Tutorial - decalque metalizado em papel water slide

A montagem ou a Customização das Varas de Pesca, tem crescido a cada dia ... E a cada dia nos deparamos com verdadeiras obras de arte que usamos para capturar nossos peixes ... Vamos conhecer um pouco mais sobre esta apaixonante modalidade ...
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Tutorial - decalque metalizado em papel water slide

Mensagem por Stefano Bracco » Dom Out 16, 2016 6:16 pm

Material, equipamentos e ferramentas:

- Software gráfico
- Papel fotográfico para impressora a laser
- Impressora a laser (SAMSUNG - ML 2165)
- Fita metalizada para hot stamping
- Plastificadora (MENNO - A4 2401)
- Papel water slide transparente para impressora a laser
- Tesoura
- Alfinete ou espetinho de ferro
- Álcool 70°

Procedimento:

1) No software gráfico, faça o decalque na cor branca com um fundo preto e mande imprimir no papel fotográfico (Aconselho imprimir vários, pois nem sempre o resultado sai na primeira). Formato do papel A5.

Imagem

Imagem

2) Recorte um decalque e coloque por cima um pedaço de fita metalizada para hot stamping cobrindo inteiramente a parte impressa.

Imagem

Imagem

3) Passe o decalque com a fita metalizada para hot stamping na plastificadora (a 150°C). Eu uso dois pedaços de papel fotográfico como suporte.

Imagem

(Eu retirei a parte de cima da plastificadora para trabalhar melhor)

4) Espere esfriar por 2-3 minutos e retire a fita metalizada para hot stamping. Essa fita será utilizada para transferir o decalque no papel water slide. Provavelmente alguns pontinhos ficarão na fita e será necessário retira-los antes de transferir o decalque no papel water slide. Para retirar esses pontinhos, uso um espetinho de ferro molhando a ponta com álcool 70°.

Imagem


5) Corte um pedaço de papel water slide transparente, cubra com a fita metalizada e passe na plastificadora a 150°C (como no ponto 3). Antes de passar na plastificadora, certifique-se que não haja nenhum pelinho ou pó entre o papel water slide transparente e a fita metalizada.

Imagem

6) Espere esfriar 2-3 minutos e retire a fita metalizada para hot stamping.

Imagem

7) Remova o excesso de papel water slide e aplique na vara (eu passo uma demão de resina no blank onde será aplicado o decalque e mais uma demão de resina para cobrir o decalque). Use uma tesoura para remover o excesso de papel water slide (não use estilete de precisão!)

Imagem

Imagem

Link da última foto: http://imgur.com/jAyehE3

NOTA: No lugar do water slide é possível usar adesivo transparente para impressora laser. O adesivo deve ser do tipo PET e não PVC.
Parece fácil, mas são necessárias várias tentativas para conseguir o resultado. Além disso, é difícil achar fita metalizada para hotstamping e papel water slide de boa qualidade.

O bom do papel water slide é que, depois de resinado, não dá para ver as bordas do decalque.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Tutorial - decalque metalizado em papel water slide

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Out 23, 2016 9:40 pm

Muito bom
Bem didático e claro ...
Parabéns pelo tópico Stefano ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Re: Tutorial - decalque metalizado em papel water slide

Mensagem por Stefano Bracco » Qua Out 26, 2016 2:52 pm

Muito obrigado Nelson.

Tentei ser o mais didático possível, pois cada detalhe é importante para que o decalque fique legal.

O mais difícil é achar a fita hotstamping de qualidade.

Abraço.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Tutorial - decalque metalizado em papel water slide

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Out 26, 2016 5:48 pm

Stefano Bracco escreveu:Muito obrigado Nelson.

Tentei ser o mais didático possível, pois cada detalhe é importante para que o decalque fique legal.

O mais difícil é achar a fita hotstamping de qualidade.

Abraço.

Stefano,
Você indica uma marca específica de fita ?
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Re: Tutorial - decalque metalizado em papel water slide

Mensagem por Stefano Bracco » Sex Out 28, 2016 3:42 pm

Então Nelson, é muito difícil eu indicar uma marca de fita hot stamping.

Esse tipo de material eu compro pela internet e vem em rolo (fita hot stamping) ou em folha (heat transfer foil), sem caixa ou embalagem indicando a marca ou modelo.

Essa fita usada no tutorial foi comprada no mercado livre do vendedor Hertztampo e foi a única que até agora funcionou. Tentei uma gringas, mas não obtive o resultado, apesar de chegar bem perto. Acredito que seja uma questão de acertar a temperatura e a espessura do suporte usado para passar na plastificadora, mas preciso testar antes de confirmar isso.

Eu poderia indicar essa Hertztampo, mas recentemente comprei dois rolos com eles e só com um deu certo.
Comprei um rolo de prata brilhante (que deveria ser igual a esse usado no tutorial) e um prata fosco. Dos dois, somente o prata fosco funcionou. Até entrei em contato com eles apontando a qualidade do rolo prata brilhante e explicando que aquele comprado dois anos atrás (o do tutorial) era bem melhor desse novo. A resposta deles foi que são esses os rolos que eles têm para vender.

Esse material para hot stamping e essas folhas de heat transfer não são produzidas para fazer decalque. Sou eu que as adapteis para isso.
Avatar do usuário
Jean Pierre
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 210
Registrado em: Qua Abr 21, 2010 10:26 pm
Cidade:

Re: Tutorial - decalque metalizado em papel water slide

Mensagem por Jean Pierre » Sex Nov 18, 2016 8:50 am

Bom dia Stefano...

Já fiz algumas montagens e resolvi começar a repassar minhas montagens para outros pescadores, porém o que mais agarra são os decalques/adesivos que não encontrei em lugar algum!!!

Esse tutorial que você fez ficou bem didático e acho que vou arriscar com esse modelo!!!

Abraço!!!
Jean Pierre / Tucunas do Cerrado / BH - MG
Imagem
100% sem fisgas
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Re: Tutorial - decalque metalizado em papel water slide

Mensagem por Stefano Bracco » Sex Nov 18, 2016 4:25 pm

Obrigado Jean,

Realmente a parte de decalque não é fácil.

Quanto ao tutorial, recentemente fiz uns testes com papel couchê no lugar de papel fotográfico e ficou melhor.
Outra coisa... No ponto 4 não estou mais esperando esfriar e no ponto 5 não uso mais suporte para passar o waterslide.

Alternativas são: etiquetadoras, terceirizar ou pintar de branco ou cor clara onde seja possível colar um decalque com caracteres pretos/escuros...
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Tutorial - decalque metalizado em papel water slide

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Nov 18, 2016 10:48 pm

Stefano Bracco escreveu:Então Nelson, é muito difícil eu indicar uma marca de fita hot stamping.

Esse tipo de material eu compro pela internet e vem em rolo (fita hot stamping) ou em folha (heat transfer foil), sem caixa ou embalagem indicando a marca ou modelo.

Essa fita usada no tutorial foi comprada no mercado livre do vendedor Hertztampo e foi a única que até agora funcionou. Tentei uma gringas, mas não obtive o resultado, apesar de chegar bem perto. Acredito que seja uma questão de acertar a temperatura e a espessura do suporte usado para passar na plastificadora, mas preciso testar antes de confirmar isso.

Eu poderia indicar essa Hertztampo, mas recentemente comprei dois rolos com eles e só com um deu certo.
Comprei um rolo de prata brilhante (que deveria ser igual a esse usado no tutorial) e um prata fosco. Dos dois, somente o prata fosco funcionou. Até entrei em contato com eles apontando a qualidade do rolo prata brilhante e explicando que aquele comprado dois anos atrás (o do tutorial) era bem melhor desse novo. A resposta deles foi que são esses os rolos que eles têm para vender.

Esse material para hot stamping e essas folhas de heat transfer não são produzidas para fazer decalque. Sou eu que as adapteis para isso.

Obrigado pela resposta ...

Forte abraço
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Jean Pierre
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 210
Registrado em: Qua Abr 21, 2010 10:26 pm
Cidade:

Re: Tutorial - decalque metalizado em papel water slide

Mensagem por Jean Pierre » Sáb Nov 19, 2016 2:51 pm

Stefano Bracco escreveu:Obrigado Jean,

Realmente a parte de decalque não é fácil.

Quanto ao tutorial, recentemente fiz uns testes com papel couchê no lugar de papel fotográfico e ficou melhor.
Outra coisa... No ponto 4 não estou mais esperando esfriar e no ponto 5 não uso mais suporte para passar o waterslide.

Alternativas são: etiquetadoras, terceirizar ou pintar de branco ou cor clara onde seja possível colar um decalque com caracteres pretos/escuros...
Criei uma logo e minha esposa imprimiu em papel fotográfico(couchê)... parece que acertei então até aqui!!!

Fiz contato com o vendedor que você repassou e estou aguardando algumas respostas no Mercado Livre na aquisição dos produtos... outros testes ficarão para depois, porém, creio que serão bons os retornos!!!

Abraço!!!
Jean Pierre / Tucunas do Cerrado / BH - MG
Imagem
100% sem fisgas
Avatar do usuário
Murillo Zopeletto Abreu
CALOURO
Mensagens: 10
Registrado em: Dom Out 16, 2016 3:06 am
Cidade:

Re: Tutorial - decalque metalizado em papel water slide

Mensagem por Murillo Zopeletto Abreu » Sáb Nov 19, 2016 5:26 pm

Otimo tópico!!! parabéns.
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS ROD BUILDERS -”