Decalques metalizados e brancos

A montagem ou a Customização das Varas de Pesca, tem crescido a cada dia ... E a cada dia nos deparamos com verdadeiras obras de arte que usamos para capturar nossos peixes ... Vamos conhecer um pouco mais sobre esta apaixonante modalidade ...
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Decalques metalizados e brancos

Mensagem por Stefano Bracco » Dom Dez 21, 2014 9:10 am

Desde quando comecei o hobby do RB, encontrei dificuldades na hora de fazer os decalques. Normalmente os blanks já vêm com o decalque da fabrica, mas o legal do RB é fazer seus próprios decalques.

Ter uma impressora que imprima em branco ou metalizado é inviável. Acredito que a mais barata seja uma ALPS, impressoras japonesa que saiu de fabricação, mas que ainda encontra-se no mercado (la fora custa por volta de uns U$ 500,00-700,00). O problema é que se você tiver algum problema, a assistência é muito difícil, assim como para comprar seus cartuchos.

Outra solução para os decalques seria o DecalProFX (http://www.pulsarprofx.com/decalpro/Ver ... Works.html). O problema desse produto é que necessita do KK 2000 Adhesive (produto spray que não pode ser enviado por avião).

Minha primeira solução e até então sempre foi a etiquetadora (para decalques com fundo transparente e escrita em branco) e o waterslide paper (para decalques com fundo branco e escrita colorida).

Depois de muito tempo quebrando a cabeça, gastando material e fazendo ajustes, consegui elaborar um método para fazer meus decalques metalizados e brancos (ou qualquer outra cor). Eu gostei muito do resultado e na minha ultima montagem usei esse tipo de decalque.

Segue abaixo o tutorial de como fazer o decalque, algumas observações e considerações.
NB: Para obter o resultado, é indicado seguir todos os passos, mesmo aqueles que parecem ser irrelevantes. Os detalhes fizeram a diferença no resultado. É normal que os primeiros possam vir errados, mas com a prática os resultados aparecem.
Marca e modelos de materiais, de ferramentas e de equipamentos diferentes dos descritos abaixo poderão ser sujeitos a ajustes.

Materiais, ferramentas e equipamentos (marca - modelo):
1 x Software para a elaboração da arte (Microsoft - PowerPoint)
1 x Impressora (Samsung - ML 2165)
1 x Tesoura (Tramontina - sem modelo)
1 x Plastificadora (Menno - A4 2401)
1 x Heat Transfer Foil, também chamado de Transfer Toner Reactive Foils (Papilio - Heat Transfer Foils)
1 x Estilete de precisão (Flexcoat - Exacto Utility Knife com uma lamina desse estiletes de precisão chinese)
1 x Régua (sem marca - sem modelo)
1 x Fita Crepe (3M – Fita Crepe para Pintura)
1 x Adesivo Vinil Laser Transparente (sem marca – modelo, comprei no MercadoLivre)
1 x Color Preserver (U-40 – Color Lock)
1 x Resina epoxy (ProKotë – Rod Building Thread Finish)

1- Escrever o texto/fazer a arte
Para escrever o texto/fazer a arte usei o software PowerPoint do pacote Office da Microsoft. No PowerPoint é bem simples escolher a fonte, definir o tamanho e a posição do texto/da arte.
Pode ser usado outro software.
Configurar a pagina: 21,5 cm X 30,1 cm.
Imagem

2- Imprimir a arte no Adesivo Vinil Laser Transparente usando a impressora laser
Para imprimir a arte usei uma impressora Samsung - ML 2165.
Quando for imprimir, é necessário fazer algumas configurações da impressora.
Clique em “Propriedades” da impressora (NB: Meu notebook foi comprado na Itália e eu não troquei a língua).
Entre em “Papel” e em “Tipo” (de papel) selecione Fino
Imagem

Entre em “Gráfica” e selecione Claro
Imagem

Pronto! Mande imprimir.
Imagem
Obs. (1): O ideal é usar impressoras laser com a menor temperatura de fusão e, claro, que caiba no bolso. Essa da Samsung tem uma temperatura de fusão de cerca de 170°C.

3- Recortar o decalque
Quando escrevo o texto/faço a arte no PowerPoint, eu já coloco também a linha de corte.
Corte o decalque usando a tesoura.
Imagem

4- Tirar a umidade do decalque
Esse é um detalhe muito importante que para mim fez a diferença.
Se isso não for feito, parte da folha metalizada será transferida em partes onde não deveria ser transferida.
O primeiro passo é colar um pedacinho de fita crepe para segurar o decalque e o papel de trás. Se não for colocada fita crepe, tem alta probabilidade do decalque descolar e colar nos rolos do plastificador.
Imagem
Imagem
Imagem

O lado onde for colado a fita crepe, será o lado pelo qual o decalque deverá ser inserido no plastificador.
Imagem

Passe o decalque 3 ou 4 vezes no plastificador. Nunca toque na área do decalque de interesse. Sempre pegue pelos lados.
A temperatura do plastificador deve estar à 105°C. Apesar do plastificador acusar chegar a essa temperatura depois de uns 5-10 minutos, ele só vai estar pronto depois de uns 25-30 minutos.

5- Aplicar o Heat Transfer Foil
Corte um pedaço do heat transfer foil mais ou menos do tamanho do decalque. O importante é que cubra toda a parte do texto/desenho.
Imagem
Imagem

Insira o decalque coberto pelo heat transfer foil no plastificador (a 105°C).
Imagem

NB: O Heat Transfer Foil pode ser aplicado com ferro de passar. Eu prefiro usar o plastificador. Deixo a vocês testarem e verem o que é melhor e mais pratico.
Deixe descansar por um 3-5 minutos. Eu deixo esfriar naturalmente. Tentei esfriar soprando e com o ventilador, mas notei um maior numero de erros/falhas.
Imagem

Depois de 3-5 minutos, retire lentamente o heat transfer foil.
Imagem

Caso fique algum excesso da folha metalizada/branca, é só colocar um pedaço de fita crepe encima (não precisa colar com força) e puxar. O excesso sai fácil. Não precisa colar ou puxar com muita força. Deve ser feito bem de leve.

6- Refilar o decalque
Com uma régua e o estilete de precisa, corto o decalque do tamanho que quero (tiro excesso das bordas).
Imagem

7- Colar o declaque no blank
Esse é um ponto crítico. A colagem do decalque não permite erro.
Limpe a superfície do blank onde será colado o decalque. Para isso use o álcool.
Com um alfinete/palito de dente, tire a parte de trás do adesivo, tomando cuidado para não tocar a cola. Caso isso aconteça poderá estragar tudo.
Verifique e alinhe bem o decalque para evitar erros. Se descolar e tentar recolar, fica um lixo.
Imagem

8- Aplicar o color preserver
Esse e o passo seguinte não têm segredos. E por isso não achei necessario colocar foto.
É só passar uma camada fina de color preserver (como normalmente já fazemos).

9- Aplicar a resina
Aqui não tem segredo. Depois que secou o color preserver é só passar a resina.

Pronto!

Como escrevi acima, muitos tentativos foram feitos e muitos tipos de papeis foram usados para chegar nesse simples método. Fui adaptando vários sistemas usados em outros setores e fazendo ajustes.
Espero que gostem.
Obs. (2): Eu tentei fazer esse método utilizando waterslide e adesivos de poliéster para impressora laser, mas com nenhum obtive resultado. Usando esses tipos de papeis, o papel metalizado é transferido todo para o decalque, ficando um lixo. Provavelmente é possível usar esses tipos de papeis, mas será necessária uma plastificadora com baixa temperaturas (provavelmente na faixa de 50-60°C).

Considerações
Para pegar a prática, imprima uma folha cheia de decalques e pratique.
Linhas mais grossas ou grandes superfícies impressas são onde se poderão verificar os maiores problemas. Normalmente esses locais irão apresentar pequenas falhas (problema mais difícil de resolver). Essas falhas poderão ser aceitas ou não, conforme a exigência do rodbuilder/ montador. Uma tentativa e tentar passar decalque na plastificadora usando uma parte do mesmo heat transfer foil, que não foi transferida. Eu prefiro recomeçar.
Textos pequenos e linhas mais finas são mais difíceis de apresentarem erro (normalmente esses locais irão apresentar excesso de folha metalizada/branca, mas esse problema é de fácil solução – vide ponto 5).

Abs.,
Avatar do usuário
Miguel Simmons
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 355
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 12:25 am
Cidade:

Mensagem por Miguel Simmons » Dom Dez 28, 2014 11:57 am

Mto bom e bem explicado, Stefano!

Obrigado por compartilhar conosco!

Feliz 2015!

Abçxxxxx
Miguel - Rock N' Fishing Team  

"A cura para tudo é agua salgada - Suor, Lágrimas ou o Mar"
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Seg Dez 29, 2014 8:30 am

O lôco Doutorrrr!!! :D :D :D :D


Ficou muito bom!!! Ficou EXCELENTE!!!

PARABÉNS e obrigado por compartilhar!!! Que bom que ainda existem pessoas como você!!!



Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Vitor Poiani
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1145
Registrado em: Qui Set 30, 2004 12:22 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Poiani » Qui Jan 08, 2015 9:54 am

Que maravilha Stefano, parabéns pela aula...!

Abraços.
Imagem
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Ter Jan 13, 2015 4:46 pm

Muito obrigado a todos.
:D

Vou ver se uma hora ou outra eu tomo vergonha na cara para fazer um vídeo desse tutorial para ficar mais didático, nem que seja só com imagens/fotos rsrsrs.


Abs.,
Avatar do usuário
Douglas Rinco
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1514
Registrado em: Dom Jun 20, 2010 7:59 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Rinco » Sáb Fev 07, 2015 7:24 pm

Stephano, to botando fé nesse seu sistema, tanto que comprei uma impressora e uma plastificadora.... ... agora vou precisar de sua ajuda pra comprar os outros materias...



obrigado por compartilhar.



Abraço
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Dom Fev 08, 2015 6:04 pm

Douglas,

Precisando de ajuda, estamos ai.

O único material que não consegui comprar no Brasil é o Heat Transfer Foil.
Esse foil eu comprei da Papilio.
Provavelmente esse papel é encontrado também aqui, mas não sei o nome e nem conheço uma papelaria que vende isso.

O vinil eu comprei de um cara no Mercado Livre.

É normal que os primeiros decalques saiam com alguns erros. Quando eu comecei não tinha um ponto de partida, por isso tive que gastar muito material. Pegando a manhã, esses erros são mas difíceis de aparecerem.

Se você comprou o mesmo material que eu uso, não terá que fazer ajustes.

Abs.,
Avatar do usuário
Douglas Rinco
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1514
Registrado em: Dom Jun 20, 2010 7:59 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Rinco » Qua Fev 11, 2015 11:54 am

Stefano Bracco escreveu:Douglas,

Precisando de ajuda, estamos ai.

O único material que não consegui comprar no Brasil é o Heat Transfer Foil.
Esse foil eu comprei da Papilio.
Provavelmente esse papel é encontrado também aqui, mas não sei o nome e nem conheço uma papelaria que vende isso.

O vinil eu comprei de um cara no Mercado Livre.

É normal que os primeiros decalques saiam com alguns erros. Quando eu comecei não tinha um ponto de partida, por isso tive que gastar muito material. Pegando a manhã, esses erros são mas difíceis de aparecerem.

Se você comprou o mesmo material que eu uso, não terá que fazer ajustes.

Abs.,

cara acho que esse heat transfer é a mesma fita para hot stamping, se for, otimo, pois tenho esse material aqui já e acesso facil para comprar aqui....hehehe



Abraço
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Qui Fev 12, 2015 5:11 pm

Douglas Rinco escreveu:
Stefano Bracco escreveu:Douglas,

Precisando de ajuda, estamos ai.

O único material que não consegui comprar no Brasil é o Heat Transfer Foil.
Esse foil eu comprei da Papilio.
Provavelmente esse papel é encontrado também aqui, mas não sei o nome e nem conheço uma papelaria que vende isso.

O vinil eu comprei de um cara no Mercado Livre.

É normal que os primeiros decalques saiam com alguns erros. Quando eu comecei não tinha um ponto de partida, por isso tive que gastar muito material. Pegando a manhã, esses erros são mas difíceis de aparecerem.

Se você comprou o mesmo material que eu uso, não terá que fazer ajustes.

Abs.,

cara acho que esse heat transfer é a mesma fita para hot stamping, se for, otimo, pois tenho esse material aqui já e acesso facil para comprar aqui... ...hehehe



Abraço
Oi Douglas,

acho que é isso mesmo.

Se for usar uma fita diferente da Papilio, provavelmente terá que achar a temperatura certa do plastificador.

Abs.,
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Fev 12, 2015 10:05 pm

Excelente tutorial ...
Vaio para os fixos ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Ter Mar 24, 2015 10:21 am

Douglas Rinco escreveu:
Stefano Bracco escreveu:Douglas,

Precisando de ajuda, estamos ai.

O único material que não consegui comprar no Brasil é o Heat Transfer Foil.
Esse foil eu comprei da Papilio.
Provavelmente esse papel é encontrado também aqui, mas não sei o nome e nem conheço uma papelaria que vende isso.

O vinil eu comprei de um cara no Mercado Livre.

É normal que os primeiros decalques saiam com alguns erros. Quando eu comecei não tinha um ponto de partida, por isso tive que gastar muito material. Pegando a manhã, esses erros são mas difíceis de aparecerem.

Se você comprou o mesmo material que eu uso, não terá que fazer ajustes.

Abs.,

cara acho que esse heat transfer é a mesma fita para hot stamping, se for, otimo, pois tenho esse material aqui já e acesso facil para comprar aqui... ...hehehe



Abraço

Douglas tentei com fita de hot stamping e funciona muito bem.... Inclusive bem mais barato e fácil de achar.

Abs.,
Avatar do usuário
Leonardo Vieira
CALOURO
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Ago 08, 2014 5:24 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leonardo Vieira » Seg Set 21, 2015 8:56 am

Muito show!! EStou comprando a impressora e a plastificadora!!!! Top mesmo estefano!!!!
Leonardo de Cristo Vieira
Pescar, acima de Tudo, é estar em Paz Espírito e com o Corpo em Equilíbrio com a Natureza!!!

Imagem

CUSTOM BY LEO - Varas de Pesca Customizadas

Facebook.com/custombyleonardo

Pesque e Solte
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Re: Decalques metalizados e brancos

Mensagem por Stefano Bracco » Seg Jun 27, 2016 11:42 am

NOTA: Quando fiz o tutorial, tinha comprado 10 folhas de vinil adesivo no mercado livre e depois comprei mais 20 folhas do mesmo fornecedor. Recentemente comecei a usar as folhas compradas no lote de 20, mas não consegui mais fazer os decalques. Pesquisando na internet, descobri que as folhas de vinil podem ser de dois tipos (ou talvez mais): PET e PVC.

O vinil PET não funciona para fazer esse tipo de decalque. Esse tipo de decalque só funciona com vinil PVC. Muitos vendedores não especificam o tipo de vinil, portanto, quando for comprar o vinil, certifique-se que seja vinil PVC.

A temperatura da plastificadora poderá variar conforma a marca do vinil.
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS ROD BUILDERS -”