Um capítulo da história das iscas artificiais brasileiras.

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Um capítulo da história das iscas artificiais brasileiras.

Mensagem por José Zuanon » Ter Dez 18, 2007 7:07 pm

Este artigo está escrito há um ano....
A versão inicial era para ser publicada na "Revista da Caterva"... depois reescrevi para hospeda-la como a primeira matéria no meu site... não estou encontrando tempo e nem tenho as habilidades necessárias para isso...
Então a Caterva é quem vai ler em primeira mão....

Um parte da história das iscas artificiais.

Nasci e passei toda a minha vida em Araraquara, interior de SP, e, nas mais remotas lembranças de minha infância, a imagem do jacaré empalhado na entrada de uma loja é muito nítida. A loja a que me refiro é a Comercial Baldan, que desde 1950 está instalada na área central de Araraquara. A idéia de escrever esse texto surgiu conversando com amigo Marcio Baldan, em uma de minhas visitas semanais à sua loja.
Imagem


Essa história começa bem antes, em 1926, quando vindo da Itália chegou ao Brasil, o jovem de 21 anos, Fortunato Baldan. Profissão: armeiro. Além de pouca bagagem, dinheiro suficiente apenas para uma penca de bananas que o alimentou durante a viagem do Porto de Santos até a cidade de Matão onde residiam outros familiares.
Como armeiro, sua habilidade em consertar e melhorar o desempenho de armas de fogo era conhecida por todos na região de Araraquara onde montou sua loja. Alguns anos mais tarde, ainda na década de 50, teve os primeiros contatos com as iscas artificiais que foram trazidas por um imigrante inglês chamado “Grosman”. Algumas iscas daquela época são guardadas com muito cuidado pelo Marcio.

Imagem
Isca True Temper Shad... meia água com garatéia na lateral, simulando um peixe moribundo...

Imagem
Detalhe da barbela incomum.

Imagem
Visão geral da isca.


Imagem

Imagem
Iscas Pflueger

Imagem
Detalhe da barbela

Imagem
Imagem
Heddon Vamp Spook

Aficionados por caça e pesca este exímio artesão, Fortunato Baldan e seu filho Mliner, baseando-se em iscas como as Pflueger, Heddon e True Temper iniciaram a produção de suas próprias iscas.
Imagem
O modelo menor.

Imagem
Detalhe da barbela onde era cunhada a marca. Cunhos como esse eram usados também nas armas e outros itens que Fortunato Baldan fazia ou concertava.

Imagem
Um modelo um pouco maior.

Imagem
Detalhe da fixação da barbela.
Os pitões também eram feitos por eles e, nesta foto é possível notar que também as garatéias eram feitas por eles soldando anzóis. Uma curiosidade são os acabamentos das buchas tipo “cup washes” usadas nas articulações e ponto de inserções dos pitões que foram feitos com partes de ilhoses.

O peixe alvo era o Dourado, e em algumas iscas é possível ver as marcas de dentes e pitões arrancados pela força dos grandes peixes.

Um outro modelo com 3 garatéias, sendo que duas eram fixadas lateralmente na parte anterior da isca.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




Alem das iscas também foram construídas as ferramentas necessárias à sua confecção, inclusive o “aerógrafo” para a pintura.
De acordo com uma reportagem da extinta revista Troféu Pesca – ANO XXII nº 176, Antonio Faria, o “Mestre Faria”, só iniciou a produção de suas iscas em 1972, quando a importação desses itens foi proibida.
A produção das iscas articiais dos Baldan aconteceu em meados da década de 50... Durante a conversa com Marcio me dei conta de que provavelmente, eu estava diante, da primeira produção em série de iscas artificiais brasileiras!

Foram produzidas cerca de 2000 unidades, e boa parte delas vendidas para uma loja de Curitiba chamada “Az de Espadas”.
Na época, o sonho de Fortunato era comprar uma moto ou um carro com o lucro obtido na venda das iscas.
Hoje, restam ainda algumas dessas raridades sob a “custódia” do Marcio....

Além das iscas outros itens como carretilhas, varas e linhas são guardadas com o mesmo cuidado e carinho. Na ocasião destas fotos, tive a satisfação de ter nas mãos um Spin Cast fabricado por Fortunato... pesava nada menos do que 1100g....
Hoje é uma loja moderna que ocupa uma área de 320 m2, aos quais, em breve, serão somados mais 450m2. Com essa ampliação, Marcio tem planos de destinar um espaço para a montagem de um pequeno museu da pesca, onde esses itens ficarão em exposição.
Para mim, é um grande prazer ter conhecido esses “personagens” que escreveram um pequeno, mas importante capítulo na história da pesca esportiva e iscas artificiais no Brasil.
Editado pela última vez por José Zuanon em Ter Dez 18, 2007 7:44 pm, em um total de 1 vez.
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Fabio
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 311
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 7:39 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Fabio » Ter Dez 18, 2007 7:29 pm

Super 10! Parabens pela reportagem.

Abraço,
Fabio.
Avatar do usuário
Felipe Kazan
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3599
Registrado em: Qua Jan 11, 2006 3:48 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Kazan » Ter Dez 18, 2007 8:14 pm

Zé, me leva lá qualquer dia... Achei muito show essa matéria.
Abração!
Kazan.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Dez 18, 2007 10:55 pm

Valeu Zuanon ...

Obrigado por esta bela parte da história de nosso esporte ... As Lojas Az de Espadas hoje está na terceira geração, sendo que ela foi a grande mola propulsora da Pesca Esportiva do Paraná ...

Parabéns ...

Além do baita artista que tu és, ainda te mostras um excelente historiador ...
Editado pela última vez por NELSON MACIEL em Qui Dez 20, 2007 9:00 am, em um total de 1 vez.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Paulo Vinicius Oliveira
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1644
Registrado em: Qui Nov 23, 2006 6:46 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Vinicius Oliveira » Ter Dez 18, 2007 11:05 pm

Muito legal poder saber a historia da pesca com artificiais....


Mais....cada isca feia heim :shock: :shock:
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qua Dez 19, 2007 7:08 am

Muito boa a reportagem Zé..

e pensar q a As de Espadas já foi a melhor loja de equipos de pesca do Paraná ...hehehehe
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Dez 19, 2007 7:22 am

Será que alguem da "velha guarda" da loja Az de Espadas ainda se lembra dessa passagem? Será que eles ainda tem alguma isca dessa geração?
Grande parte dessa produção foi vendida aí... ainda deve haver algumas iscas dessas guardadas em uma antiga caixa de pesca, esquecida num quartinho de despejo.... :D :D
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qua Dez 19, 2007 7:29 am

José Zuanon escreveu:Será que alguem da "velha guarda" da loja Az de Espadas ainda se lembra dessa passagem? Será que eles ainda tem alguma isca dessa geração?
Grande parte dessa produção foi vendida aí... ainda deve haver algumas iscas dessas guardadas em uma antiga caixa de pesca, esquecida num quartinho de despejo.... :D :D
deve ter muito pescador da velha guarda daqui de cwb q deve ter essas iscas aí .. com certeza...
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qua Dez 19, 2007 4:27 pm

bacana a reportagem, valeu !!!

iscas interessantes, parece que funcionavam...
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
André V Shinzato
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 488
Registrado em: Ter Jan 09, 2007 5:00 pm
Cidade:

Mensagem por André V Shinzato » Qua Dez 19, 2007 5:29 pm

Legal a reportagem Zé.

Apesar de ser de Araraquara,não sabia de toda essa histporia do Baldan.

Abço
André V Shinzato
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qua Dez 19, 2007 8:26 pm

Parabéns pela reportagem, Zuanon!

Fantástico mesmo! Com todo o respeito que sempre tive pelo saudoso Fafá, sempre me questionei se, em tanto anos, nunca houve outro pescador brasileiro que, sentindo a necessidade, criasse suas próprias iscas artificiais.

O Fafá sempre terá seu lugar no panteão da história das iscas artificiais no Brasil, ao lado do tio Mirkos, do Seixas, do Moro, do Decconto, do Gregório e outros malucos, mas todos (inclusive eu) terão que rever seus conceitos ao falar do primeiro fabricante de iscas artificias do Brasil.

Acredito que não hajam há tempos essas relíquias históricas, pois frequento e garimpo a loja Az de Espadas desde que fui para Curitiba, em 1993, e teria adquirido essas iscas na época se as tivesse visto.

Grande customizador de iscas e agora mostrando sua vertente jornalística!! Dá-lhe Caterva Jurássica!!

Abracao
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qua Dez 19, 2007 10:03 pm

As observações do Beto são muito importantes...

Em momento algum pensei em diminuir o brilho que ícones como o saudoso Faria. Sou fã de carteirinha dele.
Os nomes que o Beto citou, juntamente com o pessoal das extintas revistas Troféu Pesca e Antonio Lopes da Aruanã. foram os grandes responsáveis e lutaram muito para que a pesca com iscas artificiais fosse permitida e chegasse no ponto em que nos encontramos hoje.
Nesse sentido, escrevi este artigo. Alguns nomes não podem ser esquecidos. Outros precisam ser conhecidos, e a relevancia de seu trabalho e pioneirismo reverenciados.

O Marcio Baldan me escreveu hoje dizendo que gostou bastante da matéria e me convidou para uma visita onde me mostrará algumas relíquias das linhas de pesca. Um pouco da história do monofilamento e multifilamento.

vamo que vamo...
abraços
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Dez 20, 2007 8:55 am

As lojas Az de Espadas mudaram muito desde que foi fundada em 1944, pelo Sr Theodoro Sorvierzoski. Hoje está nas mãos da terceira geração e depois do felecimento do patriarca a empresa foi dividida entre seus dois filhos ... Infelizmnte hoje ela não é mais o que era antigamente ... Por mais de 30 anos ela foi o templo dos pescadores paranaenes ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
José Francisco
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 112
Registrado em: Ter Jul 11, 2006 4:40 pm
Cidade:

Mensagem por José Francisco » Sex Dez 21, 2007 5:20 pm

MUITO LEGAL...

Parabéns ao Zuanon por enriquecer ainda mais esse grande forum

Abraços,

JF
Avatar do usuário
Garcia Guarujá
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2687
Registrado em: Sex Mar 31, 2006 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Garcia Guarujá » Sex Dez 21, 2007 5:49 pm

Boa Zuanon!!!!!!!!!

Aguardamos os próximos capítulos...

Grande Abraço meu amigo.
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
ANZOL DE OURO
Mensagens: 872
Registrado em: Ter Jan 09, 2007 4:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alexandre Cardoso » Sáb Dez 22, 2007 5:06 pm

Obrigado Zuanon

Como amo meu esporte, gosto muito de ler essas reportagens e conhecer um pouco mais a história da pesca no Brasil.

Parabéns.
Avatar do usuário
Ivan de Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2690
Registrado em: Seg Fev 28, 2005 5:51 pm
Cidade:

Mensagem por Ivan de Morais » Qui Jan 03, 2008 7:55 am

Grande Zuanon

A reportagem esta excelente, parabéns mais uma vez.

Abração
Avatar do usuário
Edu Seto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 132
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 2:46 pm
Cidade:

Mensagem por Edu Seto » Qui Jan 03, 2008 4:45 pm

Zuanon,

Parabéns pelo artigo! Grande iniciativa a sua! Acho que não podemos deixar que histórias como a que você nos contou permaneçam no anonimato e/ou caiam no esquecimento.

[]s
Edu
Avatar do usuário
Shinji Haseyama
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2951
Registrado em: Qui Jun 14, 2007 4:12 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Shinji Haseyama » Seg Jan 21, 2008 8:30 pm

Grande matéria Zuanon, e eu que achava que a minha isca Faria Pábosta, que imitava uma Red Finn era uma relíquia. Já que estou pertinho, voou conhecer a loja, valeu!!!
KEEP WALKING KEEP FISHING

ImagemImagem
Caterva Jurássica

Quando achava que tinha todas as respostas, veio a vida e mudou todas as perguntas.... ...
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Seg Jan 21, 2008 8:58 pm

Shinji Haseyama escreveu:Grande matéria Zuanon, e eu que achava que a minha isca Faria Pábosta, que imitava uma Red Finn era uma relíquia. Já que estou pertinho, voou conhecer a loja, valeu!!!
Mas as iscas do Faria são relíquia sim! Pode guarda-la com carinho! Se me permite uma correção, a isca do Faria que imita a Red Fin é a Pegador. A Pabosta é um stick.... da uma olhada nesse outro tópico pra matar as saudades...
viewtopic.php?p=39893
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Shinji Haseyama
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2951
Registrado em: Qui Jun 14, 2007 4:12 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Shinji Haseyama » Seg Jan 21, 2008 10:50 pm

Zuanon, será que aquela alça em frente à barbela não foi projetada para que as garatéias fiquem protegidas dos enroscos? Um tipo de limpa trilhos?
KEEP WALKING KEEP FISHING

ImagemImagem
Caterva Jurássica

Quando achava que tinha todas as respostas, veio a vida e mudou todas as perguntas.... ...
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Ter Jan 22, 2008 5:30 pm

Shinji Haseyama escreveu: Zuanon, será que aquela alça em frente à barbela não foi projetada para que as garatéias fiquem protegidas dos enroscos? Um tipo de limpa trilhos?
Eu também acho que é alguma coisa com essa função... não consigo imaginar outro motivo pra isso...
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
João Gilberto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 709
Registrado em: Qui Dez 07, 2006 10:51 am
Apelido: JGIL71
Cidade:

Linda Coleção

Mensagem por João Gilberto » Qui Jan 24, 2008 7:40 pm

Zé,

Lindo esse tópico hein!!

Na minha modesta coleção de iscas antigas, além das tradicionais Faria!! Tenho uma Abu Hi-lo ( Que eu queria customizar!! Lembra?? ), uma Dyna-mite ( paul Bunyan ) e duas Série Antiga da Zuanon Custom Lures!!... ....

Parabéns pela reportagem!!

Tô com saudade de comer pizza em Araraquara!!kkk
JGIL71
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sex Jan 25, 2008 7:24 am

Quando quizer matar a saudade da pizza e jogar conversa fora João... é só aparecer! Vc sabe que lá em casa não precisa de convite! :D :D :D
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Eduardo Carvalho
ANZOL DE OURO
Mensagens: 569
Registrado em: Ter Jun 26, 2007 4:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Eduardo Carvalho » Dom Fev 10, 2008 7:49 pm

Arte e Don não são para todos, parabéns pela história.
Persista, insista, mas nunca desista de seus ideais, porque você pode alcança-los. Acredite em você, você é capaz e você pode.
LAMBARI MANUTENÇÃO CARRETILHAS E MOLINETES
http://lambarimanutencao.blogspot.com
Imagem
Avatar do usuário
Leandro Couto
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1079
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 10:12 pm
Cidade:

Mensagem por Leandro Couto » Qui Fev 28, 2008 6:07 pm

Show esse tópico.... ... bom Zuanon!

abraço
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Sex Fev 29, 2008 4:37 pm

FANTÁSTICO!!!
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
bruno correa
NOVATO
Mensagens: 7
Registrado em: Sex Mar 07, 2008 12:21 am
Cidade:

Mensagem por bruno correa » Sex Mar 07, 2008 2:01 pm

Muito boa a matéria! As iscas Pflueger ainda hoje são clássicas pelo mundo afora e certamente deve ter muitos colecionadores que adorariam ter uma dessas do Baldan.

Realmente um formidável capítulo das iscas artificiais!
Avatar do usuário
Cilmar - ZÓIO
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1409
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:07 am
Cidade:

Mensagem por Cilmar - ZÓIO » Ter Mar 11, 2008 4:47 pm

Show de materia...

Parabens!!
Pesque e Solte
Sempre!!!!

Imagem
Avatar do usuário
Eder Scarabello
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 86
Registrado em: Qui Mar 30, 2006 9:48 pm
Cidade:

Materia das iscas

Mensagem por Eder Scarabello » Sex Mar 14, 2008 9:15 pm

Ótima Matéria
Valeu Zuanon

Abs
Edão
Malandro é o Cavalo Marinho Finge que é Peixe pra Não Puxar Carroça...
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”