Apreendidas 18,5 toneladas de corvina

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca de Praia, de Mar é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Matias
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 413
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:49 am
Cidade:
Contato:

Apreendidas 18,5 toneladas de corvina

Mensagem por Matias » Seg Set 12, 2011 9:58 pm

esse dançou feio, só achei ridiculo deixarem o barco e a rede com o dono do barco.

Em uma operação conjunta realizada pelo 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar e o Escritório Regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ambos com sede em Rio Grande, foram apreendidas, na noite de domingo para segunda-feira, 18,5 toneladas de corvina na 4ª Secção da Barra. As corvinas foram pescadas em alto-mar irregularmente por uma embarcação pesqueira do tipo traineira - barco Sid Cris I (anteriormente denominado Mãe Tereza). A Portaria Ibama nº 43, de 24 de setembro de 2007, proíbe as traineiras de capturarem essa espécie de peixe.

A embarcação e a rede também foram apreendidas, mas ficaram com o proprietário como fiel depositário. O dono da embarcação foi autuado e deverá pagar multa no valor de R$ 371 mil, equivalente a R$ 20 por quilo de peixe apreendido, por pescar em desacordo com a licença obtida. O Sid Cris I tem licença apenas para capturar tainha e outros peixes pelágicos. A corvina é uma espécie demersal. Conforme o chefe do Escritório Regional do Ibama, Luiz Louzada, o pesqueiro já vinha sendo monitorado pelo instituto há alguns meses por meio do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS).

Louzada contou que a embarcação saía para pesca durante a semana e retornava aos domingos à noite para burlar a fiscalização. No último domingo, com apoio do Pelotão Ambiental, o Ibama conseguiu flagrá-la por volta das 22h30min, no cais de uma empresa da 4ª Secção da Barra. No entanto, o pesqueiro, pertencente ao dono da empresa, desatracou e fugiu da fiscalização. Parte dos peixes já tinha sido descarregada e havia várias caixas com pescados no trapiche. A equipe do instituto conseguiu convencer o proprietário e fazer com que a traineira retornasse ao trapiche às 4h da madrugada de hoje, quando foi desembarcado o restante da carga.

Agentes do Ibama e policiais do 2º Pelotão Ambiental trabalharam nesta operação durante toda a noite e a manhã desta segunda-feira. Por tratar-se de crime federal, o dono e o mestre do Sid Cris I foram encaminhados à delegacia da Polícia Federal em Rio Grande. Conforme a delegada federal Janaína Braido, foram ratificadas as prisões do proprietário do pesqueiro, por comercialização de mercadoria irregular, e do mestre, pelo transporte dos peixes e por dificultar a ação fiscalizatória. O primeiro pagou fiança, arbitrada pela PF, e foi liberado. O mestre, na tarde de hoje aguardava, na delegacia, ser definida a fiança judicial para fazer o pagamento. Os dois deverão responder processo em liberdade.



Doação

Na manhã desta segunda, 10,5 toneladas de corvina foram doadas ao Mesa Brasil do Sesc, que, em seguida, começou a repassar os peixes a entidades assistenciais cadastradas no Programa. Outros 500 quilos foram repassados à Marinha, e o Ibama estava fazendo contato com outras instituições para definir doações. No entanto, segundo o gerente do Sesc em Rio Grande, André Miki, o Mesa Brasil poderá solicitar mais uma parte nesta terça-feira, uma vez que a intenção é beneficiar em torno de 50 entidades do Rio Grande, 12 de Pelotas, duas de São José do Norte e outras de Porto Alegre, Lajeado e Santa Maria. A distribuição começou ontem para entidades do Município. Responsáveis pelo Mesa Brasil das outras cidades virão a Rio Grande nesta terça-feira buscar os pescados a elas destinados.

Em Rio Grande, a Creche Doe Amor, localizada no bairro São Miguel, foi uma das contempladas. Recebeu em torno de 300 quilos de corvina. Logo após o recebimento, funcionários começaram a limpar os pescados para colocar no freezer. Conforme a cozinheira da creche, Leida Carvalho de Lima, essa doação é muito importante para a entidade, pois as crianças que a frequentam gostam muito de peixe frito e assado. "É uma alimentação que elas aceitam bem. Amanhã (nesta terça-feira) já faremos peixe para elas. Quando temos pescados, fazemos uma vez por semana", relatou.
Capt. Matias
12 91115539
Avatar do usuário
Renan Gomes
CALOURO
Mensagens: 45
Registrado em: Qua Out 31, 2007 4:43 pm
Cidade:

Mensagem por Renan Gomes » Qua Set 14, 2011 11:50 am

isso é 1 % do q acontece aqui no sul. oq fazem ali no RS é de chorar. Infelizmente é muito mas muito comum esse tipo de crime.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA SALGADA - SALTWATER”