RIO PARAGUAI - FEV 2015

Relatos em tempo real das pescarias ... Poste aqui a sua aventura e fique ligado nas pescarias realizadas ...
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

RIO PARAGUAI - FEV 2015

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Dom Mar 15, 2015 7:58 pm

RIO PARAGUAI, MS - FEVEREIRO DE 2015


Venho me dedicando, há muitos anos, às pescarias com iscas artificiais, em especial à do tucunaré. Assim, acabei deixando um pouco de lado outras modalidades de pesca, mas a vontade de voltar àquele lugar mágico, que é o Pantanal, sempre me acompanhou.

Muitos anos haviam se passado desde minha última pescaria no Pantanal. Aliás, uma excelente pescaria, com minha esposa e outros casais de amigos e filhos, no Passo do Lontra, rio Miranda, com muitos dourados, pacus, piaus e pintados.

Há pouco mais de um mês recebi um convite dos amigos e colegas de trabalho, Cláudio e Wilson, para passar uma semana no rancho do primeiro, às margens do rio Paraguai, em Porto Esperança. Como estava de licença do trabalho por trinta dias, aceitei de bom grado o convite, ficando muito contente pela oportunidade de rever a região.

O que mais atraiu minha atenção, além das excelentes companhias, foi que a proposta era de passarmos uns dias aproveitando a tranquilidade do lugar, fotografando, pescando sem a preocupação da quebra de recordes pessoais e sem aquela “bateção” de iscas, do raiar ao por do sol, até os limites de nossa capacidade física (agora tenho o restante do ano para isso... rsrsrs). Relaxamento mesmo.

Além disso, as notícias que chegavam de lá eram de que as condições estavam bastante favoráveis à pesca de pacu na batida, com vara de bambu, modalidade tradicional pantaneira e que eu ainda não havia tido a oportunidade de praticar.

Cabe lembrar que, em fevereiro, a pesca no rio Paraguai é aberta apenas para a modalidade pesque-e-solte, o que também nos garantia tranquilidade, com muito poucos barcos no rio, uma vez que muitos dos pescadores que vão para lá, infelizmente, só o fazem quando podem levar sua cota de peixe, portanto, de março a outubro.

O rancho é bastante amplo e confortável, bem planejado para o precioso descanso entre as saídas para a pesca.


Imagem


Imagem


Imagem


A região, embora bastante judiada pela pesca predatória, é muito bonita, com inúmeros corixos, ilhas e baías.


Imagem


Imagem


Em uma dessas baías a quantidade de piranhas era incrível.

Quando trabalhávamos uma isca de superfície, a água “fervia” de piranhas ao seu redor, até que uma delas fosse fisgada. Ao recolhê-la, podíamos ver inúmeras outras seguindo-a até o barco.

Certa manhã, o silêncio de nossa pescaria foi quebrado por uma grande e relativamente rápida agitação na superfície da água. Ficamos impressionados com a “fervura”. O piloteiro nos disse que era um cardume de piranhas atacando um peixe maior, possivelmente um pintado.


Imagem


Também nessa baía pude “voltar aos tempos de menino”, fazendo deliciosas pescarias de peixes miúdos, com varinha de bambu, em meio a jacarés curiosos e esfomeados.


Imagem


Sauás, tambiús e saias-brancas fizeram nossa diversão.


Imagem


Imagem


Imagem


Jacarés havia muitos, notadamente nas baías, e nos aproximávamos deles com certa facilidade. Aliás, na maioria das vezes eram eles que se aproximavam de nós, atrás dos peixes fisgados.


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Além dos jacarés, também vimos algumas capivaras, muitas ariranhas (para minha surpresa) e até um cateto, atravessando a nado uma baía. Como ele vinha da direção de um acurizal famoso pela presença de onças, achamos que, provavelmente, a vara havia sido atacada por uma delas e o porco, para se salvar, tenha se atirado à água e feito a travessia. Sabemos que catetos vivem apenas em bandos, daí nossa suposição ao encontrar o animal isolado.


Imagem


Imagem


Também avistamos inúmeras aves, nas margens do rio e baías e nas árvores ao redor do rancho, principalmente no pé de jenipapo (foto seguinte).


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Durante os dias em que lá estivemos o calor beirava o insuportável. Assim, preferíamos voltar ao rancho, no meio do dia, para tomar um banho, comer algo e descansar, deixando o retorno ao rio para as horas “menos quentes” dos finais de tarde.

Mas, em algumas ocasiões, quando estávamos mais distantes do rancho, comíamos algo em alguma sombra nas margens do rio, o que também era muito agradável, principalmente se houvesse vento para refrescar e espantar os mosquitos e mutucas.


Imagem


Bom, mas e a pesca?

Sei que os companheiros gostam de relatos com muitas fotos de peixes, mas optei por colocar apenas umas poucas imagens das espécies fisgadas, para que o relato não ficasse repetitivo e monótono, pois o tamanho dos exemplares variou muito pouco.

Como mencionei no início, o forte dessa pescaria foi a batida de pacus, com vara de bambu e isca de tucum, que é o fruto de uma pequena palmeira (próximas fotos).


Imagem


Imagem


A foto seguinte mostra bem os sinais dos pacus boiando, à tardezinha.


Imagem


Descíamos o rio com o barco atravessado, controlado pelo remo na popa, fazendo arremessos próximo à margem, batendo a isca na água uma ou duas vezes, para atrair a atenção do peixe, e deixando-a afundar na batida seguinte, dando um tempo para o ataque.

Não ocorrendo a ação esperada, repetia-se o movimento, sempre procurando imitar o fenômeno da queda natural dos frutos no leito do rio.

O pacu pega a isca com vigor, fazendo a vara vergar bastante e a linha “cantar”, proporcionando uma briga emocionante, mesmo se tratando de exemplares relativamente pequenos.


Imagem


Imagem


Imagem


Também fizemos a pesca do piauçu, apoitados em locais previamente cevados.


Imagem


A briga com um bom exemplar de piauçu é algo emocionante. Quem já vivenciou isso sabe bem de que estou falando.

A princípio ele vem relativamente manso, mas quando dá com a claridade na superfície...aguenta coração, porque ele briga muito e é muito forte!


Imagem


Imagem


Imagem


Peixes de couro, dessa vez não pescamos.

Dourado saiu apenas um e o felizardo fui eu. Mesmo de pequeno porte, é sempre uma felicidade ver os saltos do amarelão, com a artificial cravada em suas mandíbulas.


Imagem


Para “matar” a vontade de pescar com as artificiais havia as piranhas.

Nas baías eram muitas, mas muitas mesmo, porém, de uma maneira geral, de porte médio. As maiores eram encontradas no leito do rio e proporcionavam brigas muito boas. O que dava dó era o estrago que faziam nas iscas.


Imagem


E, finalizando o relato, nada melhor que imagens de um dos espetáculos mais majestosos do Pantanal: seu pôr do sol.


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Foi uma excelente pescaria, sem sombra de dúvida.

E que venha a próxima, se Deus quiser!


Carlos Vettorazzi
Piracicaba, fevereiro de 2015
Avatar do usuário
Victor Hozumi Kochi
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2095
Registrado em: Dom Jul 17, 2011 11:54 pm
Cidade:

Mensagem por Victor Hozumi Kochi » Dom Mar 15, 2015 8:21 pm

BLZ de Relato Carlos, só quem foi nessa região para saber o que e aquilo...
PESCA ESPORTIVA O ÚNICO CAMINHO.
Imagem
Avatar do usuário
Jean Marcell Melere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 11:51 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Jean Marcell Melere » Dom Mar 15, 2015 9:16 pm

Um dos melhores relatos que ja li.
Não trnho duvidas aue uma viagem dessa é de lavar a alma...
"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no Orkut, tão feliz como no Facebook, tão simpático como no Twitter, tão ausente como no Skype, tão ocupado como no MSN e nem tão bom como no Curriculum Vitae."
Avatar do usuário
Daniel Hisao
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1193
Registrado em: Sáb Jan 26, 2013 11:42 am
Cidade:

Mensagem por Daniel Hisao » Seg Mar 16, 2015 9:35 am

pacu na batida ainda quero fazer...
nosso esporte é pescar
Avatar do usuário
André Almeida - Beluga
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9788
Registrado em: Qua Mai 03, 2006 9:16 am
Cidade:

Mensagem por André Almeida - Beluga » Seg Mar 16, 2015 3:59 pm

Baita relato Carlão, fotos incríveis que transmitem toda a essência da pescaria, que é paz, amizade e natureza exuberante! Parabéns!
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Seg Mar 16, 2015 4:10 pm

Belo relato Carlos! Pescar Pacu com Tucum na batida é muito bom! Faz muito tempo que não pratico esta modalidade. Ô saudade!

Um abraço! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Marcio Azzarini
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9959
Registrado em: Seg Mar 10, 2008 4:13 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Azzarini » Seg Mar 16, 2015 4:28 pm

Parabéns pela pescaria e pelo relato Carlos!

Faz um ano que estive la, no Porto da Manga... O Rio Paraguai é sensacional... Espero voltar em breve...

Abração!
Pesque, fotografe e SOLTE!
Avatar do usuário
Dair Helaehil
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6459
Registrado em: Seg Out 29, 2007 5:47 pm
Cidade:

Mensagem por Dair Helaehil » Seg Mar 16, 2015 5:47 pm

Ahhhh....pantanal majestoso... que saudades...

Carlos , você esteve num lugar mágico. Palavras não descrevem o encanto deste lugar.
Estou me devendo voltar ao Cuiabá. Rever os seus ninhais , suas imensas áreas alagadas pelas águas das chuvas. Catar caranguejos nas raízes das couves(aguapés). E, ao final de um dia extenuante sob seus 40°, contemplar um cenário digno de uma tela de Renoir ; o esplendor do por do sol.

Parabéns , meu amigo. Você rejuvenesceu 10 anos nesta viagem.
Vivendo e aprendendo...
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Mar 16, 2015 8:34 pm

Parabéns Carlos ...
Estás se especializando em fazer relatos cada vez mais fantásticos ...

É o segundo relato em pouco mais de 15 dias ... E um melhor que outro ...

Na minha opinião, o Pantanal é o local mais belo do Brasil ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Seg Mar 16, 2015 11:26 pm

Victor Hozumi Kochi escreveu:BLZ de Relato Carlos, só quem foi nessa região para saber o que e aquilo...
Verdade Victor, o lugar é fantástico.
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Seg Mar 16, 2015 11:29 pm

Jean Marcell Melere escreveu:Um dos melhores relatos que ja li.
Não trnho duvidas aue uma viagem dessa é de lavar a alma...
Obrigado Jean.
Pode ter certeza que "lava" mesmo!
Todo pescador deveria ir ao menos uma vez ao Pantanal.
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Seg Mar 16, 2015 11:32 pm

Daniel Hisao escreveu:pacu na batida ainda quero fazer...
É uma modalidade bem interessante.
Guardadas as devidas proporções e apesar da rusticidade, seus movimentos lembram o fly.
A pegada do pacú é fantástica.
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Seg Mar 16, 2015 11:35 pm

André Almeida - Beluga escreveu:Baita relato Carlão, fotos incríveis que transmitem toda a essência da pescaria, que é paz, amizade e natureza exuberante! Parabéns!
Beluga, usando suas palavras, você entendeu a essência do relato.
Valeu!
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Seg Mar 16, 2015 11:40 pm

Alcides Barbosa - Piska escreveu:Belo relato Carlos! Pescar Pacu com Tucum na batida é muito bom! Faz muito tempo que não pratico esta modalidade. Ô saudade!

Um abraço! 8)
Piska, eu já havia pescado pacú na rodada com vara de bambú,nos tempos em que se fisgavam com facilidade peixes de 4-5kg. Era fantástico. Mas na batida eu ainda não havia pescado. Achei fantástico também, embora não tenha saído nenhum grande.
Abraço!
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Seg Mar 16, 2015 11:42 pm

Marcio Azzarini escreveu:Parabéns pela pescaria e pelo relato Carlos!

Faz um ano que estive la, no Porto da Manga... O Rio Paraguai é sensacional... Espero voltar em breve...

Abração!
Valeu Márcio!

Quando voltar para aqueles lados, veja se consegue dedicar um dia para descer até o Forte Coimbra, perto das fronteiras com Paraguai e Bolívia.
A região é linda.

Abraço!
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Seg Mar 16, 2015 11:51 pm

Dair Helaehil escreveu:Ahhhh... ...pantanal majestoso... que saudades...

Carlos , você esteve num lugar mágico. Palavras não descrevem o encanto deste lugar.
Estou me devendo voltar ao Cuiabá. Rever os seus ninhais , suas imensas áreas alagadas pelas águas das chuvas. Catar caranguejos nas raízes das couves(aguapés). E, ao final de um dia extenuante sob seus 40°, contemplar um cenário digno de uma tela de Renoir ; o esplendor do por do sol.

Parabéns , meu amigo. Você rejuvenesceu 10 anos nesta viagem.
Dair, eu estava precisando muito de uma pescaria como essa.
A pescaria pela pescaria. Sem a ansiedade pelos resultados.
E o Pantanal é ideal para isso.
Conheci a região nos anos 80 (por sinal, região de Porto Cercado, no rio Cuiabá). De lá para cá muita coisa mudou, mas a mágica permanece.
Forte abraço meu amigo!
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Seg Mar 16, 2015 11:59 pm

NELSON MACIEL escreveu:Parabéns Carlos ...
Estás se especializando em fazer relatos cada vez mais fantásticos ...

É o segundo relato em pouco mais de 15 dias ... E um melhor que outro ...

Na minha opinião, o Pantanal é o local mais belo do Brasil ...
Nelson, para mim o relato é uma extensão da pescaria.
Na verdade eu os escrevo para mim, como recordação das viagens, mas compartilhá-los também é um prazer.
No passado, quando voltávamos de uma pescaria, costumávamos reunir os amigos para uma peixada e para relatar os acontecidos.
Hoje, a tecnologia nos permite aumentar essa "roda de amigos" por meio da internet, não é verdade?
Obrigado e um grande abraço!
Avatar do usuário
Paulo Ramos Storino
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2885
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 6:40 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Ramos Storino » Qui Mar 19, 2015 9:15 pm

Belo relato Carlos , as imagens ficaram muito boas .

Abraços
Imagem

CATEGORIA JUNIOR
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Sex Mar 20, 2015 12:35 am

Paulo Ramos Storino escreveu:Belo relato Carlos , as imagens ficaram muito boas .

Abraços
Fico contente que tenha gostado Paulo.

Abraço!
Avatar do usuário
José Luiz Benedito
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1702
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 10:55 am
Cidade:

Mensagem por José Luiz Benedito » Qua Mar 25, 2015 8:30 am

Carlos , lendo seu Relato.. fiquei aqui babando! vc fez a pescaria que eu desejo fazer novamente a anos!

Ia mto pra lá , a regiao é lindissima e de beleza unica!

E vou te dizer a pescaria de pacu na batida com vara de bambu foi uma das melhores pescarias que ja fiz na vida!

abraçao !
Imagem
Avatar do usuário
Almery de Almeida
ANZOL DE OURO
Mensagens: 501
Registrado em: Sáb Set 12, 2009 9:04 pm
Cidade:

rio paraguai

Mensagem por Almery de Almeida » Qua Mar 25, 2015 12:48 pm

Saudações Carlos eu frequento o pantanal na região de porto murtinho desde 1987 e ja fiz pescarias memoraveis inclusive uma com mais de cinquenta dourados no corrico daria pra escrever um livro com as estorias e ¨causos¨ rs rs.Abraço.
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Qui Mar 26, 2015 5:16 pm

José Luiz Benedito escreveu:Carlos , lendo seu Relato.. fiquei aqui babando! vc fez a pescaria que eu desejo fazer novamente a anos!

Ia mto pra lá , a regiao é lindissima e de beleza unica!

E vou te dizer a pescaria de pacu na batida com vara de bambu foi uma das melhores pescarias que ja fiz na vida!

abraçao !
José Luiz, achei bem interessante essa pescaria de pacu na batida.
Ficu aquele gostinho de "um dia vou voltar" rsrsrs

Forte abraço!
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Re: rio paraguai

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Qui Mar 26, 2015 5:18 pm

Almery de Almeida escreveu:Saudações Carlos eu frequento o pantanal na região de porto murtinho desde 1987 e ja fiz pescarias memoraveis inclusive uma com mais de cinquenta dourados no corrico daria pra escrever um livro com as estorias e ¨causos¨ rs rs.Abraço.
Poxa Almery, encara esse projeto e escreve o livro!
A literatura de pesca é muito carente no Brasil e sua iniciativa seria muito bem recebida pela comunidade!
Grande abraço!
Avatar do usuário
Mauricio Velho
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 111
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 6:55 pm
Cidade:

Mensagem por Mauricio Velho » Dom Mar 29, 2015 11:59 am

Belas fotos.
Essa pescaria de pacu na batida é uma das mais top que tem.
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Ter Mar 31, 2015 9:27 pm

Mauricio Velho escreveu:Belas fotos.
Essa pescaria de pacu na batida é uma das mais top que tem.
Valeu Maurício!
É verdade! Essa pescaria é top mesmo!
Avatar do usuário
Cleison Palacio
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 479
Registrado em: Qui Jul 01, 2010 12:20 am
Cidade:

Mensagem por Cleison Palacio » Qua Abr 01, 2015 7:26 am

Relato top, Carlos !

Belas imagens !!
Avatar do usuário
Carlos Vettorazzi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Mai 08, 2008 9:29 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Vettorazzi » Sex Abr 03, 2015 7:20 pm

Cleison Palacio escreveu:Relato top, Carlos !

Belas imagens !!
Valeu Cleison!
Um abraço!
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Adriano R Patussi » Qua Abr 15, 2015 5:47 pm

Que belas fotos! Bateu uma saudade daquele paraíso ...

Parabéns!
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Responder

Voltar para “- CATERVA NEWS - FÓRUM DE RELATOS”