Tutorial de iscas com rattling.

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Tutorial de iscas com rattling.

Mensagem por José Zuanon » Seg Abr 03, 2006 8:52 pm

Neste outro tutorial mostrarei uma outra forma de fazer iscas com ratling. A grafia certa é RATTLING com dois TS . Ainda não achei uma palavra que traduza isso.... "efeito sonoro"... ... "chocalho"...
As iscas serão feitas com pedaços de balsa de ½ polegada de espessura. Esse tipo de ratling produz um som melhor, mas é difícil de ser feito em iscas muito pequenas. Comece com uma isca de pelo menos 10 cm e depois que estiver com mais prática vá diminuindo o tamanho das iscas.
Um pedaço de balsa de mais ou menos 10 X 2,5 X 1,3 cm
Imagem

Fixar o pedaço de balsa e posicionar a broca na metade superior da isca. Nestas iscas usei uma broca de 7mm.
Imagem

Furo feito na metade superior da isca com cerca de 4 ou 5 cm de profundidade.
Imagem

Visão do furo logo acima da linhamédia da isca.
Imagem

Visão do perfil da isca. Note que próximo ao começo da cauda da isca existe uma marca vertical. Essa é a profundidade da caixa do ratling, portanto, a cauda e seu afilamento deve começar depois dessa linha.
Imagem

Os primeiros cortes são feitos dando a forma básica da isca.
Imagem

Com um retalho de balsa esculpir um pequeno cilindro que servirá de tampa para a caixa do ratling. Uso duas esferas de aço de 4 ou 5mm de diâmetro.
Imagem

As esferas são introduzidas e o cilindro de madeira é colado com cola Cascorex (amarelada).
Imagem

Detalhe da isca com o cilindro colado.
Imagem


Imagem

Depois de seca a colagem do ratling cortar a parte que sobra dos cilindros de balsa.
Imagem

Detalhe dos cortes.
Imagem


A fixação da ferragem pode ser feita da seguinte forma. O Wagner usa duas serras juntas no mesmo arco. Eu resolvi colar as duas com epóxi e fixar as serras num pedaço de madeira.
Imagem
Usei arruelas para conseguir posicionar as serras de forma que elas ficassem numa altura que fizessem um corte exatamente na metade da largura da isca. A idéia de usar duas serras foi do Wagner, pois assim conseguimos um corte mais largo que facilita a colocação da ferragem, sua colagem e tem espaço suficiente para o lastro.
Imagem

Aí é só deslizar a isca ao longo da serra para conseguir um corte de boa qualidade.
Imagem

Detalhes da barriga das iscas cortadas.
Imagem


Imagem

Imagem

Ferragem feita com fio de aço e com as pontas dobradas par cravar na madeira e aumentar a resistência à tração.
Imagem


Imagem

Imagem

Depois de colada a ferragem cortar os palitos de madeira e inserir o lastro.
Esses lastros foram feitos com sucata. O Wagner pegou canos de chumbo usados em encanamentos antigos, cortou longitudinalmente, e esticou formando laminas com quase 2mm de espessura.
Imagem

Imagem

Outra forma de fazer iscas é no lugar de um fio contínuo, usar pitões. Para lastrear é só fazer cavidades na barriga da isca e colar o lastro. Uma opção de lastro é encher as cavidades usando chumbo de caça e cola epóxi.

Depois é dar acabamento, tirar o excesso de epóxi, lixar, pintar, fixar pitões e pescar....

Pintura e acabamentos postarei em outro tutorial. Espero que vocês aproveitem.
Editado pela última vez por José Zuanon em Sex Fev 08, 2008 7:32 am, em um total de 1 vez.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Seg Abr 03, 2006 8:58 pm

nossa..

professional heim Zuanon !!

parabens... vc eh o cara !!
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Mensagem por Tardeli » Seg Abr 03, 2006 9:07 pm

Xará,

essas suas dicas serão muito bem utilizadas.

Obrigado por compartilhar conosco.

Abs
Abs

Tardeli
Avatar do usuário
Renato Janone
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1425
Registrado em: Seg Fev 06, 2006 6:45 pm
Apelido: Janone
Cidade: belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: rjanone
Contato:

Mensagem por Renato Janone » Seg Abr 03, 2006 11:04 pm

P*** ZUANON, TÁ NA HORA DE LANÇAR A ZUANONLURES ltd. :lol: :lol:
SHOW DE BOLA A DESCRIÇÃO E AS FOTOS.
PARABÉNS ,
CORDIALMENTE RENATO.
PS: TENS QUE POSTAR UM RELATO COM UM BITELO PEGO COM A SUA CRIA.
Um abraço cordial;
Renato Janone.
Avatar do usuário
Fábio B.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3571
Registrado em: Ter Nov 02, 2004 1:02 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fábio B. » Seg Abr 03, 2006 11:31 pm

De tirar o Chapéu! Parabéns mesmo!
Abraço,
Avatar do usuário
Escorpionwild
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 101
Registrado em: Ter Dez 27, 2005 6:45 am
Cidade:

Mensagem por Escorpionwild » Ter Abr 04, 2006 12:05 am

PARABENS !!!!

TRABALHO DE PRIMEIRA !!!!


Grande abraço !!!

Flavio
Avatar do usuário
Fabio Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 7:48 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio Santos » Ter Abr 04, 2006 12:56 am

Pô, Zuanon ficou de gala! :D

Estou também fazendo umas iscas com rattling.Eu fiz um com um pedaço de caneta bic cerrado,daí mandei umas bolinhas de aço dentro e fechei colando com uma miçanga de vidro...depois coloquei dentro da isca,ficou legal.
Agora vou tentar fazer desse modo que vc ensinou...Parabéns ficou irado!

Um abraço!



Fabio Santos

Imagem
Avatar do usuário
Manga
ANZOL DE OURO
Mensagens: 743
Registrado em: Ter Nov 22, 2005 7:21 am
Cidade:

Mensagem por Manga » Ter Abr 04, 2006 7:27 am

Zuanon vc é fera... Trabalho de mestre...
"O SEGUNDO MAIOR PRAZER DA PESCARIA É SOLTAR O PEIXE"
Avatar do usuário
Daniel Komatsu
ANZOL DE OURO
Mensagens: 632
Registrado em: Qui Jan 26, 2006 7:09 pm
Cidade:

Mensagem por Daniel Komatsu » Ter Abr 04, 2006 9:24 am

Nossa, quantos detalhes, muito show mesmo a preparação das iscas Zuanon.... num tem o que falar, só te parabenizar pelo trabalho...
Daniel Komastu
Sempre esperando a próxima pescaria...rsrsrs
" Ao longo de nossas vidas devemos guardar cada pedra que encontramos em nossos caminhos para que no final possamos construir um forte Castelo"
Avatar do usuário
Michel A. Coreluk
ANZOL DE OURO
Mensagens: 575
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 1:38 pm
Cidade:

Mensagem por Michel A. Coreluk » Ter Abr 04, 2006 9:53 am

RENATO JANONE escreveu:P*** ZUANON, TÁ NA HORA DE LANÇAR A ZUANONLURES ltd. :lol: :lol:
SHOW DE BOLA A DESCRIÇÃO E AS FOTOS.
PARABÉNS ,
CORDIALMENTE RENATO.
PS: TENS QUE POSTAR UM RELATO COM UM BITELO PEGO COM A SUA CRIA.
ISSO AI JANONE MERAMENTE APOIADO
PARABENS ZUANOM :shock:
Avatar do usuário
Maruyama
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7571
Registrado em: Qui Fev 23, 2006 8:25 am
Cidade:

Mensagem por Maruyama » Ter Abr 04, 2006 10:45 am

- Parabens Zuanom , tu és um gênio , ótimo trabalho . Poste a iscas acabadas .
Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Ter Abr 04, 2006 10:52 am

Eu tenho o que falar, mestre???? se tiver é só coisa boa sobre ti...

Parabéns novamente pelo seu trabalho.... com certeza as iscas ficam pegadeiras....

Novamente... rs... estou pensando em ir prá Araraquara... qual melhor dia????

Esse final de semana ou o outro prá gente dar uma pescada?????
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Abr 04, 2006 2:29 pm

Diego escreveu:Eu tenho o que falar, mestre???? se tiver é só coisa boa sobre ti...

Parabéns novamente pelo seu trabalho.... com certeza as iscas ficam pegadeiras....

Novamente... rs... estou pensando em ir prá Araraquara... qual melhor dia????

Esse final de semana ou o outro prá gente dar uma pescada?????
Respondi teu e-mail....
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Abr 04, 2006 2:32 pm

RENATO JANONE escreveu:P*** ZUANON, TÁ NA HORA DE LANÇAR A ZUANONLURES ltd. :lol: :lol:
SHOW DE BOLA A DESCRIÇÃO E AS FOTOS.
PARABÉNS ,
CORDIALMENTE RENATO.
PS: TENS QUE POSTAR UM RELATO COM UM BITELO PEGO COM A SUA CRIA.
Esse aqui foi pego em Formoso com um popper que eu fiz...

Imagem
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Mensagem por Tardeli » Ter Abr 04, 2006 2:37 pm

José Zuanon escreveu:Esse aqui foi pego em Formoso com um popper que eu fiz...
Que belo peixe!!!

Parabéns!

Abs
Abs

Tardeli
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Ter Abr 04, 2006 2:38 pm

José Zuanon escreveu:
Diego escreveu:Eu tenho o que falar, mestre???? se tiver é só coisa boa sobre ti...

Parabéns novamente pelo seu trabalho.... com certeza as iscas ficam pegadeiras....

Novamente... rs... estou pensando em ir prá Araraquara... qual melhor dia????

Esse final de semana ou o outro prá gente dar uma pescada?????
Respondi teu e-mail....
Respondi o e-mail que você me respondeu por e-mail... rs... (não me xingue)
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Tardeli
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5628
Registrado em: Qui Nov 24, 2005 3:47 pm
Cidade:

Mensagem por Tardeli » Ter Abr 04, 2006 2:40 pm

Diego escreveu:Respondi o e-mail que você me respondeu por e-mail... rs... (não me xingue)
Ta com medo?..kkkk

Abs
Abs

Tardeli
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Ter Abr 04, 2006 2:41 pm

Tardeli escreveu:
Diego escreveu:Respondi o e-mail que você me respondeu por e-mail... rs... (não me xingue)
Ta com medo?..kkkk

Abs
Respeito... rs...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Luiz Carlos de Abreu
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5948
Registrado em: Ter Set 06, 2005 9:18 am
Cidade:

Mensagem por Luiz Carlos de Abreu » Ter Abr 04, 2006 2:56 pm

Parabéns Zuanon, do jeito que tá indo logo teremos outra empresa amiga da caterva.... ....cria do proprio grupo de amigos caterveiros e isso ai.... .....


Abreu
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Abr 04, 2006 7:22 pm

Parabéns Zé ...
A Caterva sente-se honrada com a tua presença e com tua humildade em repartir tua experiência e teus conhecimentos ...
Vc é O CARA ! ...rs...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Abr 04, 2006 7:43 pm

abreu escreveu:Parabéns Zuanon, do jeito que tá indo logo teremos outra empresa amiga da caterva.... ....cria do proprio grupo de amigos caterveiros e isso ai.... .....


Abreu
O que atrapalha é o trabalho oficial!
O dia precisava ter umas 36 horas pra colocar em prática tudo que ferve na cabeça de gente!
Quem sabe nas férias não consigo fazer uma "série assinada"... ...
Valeu Abreu!
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Abr 04, 2006 7:58 pm

NELSON MACIEL escreveu:Parabéns Zé ...
A Caterva sente-se honrada com a tua presença e com tua humildade em repartir tua experiência e teus conhecimentos ...
Vc é O CARA ! ...rs...
Deixa disso Nersão....
É um grande prazer poder compartilhar o que aprendi (dando umas cabeçadas) e assim diminuir a quantidade de cabeçadas do pessoal que tá se aventurando a fazer suas iscas.
Uma pequena contribuição pra Caterva!
Espero que isso inspire o pessoal e em breve possamos ver novas iscas nas páginas da Caterva!
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fabian Bara Cardoso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1888
Registrado em: Ter Jan 25, 2005 8:57 pm
Cidade:

Mensagem por Fabian Bara Cardoso » Ter Abr 04, 2006 8:03 pm

Muito legal mesmo, mas acho que não tenho paciência, diga-se habilidade para isso, e alem disso o Zé tem uma linha de montagem própria, dá para ver pelas fotos,para fazer isso precisa de um mínino de apetrechos.
PESCAR É ÓTIMO, AINDA MAIS NO MEIO DA SEMANA!!!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Abr 04, 2006 8:29 pm

Fabian Bara Cardoso escreveu:Muito legal mesmo, mas acho que não tenho paciência, diga-se habilidade para isso, e alem disso o Zé tem uma linha de montagem própria, dá para ver pelas fotos,para fazer isso precisa de um mínino de apetrechos.
Cara... vc não sabe da missa a metade. Minha casa é pequena e tem um quintal minusculo. No fundo do quintal tem um quartinho... Mede 1,40m por 2,5m... mas uma vez dentro dele só sai se tiver um GPS.
Tem 3 estantes lotadas de tranqueiras, um motor de popa, tanque, motor eletrico, um compressor grande,churrasqueira, 2 bicicletas, cavalete de pintura, torno desmontado, motor para o torno, mini retifica, e as ferramentas... Pra fazer as iscas tenho que tirar metade disso, armar um circo no quintal... num sol de doer (se estiver chovendo F****) se começar a chover no meio do trampo tb F****... ...
Tudo montado... começa a sujeira... serra, fura.... lixa... aí vem uma das 3 cachorras e mija bem ali!!!
Depois desmonta todo o circo, guarda tudo pra D.O. não arrepiar, lava o quintal... e assim vai...
Sonho com o dia que terei minha oficina e não precisarei montar e desmontar toda essa parafernalha...
Mas tá bão demais.
abç
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fábio Gessullo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4403
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 7:07 pm
Cidade:

Iscas em balsa

Mensagem por Fábio Gessullo » Ter Abr 04, 2006 9:10 pm

Caramba Zuanon !

Show de bola heim !?

Parabéns !

Preciso de uma destas, mas prontas ! Hehehe ...
Fábio Gessullo

"Eventually all things merge into one ... and a river runs through it ... I am haunted by waters"

Imagem
Avatar do usuário
Vítor
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 128
Registrado em: Qui Fev 09, 2006 8:35 pm
Cidade:

Rattling

Mensagem por Vítor » Qua Abr 05, 2006 2:36 pm

Parabens Zuanon, muito bom o tutorial e as iscas devem ficar show no final.

Mas so uma pergunta, o furo pode ser feito na parte superior da isca, no dorso?? altera alguma coisa???

Abraço!
CATERVA OESTE
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Re: Rattling

Mensagem por José Zuanon » Qua Abr 05, 2006 5:26 pm

Vítor escreveu:Parabens Zuanon, muito bom o tutorial e as iscas devem ficar show no final.

Mas so uma pergunta, o furo pode ser feito na parte superior da isca, no dorso?? altera alguma coisa???

Abraço!
Não altera porque a área furada funciona como uma bolha de ar compensando de certa forma o peso do ratling. Outro fator é que o dorso da isca é sempre mais gordo do que a barriga. Tem mais massa pra flutação na posição correta. Na barriga mais fina tem o lastro e o peso das garatéias. A isca não fica desbalanceada não.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fabian Bara Cardoso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1888
Registrado em: Ter Jan 25, 2005 8:57 pm
Cidade:

Mensagem por Fabian Bara Cardoso » Qua Abr 05, 2006 5:48 pm

Zé vou me arriscar em uma isca, tenho um lugar que vende madeira balsa aqui e vou comprar. O meu problema é pitntura, qual tinta devo usar???
PESCAR É ÓTIMO, AINDA MAIS NO MEIO DA SEMANA!!!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Abr 05, 2006 7:33 pm

Fabian Bara Cardoso escreveu:Zé vou me arriscar em uma isca, tenho um lugar que vende madeira balsa aqui e vou comprar. O meu problema é pitntura, qual tinta devo usar???
Pode usar esmalte sintético ou tinta acrílica de artesanato. A "Tinta acrílica decorativa" da Decorfix é muito boa. Potinhos de 37 ml são encontrados em lojas de artesanato por 2 ou 2,50 cada. O Acabamento pode ser dado com verniz vitral da Acrilex ou outro verniz. O Verniz automotivo PU dá um ótimo acabamento. Mas é um pouco caro e do tipo catálizavel, ou seja, vc mistura duas partes de verniz e uma de catalizador... usa e o que sobrar vc perde porque endurece. E o ideal é aplicar com revolver... aí ja começa a complicação....
Uma sugestão é: Faça algumas iscas... aí vc procura uma funileiro conhecido... joga uma conversa nele... e na hora que ele for envernizar algum carro ele aplica um verniz nas tuas iscas com a sobra.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fabian Bara Cardoso
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1888
Registrado em: Ter Jan 25, 2005 8:57 pm
Cidade:

Mensagem por Fabian Bara Cardoso » Qui Abr 06, 2006 9:20 am

José Zuanon escreveu:
Fabian Bara Cardoso escreveu:Zé vou me arriscar em uma isca, tenho um lugar que vende madeira balsa aqui e vou comprar. O meu problema é pitntura, qual tinta devo usar???
Pode usar esmalte sintético ou tinta acrílica de artesanato. A "Tinta acrílica decorativa" da Decorfix é muito boa. Potinhos de 37 ml são encontrados em lojas de artesanato por 2 ou 2,50 cada. O Acabamento pode ser dado com verniz vitral da Acrilex ou outro verniz. O Verniz automotivo PU dá um ótimo acabamento. Mas é um pouco caro e do tipo catálizavel, ou seja, vc mistura duas partes de verniz e uma de catalizador... usa e o que sobrar vc perde porque endurece. E o ideal é aplicar com revolver... aí ja começa a complicação....
Uma sugestão é: Faça algumas iscas... aí vc procura uma funileiro conhecido... joga uma conversa nele... e na hora que ele for envernizar algum carro ele aplica um verniz nas tuas iscas com a sobra.
Valeu Zé vou tentar!!
PESCAR É ÓTIMO, AINDA MAIS NO MEIO DA SEMANA!!!
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”