Dúvida sobre funcionamento de aerógrafo.

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
Carlos Castilho Almeida
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 283
Registrado em: Qua Dez 17, 2008 12:44 am
Cidade:

Dúvida sobre funcionamento de aerógrafo.

Mensagem por Carlos Castilho Almeida » Sáb Jan 04, 2014 10:33 pm

Olá amigos, no final de novembro comprei um kit compressor / aerógrafo e estou começando a pintar umas iscas para praticar, então, às vezes durante a pintura o aerógrafo "cospe" um pouco de água misturada à tinta. Gostaria de saber se é comum, de vez em quando, "vazar" um pouco de água junto com a tinta, ou será q filtro de ar já veio com problema. Acontece sempre a mesma coisa independentemente do copo ser por sucção ou gravidade.
Então, se alguém puder me dar uma dica.
Valeu!
Avatar do usuário
Irineu Rodrigues
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 318
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 6:59 pm
Cidade:

Mensagem por Irineu Rodrigues » Dom Jan 05, 2014 6:14 pm

Carlos,

Não sei o tipo de tinta que você está utilizando com água, porém, se for acrilex de tecido, em vez de água utilize Veja Cristal (incolor). O Veja dilui a tinta e não solta pelotas. Desde que comecei com o Veja nunca tive problemas.

abraço
VAMOS CUIDAR DE NOSSO MEIO AMBIENTE.
PRATIQUE O PESQUE E SOLTE.
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Seg Jan 06, 2014 9:34 am

Agua provem do ar, tá faltando um filtro de linha, ou regular se ele existir, mesmo compressores pequenos geralmente vem com um filtro de linha para eliminar a agua do ar, quando o ar esta muito úmido isto pode ser um problema, se o filtro estiver fechado não adianta de nada é preciso sangra-lo de vez em quando.

Compressores grandes tem uma valvular abaixo do tanque que precisa ser sangrada de vez em quando locais muito úmidos a retenção de agua no compressor pode ser grande.
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Avatar do usuário
Carlos Castilho Almeida
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 283
Registrado em: Qua Dez 17, 2008 12:44 am
Cidade:

Mensagem por Carlos Castilho Almeida » Seg Jan 06, 2014 10:21 pm

Irineu Rodrigues escreveu:Carlos,

Não sei o tipo de tinta que você está utilizando com água, porém, se for acrilex de tecido, em vez de água utilize Veja Cristal (incolor). O Veja dilui a tinta e não solta pelotas. Desde que comecei com o Veja nunca tive problemas.

abraço
Olá Irineu, já estou usando tintas acrilex diluídas com Veja Cristal incolor ( limpa vidros) ainda assim de vez em quando solta pelotas, porém quando uso esmalte sintético isso quase ñ acontece.
Valeu!
Avatar do usuário
Carlos Castilho Almeida
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 283
Registrado em: Qua Dez 17, 2008 12:44 am
Cidade:

Mensagem por Carlos Castilho Almeida » Seg Jan 06, 2014 10:36 pm

Mauro Nakatani escreveu:Agua provem do ar, tá faltando um filtro de linha, ou regular se ele existir, mesmo compressores pequenos geralmente vem com um filtro de linha para eliminar a agua do ar, quando o ar esta muito úmido isto pode ser um problema, se o filtro estiver fechado não adianta de nada é preciso sangra-lo de vez em quando.

Compressores grandes tem uma valvular abaixo do tanque que precisa ser sangrada de vez em quando locais muito úmidos a retenção de agua no compressor pode ser grande.
Olá Mauro, o compressor já vem com filtro e eu faço a sangria constantemente, porém eu ñ tinha atentado (ñ sabia) para a questão da umidade do ar, aqui choveu uns dez dias seguidos.
Foto do compressor:

Imagem

Valeu!
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Ter Jan 07, 2014 7:38 am

Carlos Castilho Almeida escreveu:
Mauro Nakatani escreveu:Agua provem do ar, tá faltando um filtro de linha, ou regular se ele existir, mesmo compressores pequenos geralmente vem com um filtro de linha para eliminar a agua do ar, quando o ar esta muito úmido isto pode ser um problema, se o filtro estiver fechado não adianta de nada é preciso sangra-lo de vez em quando.

Compressores grandes tem uma valvular abaixo do tanque que precisa ser sangrada de vez em quando locais muito úmidos a retenção de agua no compressor pode ser grande.
Olá Mauro, o compressor já vem com filtro e eu faço a sangria constantemente, porém eu ñ tinha atentado (ñ sabia) para a questão da umidade do ar, aqui choveu uns dez dias seguidos.
Foto do compressor:


evite pintar em dias muito úmidos, principalmente vernizes, esse modelo tem ar direto, sem reservatório, o que aumenta a passagem de ar úmido, pintura é a parte mais difícil de acertar, sempre tem algo a aprender.

Boa sorte.

Imagem

Valeu!
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Avatar do usuário
Irineu Rodrigues
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 318
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 6:59 pm
Cidade:

Mensagem por Irineu Rodrigues » Qua Fev 05, 2014 8:26 pm

Carlos, tudo bem!

Rapaz, você já tentou diminuir ou aumentar a pressão ou talvez diluir mais a tinta? Não sei mais o que dizer par te ajudar, pois não tenho este tipo de problema. Quando comecei a fazer iscas o preto era problema, mas hoje não.
Tenho utilizado também o policarbonato diluído com thinner. É bem melhor em termos de aplicação e secagem.

Abraço
VAMOS CUIDAR DE NOSSO MEIO AMBIENTE.
PRATIQUE O PESQUE E SOLTE.
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Qui Fev 06, 2014 8:28 am

Irineu Rodrigues escreveu:Carlos, tudo bem!

Rapaz, você já tentou diminuir ou aumentar a pressão ou talvez diluir mais a tinta? Não sei mais o que dizer par te ajudar, pois não tenho este tipo de problema. Quando comecei a fazer iscas o preto era problema, mas hoje não.
Tenho utilizado também o policarbonato diluído com thinner. É bem melhor em termos de aplicação e secagem.

Abraço
Filtrar a solução após diluir tbm ajuda bastante, use uma peneirinha bem fina ou então uma meia dessas de mulher, basta um pedacinho para usar para coar.

Outro detalhe thinner não é diluente, é solvente, então cuidado, dependendo da concentração pode destruir os componentes da tinta.
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Avatar do usuário
Maurilio Pinto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 232
Registrado em: Qua Abr 16, 2008 11:26 am
Cidade:

Mensagem por Maurilio Pinto » Qua Fev 12, 2014 4:41 pm

Carlos,
faça um (PULMÂO ) de cano PVC (150 mm) com dreno no fundo.
provavelmente vai resolver o problema.


SDS...
Avatar do usuário
Edjailson Batista
CALOURO
Mensagens: 33
Registrado em: Sex Fev 03, 2012 11:14 am
Cidade:

Mensagem por Edjailson Batista » Sex Fev 14, 2014 5:54 pm

Olá Pessoal, comprei semana passada um compressor também e estou lendo e assistindo vídeos para melhor me informar. Tenho várias dúvidas na pintura das iscas, mas aqui vai a primeira sobre a tinta. Essa acrilex vitral pode ser usada também? Se sim, ela precisa ser diluída?
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”