Comparação entre kits iniciantes.

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Eduardo A. Cordeiro
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 9:56 am
Cidade:
Contato:

Comparação entre kits iniciantes.

Mensagem por Eduardo A. Cordeiro » Sex Jan 01, 2016 6:15 pm

Meus caros,
Perdoem-me pela recorrência do assunto, mas se vocês fossem comprar um kit para presentear um iniciante, qual desses dois prefeririam? Considerando que o preço é equivalente:

http://www.aliexpress.com/item/MAXWAY-B ... eb201560_1
http://www.lojafsb.com.br/conjuntos-sci ... rmediarios.

Obrigado de antemão!!
Eduardo
Avatar do usuário
Eduardo A. Cordeiro
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 9:56 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Eduardo A. Cordeiro » Sex Jan 01, 2016 6:44 pm

Aliás, aproveitando a paciência dos amigos, 120g seria um peso aceitável para uma vara #8 com 2.7m?
Obrigado,
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Sáb Jan 02, 2016 2:04 am

Olá

Na pesca com mosca não existe o conceito de "kit para iniciantes"

Como em qualquer outra modalidade existem equipamentos de maior ou menor qualidade, que irão entregar performances diferentes em razão disso.

Mas, diferentemente das demais modalidades, o fator qualidade (principalmente em relação à vara e à linha) será muito mais sensível. Sensível a ponto de fazer um iniciante desistir do aprendizado, tal a dificuldade que irá encontrar.

Por outro lado, por melhor que seja o equipamento, esse não fará com que o iniciante tenha uma boa performance. Não adianta colocar uma Ferrari nas mãos de quem não sabe pilotar. O resultado provável será um acidente.

Portanto, para quem está querendo se iniciar na pesca com mosca, recomendo que inicialmente não compre nada. Recomendo que faça um curso formal - se existir na respectiva região - ou informal, com algum mosqueiro experiente (sempre existem, dispostos a ajudar) para se familiarizar com a modalidade e, no contato com o material, com os lançamentos, definir o que se quer, também em razão dos objetivos da pesca.

Sempre é bom lembrar que o equipamento mais caro que existe é aquele que não se usa.

À propósito, não conheço qualquer dos kits mencionados, mas uma conversa com o Thiago do FSB será muito esclarecedora

Abraços e boa sorte!
Avatar do usuário
Eduardo A. Cordeiro
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 9:56 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Eduardo A. Cordeiro » Sáb Jan 02, 2016 10:03 am

Luiz Almeida escreveu:Olá

Na pesca com mosca não existe o conceito de "kit para iniciantes"
...

Abraços e boa sorte!
Obrigado pela atenção Luiz!
Talvez kit para iniciante tenha sido mal colocado. Kit para pobretão seria o mais correto...
Fiz uma tentativa com um conjunto #5, mas não consegui lançar iscas um pouco maiores, para traíras, que são os únicos peixes que poderei pescar na minha região...
Infelizmente não tenho acesso à ninguém com mais experiência no fly, muito menos um curso. Me contento assistindo vídeos no youtube.
Eu gostaria de comprar uma vara #7 ou #8 e linha com peso na ponta flutuante, de qualidade razoável, que ao menos não desestimule pela completa ausência de qualidade.
O valor que posso dispor para isto, no momento, são ums 500 reais.
Um forte abraço!
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Almeida » Dom Jan 03, 2016 7:36 am

Olá Eduardo,

Na sua região existem vários bons mosqueiros. Sugiro você se inscrever no fórum www.mosqueirosdorio.com.br se apresentar e dizer que quer fazer contato com mosqueiros de sua região. O pessoal é bacana e receptivo.

Como lhe falei antes, converse com o Thiago Zanetti da FSB que ele lhe dará a melhor orientação possível para adquirir o equipamento mais adequado à pesca das traíras dentro de seu orçamento. E no Mosqueiros do Rio e em outro fórum, o Fly Fishing Brasil (www.flyfishingbrasil.com.br) além de ótimas informações e uma comunidade bacana (muitos dos quais são aqui do Caterva também) tem setor de classificados específico de fly, onde sempre tem oportunidades. Mas desde já posso lhe fizer que, para pescar traíras, com um pouquinho mais, uns R$700,00 dá para fazer um conjunto que lhe dará muito prazer de pescar.

Grande abraço e linhas tensas
Avatar do usuário
Eduardo A. Cordeiro
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 9:56 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Eduardo A. Cordeiro » Dom Jan 03, 2016 10:30 am

Muito obrigado pela atenção Luiz!
Vou fazer o que me sugeriste, um forte abraço!
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Dom Jan 03, 2016 11:04 am

Eduardo A. Cordeiro escreveu:Aliás, aproveitando a paciência dos amigos, 120g seria um peso aceitável para uma vara #8 com 2.7m?
Obrigado,
:D :D :D

Ola Eduardo,

O amigo Luiz Almeida já esclareceu sobre o conceito relacionado ao preço de varas e também indicou o melhor caminho para obter informações.

Quanto ao peso próprio de 120 gramas para uma vara #8 de 9 pés, é bastante confortável, embora o que realmente importa é o peso de "swing", mas não entrarei em detalhes porque os fabricantes não fornecem estes valores que são obtidos empiricamente.
Como referência minhas varas G-Loomis de #8, 9 pés pesam em em torno de 145 gramas e não considero isto como sendo um problema.

Grande abraço e feliz 2016 !

Odimir
Avatar do usuário
Eduardo A. Cordeiro
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 9:56 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Eduardo A. Cordeiro » Dom Jan 03, 2016 12:08 pm

Muito obrigado pela atenção Odimir!!
Como os peixes que eu pescarei serão pequenos, estou dando importância apenas para vara e linha. Comprarei uma carretilha de carbono, o mais leve possível, pois creio que ela servirá apenas para guardar a linha.
Um excelente ano para o amigo!
Avatar do usuário
Thiago Zanetti FSB
ANZOL DE OURO
Mensagens: 924
Registrado em: Sáb Abr 18, 2009 6:25 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Thiago Zanetti FSB » Dom Jan 03, 2016 5:43 pm

oi Eduardo

Eu não compraria nem um nem outro :shock: mas este:

http://www.lojafsb.com.br/conjunto-fsb- ... rmediarios.


Ambos que vc citou são OK, mas caso quebre a vara não terá reposição. Perderá para sempre.

Em contra partida este kit citado possui a Garantia FSB

http://www.lojafsb.com.br/ajuda-detalhe.asp?ID=22

http://www.lojafsb.com.br/peca-de-repos ... hop-brasil.

Parte para RPD # 6
R$ 67,50

linha Scientific Anglers americana + carretilha Orvis. Um ótimo valor.

:wink:
Avatar do usuário
Eduardo A. Cordeiro
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Abr 30, 2011 9:56 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Eduardo A. Cordeiro » Dom Jan 03, 2016 8:15 pm

Thiago,
Eu tenho uma experiência muito negativa com um conjunto #5 e acho que o #6, por melhor que seja qualidade, será muito semelhante.
Como eu quero lançar iscas maiores, estou decidido a investir num conjunto #7 ou #8 e preferiria esperar um pouco e comprar um dos conjuntos Redington da FSB.

Abusando um pouco mais da tua boa vontade, qual a tua opinião sobre esta vara?

http://www.lojafsb.com.br/vara-fsb-rpd- ... hop-brasil.

e da linha Rio Mainstream WF8F .

Obrigado e perdoe-me pelo inquérito.
Grande abraço!
Avatar do usuário
Thiago Zanetti FSB
ANZOL DE OURO
Mensagens: 924
Registrado em: Sáb Abr 18, 2009 6:25 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Thiago Zanetti FSB » Qua Jan 06, 2016 5:18 pm

Eduardo A. Cordeiro escreveu:Thiago,
Eu tenho uma experiência muito negativa com um conjunto #5 e acho que o #6, por melhor que seja qualidade, será muito semelhante.
Como eu quero lançar iscas maiores, estou decidido a investir num conjunto #7 ou #8 e preferiria esperar um pouco e comprar um dos conjuntos Redington da FSB.

Abusando um pouco mais da tua boa vontade, qual a tua opinião sobre esta vara?

http://www.lojafsb.com.br/vara-fsb-rpd- ... hop-brasil

e da linha Rio Mainstream WF8F .

Obrigado e perdoe-me pelo inquérito.
Grande abraço!
opinião sobre o que especificamente.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Jan 18, 2016 9:07 am

Eduardo, bom dia!

Atravessando um pouco a conversa, gostaria de dar minha opinião.

Você cita várias vezes que seu objetivo são as traíras. Se for para esta espécie apenas, podemos considerar:

- traíras costumam dar algumas corridas curtas, sem exageros, então a carretilha não precisa ter um freio de qualidade nem grande quantidade de backing. Economize nesses dois itens;

- traíras gostam de iscas grandes, volumosas e barulhentas. Para arremessar esse tipo de isca uma vara de numeração maior, de ação mais rápida e uma linha mais "cabeçuda" seria o ideal. Minha sugestão: as varas FSB RPD ou RPDX #7 ou #8 (melhor CB) combinadas com uma linha de peso bem concentrado na cabeça, como as outbound short da Rio ou Bermuda short da Royal Wullf. São linhas caras, mas valem a pena e, sem bem cuidadas, duram anos;

- leader (ou líder) para traíras é bem simples. Não é necessário os leaders cônicos progressivos, pois a apresentação não é o mais fundamental nesse tipo de pescaria. Grosso modo, duas seções de nylon monofilamento normal com 1.5m de 0.70mm e 1.0m de 0.55 e um pedaço de 20cm de shock tippet de fluorocarbon 50lbs é o que basta.

- moscas - volumosas e/ou barulhentas. Streamers, poppers, divers, creatures. Pode encomendar com os bons atadores profissionais que temos no Brasil (Keko, Bata, Thiago, Sharp, Marco, Betinho, Marcelo, Cido, Lê, etc). Ou fazer as suas, mas aí é mais custo, mais investimento em morsas, ferramentas, materiais.. vai com calma!! rs..

- literatura - o livro do mestre PDC é uma bíblia da pesca com mosca, em linguagem acessível e totalmente em PT-BR! Há o vídeo também! Ambos altamente recomendados! E tem o YT, que é de graça e tem muita, muita informação se tiver tempo e paciência para procurar! Nomes de referência: Mel Krieger, Dave Withlock, Joan Wullf, Stu Apte, Steve Rajeff, Goran Andersen, etc... No Brasil: Paulo Cesar Domingues, Gerson Kavamoto, Thiago Zanetti, Sergio 100, Laercio Quatrocci, Jonas Duarte, Betinho, Kid, etc

E.. bem vindo ao mundo da pesca com mosca!!

Grande abs

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Jan 18, 2016 9:09 am

ah.. esqueci.. aqui no Caterva temos grandes mestres na arte também.. tio Odimir Gaspar, tio Luiz Almeida, Andre, Thiago, etc.. aproveite..
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”