pesca com caiaque

Espaço destinado aos navegadores que fazem uso de Caiaques. Sejam bem vindos ...
Flavio Empke
ASPIRANTE
Apelido: flempke

pesca com caiaque

Mensagempor Flavio Empke » Sáb Ago 05, 2017 6:21 pm

Gostaria de saber qual os caiaques que tem boa estabilidade e melhor custo beneficio para pesca ? E porque sempre tem porta vara virado para traz ? E oque faz o caiaque ter boa estabilidade ?
Raniel Alves
ASPIRANTE
Apelido: Raniel

Re: pesca com caiaque

Mensagempor Raniel Alves » Qua Ago 09, 2017 11:45 am

Bom dia Amigo,

Vamos la, vou tentar responder sua pergunta de forma clara e sucinta.

1º Atualmente, temos diversas marcas Nacionais que produzem caiaques de extrema qualidade (Lontras, Brudden, Hidro 2 e demais CIAs) e diversos modelos. Porem ai que ta, custo beneficio é muito impreciso dizer, pois tudo depende das condições que você vai usar o caiaque. Considerando que você tenha um porte físico médio (1.80Mts e 80Kg) e devido a crise o caixa esteja baixo, eu indicaria o caiaque de entrada da Lontras, o Pro Fish, tenho um e posso afirmar com certeza que não se arrependera.
Agora, voltando no assunto de estabilidade e CxB, eu acredito que o mais barato e que possui a melhor estabilidade seria o Caiman 100

2 - Essa é uma pergunta muito interessante, mas acredito que seja devido ao sentido do caiaque, por exemplo, vamos supor um caso, Amazônia, você ta naquele caminho para o lago "X", somente um córrego de água e vegetação fechada, se os suportes estiverem virados para frente, acredito que você não chegaria no lago com 1 vara inteira. Sacou?

3 - Os maiores fatores eu acredito que seja a largura e a quilha central, mas diversos outros fatores como centro de gravidade e peso pode influenciar tambem.

Espero ter ajudado =D
Stefano Bracco
ANZOL DE OURO
Contato:

Re: pesca com caiaque

Mensagempor Stefano Bracco » Qua Ago 09, 2017 4:24 pm

Flávio, para escolher um caiaque eu começaria definindo o local e o tipo de pesca e a distância a ser percorrida.
Existem dois tipos de estabilidade: a primária e a secundária. Sendo que a estabilidade primária é a estabilidade que todo mundo consegue sentir, para muitos a secundária passa em segundo plano.

A estabilidade primária é aquela que permite você pescar de pé em águas calmas e permite você subir/descer do caiaque com mais facilidade. É também aquela que balança menos quando você senta no caiaque. Caiaques com essa estabilidade mais acentuada são um pouco mais lentos e costumam ter uma maior largura. O contra é que esses caiaques são mais lentos e um pouco mais difíceis de desvirar caso ele vire.

A estabilidade secundária é aquela que deixa o caiaque mais estável em águas mais agitadas. Em situação de águas calmas ele balança mais, mas, em águas agitadas, ele é mais difícil de virar. Caiaques com estabilidade secundária mais acentuada são, no geral, mais rápido.

No geral:
Caiaque curto = mais fácil de manobrar, mas mais lento
Caiaque cumprido = mais difícil de manobrar, mas mais rápido
Caiaque largo = estabilidade primaria acentuada, mas mais lento
Caiaque estreito = mais eficiente na remada e mais fácil de manter a linha reta, mas com menor estabilidade primária.
Seguem abaixo dois links com conceitos básicos de caiaque:
http://desviantes.com.br/blog/post/qual ... para-voce/
https://caiaqueoceanicobrasil.wordpress ... e-caiaque/

A melhor coisa seria você conseguir testar vários caiaques para ver qual atende às suas exigências.

Além dos fabricantes mencionados pelo Raniel, tem também a AS (Atlântico Sul) que importa caiaques da China (praticamente réplicas e caiaques fabricados baseados em caiaques americanos).

Quanto ao porta vara virado para trás serve para quem pesca de corrico, além de não atrapalhar na remada.

Voltar para “- KAYAK FÓRUM - ”