primeira pescarai desse tipo la mesmo.
Ma sempre ouvi isso e vou preparado para isso.
Uma vara de 17lb e outra de 20 lb de 1,68 e 1,55 (posso ter errado co comprimento das varas mas é +- isso)
Com linhas multi de 15 e 20lb
Avatar do usuário
Evaldo Fernandes de Souza
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1018
Registrado em: Qui Mai 19, 2011 9:41 pm
Cidade:

Mensagem por Evaldo Fernandes de Souza » Seg Nov 05, 2012 12:20 pm

Varas idais seriam até 5,4. Mas até dá pra usar a de 6 pés. Uso uma desse comprimento pra jigs e pesco de caiaque.
O homem nunca pode deixar de sonhar. O sonho alimenta nossa alma como a água sacia
nossa sede!
Avatar do usuário
Antonio Rogério da Silva
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 118
Registrado em: Sáb Jul 14, 2012 7:22 pm
Cidade:

Mensagem por Antonio Rogério da Silva » Qua Nov 07, 2012 9:17 pm

Rodrigo Guzzo escreveu:Cara não tenho experiencia em pescar embarcado, estou para marcar minha primeira pescarai desse tipo la mesmo.
Ma sempre ouvi isso e vou preparado para isso.
Uma vara de 17lb e outra de 20 lb de 1,68 e 1,55 (posso ter errado co comprimento das varas mas é +- isso)
Com linhas multi de 15 e 20lb
Valeu aí, pela dica e principalmente pela atenção!
Abraço, Saúde e Paz...
Eu aprendi que para se crescer como pessoa e preciso me cercar de gente mais inteligente do que eu.
William Shakespeare
Avatar do usuário
Antonio Rogério da Silva
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 118
Registrado em: Sáb Jul 14, 2012 7:22 pm
Cidade:

Mensagem por Antonio Rogério da Silva » Qua Nov 07, 2012 9:19 pm

Evaldo Fernandes de Souza escreveu:Varas idais seriam até 5,4. Mas até dá pra usar a de 6 pés. Uso uma desse comprimento pra jigs e pesco de caiaque.
Irmão, quero te agradecer pela dica e também pela sua atenção, valeu?
Forte Abraço, Saúde e Paz...
Eu aprendi que para se crescer como pessoa e preciso me cercar de gente mais inteligente do que eu.
William Shakespeare
Avatar do usuário
José Amadeu Menezes
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 136
Registrado em: Ter Out 23, 2007 2:27 pm
Cidade:

Mensagem por José Amadeu Menezes » Sex Abr 26, 2013 11:40 am

Antonio,

por conta da correria do dia a dia só li hj teu tópico.

Pesco há anos por lá, embora com pouca frequencia a partir de 2011, devido à carga de trabalho.

Nada impede que vc use varas de 6". Na realidade, nas "voadeiras" (aquelas lanchinhas baixas de casco de fibra)dá para usar desde 5,4 a 6,6". Com qualquer vara, atenção na hora do arremesso é fundamental para nao ferir um colega, especialmente em dias de vento. Se for usar as "voadeiras", no máximo 3 pescadores mais o guia (4 pessoas no total). Mais do que isso no barco, é inviável.

Mas realmente, as libragens ideais para 99,9% dos peixes de lá variam entre 14-25lbs. As que mais uso atualmente são de 17 lbs. Só dará zebra se vc engatar uma arraia no jumping Jig. Mas raramente sai algo que utrapasse os 5 kg por lá.

Para vc ter noção, acabei de comprar uma varinha de 8 (oito!) lbs e 5,6" só para brincar com os xaréus do local. Se Deus permitir, a estréia será em maio.

Use jumping jigs de vários tamanhos, entre 12 e 80g. Mais pesado do que isso acaba sendo exagerado. E iscas (meia água e superfície) entre 8 12 cm.

E, o mais importante - Sepetiba deve ser explorada com um bom barqueiro. Se o guia não conhecer os pontos, vc ficará mal servido.

Abs cariocas,

Amadeu

PS - E cuidado - pescar na Baía de Sepetiba VICIA!
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Re: Vara 14 lbs , 17Lbs e 25lbs

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sex Abr 26, 2013 12:22 pm

Antonio Rogério da Silva escreveu:Olá pessoal!
Estou indo pescar pela primeira vez e preciso da ajuda dos amigos!
Comprei uma vara Rapala Golg 6'0" 10-30Lbs Heavy Action e uma carreta Cítica 201G6 para pescar na Baia de Sepetiba, Costa Verde, etc... (Com artificiais)
Quando marquei a pescaria, fui informado que o tamanho 6'0" e a libragem 10-30lbs não seriam ideais para pescar em "lanchinhas" com 3 ou 4 pessoas pois teria dificuldade de trabalhar as iscas artificiais e este tipo de embarcação seria o mais utilizado para pesca nesta região.
Me orientaram a adquirir 02 equipamentos: 01 até 17lbs e outro até 25 (pra jigar), ambos com 5'3".
O que me aconselham?
Guardo esta vara para pescar mais para dentro do mar, em traineiras (dourados por exemplo) e monto 2 equipamentos, como fui orientado?
Quais seriam os conjuntos adequados, na opinião dos amigos?
Por favor, me ajudem!
acredito q em relação ao comprimento da vara vai depender muito da tua altura... se vc for um cara baixo e usar uma vara com tamanho acima de 6,0, trabalhando plugs, a probabilidade de vc bater a ponta da vara na borda do barco é boa.. agora.. se vc for alto.. a tua altura compensa. Acho q pra pinchar peixes como robalos, ubaranas, guaiviras, xaréus q eventualmente aparecem nas pescarias cariocas.. acho q 30 lbs é uma libragem alta.. q tal partir do princípio q vc se sinta confortável com uma 6,0 pés devido a sua altura.. eu particularmente iria variar usando uma 14 ou 17 lbs.

outra coisa q me chamou a atenção foi o fato de vc dizer q os teus amigos falaram q o ideal é tal tamanho.. imagino vc pescando num barco grande.. .. típico de sepetiba.. tipo traineira ou aqueles barcos de 7m com motor atrás.. aí é só o risco de enroscar a isca um no outro.. ou de bater a vara na hora do pincho na cobertura da traineira..

agora jigging é outra história... como não tenho muito conhecimento.. nem vou falar nada..
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA SALGADA - SALTWATER”