Outra idéia para torno

A montagem ou a Customização das Varas de Pesca, tem crescido a cada dia ... E a cada dia nos deparamos com verdadeiras obras de arte que usamos para capturar nossos peixes ... Vamos conhecer um pouco mais sobre esta apaixonante modalidade ...
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Outra idéia para torno

Mensagem por Stefano Bracco » Dom Mai 11, 2014 7:37 pm

Faz um tempo que eu to montando esse torninho com motor de maquina de costura e esse fds, achei um tempinho para finalizá-lo.
Esse é um modelinho que pode servir de base para outros.

Material:
- 1x tábua de madeira (80 x 25 x 2,2 cm)
- 2x mancais com rolamento de diâmetro interno de 1 cm
- 1x adaptador para o eixo do motor (6x10 mm). Uma alternativa seria colocar uma polia com correia
- 1x chapa de acrílico (5 ou 6 mm)
- 2x mandris com adaptadores SDS (eu usei um de chave e um de aperto rápido)
- 1x motor de maquina de costura
- 1x caixa com tomada, dimmer e cabo com plug
- 1x prensa cabos
- 1 manipulo com parafuso de 8 mm x 4 cm (pode ser mais largo, mas o importante é que seja de 4 cm)
- 6x parafusos de 6 mm por 10 cm (2 porcas, 1 porca borboleta e 3 arruelas para cada parafuso do suporte de acrílico do motor; e 2 porcas ,1 porca borboleta e 2 arruelas para cada parafuso do mancal).
- 2x parafusos de 6 mm por 6 cm (2 porcas ,1 porca borboleta e 2 arruelas para cada parafuso do mancal)


Ferramentas:
- Tupia (eu use uma fresa reta de 3/8”)
- Furadeira
- Chave de fenda/philips e fixa
- Soprador térmico
- Lima pequena para ferro


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O soprador térmico serve para dobrar o acrílico do suporte do motor e para fixar o parafuso na chapinha que fica de baixo do rasgo da madeira para segurar o mandril de aperto rápido. No youtube tem vários vídeos de como dobrar o acrílico (coloquem “How to bend acrylic” ou “ Como dobrar acrílico”...).
Agora a parte chatinha...
Para fixar o parafuso na chapinha de acrílico, primeiro eu fiz um furo no acrílico e apertei o parafuso com a porca. Depois passei uma caneta nas laterais da cabeça do parafuso para que ficasse desenhado no acrílico a sua forma. Com a lima de ferro fui dando a forma da cabeça do parafuso no acrílico até chegar ao ponto que a cabeça do parafuso quase entrasse no acrílico. Nesse ponto, peguei o soprador térmico e esquentei o ponto e forcei a cabeça do parafuso até ela afundar completamente. É necessário segurar o parafuso até o acrílico esfriar (eu joguei uma aguinha para esfriar mais rápido).
NB: O meu soprador térmico é da Skil e achei a temperatura do nível dois a mais indicada para trabalhar no acrílico.

Imagem

Imagem

A tupia serve para fazer o rasgo na madeira e fazer o “trilho” onde corre a chapinha com o parafuso. Uma alternativa seria usar um “T track”, mas não achei para vender aqui no Brasil.

Opcional: passar um verniz na tábua para dar acabamento.

Acho que pelas imagens está fácil entender como foi feito esse torninho, por isso não fiz o passo a passo, mas simplesmente descrevi acima os pontos que achei fossem menos intuitivos.

Abs.,
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Dom Mai 11, 2014 8:10 pm

Cara Genial!!!!

Parabens pela criatividade!! ficou show demais!!
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Dom Mai 11, 2014 9:03 pm

Moises Frez escreveu:Cara Genial!!!!

Parabens pela criatividade!! ficou show demais!!
Valeu Moises. Obrigado.

E ai, ja molhou o caiaque ???

Abs.,
Avatar do usuário
Wagner Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2349
Registrado em: Qua Dez 28, 2005 8:45 am
Cidade:

Mensagem por Wagner Vieira » Dom Mai 11, 2014 9:16 pm

Stefano,

Muito bom. Na verdade está Ótimo, Excelente, etc...

PARABÉNS. Sua criatividade me surpreende. E o capricho nem vou comentar... Muito bom, muito bom mesmo.


Abração

Wagner
A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. (João 1:5)


Só "TARAIRONAS" de "PELO"
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Dom Mai 11, 2014 9:39 pm

Stefano Bracco escreveu:
Moises Frez escreveu:Cara Genial!!!!

Parabens pela criatividade!! ficou show demais!!
Valeu Moises. Obrigado.

E ai, ja molhou o caiaque ???

Abs.,
opa cara, molhar eu já molhei.. rsrs... mas foi só testes, eu ia pescar tucunaré esse FdS mas acordei passando mal no sabado... ai fiz repouso e fui pescar bass... :lol:

mas me tira uma duvida... essa placa de acrilico compra em loja de que? nunca vi isso pra vender por aqui...

Abraços!
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Seg Mai 12, 2014 12:59 pm

Wagner Vieira escreveu:Stefano,

Muito bom. Na verdade está Ótimo, Excelente, etc...

PARABÉNS. Sua criatividade me surpreende. E o capricho nem vou comentar... Muito bom, muito bom mesmo.


Abração

Wagner
Valeu Wagner,

Vc sempre ta dando força e incentivando os RB. :wink:

Obrigadao.

Abs.,
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Seg Mai 12, 2014 1:04 pm

Moises Frez escreveu:
Stefano Bracco escreveu:
Moises Frez escreveu:Cara Genial!!!!

Parabens pela criatividade!! ficou show demais!!
Valeu Moises. Obrigado.

E ai, ja molhou o caiaque ???

Abs.,
opa cara, molhar eu já molhei.. rsrs... mas foi só testes, eu ia pescar tucunaré esse FdS mas acordei passando mal no sabado... ai fiz repouso e fui pescar bass... :lol:

mas me tira uma duvida... essa placa de acrilico compra em loja de que? nunca vi isso pra vender por aqui...

Abraços!
Entao Moises.... Eu compro essas placas de acrilico aqui perto onde eu trabalho (Jundiai). Eles vendem nylon, acrilico, PP e outros policarbonatos.
E' uma loja especializada. Com esse tipo de material da pra fazer varios bricos para caiaque. O esquema de "trilho" da para ser usado em alguns bricos para caiaque.... E' tipo um Yak Attack kkkk.

Placas de acrilico podem ser compradas tambem no Mercadolivre (o ruim é pagara o frete).

Abs.,
Avatar do usuário
Douglas Rinco
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1514
Registrado em: Dom Jun 20, 2010 7:59 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Rinco » Seg Mai 12, 2014 3:30 pm

Show Stephano.... ...

tem mais ou menos o custo final desse brinquedo ai????


já estou a um tempo tentando montar um, mais infelizmente não disponho de criatividade pra montar um torno :cry:



abraço
Avatar do usuário
CustombyMarco
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3960
Registrado em: Dom Out 19, 2008 12:33 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por CustombyMarco » Seg Mai 12, 2014 5:12 pm

Muito legal Stefano !!Para quem faz como hobby não precisa mais que este torno.

Parabéns pelo capricho!

Marcão
Imagem
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Seg Mai 12, 2014 6:41 pm

Douglas Rinco escreveu:Show Stephano.... ...

tem mais ou menos o custo final desse brinquedo ai????


já estou a um tempo tentando montar um, mais infelizmente não disponho de criatividade pra montar um torno :cry:



abraço
Fala Douglas, nem lembro mais quando comecei o projeto desse torno kkkk,

Como varias coisas que eu faço, fui montando aos poucos.... Sem pressa rsrsrs.

Coloquei abaixo os preços dos principais itens:

Mandril com chave + adaptador SDS = a partir de R$ 20,00 no mercadolivre + frete. O de aperto rápido é mais caro (uns R$ 10,00/20,00 depende da marca). A rosca do adaptador SDS deve ser de ½ polegada, enquanto o diâmetro do adaptador é de 1 cm (essa medidas são praticamente padrão).

Os mancais você pode comprar no eBay (paguei U$ 15,00 no par com frete gratuito). No mercadolivre também vende e o valor é de uns R$ 15,00/20,00 cada um + frete. Para procurar no ebay, coloque “pillow block ball bearing”. Tem muitos chineses vendendo isso.

Adaptador para o eixo do motor = a partir de R$ 10,00 no ebay. Normalmente você encontra isso na China e para esse material o frete costuma ser gratuito. Procure por: Coupling Rigid Shaft Coupling Coupler. Não aconselho comprar um que é todo cortadinho (parece uma mola).

Motor de maquina de costura = a partir de uns R$ 25,00 + frete no mercadolivre.

Tabua de madeira (Pinus) uns R$ 20,00/25,00.

Parte elétrica uns R$ 25,00/30,00 (comprei a linha mais econômica, inclusive o dimmer era o dimmer mais barato). Se quiser economizar, pode comprar aqueles usados para liquidificadores (uns R$ 15,00 e não precisa quebrar a cabeça com a parte elétrica).

Chapinha de acrílico uns R$ 20,00/30,00. Uma alternativa mais econômica é usar o PP (só que ele é um pouco mais feio).

Parafusos e tal uns R$ 10,00.

Não somei tudo, mas acho que estamos na faixa de uns R$ 200,00. Muita coisa vc consegue encontrar no ebay e as vezes vc nem paga o frete, porem o tempo de espera é grande (tem coisas que tive que esperar uns 3 meses).

As ferramentas eu tinha, por isso não coloquei no preço.


Se vc não quiser esquentar a cabeça, vai ai uma solução relativamente barata: http://www.grizzly.com/products/Hobby-L ... nder/H2669
Nesse torno, vc pode colocar um furadeira barata (sem controle de velocidade) e colocar um dimmer.

Abs.,
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Seg Mai 12, 2014 6:53 pm

CustombyMarco escreveu:Muito legal Stefano !!Para quem faz como hobby não precisa mais que este torno.

Parabéns pelo capricho!

Marcão
Obrigadao Marco,

Realmente esse torno me atende para as vara que monto.
Depois eu vejo se coloco um video com ele em açao rsrsrsr.

Os que eu fazia com furadeira tambem sao uma boa alternativa, mas sao mais barulhentos que esse com motor de maquina de costura (agora os vizinhos agradecem kkk).

Uma alternativa legal e barata é esse torninho que eu coloquei no link na mensagem do Douglas. O problema é ter que importar...

Abs.,
Avatar do usuário
CustombyMarco
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3960
Registrado em: Dom Out 19, 2008 12:33 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por CustombyMarco » Ter Mai 13, 2014 1:21 pm

Stefano Bracco escreveu:
CustombyMarco escreveu:Muito legal Stefano !!Para quem faz como hobby não precisa mais que este torno.

Parabéns pelo capricho!

Marcão
Obrigadao Marco,

Realmente esse torno me atende para as vara que monto.
Depois eu vejo se coloco um video com ele em açao rsrsrsr.

Os que eu fazia com furadeira tambem sao uma boa alternativa, mas sao mais barulhentos que esse com motor de maquina de costura (agora os vizinhos agradecem kkk).

Uma alternativa legal e barata é esse torninho que eu coloquei no link na mensagem do Douglas. O problema é ter que importar...

Abs.,
Eu vi esses lá , é legal também! No seu só aumentaria a potencia do motor!
Imagem
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Ter Mai 13, 2014 5:43 pm

Concordo,

a ideia original era colocar um de 200/300 watts, mas nao achei um motor nessa potencia e com preço bom.
Um motor de maquina de costura custa uns R$ 25,00 e tem 100 watts.
Um motor de 200 watts custa bem mais que o dobro!!!! :lol:

Alem disso eu ja tinha esse motor de maquina de costura, por isso eu quis aproveitar.

Outra consideraçao que me levou a usar esse motor, foi que a maioria dos "Power wrappers" gringos utiliza esse tipo de motor.

A ideia desse torninho é baixissima produçao.

Quem sabe um dia... Se eu conseguir achar um motor barato de 200 watts....

Abs.,
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Mai 16, 2014 12:46 am

Bacana ...
Tópico fixado

Parabéns ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Masayuki Sakurai
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 359
Registrado em: Seg Fev 11, 2008 6:26 pm
Cidade:

Mensagem por Masayuki Sakurai » Ter Jul 08, 2014 10:38 am

Falando em torninho, caiu um desses no meu colo, paguei $100 pilas nele, e no lugar da furadeira, mandei adaptar um mandril 5 1/2 com rosca 3/8, em um mini-esmeril que achei encostado em uma oficina, ficou jóia. Acabei de comprar um mandril livre, para colocar qdo. necessário,no lugar do contra ponto. Já torneei cabo de vara em EVA, iscas de madeira e agora comecei a tornear um cabo de vara em madeira "caixeta". Vamos ver se vai ficar bom.
Raimundo Beraldo Silva
CALOURO
Mensagens: 42
Registrado em: Seg Jun 10, 2013 7:35 pm
Cidade:

PROFICIONALISMO

Mensagem por Raimundo Beraldo Silva » Qua Jul 30, 2014 2:03 pm

OLA AMIGO STEFANO BRACCO ISTO SIM, POSSO FALAR DE PROFICIONALISMO PARABENS P/ESTE GESTO DE REPASSAR UM POUQUINHO DO SEU TALENTO PARA TERCEIROS E MUITO GRANDIOSO DE SUA PARTE,HA SE TODAS PESSOAS TIVESEM TAL INICIATIVA P/TAL,ESTE MUNDO PODERIA SER MELHOR,SABE SOU APOSENTADO,GOSTO MUITO DE TRABALHOS ARTEZANAIS TUDO QUE MEXE C/MINHA MENTE,GOSTO DE FAZER MINHAS PROPIAS EXPERIENCIAS C/ISCAS ARTIFICIAIS,EX MODIFICAR ALGO P/TURBINAR AS MESMAS,EXPERIENCIAS C/ISCAS CASEIRAS TIPO,COLHER C/BARBELAS ETC:SOU UM POUCO ESCULTOR,EM TELHAS COLONIAIS TRABALHOS EM ALTO RELEVO,C/PINTURAS NAS MESMAS,SABE PRECISO VOLTAR A ME INSPIRAR POIS NA MINHA CIDADE AS PESSOAS NAO DAO VALOR AESTE TIPO DE TRABALHO,TALVEZ SEJA POR CAUSA DA CIDADE SER PEQUENA NAO OFERECENDO EMPREGO,O CAMPO E RUIM,PODE DEIXAR ASSIM QUE JOGAR UM DOS TRABALHOS NO COMPULTADOR VOU ENVIAR FOTO AO CATERVA,MMAIS UMA VEZ AGRADEÇO PELO GESTO DE COMPARTILHAR ESTA IDEIA MARAVILHOSA,AQUI VAI UM RECADO AS BOAS IDEIAS SAO PARA SER PASSADAS PRA FRENTE,POIS PENSO QUE DESTA TERRA NOS LEVAMOS SOMENTE AS BOAS AMIZADES,PARABENS GAROTO QUE DEUS LHE ABENÇOE,QUERO DEIXAR SAUDAÇOES TAMBEM AO NOSSO AMIGO NELSON MACIEL POR ABRIR ESTE ESPAÇO DE INTETERRIMENTO C/OS AMANTES DA PESCA ESPORTIVA PARABENS A TODOS COLABORADORES.
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Re: PROFICIONALISMO

Mensagem por Stefano Bracco » Qua Ago 06, 2014 6:49 pm

Raimundo Beraldo Silva escreveu:OLA AMIGO STEFANO BRACCO ISTO SIM, POSSO FALAR DE PROFICIONALISMO PARABENS P/ESTE GESTO DE REPASSAR UM POUQUINHO DO SEU TALENTO PARA TERCEIROS E MUITO GRANDIOSO DE SUA PARTE,HA SE TODAS PESSOAS TIVESEM TAL INICIATIVA P/TAL,ESTE MUNDO PODERIA SER MELHOR,SABE SOU APOSENTADO,GOSTO MUITO DE TRABALHOS ARTEZANAIS TUDO QUE MEXE C/MINHA MENTE,GOSTO DE FAZER MINHAS PROPIAS EXPERIENCIAS C/ISCAS ARTIFICIAIS,EX MODIFICAR ALGO P/TURBINAR AS MESMAS,EXPERIENCIAS C/ISCAS CASEIRAS TIPO,COLHER C/BARBELAS ETC:SOU UM POUCO ESCULTOR,EM TELHAS COLONIAIS TRABALHOS EM ALTO RELEVO,C/PINTURAS NAS MESMAS,SABE PRECISO VOLTAR A ME INSPIRAR POIS NA MINHA CIDADE AS PESSOAS NAO DAO VALOR AESTE TIPO DE TRABALHO,TALVEZ SEJA POR CAUSA DA CIDADE SER PEQUENA NAO OFERECENDO EMPREGO,O CAMPO E RUIM,PODE DEIXAR ASSIM QUE JOGAR UM DOS TRABALHOS NO COMPULTADOR VOU ENVIAR FOTO AO CATERVA,MMAIS UMA VEZ AGRADEÇO PELO GESTO DE COMPARTILHAR ESTA IDEIA MARAVILHOSA,AQUI VAI UM RECADO AS BOAS IDEIAS SAO PARA SER PASSADAS PRA FRENTE,POIS PENSO QUE DESTA TERRA NOS LEVAMOS SOMENTE AS BOAS AMIZADES,PARABENS GAROTO QUE DEUS LHE ABENÇOE,QUERO DEIXAR SAUDAÇOES TAMBEM AO NOSSO AMIGO NELSON MACIEL POR ABRIR ESTE ESPAÇO DE INTETERRIMENTO C/OS AMANTES DA PESCA ESPORTIVA PARABENS A TODOS COLABORADORES.
Muito obrigado Raimundo pelas palavras,

E legal compartilhar essas idéias malucas. De idéia nasce idéia rsrsrs.

Abs.,
Avatar do usuário
Reginaldo Bueno
CALOURO
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Dez 08, 2005 12:54 pm
Cidade:
Contato:

Re: Outra idéia para torno

Mensagem por Reginaldo Bueno » Seg Set 15, 2014 2:04 pm

Stefano Bracco escreveu:Faz um tempo que eu to montando esse torninho com motor de maquina de costura e esse fds, achei um tempinho para finalizá-lo.
Esse é um modelinho que pode servir de base para outros.

Material:
- 1x tábua de madeira (80 x 25 x 2,2 cm)
- 2x mancais com rolamento de diâmetro interno de 1 cm
- 1x adaptador para o eixo do motor (6x10 mm). Uma alternativa seria colocar uma polia com correia
- 1x chapa de acrílico (5 ou 6 mm)
- 2x mandris com adaptadores SDS (eu usei um de chave e um de aperto rápido)
- 1x motor de maquina de costura
- 1x caixa com tomada, dimmer e cabo com plug
- 1x prensa cabos
- 1 manipulo com parafuso de 8 mm x 4 cm (pode ser mais largo, mas o importante é que seja de 4 cm)
- 6x parafusos de 6 mm por 10 cm (2 porcas, 1 porca borboleta e 3 arruelas para cada parafuso do suporte de acrílico do motor; e 2 porcas ,1 porca borboleta e 2 arruelas para cada parafuso do mancal).
- 2x parafusos de 6 mm por 6 cm (2 porcas ,1 porca borboleta e 2 arruelas para cada parafuso do mancal)


Ferramentas:
- Tupia (eu use uma fresa reta de 3/8”)
- Furadeira
- Chave de fenda/philips e fixa
- Soprador térmico
- Lima pequena para ferro


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O soprador térmico serve para dobrar o acrílico do suporte do motor e para fixar o parafuso na chapinha que fica de baixo do rasgo da madeira para segurar o mandril de aperto rápido. No youtube tem vários vídeos de como dobrar o acrílico (coloquem “How to bend acrylic” ou “ Como dobrar acrílico”...).
Agora a parte chatinha...
Para fixar o parafuso na chapinha de acrílico, primeiro eu fiz um furo no acrílico e apertei o parafuso com a porca. Depois passei uma caneta nas laterais da cabeça do parafuso para que ficasse desenhado no acrílico a sua forma. Com a lima de ferro fui dando a forma da cabeça do parafuso no acrílico até chegar ao ponto que a cabeça do parafuso quase entrasse no acrílico. Nesse ponto, peguei o soprador térmico e esquentei o ponto e forcei a cabeça do parafuso até ela afundar completamente. É necessário segurar o parafuso até o acrílico esfriar (eu joguei uma aguinha para esfriar mais rápido).
NB: O meu soprador térmico é da Skil e achei a temperatura do nível dois a mais indicada para trabalhar no acrílico.

Imagem

Imagem

A tupia serve para fazer o rasgo na madeira e fazer o “trilho” onde corre a chapinha com o parafuso. Uma alternativa seria usar um “T track”, mas não achei para vender aqui no Brasil.

Opcional: passar um verniz na tábua para dar acabamento.

Acho que pelas imagens está fácil entender como foi feito esse torninho, por isso não fiz o passo a passo, mas simplesmente descrevi acima os pontos que achei fossem menos intuitivos.

Abs.,
Ficou excelente.... me inspirou para montar o meu!
Valeu
Avatar do usuário
Bruno C. Bueno
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Jul 23, 2012 8:33 am
Cidade:

Re: Outra idéia para torno

Mensagem por Bruno C. Bueno » Qui Mar 19, 2015 2:02 pm

Revivendo tópico! :lol:

Qual a rotação desse motor ? Atende bem o torneamento das cortiças ou e.v.a ?
Tenho motor weg 1500rpm, consegue atender ?
Avatar do usuário
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Mensagens: 599
Registrado em: Ter Dez 09, 2008 7:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Stefano Bracco » Ter Mar 24, 2015 10:19 am

Bruno,

esses motores de maquina de costura normalmente são de 7000 RPM, por isso coloquei um dimmer.

Também é importante a wattagem do motor. Se seu motor for um 200 watt e 1500 RPM, acredito que seja até melhor que esse de maquina de costura.

Abs.,
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS ROD BUILDERS -”