Pescando em represas/rio

Peixe Exótico, a Tilápia é a Rainha dos Pesqueiros. Encontrada também na Natureza, foi eleita por muitos, o seu peixe preferido.
Vamos saber porque ...
Avatar do usuário
Maiky Duhatschek
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 307
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 7:07 pm
Cidade:
Contato:

Pescando em represas/rio

Mensagem por Maiky Duhatschek » Dom Jan 08, 2017 6:19 pm

Buenas amigos "tilapeiros"!?
Queria saber mais sobre a maneira que exploram locais novos se pesca. Quais as primeiras estruturas que buscam para arremessar as iscas?
Moro perto de várias pequenas represas, e estou procurando informações para investigar esses locais.

Grande abraço
Avatar do usuário
Hugo de Freitas
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Mar 31, 2017 11:13 am
Apelido: hugofreitas
Cidade:

Re: Pescando em represas/rio

Mensagem por Hugo de Freitas » Sex Mar 31, 2017 9:04 pm

Olá Mayky,

Eu não sou necessariamente tilapeiro, apesar de pescar tilápia ser algo que faço com frequência. Em relação as estruturas é muito difícil de precisar pois são variáveis de um lugar pro outro, portanto, tanto é difícil mencionar o que fazer com relação a elas e muitas vezes mais difícil ainda, é saber como os peixes se adaptam a elas. Minhas sugestões talvez sejam meio óbvias, porém, acho que são de alguma utilidade, pelo menos para relembrar o básico.
1) Procure levar diversos tipos de isca, entre as naturais a minhoca pra mim é indispensável.
2) Fazer uma ceva caprichada pode ser útil. Algumas vezes, principalmente, quando se pesca no barranco (como no meu caso), inicialmente você ceva e só as pequeninas ficam infernizando e roubando sem parar. Aos poucos as tilápias maiores vão encostando e você acaba sendo surpreendido com um peixe grande. Na minha região, mesmo em dias quentes as tilápias maiores raramente atacam com voracidade, portanto é fundamental prestar atenção à linha.
3) Observe sempre a estratificação da água, a tilápia se concentra normalmente em áreas mais superficiais em dias quentes (inclusive encosta à sombra, quando esquenta muito e o sol está alto (11 horas\meio dia)). Nos dias mais frios ela vai pro fundo e o metabolismo fica baixo, consequentemente o peixe come menos.
4) No caso de artificiais, não tenho experiência pra falar nada, porém dou meu pitaco sobre o que já li: iscas que imitam insetos são amplamente empregadas para a pesca da tilápia (disso você já sabe) o interessante é procurar realizar a leitura do local e se possível prestar atenção aos insetos que caem na água, isso contribui para escolher a isca certa e claro, falando sobre as estruturas, procure fazer arremessos em locais onde ajam árvores e galhos sobre a água é aí que os insetos geralmente caem. Já cheguei a pegar uma tilapinha (minúscula) que estava embaixo de um pé de goiaba, provavelmente esperando pra pegar algum besouro desavisado, apesar de ter usado massa acho que fazer o arremesso ali acabou ajudando. Em locais em que há vegetação nas bordas do lago ou na margem (capim principalmente) elas costumam encostar.
5) Aquela velha história: troque uma ideia com quem mora no local e ou pesca por lá. Isso é o que mais ajuda para saber como o peixe se alimenta e se comporta.
Reitero, talvez essas informações já sejam conhecidas por você, porém é a contribuição que minha parca experiência permite.

Vamos aguardar os tilapeiros de plantão... (esses sim conhecem da arte)
Responder

Voltar para “- TILÁPIA -”