A cada década o peixe diminui na quantidade

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca de Praia, de Mar é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Matias
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:49 am
Cidade:
Contato:

A cada década o peixe diminui na quantidade

Mensagem por Matias » Qui Nov 17, 2011 1:40 pm

A cada década o peixe diminui na quantidade e no tamanho, um bom exemplo é um estudo que uma universidade americana fez, usando a manjuba por se reproduzir mais rápido, durante 3 gerações mataram apenas as grandes, depois comprovaram que as que sobraram não cresciam mais do que determinado tamanho, que era inferior ao tamanho da espécie, criando um peixe menor.
Esse estudo ajudou a limitarem o tamanho das espécies que poderiam ser abatidas esportivamente.
Como exemplo temos o Robalo, o tamanho Maximo, que é 1,40mt, então estipularam no USA que só se poderiam matar peixes entre 70 e 80cm, com isso não vão estimular os cardumes a diminuir de tamanho, vão preservar os grandes reprodutores e vão permitir que se mate peixes que já se reproduziram em sua vida.
Diminuir o cardume é o que está acontecendo nesse instante em Portugal, a frota pesqueira está ameaçando o governo com uma greve, eles exigem que liberem a pesca, mas cavalinhas não podem ser capturadas, pois tem menos de 20cm que é o tamanho mínimo que permitem a captura.

Os pescadores alegam que a cavalinha é predadora dos filhotes de sardinha e se não forem capturadas vão dizimar as sardinhas que serão pescadas no próximo ano, a sobre-pesca causa danos irreversíveis nos cardumes de peixes do mundo todo, o Ministério do Mar de Portugal não está com intenção alguma de ceder a essa pressão da frota pesqueira, eles alegam que estudos científicos informam que os cardumes estão normais, e a cavalinha sempre predou sardinhas e não vai diminuir a sua quantidade por isso, e que dentro de 2 meses as cavalinhas vão estar em tamanho dentro do padrão estabelecido de pesca.

Permitir a pesca de peixes menores vai acabar diminuindo o tamanho padrão do cardume, essas cavalinhas tem seu maior mercado na Espanha, e são usadas não na alimentação, e sim na engorda dos Atuns que são criados em tanques redes no mediterrâneo, o preço varia conforme a ocasião, mas vai de 0,10 até 0,30 euros o KG.
No ano passado locais onde se pescou 270 toneladas de cavalinhas esse ano pegaram apenas 27 toneladas, em Portimão no ano passado capturaram 1600 toneladas e esse ano acreditam que não passe de 500 toneladas.

Isso que estamos vendo em outros paises com a pesca mais desenvolvida é exatamente o que o ministério da pesca quer que aconteça no Brasil, o incentivo a sobre pesca vai diminuir os cardumes em quantidade e tamanho.

Já já vamos ver greve para diminuir o tamanho padrão de captura da sardinha por aqui também.

Outro fator degradante é a pesca clandestina que representa cera te 15% da pesca mundial, isso em números pode chegar a 26 milhões de toneladas.
Com essa conta não é a toa que a Comissão Européia está pedindo um esforço mundial para fiscalizarem, mas como a área coberta pelo mar é muito grande não tem como fazer uma fiscalização afetiva, estão optando por fazer uma lista negra dos barcos engajados na pesca ilegal, a fim de garantir um mercado legal no setor e a diversidade biológica do mar.
Em 2009, mais de 90 paises firmaram um pacto global para eliminar a pesca ilegal,
de todo mercado mundial, essa pesca compromete a produtividade e pode levar ao colapso da atividade.
Apenas um esforço mundial pode evitar isso.
Na bacia amazônica já estamos passando por um problema com a pesca desordenada do Jaraqui e do Surubim, com isso estão estudando colocar essas duas espécies no período de defeso anual, que começa no dia 15 de dezembro e inclui mais 6 espécies.
Dois indicadores desse problema é a diminuição do tamanho da espécie e ficando cada vez mais difícil sua captura.
O analista ambiental do SEPROR José Leland, acredita que a falta de uma política destinada as duas espécies pode colocar em risco a sobrevivência delas.

Outra modalidade de pesca que vem destruindo os fundos dos oceanos é a pesca de arrasto profundo, se não existissem os subsídios ela já estaria extinta.
Nos últimos 15 anos receberam 142 milhões de euros em subsídios, isso para apenas 107 barcos que geram apenas 0,92% de empregos no setor pesqueiro.
As redes de arrasto profundo vão destruindo todo o leito marinho, devastando o fundo do mar, por isso, no mês passado Ativistas do Greenpeace pintaram, com letras brancas o lema "Stop subsidies" (Suspendam os subsídios) em quatro barcos de arrasto ancorados no porto galego de Vigo (noroeste da Espanha), "para denunciar a super exploração dos oceanos".

Outra preocupação mundial são as mortes no setor da pesca profissional, são cerca de 24 mil todos os anos, 15 paises assinaram um acordo com a Organização Marítima Internacional com total apoio da ONU, que prevê treinamento de tripulantes, inspeção de embarcações com 24 metros de comprimento ou maiores e reforço da segurança a bordo.

Capt Matias
Capt. Matias
12 91115539
Avatar do usuário
Tiago V. Martins
ANZOL DE OURO
Mensagens: 616
Registrado em: Seg Dez 15, 2008 9:10 pm
Cidade:

Mensagem por Tiago V. Martins » Qui Nov 17, 2011 10:48 pm

Esse link tem uma reportagem bem alarmadora a respeito da pesca no mundo. http://www.agenciacosteira.org.br/destaques.php?cd=338
Pratique o pesque e solte, e sinta a emoção de devolver o peixe pra vida.

Tiagão
Avatar do usuário
Matias
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:49 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Matias » Qui Nov 17, 2011 11:04 pm

ótimo texto
Capt. Matias
12 91115539
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA SALGADA - SALTWATER”