pedido de ajuda

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Avatar do usuário
Robson C Caetano
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 3:10 pm
Cidade:

pedido de ajuda

Mensagem por Robson C Caetano » Seg Jun 16, 2014 10:55 am

Bom dia!
Estou me sentindo um pouco intrometido ao postar neste fórum, mas o tema é tão fascinante e os artistas que apresentam seus trabalhos aqui tão talentosos que animam qualquer um a brincar de fazer iscas!
Lendo e relendo os tópicos aqui postados me animei a fazer umas isquinhas pra ver qual é deste negócio... :twisted:
optei por fazer as iscas de resina acrilica por ter facilidade de trabalho com esse material;fiz 3 shapes imaginando: uma zara, um stick, e um poper sendo duas de cada; fiz as iscas ocas, coloquei os pesos no achometro mas elas flutuaram legal esse final de semana botei elas na água e aí me embananei...
Eu não sei trabalhar iscas artificiais, isto é um ponto importante, mas aconteceu o seguinte:

a que era pra ser uma zara ficou com a cauda meio pesada e não nadou em Z, a outra ficou boa. pergunta: esta que ficou pesada pode ser usada de outra forma? como stick por exemplo?

as que eram pra ser stick nadaram como zara (rsrsrsrs) só que uma coisa me intrigou: elas nadaram um pouquinho abaixo da linha da agua e os videos e demostrações que vi todas as zaras nadam bem na superficie. pergunta: nadando desta maneira elas serão efetivas? aprendi aqui que as zaras devem ter o pitão "no queixo" da isca, no caso destas coloquei bem na pontinha (na boca) será que se eu mudar ela nadará mais por cima da agua?

os popers ficaram bons.

Peço que desculpem se minhas perguntas são tolas mas o tema realmente é apaixonante e com tantos exemplos de grandes "virtuoses" que encontramos aqui qualquer um fica com vontade de produzir alguma coisa...
agradeço se tiverem paciência de me ajudar
Ai como é dificil,
a vida do pescador;
de noite ele enrosca o anzol,
na galhada da taboca;
de dia ele queima no sol,
dando banho na minhoca!
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Seg Jun 16, 2014 9:49 pm

Distribuição de peso e muito importante em qualquer modelo de isca, para começar a conhecer a dinâmica das iscas observe bem as iscas comerciais, pese abra e veja como é a distribuição dos pesos, e no mais e tentativa e erro mesmo....kkkk, mostre seu trabalho, mesmo que seja inicial.
,as ideias poderão ser trabalhadas pelos amigos.

Bem-vindo
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Ter Jun 17, 2014 5:51 am

Ola Robson!

Complementando o que o Mestre Mauro disse acima sobre o balanceamento das iscas, dê uma olhada no site abaixo:

http://web.archive.org/web/200602181730 ... ontgen.htm

Um abraço! 8)
Editado pela última vez por Alcides Barbosa - Piska em Sex Jun 20, 2014 8:23 am, em um total de 1 vez.
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Robson C Caetano
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 3:10 pm
Cidade:

Mensagem por Robson C Caetano » Ter Jun 17, 2014 11:54 am

agradeço demais a atenção dos amigos, as fotos que alcides mandou certamente ajudarão bastante...
quanto às fotos Mauro estas iscas ainda estão muito toscas, bem mal acabadas fico meio envergonhado rsrsrsrsr :oops:
me esclareçam uma dúvida: existe alguma isca que nade em Z mas não por cima da água? mas sim logo abaixo? (tipo uma sub superfície?) senão acho que inventei uma hahahahah
Ai como é dificil,
a vida do pescador;
de noite ele enrosca o anzol,
na galhada da taboca;
de dia ele queima no sol,
dando banho na minhoca!
Avatar do usuário
Douglas Tonegawa
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1552
Registrado em: Sex Fev 01, 2013 7:05 pm
Cidade:

Mensagem por Douglas Tonegawa » Ter Jun 17, 2014 1:02 pm

Grande Robson, por mais que suas iscas estejam "toscas" como diz, o pessoal entendido do assunto sempre vai fazer uma crítica construtiva, e com isso vai aprendendo e melhorando a cada dica....

Seria muito bom se postasse fotos das suas iscas...

Sobre a zara de sub superfície, amigos me corrijam se eu estiver errado, existem sim dentre elas a Deconto Biruta e a Rapala X-Rap Subwalk.

abraço
Douglas Tonegawa
Imagem
Avatar do usuário
Maurício Mesquitta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 595
Registrado em: Dom Fev 10, 2008 5:46 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Maurício Mesquitta » Qui Jun 19, 2014 11:08 am

Robson,o lastreamento em iscas feitas em material sintético,é mais complicadinho mesmo se comparado a madeira,mas nada que seja um bicho de sete cabeças,qualquer coisa,tem muitas pessoas que podem dar dicas a vc,o importante é jamais desistir,nem desanimar,e como pessoal disse,posta elas aí pra gente ver,,descreva detalhes,como peso,tamanho,até nisso facilita pra entender,o que pode ter acontecido, no mais estamos aí!
abçs
Imagem
Avatar do usuário
Robson C Caetano
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 3:10 pm
Cidade:

Mensagem por Robson C Caetano » Qui Jun 19, 2014 11:20 pm

Muito boa noite aos amigos!
Aproveitei o feriado hoje e trabalhei um pouco nas iscas... regulei os pesos e acho que melhorou bastante a flutuação das iscas!
dei acabamento nos shapes e eles ficaram um pouco mais apresentáveis, por isso fiz umas fotos para mostrar aqui.
Perdoem se a qualidade não ficou boa, mas acho que da pra ter uma idéia.

Aqui estão os shapes, já acabados; tentei fazer alguns relevos na cabeça das iscas vamos ver depois da pintura se vai ficar bom

Imagem

outra vista, usei uma resina rosa pra cobrir as falhas e fazer os relevos mas será tudo pintado depois...

Imagem

Fiz um improvisation pra mostrar a posição delas na agua, espero que o amadorismo não atrapalhe o entendimento da foto

zaras
Imagem

sticks
Imagem

popers
Imagem



achei as garatéias grandes demais, mas foi só as que achei aqui pra comprar...
Imagem


se puderem continuar me dando opiniões agradeço muito! agora vem uma nova aventura que é a parte da pintura... vamos ver o que que vira hehehehe :shock: :lol:
Ai como é dificil,
a vida do pescador;
de noite ele enrosca o anzol,
na galhada da taboca;
de dia ele queima no sol,
dando banho na minhoca!
Avatar do usuário
Robson C Caetano
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 3:10 pm
Cidade:

Mensagem por Robson C Caetano » Qui Jun 19, 2014 11:33 pm

Se alguém ficar curioso, tenho fotos do processo que fiz pra chegar até aí, não encontrei nada parecido no fórum, vi uma galera fazendo iscas de resina, mas todas maciças e criticavam o material por dificultar a flutuabilidade
bolei um jeito pra fazer elas ocas, claro que não devo ter criado nada novo, mas saiu tudo da minha cabeça (tipo ovo de Colombo).
Ai como é dificil,
a vida do pescador;
de noite ele enrosca o anzol,
na galhada da taboca;
de dia ele queima no sol,
dando banho na minhoca!
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Sex Jun 20, 2014 9:42 am

acredito que você use um molde antes de usinar a peça, o acerto tem de ser nessa peça, e não na peça pronta, use um modelo comercial como referencia e vá fazendo pequenas mudanças estéticas, dai o caminho pode facilitar muito.

O balde é o testador oficial de todo lure-maker, o espaço seguinte é a piscina...kkkkkk

leva tempo e precisa ser persisitente, mas teimosia e insistência é o que não nos falta, pescar tbm ajuda para testar as iscas...kkkkk
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Avatar do usuário
Robson C Caetano
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 3:10 pm
Cidade:

Mensagem por Robson C Caetano » Sex Jun 20, 2014 11:14 am

fiz um molde dos shapes com cera, inspirando-me nos modelos comerciais que vi pela internet, quase não tenho iscas de marcas reconhecidas para poder fazer as cópias como estão me indicando, certamente terei que comprá-las, mas nas lojas de pesca aqui da região não se acha, tem que ser pela internet, e aí já acho ruim os prazos de entrega ( pensa num caboclo ansioso), a questão não é nem o preço das iscas pois to achando que vai sair mais caro fazer estas 6 iscas do que se fosse comprá-las, peguei pra fazer pelo prazer já descrito pelos amigos de ter algo feito à própria mão...
Como já falei não sou pescador de iscas artificiais (só peguei uma trairinha uma vez com uma de meia agua) mas quero aprender...
Talvez esteja me antecipando querendo fazer estas iscas pois não tenho referência e experiencia pra avaliar a qualidade que está saindo meu trabalho, mas tudo é valido, já consegui montar as iscas, já vi os defeitos do processo que usei, agora vou tentar pintar; certamente cometerei muuuitos erros nesta parte, mas se é errando que se aprende... vamos lá
Graças a Deus temos o Caterva e pessoas bacanas como vc Mauro que se dispõe a gastar um pouco de tempo pra dividir conhecimento com iniciantes como eu... muito grato
agora te pergunto: que achaste das iscas? ficaram boas no balde? e as garatéias estão grandes não estão?
Ai como é dificil,
a vida do pescador;
de noite ele enrosca o anzol,
na galhada da taboca;
de dia ele queima no sol,
dando banho na minhoca!
Avatar do usuário
Maurício Mesquitta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 595
Registrado em: Dom Fev 10, 2008 5:46 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Maurício Mesquitta » Sex Jun 20, 2014 9:52 pm

Robson,tem ideia da espessura das paredes??quantos mm
Imagem
Avatar do usuário
Robson C Caetano
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 3:10 pm
Cidade:

Mensagem por Robson C Caetano » Sex Jun 20, 2014 10:18 pm

Maurício, boa noite!
As paredes paredes das iscas das tem aproximadamente 1,5mm de espessura.
como a resina foi espalhada no molde com os dedos, teve algumas variações de espessura em algumas partes das iscas, mas acho que na media é isso mesmo entre 1mm e 1,5mm
Ai como é dificil,
a vida do pescador;
de noite ele enrosca o anzol,
na galhada da taboca;
de dia ele queima no sol,
dando banho na minhoca!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Jun 21, 2014 11:44 am

Robson

Tiro o chapéu para você. Num local sem iscas, sem garatéias, sem informações e praticamente sem conhecimento algum de iscas artificiais, você está fabricando suas iscas ... Parabéns ...

O caminho do aprendizado nestas condições é um pouco mais longo de quem possuí todas as condições de confeccionar suas próprias iscas, mas com sua força de vontade, logo você estará confeccionando iscas excelentes ...

Com relação ao teste do balde ...

Talvez a parte traseira das iscas estejam com excesso de material, pois permanecem com a B**** afundada. Esta posição é normal para os sticks. As Poppers e Zaras devem ficar paralelas à superfície. Aí que você tem que fazer os testes de flutuabilidade, posicionando e reposicionando as esferas que farão o rattlin e o equilíbrio da isca.

Ao invés de comprar iscas novas, porque não compra iscas usadas ou seminovas na Caterva ?
Você tem muitas ofertas de iscas consagradas à preços muito bom.

Experimente ...

Um forte abraço e sucesso ...
Editado pela última vez por NELSON MACIEL em Seg Jun 23, 2014 1:18 am, em um total de 2 vezes.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Sáb Jun 21, 2014 11:48 am

Pintura é um capítulo à parte...kkkk, é a fase mais difícil com certeza.

Compre alguns modelos comerciais no escambo, usadinhas mas sevem como referência sem problemas.

No início recomendo focar em algum tipo. Quando precisar garateias ou outra peças, tipos splints, de um toque que te passaremos os canais

Uma balança dessas digitais pequenas seria bom, compre no mercado livre, qualquer dificuldade entre em contato.

Abs, e vamo que vamo.

P.S. Suas iscas estão num ótimo caminho , com certeza em breve teremos mais um viciado.... ...
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Avatar do usuário
Maurício Mesquitta
ANZOL DE OURO
Mensagens: 595
Registrado em: Dom Fev 10, 2008 5:46 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Maurício Mesquitta » Dom Jun 22, 2014 10:05 pm

Robson C Caetano escreveu:Maurício, boa noite!
As paredes paredes das iscas das tem aproximadamente 1,5mm de espessura.
como a resina foi espalhada no molde com os dedos, teve algumas variações de espessura em algumas partes das iscas, mas acho que na media é isso mesmo entre 1mm e 1,5mm
Em tese,estao com espessura boa,é questao de ajustes,mesmo,e tem tbm o item citado pelo tio Nelsao,devido ser local que exige mais resistencia mecanica devido a traçao,a parte traseira tem que ter uma espessura maior,um fator complicante,mas esquenta nao,é meio complicadinho mesmo,nos deixe apar do andamento!!
Imagem
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”