Pesca de Praia

Aqui o assunto é pesca. Dúvidas, dicas, consultas, comentários, notícias, torneios ... Tudo o que você quer saber sobre Pesca de Praia, de Mar é aqui mesmo ! Vamos lá, participe ...
Avatar do usuário
Dener
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 51
Registrado em: Qui Dez 28, 2006 9:47 pm
Cidade:

Pesca de Praia

Mensagem por Dener » Dom Ago 31, 2008 2:13 pm

Olá pessoal,

Meus pais moram em Mongaguá/SP, do ladinho da plataforma de pesca, já fui lá algumas vezes, mas só para dar uma olhada, e como aquilo vive em reforma...

Como estou sempre por lá, gostaria de iniciar nesse tipo de pescaria, de praia mesmo, quais equipamentos utilizar, iscas, técnicas, alguém teria umas dicas para eu iniciar nesse tipo de pescaria ?

Já que estou sempre por lá, não custa nada tentar.

E também vou aproveitar para tentar ir atrás de uns robalinhos com o guia Roberto, já que Itanhaem é do lado de Mongaguá.

Valeu
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Dom Ago 31, 2008 4:04 pm

Amigo, lá é praia de tombo, rasa, ilha?
Aqui em Natal é muito bom para pescaria de praia, porem, quando descobri o bait desisti da PDP.
Por aqui eu usava varas de 4,20m à 4,50m. Para isca viva a menor e para camarão, corrupto, crustáceos a maior.
Tenho uma Calcutta 400, uma Corvalus 300, 2 Corsair e uma 2 Abu Garcia 5600... essas carretas eu uso em PDP.
Agora, não gostei mto de mult nessa modalidade de pesca, pois com mta força nos arremessos, acabava ferindo mto o dedo e mtas vezes o mult arrebentava por causa da alta rotação do carretel.
Sempre usando um arranque (+/- uns 2 m) depois o chicote (+/- 1m). Para isca viva usava apenas uma pernada no chicote, pois desnecessario mais de um, uma vez que a isca (sauna, geralmente) se posta de duas podiam de enrolar uma na outra.
Anzois de 1/0 à 3/0, dependendo do peixe almejado.
Qq coisa me manda uma MP.
Abração!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Dener
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 51
Registrado em: Qui Dez 28, 2006 9:47 pm
Cidade:

Mensagem por Dener » Dom Ago 31, 2008 5:03 pm

Olá Eric, valeu pelas dicas.

Lá é praia "normal", não é de tombo não, nem ilha.

Eu gostaria apenas praticar essa modalidade para ficar mais com meu pai, que gosta muito de pescar na praia, mas nunca o ví com peixe....rsrs...quem sabe dando uma força pra ele, saia algum para acompanhar a cerva....

Nunca fui fão desse tipo de pescaria, mas a companhia do velho vai fazer muito bem e contando com a ajuda dos amigos por aqui, com certeza aprenderei a melhor forma de me dar bem na pescaria.

Abraços
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Dom Ago 31, 2008 6:13 pm

Dener escreveu:Olá Eric, valeu pelas dicas.

Lá é praia "normal", não é de tombo não, nem ilha.

Eu gostaria apenas praticar essa modalidade para ficar mais com meu pai, que gosta muito de pescar na praia, mas nunca o ví com peixe... ...rsrs...quem sabe dando uma força pra ele, saia algum para acompanhar a cerva....

Nunca fui fão desse tipo de pescaria, mas a companhia do velho vai fazer muito bem e contando com a ajuda dos amigos por aqui, com certeza aprenderei a melhor forma de me dar bem na pescaria.

Abraços
Precisando de alguma coisa, amigo, estamos por aqui.
Comecei com meu pai tb, mas ele foi se tornando mais falador do que pescador... rs
Abração!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
José Ferreira
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4457
Registrado em: Qui Mar 06, 2008 11:11 pm
Cidade:

Ok

Mensagem por José Ferreira » Dom Ago 31, 2008 6:41 pm

Tudo Bem Dener ?
De início para pesca de praia vara de 3,50 mts, molinete tipo 2500 a 4000,
linha de 0,25 a 035 com lider de 0,50 do tamanho da vara (para não arrebemtar no arremesso) chicote de praia (prefiro os feitos somente de linhas) de 02 ou 03 anzóis e chumbada de 50 a 100 gms dependendo da corrente, iscas : camarão, peaço de sardinha ou corrupto (este voce retira na praia com mré baixa).
Não esqueça elastrico para amarrar a isca e suporte para a vara.
Ouvi falar muito bem do Roberto, estou para marcar uma com ele, mas vou sempre em Peruibe na Barra do Una.
Espero ter ajudado.
Gde Abço.
Ferreira
Recicle, Preserve e Principalmente Pesque e Solte : Assim Não Vai Faltar
Avatar do usuário
Dener
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 51
Registrado em: Qui Dez 28, 2006 9:47 pm
Cidade:

Mensagem por Dener » Dom Ago 31, 2008 8:30 pm

Blz Ferreira !

Valeu pelas dicas, vou providenciar os equipamentos.

Essa foto aí do meu avatar foi tirada na Barra do Una, já fui umas 5 vezes lá, estou marcando com um amigo para irmos lá novamente, gostei muito do lugar. E espero que seja logo.

Quando for lá, me dá um toque, talvez nos encontremos por lá ou se você for pela Manoel da Nóbrega e estiver passando por Mongaguá e eu estiver por lá, dá uma paradinha lá na casa dos meus pais para gente se conhecer e tomar alguma coisa.

Abraços






[/img]
Avatar do usuário
José Ferreira
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4457
Registrado em: Qui Mar 06, 2008 11:11 pm
Cidade:

Mensagem por José Ferreira » Dom Ago 31, 2008 10:08 pm

VLW Dener.
Com certeza quando for descer te dou um alô.
A foto do meu avatar é de lá tambem meu amigo.
Pesco com o Wakiman e com o Enok por lá.
Gde Abço.
Ferreira.
Dener escreveu:Blz Ferreira !

Valeu pelas dicas, vou providenciar os equipamentos.

Essa foto aí do meu avatar foi tirada na Barra do Una, já fui umas 5 vezes lá, estou marcando com um amigo para irmos lá novamente, gostei muito do lugar. E espero que seja logo.

Quando for lá, me dá um toque, talvez nos encontremos por lá ou se você for pela Manoel da Nóbrega e estiver passando por Mongaguá e eu estiver por lá, dá uma paradinha lá na casa dos meus pais para gente se conhecer e tomar alguma coisa.

Abraços






[/img]
Recicle, Preserve e Principalmente Pesque e Solte : Assim Não Vai Faltar
Avatar do usuário
Jorge Dias Martins
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 432
Registrado em: Seg Mar 05, 2007 11:39 pm
Cidade:

Mensagem por Jorge Dias Martins » Seg Set 01, 2008 10:15 pm

Dener,
voce ja esta coberto de boas indicacoes dos amigos, mas como ja tinha pedido no Forum Pesca de Praia indicacoes de quem conhecesse o local e tive hoje resposta do Paizao estou reproduzir apenas para reforcar. E como eh comum o corrupto eh bom levar ou comprar uma bomba.

"Eu já, pesquei em Mongaguá, mas na plataforma. É uma praia rasa, e pescando da plataforma pegamos muitos peixes, como oveva, betaras, e cangauás.
Como a pesca que fiz era na plataforma, isto quer dizer os peixes foram pegos bem longe da areia.
Como atualmente a Plataforma está interditada, somente será possível a pesca com os pés na areia. Sendo assim, creio que com arremessos bem longos, a pesca será mais proditiva.

As praias do litoral sul de SP são muito visitadas pelos surfistas.
É muito comum o corrupto em suas areias.
Na verdade o litoral sul de SP tem uma grande extenção de praia, mudando o nome de acordo com as cidades deste litoral, que são várias."
abracos,

Jorge
---------------------------------------------------
Com o tempo voce descobre que pescar eh muito mais que pegar peixes.

http://pescadepraia.forumeiros.com/index.htm

Imagem
Avatar do usuário
Dener
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 51
Registrado em: Qui Dez 28, 2006 9:47 pm
Cidade:

Mensagem por Dener » Ter Set 02, 2008 2:45 pm

Blz Jorge, valeu pelas dicas.

Eu fico a uns 1000 mts da Plataforma, sentido Itanhaem, é um pedacinho bem calmo, com poucos turistas por alí...

Agora surgiu outra dúvida, qual o horário mais produtivo ? Sempre vejo o pessoal indo bem cedinho e no final da tarde, é isso mesmo ?

E com relação ao tempo, frio como estava nesses meses é produtivo ?

Valeu
Avatar do usuário
Murilo Dantas
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5598
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:27 am
Cidade:

Mensagem por Murilo Dantas » Ter Set 02, 2008 4:06 pm

Dener.
Já pesquei na plataforma de monguaguá em 2 oportunidades. Vou te falar o que achei:

Tem razão os integrantes que falam que a praia é relativamente rasa e que, estando a plataforma interditada (isso eu não sei se está ou não, mas acreditando no que disseram), os arremessos precisarão ser bem longos para se ter a produtividade esperada (a plataforma tem cerca de 300mts).

Mesmo assim, eu não me distanciaria da plataforma para pescar. ao contrário, sendo possível, mesmo estando interditada, me aproximaria da plataforma, para pescar rente aos pilares que a sustentam.

Estes pilares são crivados de pequenos crustáceos e de "cracas", sendo um "restaurante" para os peixes.

Pesquei, quando fui lá, de cima da plataforma, numa prova de campeonato. O Treino foi excelente. Com o mar calmo, arremessando rente aos pilares, pegamos muitas ovevas, betaras, roncadores e cangulos. Muitos mesmo. Pescavamos com 2 anzóis e se não recolhessemos 2 peixes é porque tinhamos feito algo errado.

Dois dias depois, com a entrada de uma frente fria, e o tempo virado, a situação se inverteu. Achamos peixe somente com arremessos de mais 100mts a frente da plataforma, usando chumbo de 140grs para manter a isca no local, e mesmo assim, muito pouco peixe.

Ou seja. a plataforma e seus arredores é um pesqueiro bom para um dia de agua calma. Nesta condição, mesmo com pedaços de camarão morto, arremesse próximo aos pilares da plataforma, que terá sucesso.

Equipamento:

Eu gosto de utilizar varas menores de 4mts, porque a velocidade com que vc consegue movimentar seu equipamento é mais relevante num arremesso londo do que alguns centímetros a mais.

Costumo usar uma vara de 3,60mts, mas qq equipamento entre 3 e 4 mts irá lhe atender. Esta vara deve ser o mais leve possível, mas ao mesmo tempo, tem que aguentar um "casting" de peso elevado (o ideal é que arremesse pelo menos 100grs, sem risco).

Prefiro, para a pesca de praia, um molinete a uma carretilha.

Linha entre 0,20 à 0,35mm... não mais do que isso.

Arranque que vá do chumbo a pelo menos 2 voltas dentro do molinete, entre 0,45 e 0,50mm, para não arrebentar no arremesso.

Chumbo, não gosto de usar muito leve, principalmente se busco um arremesso longo. Eu, particularmente, consigo melhor desempenho nos arremessos com chumbos entre 75 e 90gr. Pode usar maior ou menor, dependendo da condição do mar e do vento.

Anzol, quando pescamos lá, usamos Gamakatsu, no modelo Sodê, entre 4 e 8 e no modelo Akitaksume, da numeração 5,6 e 7...

Se estiver em cima da plataforma, com um material mais pesado, e corrupto ou camarão vivo, use anzóis Beeeeemmmm maiores que estes... (1/0, 2/0) estes são pro pequenos peixes, que garantirão sua diversão.

Lembre-se, o arremesso melhor na praia é o uqe parece uma machadada. Se imagine com um machado ou com uma inchada e força por cima dos ombros....

Boa pescaria.
Amigo do Nelson Maciel.
Avatar do usuário
Sidnei Ferreira
ANZOL DE OURO
Mensagens: 676
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 2:03 am
Cidade:

Mensagem por Sidnei Ferreira » Qua Jun 16, 2010 11:37 pm

Amigo, dá uma procurada na net por (Guia de Pesca de Praia) GPP, é deuma turma de São José dos Campos.
Os caras são bons nesta modalidade e dão ótimas dicas.
Valeu!
Avatar do usuário
Luiz Henrique Celli
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2139
Registrado em: Ter Jul 08, 2008 12:50 am
Cidade:

Mensagem por Luiz Henrique Celli » Sáb Jun 19, 2010 10:59 pm

Um Forum, muito bom para quem quer começar ou ja pesca de praia.
http://www.guiapescadepraia.com/forum/index.php
"Eu não quero acreditar, eu quero saber." - Carl Sagan.
Avatar do usuário
Fabian Narvaez
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Set 26, 2011 10:44 am
Cidade:

Pesca em plataforma em Atlantida - RS. Dicas para iniciante.

Mensagem por Fabian Narvaez » Qui Nov 08, 2012 11:20 pm

Nobres colegas pescadores.

Para comenzar a história mais descontraidamente posto um relato curto sobre minha primeira experiencia de pesca na plataforma de Atlantida no RS. Foi no ano pasado que fomos passear em Capão da Canoa - RS e levei um material de pesca que eu achei que poderia usar sem o maior problema. Claro que ao chegar na plataforma vi que a realidade era totalmente diferente - ja imaginem eu a minha varinha de 1,80 mts comparada com as monstras de 4 mts que estavam aos montes por todo o corredor da plataforma - eu não sabia onde esconder-me. Levei um material extremamente leve, mas mesmo assim pesquei alguns exemplares perto dos pilares da plataforma e não sai ''dedão". Agora que já temos alugado o apartamento e está tudo certo para irmos em janeiro, decidí comprar um material para ''não ficar feio'' e pelo menos não parecer a ''ovelha negra da família'' - rsssss. A princípio comprei uma vara da Rapala Surf Huricane de 3,90 mts (em três partes) com casting para 200 gr., um carretel de monofilamento Laiglon International 0,40 mm-25 lbs (12,5 kg) e um molinete Shimano Socorro 10000F. Isto comprei só para começar. Peço aos nobres colegas informações a respeito deste conjunto para iniciar na pesca de plataforma - se está equilibrado ou talvez a linha seja de uma bitola muito exagerada para os peixes do local ? Qual chumbada devo comprar ? -- piramidal ? e qual o peço ideal para não forçar o conjunto? Qual a libragem da arrancada e do chicote? devo usar rotor para atar a pernada? Qual o anzol (ou anzois) ideal (ais) para este tipo de pesca ? Isca natural: camarão cinza vs camarão sete barbas?-estes tipo de iscas são mais fáceis de encontrar. A minhoca de praia (poliquetas) e o corrupto são mais difíceis de encontrar e geralmente na plataforma de pesca cobram muito caro e está sempre congelada (acho que não deve de ser fresca ?). Como devo de ir com meus filhos, minha esposa e mamãezinha - será que posso montar um conjunto mais leve para eles pescarem - ou seja: uma vara com no máximo 1,80 mts, com molinete, linha de bitola menor, chumbada não tão pesada - para eles se divertirem pescando junto aos pilares da plataforma. Fico no aguardo das suas valiosas informações.
Responder

Voltar para “- PESCARIA - ÁGUA SALGADA - SALTWATER”