Duvidas sobre - Base para pintura, tinta e verniz

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
Eduardo Cuque
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1004
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 5:34 pm
Cidade:

Duvidas sobre - Base para pintura, tinta e verniz

Mensagem por Eduardo Cuque » Qua Fev 17, 2016 10:51 am

Aos "experts" eu peço uma ajuda.

Resolvi brincar e pintar umas iscas particulares.

Estou usando com airbrush as tintas da CREATEX e Automotiva PU.

Problemas que surgiram.

Na loja de tintas automotiva me recomendaram aplicar uma base sobre a isca para tinta PU, até ae OK, usei a base e fui para a tinta e dai seguiram alguns problemas.

Algumas Automotivas PU aderiram bem, outras mesmo controlando a pressão e quantidade na pistola escorreram. Porque?

Bom, na loja também me me recomendaram um verniz também para tinta PU.

Outros problemas.
Para secar completamente o verniz sem o catalizador precisou de 3 dias. Tudo bem aprendi, mas aconteceram outros problemas.

Algumas iscas com tinta automotiva PU reagiram ao Verniz, escorreu a tinta e em outras apareceram bolhas - uma catapora na isca.

A Createx também reagiu ao verniz e derreteu a tinta.

Voltei na loja e conversei com o pessoal e me disseram.

A Createx é tinta a base de água e não reage bem a este tipo de verniz PU tem que procurar outro tipo. É verdade? alguém tem alguma dica?

Se usar o catalizador e secar mais rápido evita as bolhas.

E no caso da tinta PU que escorreu é porque não estava bem seca para aplicar. Verdade?

Alguém tem alguma ajuda e indicação de base e verniz (nome/marcar) para as tintas da CREATEX, que não reage ou indicação ?

Obrigado pela ajuda
Avatar do usuário
Paulo Stuginski
ANZOL DE OURO
Mensagens: 723
Registrado em: Dom Jun 10, 2007 10:49 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Stuginski » Dom Fev 21, 2016 5:20 pm

Faz muito tempo que não pinto nada, mas acho que ainda lembro do básico...
Não use tinta ou verniz PU sem catalisador, vai dar problemas.... ...
respeite o tempo de cura entre camadas...(pode variar de tipo de tinta até marca da tinta).
pode misturar base agua com verniz PU (catalizado ).(só para envernizar ok).
costumava usar mais tinta poliéster, a cura é bem rápida e não precisa catalisar .
no tópicos fixos tem muita dica de tinta, vernizes, resinas ...
não guarde resto de tinta que foi usada no aerógrafo não compensa....
coe toda tinta que for usar...
acho que é isso o básico.
Avatar do usuário
Eduardo Cuque
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1004
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 5:34 pm
Cidade:

Mensagem por Eduardo Cuque » Ter Fev 23, 2016 9:18 pm

Paulo,

obrigado pelas dicas.

Abs
Eduardo
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Qui Fev 25, 2016 10:01 am

com certeza aprender a trabalhar as tintas e vernizes é o grande desafio, erros e tentativas, cada um acha o melhor para trabalhar, o clima afeta muito, o tipo de aerografo, reservatório de ar, pressão tipo de substrato, (madeira ou plastico) , tudo influi, é um processo fisico dinamico, uma coisa afeta a outra.

Eu aprendi com muito custo....kkk, lendo os manuais de pintura, dicas de amigos e principalmente respeitando os rotulos dos produtos, o principio basico da sequencia logica, Primer PU, tinta PU, Verniz PU não da erro, se obedecer os tempos de cura.

O fundamental para um bom resultado de pintura é um fundo bem feito, tinta e Verniz é só acabamento, não conserta nada.

diluição é um item muito importante para uso de aerografos, faça a diluição correta, pois esse equipamento é muito sensivel, aerografos geralmente trabalham com tinta muito diluida, e vernizes nunca uso com aerografo, uso pistolas de pintura, com maior volume . HLPV.

Compressores de ar direto, são quebra galhos, eu precisei de um com reservatório de 100 litros para conseguir um bom resultado, mas isso é pessoal, por isso voce vai ter de encontrar o seu ponto de equilibrio.

resumindo meu processo para pintar iscas de madeira segue essa regra:-

Primer PU diluido a 70% aplicado com pistola de HLPV, 3 demãos seca 24 horas, lixa, tinta branca poliester como fundo, geralmente uso sem diluiçao direto na pistola Arprex 4mm, tinca cores polister com aerografo para os detalhes, diluição as vezes, faço testes para ver como esta aplicando numa folha de papel e vou diluindo até achar a consistencia ideal, respeitando o tempo de secagem geralmente 4 horas entre as demãos, espero secar por 24 horas a tinta e dou acabamento com verniz PU na pistola Arprex com diluição de 20 % com o diluente apropriado.

Compre o dilluente apropriado, os Thinner tem varios e são diferente conforme a marca e numeração, pergunte ao vendedor se ele é adequado para o fim que deseja, o primer tem o thinner correto, a tinta e o verniz também

sei que mais atrapalhei que ajudei, mas foi um longo aprendizado, e ainda estou tentando melhorar.

coisa de louco maniaco por perfeição, mas é o relaxa nossas cabeças...kkkkkkk
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”