AJUDA COM TORNO

A arte de criar Iscas Artificiais é um tema apaixonante e sem dúvida um dos assuntos mais tratados em nossos Fóruns. A criação deste espaço é uma homenagem aos Artistas da Caterva.
Helcio Manfredi

AJUDA COM TORNO

Mensagem por Helcio Manfredi » Seg Jan 13, 2014 7:47 am

CAROS AMIGOS, COMPREI ESTE TORNO USADO PELO MERCADO LIVRE, E VOU TENTAR MONTAR MEU PRÓPRIO TORNINHO, COMPREI ELE PORQUE ACHEI DO TAMANHO IDEAL PARA MEU ESPAÇO, MAS NAO TENHO IDEIA DE COMO COLOCAR O MOTOR NELE E QUAL SERIA, ESTOU PENSANDO EM COMPRAR UM MINI ESMERIL E ADAPTAR, ALGUEM PODE ME INFORMAR SE ISTO VAI DAR CERTO, VEJA A FOTO DO TORNO E DO MINI ESMERIL, AGRADEÇO DESDE JÁ PELAS RESPOSTAS, ABRAÇO A TODOS.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Seg Jan 13, 2014 8:14 am

Ola Helcio! Pelo que eu entendi na foto o movimento de rotação do mandril é transmitido pela polia certo? Se for isso, basta instalar uma polia numa das 2 hastes do mini esmeril e fazer a transmissão por uma correia. As polias você consegue comprar prontas e adapta-las na haste. A correia vc pode comprar uma destas que se usam no alternador de automóveis. Por motivos de segurança, recomendo vc fazer uma proteção para não deixar as polias e a correia expostas durante o funcionamento. Outro aspecto importante é a rotação final que vc quer na haste. Se vc quiser no torno a mesma rotação do esmeril, basta usar as 2 polias (do esmeril e do torno) com o mesmo diâmetro. Se vc quiser uma rotação (rpm) maior no torno, o diâmetro da polia motora (esmeril) deverá ser maior. A fórmula é a seguinte:

Rpm (esmeril) x diâmetro da polia (esmeril)= Rpm (torno) x diâmetro da polia (torno)

Espero ter ajudado. Boas torneadas!

Um abraco! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Seg Jan 13, 2014 8:19 am

Veja bem , a rotação para trabalhar madeiras mais duras precisa ser de pelo menos 1650 rpm, eu gosto de trabalhar caixeta com 3500, isso com ferramentas apropriadas, gosto de usar bedames bem afiados. Esse motorzinho de esmeril costuma ser fraco, eu recomendo que você compre um motor recuperado de pelo menos 1/2 cv, dai poderá trabalhar tranquilo sem medo de superaquecimento.

Qualquer duvida entre em contato, boa sorte.
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Helcio Manfredi

Mensagem por Helcio Manfredi » Seg Jan 13, 2014 9:39 am

BELEZINHA, ABRAÇO E OBRIGADO
Helcio Manfredi

Mensagem por Helcio Manfredi » Seg Jan 13, 2014 11:21 am

Mauro Nakatani escreveu:Veja bem , a rotação para trabalhar madeiras mais duras precisa ser de pelo menos 1650 rpm, eu gosto de trabalhar caixeta com 3500, isso com ferramentas apropriadas, gosto de usar bedames bem afiados. Esse motorzinho de esmeril costuma ser fraco, eu recomendo que você compre um motor recuperado de pelo menos 1/2 cv, dai poderá trabalhar tranquilo sem medo de superaquecimento.

Qualquer duvida entre em contato, boa sorte.
Maurão, segundo o fabricante deste torno, a rotação dele é progressiva, indo de 0 até 10.000 rpm, com 250 wats, eu nao entendo nada disto.
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Seg Jan 13, 2014 11:59 am

Helcio Manfredi escreveu:
Mauro Nakatani escreveu:Veja bem , a rotação para trabalhar madeiras mais duras precisa ser de pelo menos 1650 rpm, eu gosto de trabalhar caixeta com 3500, isso com ferramentas apropriadas, gosto de usar bedames bem afiados. Esse motorzinho de esmeril costuma ser fraco, eu recomendo que você compre um motor recuperado de pelo menos 1/2 cv, dai poderá trabalhar tranquilo sem medo de superaquecimento.

Qualquer duvida entre em contato, boa sorte.
Maurão, segundo o fabricante deste torno, a rotação dele é progressiva, indo de 0 até 10.000 rpm, com 250 wats, eu nao entendo nada disto.
Helcio, vc adquiriu somente a parte movida do sistema. O sistema de transmissão (motor + polia + correia) que possibilitaria a gama de rotações e potência mencionados pelo fabricante não veio junto mas isso pode ser resolvido pois a parte funcional do torno, a mais difícil, você já tem. Uma alternativa barata seria vc adaptar uma furadeira manual no eixo árvore para obter o recurso da rotação variável mas vc deve se atentar para o detalhe da potência que o Mauro já comentou.

Um abraço! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Ter Jan 14, 2014 8:16 am

Helcio Manfredi escreveu:
Mauro Nakatani escreveu:Veja bem , a rotação para trabalhar madeiras mais duras precisa ser de pelo menos 1650 rpm, eu gosto de trabalhar caixeta com 3500, isso com ferramentas apropriadas, gosto de usar bedames bem afiados. Esse motorzinho de esmeril costuma ser fraco, eu recomendo que você compre um motor recuperado de pelo menos 1/2 cv, dai poderá trabalhar tranquilo sem medo de superaquecimento.

Qualquer duvida entre em contato, boa sorte.
Maurão, segundo o fabricante deste torno, a rotação dele é progressiva, indo de 0 até 10.000 rpm, com 250 wats, eu nao entendo nada disto.
A parte do motor não veio junto? ... ......a peça que pode alternar a rotação é o potenciômetro, é e bastante caro, o que poder feito com ajuda de um torneiro mecânico é trocar a polia única por uma de três escalas, mais precisa do motor primeiro para ver do você precisa, como você esta iniciando procure um motor de tanquinho usado, de 1/4 de cv, eu comprei o meu numa feira de pulgas por R$ 20,00, ajudou bem no inicio de pois que aumentou a demanda eu comprei um novo por R$ 400,0 de 1CV da WEG, veja bem tudo depende da demanda de uso, motor de baixa potencia esquenta com cerca de 01 hora de uso e pode sofrer danos, rolamentos e peças de atrito tbm podem sofrer com aquecimento demasiado, mas para tudo tem de se levar em conta o custo beneficio, não dá para economizar quando se quer qualidade e segurança.
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Ter Jan 14, 2014 8:19 am

Coloque as medidas reais do torno para a podermos dimensionar melhor os pitacos. distancia entre eixos, e tamanho do mandril ajuda bastante, talvez o motor de esmeril possa ate servir, de uma olhada na potencia dele em Cv e rotação se ele mencionar.
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Responder

Voltar para “- FAZENDO ARTE COM OS LURES MAKERS -”