O sultão dos peixes está em perigo

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca de Praia, de Mar é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Matias
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:49 am
Cidade:
Contato:

O sultão dos peixes está em perigo

Mensagem por Matias » Qui Nov 17, 2011 12:32 pm

O Lufer é um peixe muito apreciado na culinária de Istambul, ele migra do mar negro para o mar do mediterrâneo.
O sabor do peixe muda muito durante essa migração, por causa das variações de alimento durante o percurso e salinidades diferentes dos 4 mares por onde ele navega, e isso é muito valorizado na culinária dos paises que pescam essa espécie no mediterrâneo.
Não foi estabelecidos por eles um tamanho mínimo de pesca, e um país acusa o outro, na palavra dos pescadores turcos, Se não pescarmos os Gregos vão pescar antes.

Ou seja, vamos acabar antes que outros acabem, ótima forma de pensar.
Para tentar evitar tudo isso, criaram o festival do Lufer em Istambul, para conscientizar os pescadores que não devem praticar a pesca precoce, e com isso evitar a extinção da espécie.

Na cabeça dos pescadores, o festival é inútil, não vale a pena festejar o Lufer que atualmente tem tão pouco que não compensa ser festejado, por que será que têm tão poucos?

Claro que a sobre pesca é a responsável por tudo isso, e não é apenas o Lufer que está ameaçado de ser extinto, são varias espécies.

Você nesse instante, já deve estar pensando como os pescadores turcos, o que eu tenho com isso??, o detalhe é que o Lufer tem o nome cientifico de Pomatomus saltatrix,
que é a nossa tão esportiva e saborosa Enchova, peixe que vem sendo pescado indiscriminadamente por grandes traineiras sem respeitar tamanho algum,
mas para que respeitar os 35cm mínimos de captura, se não existe fiscalização efetiva?
Para os pescadores brasileiros que pescam dentro de parques estaduais e reservas, e acham que estão fazendo bonito, isso não deve ser problema algum.
Para que respeitar leis, se os outros não respeitam? Ótima forma de se pensar.
Todos os dias chegam noticias de pescadores presos e autuados praticando pesca ilegal ou em locais proibidos, e não são pobres coitados em busca de um prato de comida,
e sim pescadores que se dizem esportivos, mas na realidade são criminosos.
Seja um pescador esportivo, lute pelo seu esporte, trave uma batalha pelo seu direito de pescar, mas não seja um criminoso.
Quem pode vender peixes é pescador profissional e não criminosos disfarçados de pescadores esportivos.
Capt. Matias
Capt. Matias
12 91115539
Avatar do usuário
Tiago V. Martins
ANZOL DE OURO
Mensagens: 616
Registrado em: Seg Dez 15, 2008 9:10 pm
Cidade:

Mensagem por Tiago V. Martins » Qui Nov 17, 2011 10:18 pm

Infelizmente os seres humanos de uma maneira geral não se dão conta. Que os peixes estão acabando. Sem contar as pescas predatoria. Ainda temos que contar com construções, que destroem o habit onde os peixes se reproduzem, ou interfere na tragetoria dos cardumes.
Aqui na minha região tinha um ponto de pesca de costão que se pegava anchovas, olho de boi de grande porte. Hoje em dia raramente bate uma anchova. Olho de boi ha anos não é mais visto. Além da pesca predatoria um porto foi feito onde alterou toda a população de peixe do local. Os grandes peixes dificilmente encostam.
Pratique o pesque e solte, e sinta a emoção de devolver o peixe pra vida.

Tiagão
Avatar do usuário
Matias
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:49 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Matias » Qui Nov 17, 2011 11:04 pm

acho que o maior culpado é a sobre pesca mesmo.
Capt. Matias
12 91115539
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA SALGADA - SALTWATER”