traira choca?

As Dentuças, como são carinhosamente chamadas por seus admiradores, é uma das primeiras espécies esportiva a ser capturada por muitos dos Pescadores que se dedicam à Pesca com Iscas Artificiais ...
Avatar do usuário
Honorio Sakaya
CALOURO
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Set 01, 2008 9:50 pm
Cidade:

traira choca?

Mensagem por Honorio Sakaya » Ter Fev 24, 2009 6:27 pm

caros colegas, gostaria de esclarecimento quanto ao comportamento de trairas. este feriado tirei para pescar trairas em um açude que costumo frequentar e ter sucessos com iscas artificiais. Por incompetencia, por falta de conhecimento, ou qq coisa que valha não tive muito sucesso. havia traira sim pq eu as via fujindo quando aproximava do barranco. as primeiras iscas que joguei (geralmente de superficie, uma zara spock jr ou stick firestick) consegui um ataque (ataque, isto é, a traira avançava na isca, fazendo um barulhão, mas não a acertava e não fisgava) troque por twitch bait (lele e araçatubinha) e nada, tentei com spinner bait, meia agua , spinner, big O e ate shad. o maximo que conseguji foi ver a traira chegar rapidamente na isca ate bem pertinho e dai ela voltava. me falaram que as trairas estavam chocando e não atacariam as iscas (talvez como o tucunare que ataca para defender a prole não para comer). isto é verdade? sendo assim qual a solução, alem do que eu fiz (peguei outro material, isquei com massa e fúi pecar pacu). ou sera ha outras tecnicas, iscas, material que teriam funcionado.
Avatar do usuário
Luiz Bonfim
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4278
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 10:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Luiz Bonfim » Ter Fev 24, 2009 8:48 pm

olha honorio sakaya, isto anda acontecendo comigo tambem, as trairas grandes vem atraz da isca dão um chega pra la e saem fora, as pequenas estão atacando , mas as grandes nem ai , seguem os spinner bait e nada, pode ser a desova mesmo sei la , uma coisa que tenho certeza é que aqui , no inverno é quando pego as maiores , ai só sai grande mesmo , agora não sei porque , mas pelo visto tanto aqui como ai as dentuças estão com o mesmo comportamento , agora é esperar pra ver , ja tentei até texas rig , mas só sai as pequenas , abraços .
ETA CASCAVELÃO.... ... ....
Imagem
http://pescaremassa.blogspot.com
Avatar do usuário
Willians Lencina
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3510
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Willians Lencina » Ter Fev 24, 2009 9:02 pm

Eu fazem tres pescarias que tô "dedásso".Acho que é essa tal de chocadeira .
Willians Guarapuava.

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Avatar do usuário
Luiz Bonfim
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4278
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 10:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Luiz Bonfim » Ter Fev 24, 2009 9:21 pm

e acaba quando a CHOCADEIRA as bocudas tem que começar a atacar de novo logo :twisted:
ETA CASCAVELÃO.... ... ....
Imagem
http://pescaremassa.blogspot.com
Avatar do usuário
Rodrigo Loreto
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 331
Registrado em: Qua Jan 28, 2009 12:51 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Loreto » Ter Fev 24, 2009 10:42 pm

Aqui tb confirmo esse comportamento pessoal!!...até demos um tempo pq só as pequenas tavam entrando mesmo!!muitas chegavam a correr atrás das iscas..ms só isso!!falaram aqui tb sobre estarem chocando...
...daqui a pouco deve melhorar então....eu espero!rsrsrs
abração!
Rodrigo Loreto
Joinville-SC

"Grandes são as obras de Deus, procuradas por todos os que nela tomam prazer. Salmos 111:2"
Avatar do usuário
Rodrigo Esteves
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7798
Registrado em: Qua Set 15, 2004 6:32 pm
Apelido: Rodriguinho Fly
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: Rodriguinho Fly
Contato:

Mensagem por Rodrigo Esteves » Ter Fev 24, 2009 10:58 pm

Realmente estão na "choca".

Nessa época as traíras não gastam energia a toa, na verdade elas carregam uma energia grande já, acumulada na época PRÉ-DESOVA, e agora tentam gastar menos energia possivel.

As pequenas, por não reproduzirem, atacam qualquer coisa. Muitas vezes nos deparamos com uma ogra encostada, jogamos a isca pra ela, e vem uma menor e arregaça a isca (hahaha), isso é normal. As menores são mais rapidas, tem menos "pudor" ao atacar uma isca, já as maiores são mais oportunistas, não atacam qualquer isca, principalmente em certas épocas.

Hoje fui pescar traíra, e me deparei com o mesmo fato relatado por todos, as grandes encostadas (de ninhada), iscas passando na cara, e somente as menores atacando. O unico ataque de grande que tive foi em um shad, onde realmente passei na "toca" da traíra, ela simplesmente pegou a isca e jogou fora do seu ninho...não estava comendo mesmo.

Ainda não consegui achar uma isca que realmente faça a dentuça atacar pra valer... o jeito é respeita-la e se divertir com as menores...hehehe

Na época certa elas estarão comendo como loucas...(pós-desova)

Aí é só correr pro abraço...hehehe

bração
www.rodriguinhofly.com.br
-------------------------------------
Consultor e Instrutor da Escola de Pesca Esportiva Fishing Style
Since 2008

Rodriguinho Fly
Curso de arremesso com iscas artificiais
Curso de Fly Fishing
https://www.facebook.com/FishingStyleBH
Avatar do usuário
Luiz Bonfim
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4278
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 10:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Luiz Bonfim » Ter Fev 24, 2009 11:14 pm

agora saber o certo o mes da pós-desova ai num tem jeito mesmo , o raiva :evil: , o jeito é fazer o que o rodrigo falou , se pegar com as pequenas mesmo kkkkkkkkkk abraços
ETA CASCAVELÃO.... ... ....
Imagem
http://pescaremassa.blogspot.com
Avatar do usuário
Luciano Santos
CALOURO
Mensagens: 49
Registrado em: Ter Fev 10, 2009 7:12 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Luciano Santos » Sex Mar 06, 2009 3:09 pm

Galera é o seguinte aqui em Itajai, encontramos 3 lagoas que tem traira, saicanga, tilápia, lambari e carpa. o engraçado que no começo de janeiro até ali pelo dia 20/01 que foi a ultima traíra que peguei consideravel acima de 1 Kg, tava legal, batia direto muitas e muitas ações.
Após esta data do dia 20/01 o negócio parou até parece que não existe mais traira, o engraçado é que as vezes bem as vezes entra uma de 500 gramas 800 no máximo e muito dificil ação com traíra.
Eu até criei um tópico como " traíra inerte" pois fiquei meio assustado de uma ora para outra elas parem de atacar, mas deve ser faze mesmo.

Luciano - Itajai - SC
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Mar 07, 2009 6:07 pm

lageanol escreveu:Galera é o seguinte aqui em Itajai, encontramos 3 lagoas que tem traira, saicanga, tilápia, lambari e carpa. o engraçado que no começo de janeiro até ali pelo dia 20/01 que foi a ultima traíra que peguei consideravel acima de 1 Kg, tava legal, batia direto muitas e muitas ações.
Após esta data do dia 20/01 o negócio parou até parece que não existe mais traira, o engraçado é que as vezes bem as vezes entra uma de 500 gramas 800 no máximo e muito dificil ação com traíra.
Eu até criei um tópico como " traíra inerte" pois fiquei meio assustado de uma ora para outra elas parem de atacar, mas deve ser faze mesmo.

Luciano - Itajai - SC
Lhe enviei MP. Veja sua Caixa de Mensagens ..
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Luiz Bonfim
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4278
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 10:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Luiz Bonfim » Sáb Mar 07, 2009 10:09 pm

hoje dia 07/03 elas voltaram :twisted: amanhã tera relato :twisted: :twisted: :twisted:
ETA CASCAVELÃO.... ... ....
Imagem
http://pescaremassa.blogspot.com
Avatar do usuário
Bruno Pereira Müller
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 332
Registrado em: Sex Out 17, 2008 4:09 am
Cidade:

Mensagem por Bruno Pereira Müller » Qua Abr 01, 2009 6:51 pm

Domingo fui pescar e vi algumas trairas na beira das pedras muito mansas mesmo.... ... namorada jogo um crank e pego 1 de uns 20 cm.... ....mas teve uma que nos ficamos brincando com ela jogando iscas...as iscas batiam nela e ela nem so movia.... ... saiu qdo minha namorada cutucou ela com a vara de pescar.... ... isca o dia inteiro até de noite com tudo que foi tipo de isca....z90, spoock Jr, popper, spinner , Inna70, bomber 13 e nada.... ......o que pode ter acontecido??? quase sempre tenho resultados dessa vez nada.
Avatar do usuário
Luiz Bonfim
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4278
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 10:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Luiz Bonfim » Qua Abr 01, 2009 6:53 pm

olha meu chapa , não sei mesmo aqui deu uma parada geral , mesmo esquema teu , vc ve as bichonas no barranco ,esfrega a isca na kara delas e nada , sei la o que ta acontencendo , mas sou brasileiro e não desisto nunca heheheheheheh, abraços .
ETA CASCAVELÃO.... ... ....
Imagem
http://pescaremassa.blogspot.com
Avatar do usuário
Bruno Pereira Müller
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 332
Registrado em: Sex Out 17, 2008 4:09 am
Cidade:

Mensagem por Bruno Pereira Müller » Qua Abr 01, 2009 10:34 pm

Luiz sabado ou domingo vo de novo....to no mesmo esquema "so Br e nao desisto" mas mesmo esfregando as iscas e CUTUCANDO ela com a isca ela nao se move....
Avatar do usuário
Luiz Bonfim
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4278
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 10:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Luiz Bonfim » Qui Abr 02, 2009 12:25 am

bruno tenta no texas rig , é o que vou fazer bem lento mesmo , vamos ver o que da ,tomara que vc tenha sorte , espero as fotos , um abraço
ETA CASCAVELÃO.... ... ....
Imagem
http://pescaremassa.blogspot.com
Avatar do usuário
Carlos Roge Cella
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Mai 26, 2009 12:20 pm
Cidade:

... ...."CHOCANDO"... ....

Mensagem por Carlos Roge Cella » Sáb Jun 13, 2009 1:11 pm

olá pessoal, esse comportamento de vir atrás da isca e refugar é pq ela está protejendo o "ninho", ela considera que a isca vai "comer" seus ovos ou filhotes e sai catando cavaco atrás, mas não pega mesmo, é só para espantar o intruso.... ... natural de proteção, a maioria dos peixes fazem a mesma coisa na época de desova.... ..., pra mim é a melhor pescaria, pegar esses bichões.... ... como é feroz.... ....... ... A NATUREZA.... ...
Avatar do usuário
leandro nery
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Jul 01, 2009 5:16 pm
Cidade:

Cuidar do ninho

Mensagem por leandro nery » Sáb Jul 04, 2009 12:01 am

Rapaz... se choca não sei, mas observei uma vez (pescando a noite), iluminei na agua e vi as margens do rios uma traira de uns 2 kg, coloquei o anzol com isca na boca dela (literalmente na boca) rsrrs, ela refugou, ai fiquei com raiva e bati com a ponta da vara nela, ela saiu do lugar onde estava, não deu 1 minuto ela estava de volta no mesmo lugar, pude repara que havia diversos alevinos ao redor dela, se era a prole dela não sei...
Abraço
Avatar do usuário
ONAKA
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 200
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:05 am
Cidade:

Região para região???

Mensagem por ONAKA » Seg Set 07, 2009 12:05 pm

Olá pessoal....
Não tenho certeza, mas, me parece ser de região para região....estou enviando algumas fotos de bocudas de respeito que eu peguei nessa mesma época do ano, por aqui, me parece que o mês de dezembro é o mês de choca...apesar de já neste mês de setembro, elas estarem fugindo e só espantando as iscas....
Imagem

Pode ser que a região seja diferenciada, mas, os resultados sempre são muito bons nessa época do ano...

Imagem

Abraços
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Set 11, 2009 7:16 am

Onaka ... ...
Que bom te ver por aqui ... Estava sumido ...
Apareça em nosso encontro amanhã ...


http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=38364
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Estanislau Jaworski Jr
ANZOL DE OURO
Mensagens: 531
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 10:39 am
Cidade:

Mensagem por Estanislau Jaworski Jr » Qua Nov 11, 2009 3:46 pm

comigo ja aconteceu a mesma coisa!!

e como nosso conterrâneo, luis bonfim, citou, aqui no inverno é a epoca que sai as maiores. o pq...não sei. As vezes fica a tarde inteira batendo..n sai nada, derrenpente sai akele monstrao de 2.5kg. As atividades diminuem, porém o tamanho.... ....
inversamente proporcional
hehehe

abraço!
Responder

Voltar para “- TRAÍRA -”