SIRN-JANEIRO 2015
- Luiz Gusso
- GARATÉIA DE BRONZE
Mantenho em Santa Isabel do Rio Negro uma voadeira, 2 motores de popa yamaha 40 HP, motores elétricos, baterias, etc...
Pesco subindo e acampando nos afluentes até 5 dias.
Viajei para Santa Isabel do Rio Negro dia 2 de janeiro deste ano, cheguei dia 3.
No dia 4 subi um dos afluentes com objetivo de pescar acampado 3 ou 4 dias.
O afluente estava na caixa, nem muito seco, nem muito cheio, com um pequeno repiquete.
Os açus não estavam nos lagos, não peguei nada, no segundo dia, dia 5 já estava de volta em Santa Isabel.
Dia 6 subi outro afluente com o mesmo objetivo, o rio estava no ponto mas não tinha ação de açus, subi até a cabeceira, 250 km, 3 dias de trabalho duro e nada, muita pressão de pesca.
Dia 8 voltei para Santa Isabel e resolvi dar um tempo.
Dia 12 subi um terceiro afluente com a informação que estava muito seco e que outros pescadores que se encontravam lá já tinham subido com pouco sucesso, 260 km até a cabeceira
Da metade da subida observei que estava entrando um repiquete.
Com o rio muito seco os açus não ficam nos lagos, ficam no rio, mas nos primeiros dias de repiquete, com água fria entrando no rio, os açus entram nos lagos que começam a encher em busca de aguas menos frias e para se alimentar.
Para minha sorte foi exatamente o que aconteceu, pesquei quatro dias neste afluente e fiz uma boa pescaria para as condições de pressão de pesca que se encontra atualmente Santa Isabel.
Faz tempo que não faço um relato, não me lembro quando foi e nem qual pescaria , estou desmotivado para fazer relatos.
Você tem muito trabalho, tem que fotografar certo, o que é difícil para mim, pois o Carlinhos que me acompanha nas pescarias entende pouco de tirar fotos.
Você tem que escolher as fotos, mandar para o Photobucket, editar, etc...
Depois de muito trabalho para compartilhar, você faz um relato e ouve muitas asneiras, de como você pescou, de como você fotografou, etc...
Os açus mostrados neste relato são os exclusivamente pescados no dia 12, 13, 14 e 15 de janeiro do corrente ano, não coloquei nada de outras pescarias, que fique absolutamente claro.
A Prefeitura de Santa Isabel não fiscaliza absolutamente nada, só sabe cobrar 30 reais por dia de pescadores esportivos, sendo que no fim do ano faz um torneio de pesca dos açus para os pescadores da cidade, oferece um prêmio de dois mil reais para o maior açu, é uma matança de açus, este ano dois de 10 kilos pegos com isca vivas e outros menores, ninguém merece.
Pescadores locais fazem arrastão com rede para pegar açus nesta época de seca, além de outros tipos de pescas predatórias, uma verdadeira agressão ao meio ambiente.
Vou parar de falar destas coisas, é interminável a ignorância das pessoas da prefeitura e dos habitantes de SIRN.
Material utilizado:
Varas de carretilhas:
- 2 varas 5´8´ blank lamiglass 25 libras customizadas pelo Jansen.
- 1 vara 5´8´blank ST croix lll customizada pelo Jansen
- 1 vara 5´8´ falcon cara 30 libras
- 1 vara 5´8´fenwick blank antigo.
Carretilhas:
-carretilha shimano curado 201 E 7
-carretilha shimano chronarch 201 E 7
-carretilha shimano metanium mg 7
-carretilha shimano scorpion xt 1501
Linha:
Linha multifilamento Daiwa Samurai Braid 80 libras( excelente linha, resistente, fina, permite pescar sem líder, macia, não encharca, solta pouca tinta, boa durabilidade), com certeza a melhor linha no momento para açus.
Split rings:
Splits rings 150 libras do Charles da CCM em todas as iscas.
Garatéias:-
-VMC 6x black níquel em parte das iscas
-Owner 4 x na outra parte das iscas.
Iscas:
Hélice rip roller 5.25
Jumpin minnow osso e prata
Jig ultimate
Biruta 130
You zuri cristal minnow 130
Red pepper magnum
AMAZONAS + AÇUS uma paixão:
Lindo açu, coloração especial, ouro, laranja, muito lindo:
Este só tenho esta foto, não gosto de fotografar na pauleira mas o Carlinhos insistiu. Tirou esta foto do barco e quis descer, falei não, o cara pois o pé no tronco molhado e caiu sentado em cima do açu, que escapou por baixo do barco:
Um paca açu:
Um pequeno paca açu:
Rumo a liberdade:
Lindo este mais escuro mas com características de paca açu:
Lago especial, os açus gostam de lagos que tem alguma praia e folhas caídas :
Veja o barco com Toldo na praia, ressaca com muitas folhas, muitos açus:
Na mesma praia com chuva, faz parte:
Lindo este enferrujado:
Numa ressaca, muitas folhas:
Um mais alaranjado:
Este só salvei estas duas fotos, as outras ficaram mais borradas:
Acampamento Vip, mil estrelas, uma lona e duas redes com mosquiteiro, tirando os jacarés açu, as jararacas, as formigas , as surucucus, as onças, é muito tranquilo:
Um amarelo:
verde com laranja:
O menor açu que já peguei, lindo desde pequeno:
E pensar que fica deste tamanho:
Extra Terrestre também pesca açu:
verde escuro:
Este é para o Giovanni da loja tucunaré aqui em Curitiba, me deu esta camisa antes do Natal, esta bom Giovani, no peso que te prometi, esta bom assim a propaganda da loja:
Nas sombras do por do sol:
Lindo o amarelo:
cada um tem a sua característica:
a camisa deu sorte:
laranja com prêto, combinação perfeita:
uma mão bem usada:
Os bocudos:
Um abraço a todos.
Pesco subindo e acampando nos afluentes até 5 dias.
Viajei para Santa Isabel do Rio Negro dia 2 de janeiro deste ano, cheguei dia 3.
No dia 4 subi um dos afluentes com objetivo de pescar acampado 3 ou 4 dias.
O afluente estava na caixa, nem muito seco, nem muito cheio, com um pequeno repiquete.
Os açus não estavam nos lagos, não peguei nada, no segundo dia, dia 5 já estava de volta em Santa Isabel.
Dia 6 subi outro afluente com o mesmo objetivo, o rio estava no ponto mas não tinha ação de açus, subi até a cabeceira, 250 km, 3 dias de trabalho duro e nada, muita pressão de pesca.
Dia 8 voltei para Santa Isabel e resolvi dar um tempo.
Dia 12 subi um terceiro afluente com a informação que estava muito seco e que outros pescadores que se encontravam lá já tinham subido com pouco sucesso, 260 km até a cabeceira
Da metade da subida observei que estava entrando um repiquete.
Com o rio muito seco os açus não ficam nos lagos, ficam no rio, mas nos primeiros dias de repiquete, com água fria entrando no rio, os açus entram nos lagos que começam a encher em busca de aguas menos frias e para se alimentar.
Para minha sorte foi exatamente o que aconteceu, pesquei quatro dias neste afluente e fiz uma boa pescaria para as condições de pressão de pesca que se encontra atualmente Santa Isabel.
Faz tempo que não faço um relato, não me lembro quando foi e nem qual pescaria , estou desmotivado para fazer relatos.
Você tem muito trabalho, tem que fotografar certo, o que é difícil para mim, pois o Carlinhos que me acompanha nas pescarias entende pouco de tirar fotos.
Você tem que escolher as fotos, mandar para o Photobucket, editar, etc...
Depois de muito trabalho para compartilhar, você faz um relato e ouve muitas asneiras, de como você pescou, de como você fotografou, etc...
Os açus mostrados neste relato são os exclusivamente pescados no dia 12, 13, 14 e 15 de janeiro do corrente ano, não coloquei nada de outras pescarias, que fique absolutamente claro.
A Prefeitura de Santa Isabel não fiscaliza absolutamente nada, só sabe cobrar 30 reais por dia de pescadores esportivos, sendo que no fim do ano faz um torneio de pesca dos açus para os pescadores da cidade, oferece um prêmio de dois mil reais para o maior açu, é uma matança de açus, este ano dois de 10 kilos pegos com isca vivas e outros menores, ninguém merece.
Pescadores locais fazem arrastão com rede para pegar açus nesta época de seca, além de outros tipos de pescas predatórias, uma verdadeira agressão ao meio ambiente.
Vou parar de falar destas coisas, é interminável a ignorância das pessoas da prefeitura e dos habitantes de SIRN.
Material utilizado:
Varas de carretilhas:
- 2 varas 5´8´ blank lamiglass 25 libras customizadas pelo Jansen.
- 1 vara 5´8´blank ST croix lll customizada pelo Jansen
- 1 vara 5´8´ falcon cara 30 libras
- 1 vara 5´8´fenwick blank antigo.
Carretilhas:
-carretilha shimano curado 201 E 7
-carretilha shimano chronarch 201 E 7
-carretilha shimano metanium mg 7
-carretilha shimano scorpion xt 1501
Linha:
Linha multifilamento Daiwa Samurai Braid 80 libras( excelente linha, resistente, fina, permite pescar sem líder, macia, não encharca, solta pouca tinta, boa durabilidade), com certeza a melhor linha no momento para açus.
Split rings:
Splits rings 150 libras do Charles da CCM em todas as iscas.
Garatéias:-
-VMC 6x black níquel em parte das iscas
-Owner 4 x na outra parte das iscas.
Iscas:
Hélice rip roller 5.25
Jumpin minnow osso e prata
Jig ultimate
Biruta 130
You zuri cristal minnow 130
Red pepper magnum
AMAZONAS + AÇUS uma paixão:
Lindo açu, coloração especial, ouro, laranja, muito lindo:
Este só tenho esta foto, não gosto de fotografar na pauleira mas o Carlinhos insistiu. Tirou esta foto do barco e quis descer, falei não, o cara pois o pé no tronco molhado e caiu sentado em cima do açu, que escapou por baixo do barco:
Um paca açu:
Um pequeno paca açu:
Rumo a liberdade:
Lindo este mais escuro mas com características de paca açu:
Lago especial, os açus gostam de lagos que tem alguma praia e folhas caídas :
Veja o barco com Toldo na praia, ressaca com muitas folhas, muitos açus:
Na mesma praia com chuva, faz parte:
Lindo este enferrujado:
Numa ressaca, muitas folhas:
Um mais alaranjado:
Este só salvei estas duas fotos, as outras ficaram mais borradas:
Acampamento Vip, mil estrelas, uma lona e duas redes com mosquiteiro, tirando os jacarés açu, as jararacas, as formigas , as surucucus, as onças, é muito tranquilo:
Um amarelo:
verde com laranja:
O menor açu que já peguei, lindo desde pequeno:
E pensar que fica deste tamanho:
Extra Terrestre também pesca açu:
verde escuro:
Este é para o Giovanni da loja tucunaré aqui em Curitiba, me deu esta camisa antes do Natal, esta bom Giovani, no peso que te prometi, esta bom assim a propaganda da loja:
Nas sombras do por do sol:
Lindo o amarelo:
cada um tem a sua característica:
a camisa deu sorte:
laranja com prêto, combinação perfeita:
uma mão bem usada:
Os bocudos:
Um abraço a todos.
- Marcio Azzarini
- GARATÉIA DE TITÂNIO
- ANZOL DE OURO
- GARATÉIA DE BRONZE
- GARATÉIA DE OURO
- Estado: DF
- Daniel Hisao
- GARATÉIA DE BRONZE
- GARATÉIA DE OURO
- GARATÉIA DE PRATA
- Apelido: Piska
- ANZOL DE BRONZE
Não tem como ficar indiferente com os seus relatos !!!Parabéns pelos belos registros.
Como dizem as cicatrizes são como medalhas, tenho certeza que qualquer apaixonado pela pesca de Açus, sentiria orgulho em mostrar as marcas da batalha, nunca é fácil....para quem não pesca então, não tem nem como explicar tamanha loucura..
Obrigado por compartilhar mais esta grande aventura, sempre viajo nas imagens postadas nos relatos dos amigos e os seus são sempre especiais.
abraços
Não tem como ficar indiferente com os seus relatos !!!Parabéns pelos belos registros.
Como dizem as cicatrizes são como medalhas, tenho certeza que qualquer apaixonado pela pesca de Açus, sentiria orgulho em mostrar as marcas da batalha, nunca é fácil....para quem não pesca então, não tem nem como explicar tamanha loucura..
Obrigado por compartilhar mais esta grande aventura, sempre viajo nas imagens postadas nos relatos dos amigos e os seus são sempre especiais.
abraços
- Juarez Iaruchiski Junior
- GARATÉIA DE BRONZE
- ANZOL DE BRONZE
- ANZOL DE BRONZE
- Carlos OGAsawara
- GARATÉIA DE ADAMANTIUM
-
- ANZOL DE ALUMÍNIO
- GARATÉIA DE BRONZE
Obrigado Marcio, faz tempo que acampo por lá, um pouco sofrido quando chove muito mas muito bom com o tempo seco.Marcio Azzarini escreveu:Sensacional Gusso! Parabéns!
Baita aventura, acampado na Floresta Amazônica!
Lamentável essa matança, e as autoridades não fazerem nada, inclusive promoverem campeonato de pesca promovendo a matança...
Belo relato...
Abraço!
Infelizmente o Amazonas esta muito longe da cultura de preservação.
Poucas comunidades praticam a sustentabilidade com a preservação do meio ambiente.
Este exemplo promovido pela própria prefeitura de SIRN é lamentável.
Um abraço.
- Luiz Gusso
- GARATÉIA DE BRONZE
Obrigado Danilo, o que mais gosto nos açus são as cores lindas.Danilo Leutwiler Gabas escreveu:Luiz!!! Incrivel!! Isso sim é uma verdadeira aventura. Cara, a diferença no padrão de cor do açu realmente é muito bonita!! Parabéns pelos monstros capturados, e por compartilhar essa grande aventura.
Não teria alguns vídeos para compartilhar dessa aventura também??
grande abraço
O tamanho ajuda, mas a coloração é fundamental para mim, acho lindo. Admiro mais um lindo açu de 20 libras do que um descolorido de 22 libras por exemplo.
Infelizmente tive que por a capota, o que dificultou as filmagens.
A capota no barco é porque viajo muito, o lago colombiano no jurubaixi fica a 300km de SIRN, ano passado subi 3 vezes .
Um abraço.
- Luiz Gusso
- GARATÉIA DE BRONZE
- GARATÉIA DE BRONZE
Obrigado Sone, que bom que foi ao Amazonas, a pesca esportiva é tudo de bom.Eduardo Sone escreveu:Belíssimas imagens, Gusso!!! Parabéns!!!
Quero lhe agradecer também por todos esses anos de compartilhamento de conhecimento. Começo deste mês fui pescar pela primeira vez os açus e graças a pessoas como o senhor, fui preparado da melhor forma possível. Muito obrigado!!!
Edu Sone
É compensatório saber que ajudei as pessoas nos seus objetivos.
Nada de Senhor, me chama de Gusso, um abraço.
- Luiz Gusso
- GARATÉIA DE BRONZE
- GARATÉIA DE BRONZE
- GARATÉIA DE BRONZE
Obrigado Alcides.Alcides Barbosa - Piska escreveu:Belas capturas Gusso! É uma pena saber do descaso das autoridades em SIRN... Gostei da homenagem ao nosso grande amigo Giovani da loja Tucunaré!
Um grande abraço!
O descaso em SIRN é muito lamentável, isto que não falei tudo.
O amigo Giovanni merece, é um lutador.
Um abraço.
- Luiz Gusso
- GARATÉIA DE BRONZE
- GARATÉIA DE BRONZE
Obrigado Law, a sensibilidade faz parte dos grandes homens.Law Huei escreveu:Grande Gusso,
Como dizem as cicatrizes são como medalhas, tenho certeza que qualquer apaixonado pela pesca de Açus, sentiria orgulho em mostrar as marcas da batalha, nunca é fácil... ...para quem não pesca então, não tem nem como explicar tamanha loucura..
abraços
Palavras que me fazem sentir bem, obrigado.
Um abraço.
- Luiz Gusso
- GARATÉIA DE BRONZE
Obrigado Juarez, deixei de fazer muitos relatos porque me incomodei muito com pessoas pobres de espírito, só eu sei o que passei.Juarez Iaruchiski Junior escreveu:Simplesmente SENSACIONAL !!
Parabéns e OBRIGADO por compartilhar tanto conhecimento e estas fotos espetaculares.
Abraço.
Infelizmente vivemos num mundo em que só o dinheiro é valorizado.
Um abraço.
- Luiz Gusso
- GARATÉIA DE BRONZE
Obrigado Paulo.Paulo Marques escreveu:Açus para todos os gostos , dificil escolher
qual destes é o mais bonito .
Pescaria TOP , mas triste em saber que a pressão de pesca
pode ( e vai ) acabar com tudo isso...
Parabéns Gusso , grato por compartilhar.
Realmente a pressão da pesca em SIRN chegou ao extremo, o Amazonas dos açus esta prestes a desaparecer.
Um abraço.
- Luiz Gusso
- GARATÉIA DE BRONZE
- GARATÉIA DE BRONZE
- GARATÉIA DE BRONZE
- GARATÉIA DE OURO
... ... show hein !!! ... ... soh tucuna de respeito !!! ... ... mas '' esse esquema de acampamento '' eh o melhor que tem pra quem abre um pouco a mao do conforto , mas vai ao encontro do peixe !!! ... ... amigo meu jah fez umas duas desse tipo e foi bom demais tbm !! ... ... vlw ... parabens pelas capturas ! abraço .
"... .....O HOMI DOS RELATO-COMÉDIA...HEHEHE...."