Como atar uma varejeira

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Nilson Oliveira
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 425
Registrado em: Dom Jun 05, 2005 7:17 pm
Cidade:
Contato:

Como atar uma varejeira

Mensagem por Nilson Oliveira » Qua Jul 23, 2014 11:40 am

Olá...sei que este assunto é meio tabu no fly,mas tirando isto,sabemos que a dita isca pega mesmo,mas que por ser pesada e criar quande atrito coloca em risco varas mais leves.
A pergunta é ninguem tentou atar algo similar,mas mais perto da filosofia do fly?tentei atar uma com o uso de um pequeno tubo de caneta mas ainda não nada como a original.Caso alguem arrisque na empreitada,por favor poste seus resultados.
Imagem
Avatar do usuário
Willians Lencina
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3510
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Willians Lencina » Qua Jul 23, 2014 5:31 pm

"Deixa eu falar bem baixinho...Ela já é atada,somente troque a garateia por um anzol".kkkkkkkkkkkk

Brincadeiras a parte, ja pensei no mesmo porem minha criatividade é pequena e parei de pensar nisso rsrsr.
Willians Guarapuava.

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Avatar do usuário
Nilson Oliveira
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 425
Registrado em: Dom Jun 05, 2005 7:17 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Nilson Oliveira » Qua Jul 23, 2014 6:35 pm

Willians Lencina escreveu:"Deixa eu falar bem baixinho...Ela já é atada,somente troque a garateia por um anzol".kkkkkkkkkkkk

Brincadeiras a parte, ja pensei no mesmo porem minha criatividade é pequena e parei de pensar nisso rsrsr.
então,as vezes é bom falar baixo mesmo,já vi uma conversa virar quase briga por conta de um flyseiro chamar a danada de mosca...
Mas brincadeira a parte,ela pega mesmo e como o fly não tem limites,acho que logo chegaremos a uma mosca que trabalhe tão bem como a tas varejeira...abs
Imagem
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Qua Jul 23, 2014 8:41 pm

Oi Nilson!
O problema que vejo é justamente o trabalho da varejeira, que acaba por torcer o líder. Fazer uma 'varejeira artesanal' que tenha o mesmo trabalho, infelizmente vai ter o mesmo efeito indesejado. Sem falar que pra arremessar ela já precisa um equipo mais pesado, que não seria o ideal pra usar com os peixes alvo da varejeira, o que tira toda a graça da briga com uma tilápia, por exemplo. Se for usar mais um girador então...nem se fala.
Na minha opinião, se quiser usar mesmo, compre e seja feliz. Pelo que vejo do pessoal que ata as próprias iscas, a filosofia é outra, imitar um inseto ou uma presa natural, e não imitar um plug, um spinner ou outro tipo de isca de bait, por isso acho que vai ser difícil alguém ter uma receita parecida com o que vc quer.
Abraço!!
Igor
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Nilson Oliveira
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 425
Registrado em: Dom Jun 05, 2005 7:17 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Nilson Oliveira » Qui Jul 24, 2014 8:03 am

Grande Igor,concordo.Na verdade acho que ocorre uma confusão no quesito imitar o que...acho que no caso das tilapias caçando cigarras ai não tem como inventar,é plug mesmo...já na varejeira,imagino eu,que uma mosca,insento,grande deve mesmo ser atrativa para o peixe citado,mas o x é este do equipamento,uso uma 6 pra bem pequenas e a vara esta perto do limite,não tanto pelo arrasto,mais pelo peso mesmo...por isto comecei a invetar um generico pra tais...pois do outro lado arremessar as varejeiras com boia de arremesso não me agrada tbm...rs...
Bom estou na luta se sair algo aproveitavel mostro aqui...se alguem souber de algum forum gringo onde tem atados me passe,pois lá devem ter algo o tipo.
abs
Imagem
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Qui Jul 24, 2014 8:08 pm

Pra cigarras eu discordo que tenha q usar plug, tem muita receita na net pra atar cigarras, procura por 'foam cicada' ou 'tying cicada" que irão aparecer vários modelos.
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Qui Jul 24, 2014 9:27 pm

Novata inexperiente apaixonada por movtos nas iscas, apenas "penso" que um 'nano' hélice ou artefatos quaisquer possam ser adaptados à algumas moscas, ampliando-lhes a sedução de certas espécies em situações específicas.

Se necessário, um micro girador não metálico ou tb "nano" leme ou quilha_ instalado cms ou mms à frente da peça giratória_'talvez' possa diminuir-lhes ou evitar-lhes a torção do lider...

Qto às Cigarras, o colega Igor Andrei já disse tudo! Ousando variar e simplificar receita de Curtis Fry, montei umas "Franks" :oops: à duas mãos c/ meu staf pitaqueiro que não é do ramo. Ainda carecem de aprimoramentos:

Imagem

Mas já permitiram capturas de belas carpas como a do avatar atual .
B. Sorte!
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Dom Jul 27, 2014 10:09 pm, em um total de 2 vezes.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Sex Jul 25, 2014 8:24 am

:D :D :D

Muito bom Ilza !

Estas sim são moscas para quem quer atar e pescar com cigarras ou varejeiras , utilizando equipamento de pesca com mosca.

Grande abraço
Odimir
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sex Jul 25, 2014 12:17 pm

:oops: :oops: :D
Ainda bem que Sir Odimir não nasceu com queda pra incendiário :roll:.
Pois além de incrível tolerância, noutros sentidos "bota pilha/fogo" messs... :lol:
Vlw por mais esta, Mestre :!:

PS: Apaixonados por movto nas iscas; tentaremos, mais à frente, específicos diferenciais cujas fantasias já rondam a mente; faltando inspiração e tempo p/ aperfeiçoar opções aos 1ºs e grosseiros ensaios práticos.

Abção!
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Thiago Reducino
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 136
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 12:03 am
Cidade:

Mensagem por Thiago Reducino » Sáb Jul 26, 2014 1:33 pm

Lindas moscas Ilza!!!!

Aqui na minha região com certeza iriam fazer sucesso com as tilápias e carpas!!!!

Ainda não tenho destreza para atar!!! um dia chego lá.... vou tentar fazr uma cópia das suas.... ...

Thiago
Avatar do usuário
Gelvane Geraldo
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 130
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 7:43 pm
Cidade:

iscas

Mensagem por Gelvane Geraldo » Sáb Jul 26, 2014 9:46 pm

eu tambem achei tuas iscas tipo assim ... ...,senao pegar nessas ...acabou.esse mundo mosca e sensacional.parabens ilza
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sáb Jul 26, 2014 10:29 pm

Thiago Reducino escreveu:Lindas moscas Ilza!!!!

Aqui na minha região com certeza iriam fazer sucesso com as tilápias e carpas!!!!

Ainda não tenho destreza para atar!!! um dia chego lá.... vou tentar fazr uma cópia das suas.... ...

Thiago
,
Gelvane Geraldo escreveu:eu tambem achei tuas iscas tipo assim ... ...,senao pegar nessas ...acabou.esse mundo mosca e sensacional.parabens ilza
:oops: :oops: Colegas, Thiago e Gelvane.
Estas foram as "1ªas tentativas ( de uma novata naba de tudo) em variar e simplificar" receita by Curtis Fry . Carecem de mais aperfeiçoamentos. Mas em lago natural pouco cevado por rações; e sob contextos bem escolhidos por uma "pecinha" mais experiente empunhando a vara, acredito no sucesso que não tive; tendo conseguido média de apenas 01 carpa/dia nos 03 em que tentei ( descontando outras poucas, perdidas por inexperiência).

Mas agradeço imensamente o incentivo, "um tanto imerecido" :wink:

PS.,Thiago : Se tua região ou outra conhecida tiver gdes carpas capim e/ou húngaras, "favor" informar-me, ainda que por mp! Que vou conferir quanto antes :twisted:

Ao colega Nilson Oliveira, minhas desculpas p/ leve desviar do tópico.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Willians Lencina
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3510
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Willians Lencina » Dom Jul 27, 2014 11:33 am

Ilza Gonçalves escreveu::oops: :oops: :D
Ainda bem que Sir Odimir não nasceu com queda pra incendiário :roll:.
Pois além de incrível tolerância, noutros sentidos "bota pilha/fogo" messs... :lol:
Vlw por mais esta, Mestre :!:

PS: Apaixonados por movto nas iscas; tentaremos, mais à frente, específicos diferenciais cujas fantasias já rondam a mente; faltando inspiração e tempo p/ aperfeiçoar opções aos 1ºs e grosseiros ensaios práticos.

Abção!
Por isso sou fã do mestre Odimir.
Willians Guarapuava.

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Avatar do usuário
Nilson Oliveira
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 425
Registrado em: Dom Jun 05, 2005 7:17 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Nilson Oliveira » Dom Jul 27, 2014 6:50 pm

Ilza,que bacana,suas iscas estão muito bonitas.novidade pra min,saber que as carpas tem atração por cigarras tbm,era um peixe que só usava as imitações de ração.em lagos naturais vi apenas em Curitiba(tinha um parque,tinha muitas).
Agora nobre colega Odimir,me permita ir mais fundo nesta questão das iscas não-fly.
As varejeiras com garateias de fato devem ferir algum preceito do fly,mas meu intento é ir além,tentar ver por outro prisma a questão.Pergunto,o que é tabu no caso de uma nova isca:seria a presença de metal,a isca ter movimento extra,ou o que seria que teriamos de fazer pra uma isca ser considerada de fly?digamos que por uso de muito habilidade conseguirmos contornar tais dificuldades,será que ia valer?
Pergunto pois vi um ratos atados pra big trutas que a primeira vista tbm parecem fugir do lugar comum,mas imagino ser iscas genuinas de fly,ou me engano ai tbm?
Imagino,se a menor idéia de polemizar o assunto,apenas que se,conseguir unir o que a Ilza tbm já deve ter imaginado,coisas nanos e atar algo que faça movimento e se pareça com uma mosca maior,e que se use fly.
Certa vez um grande amigo resolveu ir de cabeça no fly,e ao pegar gosto gastou uma pequena fortuna em uma vara top top pra pescar as ditas bitelas com as famigeradas varejeiras...O vendedor,um purista do fly,disse;Se eu soubesse que ia usar a vara pra pescar com "isto"(quase asco na voz) não teria vendido..."
profundo né..
Imagem
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Dom Jul 27, 2014 8:39 pm

:D :D :D

Ola Nilson,

Apenas elogiei os atados da Ilza que ao longo do tempo vem estudando
e se aprimorando nas técnicas da pesca com mosca, especialmente no atado.

Note que não fiz qualquer comentário sobre tuas considerações iniciais e
caso queira,pode ir fundo na questão, mas não é a mim que deve se dirigir
visto que não tenho o menor interesse na isca e muito menos no tema.

Abração
Odimir
Avatar do usuário
Thiago Reducino
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 136
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 12:03 am
Cidade:

Mensagem por Thiago Reducino » Dom Jul 27, 2014 9:16 pm

Ilza tem um pesqueiro próximo a minha casa que tem boas carpas.... são bem difíceis de pegar, mas mesmo assim estão saindo muitas carpas menores.... a coisa tá bem divertida...rs.... ....... carpas hungaras na casa dos 2 kg em meio dia eu peguei mais de 10.... detalhe.... não fui atras delas... fui com equipamento de cevadeira atrás dos redondos.... e elas entraram na miçanga..rs...rs..

Então no fly da pra pegar mais...rs..rs...
Avatar do usuário
Nilson Oliveira
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 425
Registrado em: Dom Jun 05, 2005 7:17 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Nilson Oliveira » Seg Jul 28, 2014 8:16 am

Odimir Manoel Gaspar escreveu::D :D :D

Ola Nilson,

Apenas elogiei os atados da Ilza que ao longo do tempo vem estudando
e se aprimorando nas técnicas da pesca com mosca, especialmente no atado.

Note que não fiz qualquer comentário sobre tuas considerações iniciais e
caso queira,pode ir fundo na questão, mas não é a mim que deve se dirigir
visto que não tenho o menor interesse na isca e muito menos no tema.

Abração
Odimir
Bom dia,Odimir...Muita calma nesta hora.
Será que escrevi de forma diferente do que pretendi?
Se o fiz me perdoe,mas sabendo do seu conhecimento e interesse no assunto,fiz a pergunta,e só por isto e nada mais.
Então ,sem a menor pretensão de nada negativo,me dirigi ao senhor para
sanar algumas dúvidas,somente isto.
Note que não use palavras que tenha conotação agressiva,de fato a forma como se lê e escreve as vez tomam rumos inesperados.
Perguntei,por que o assunto me interessa e como não sei nada e aqui é o melhor lugar pra perguntar buscava alguma resposta.
Passei horas vendo iscas de atadores famosos com garateias(pesca de salmão) e veio a dúvida do porque esta polemica estranha a respeito de iscas alternativas.
Então volto a dizer,que foi apenas uma pergunta,alias este foi o motivo do meu Post.,ok?
Minhas sinceras desculpas.
GRande abraço.
Imagem
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Seg Jul 28, 2014 12:18 pm

:D :D :D

Ola Nilson,

Volto ao tópico apenas porque você me citou novamente.
Não existe qualquer ressentimento, apenas não tenho interesse em discutir este tema no qual você insiste !

Abraços
Odimir
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Ter Jul 29, 2014 9:34 pm

Nilson Oliveira escreveu:Ilza,que bacana,suas iscas estão muito bonitas.novidade pra min,saber que as carpas tem atração por cigarras tbm,era um peixe que só usava as imitações de ração.em lagos naturais vi apenas em Curitiba(tinha um parque,tinha muitas)...
Olá, Nilson ( e colegas).

Agradecendo a tolerância a meu desvio do tópico, acho que vou reincidir, mais para esclarecimentos e incentivos que outra coisa, ok?

Por mais que estudos apontem vasto cardápio das diferentes espécies de carpas cf diferentes ambientes , épocas e contextos; optei por iniciar atando algo "pa-re-ci-do" com "cigarras" pq a TV noticiara a chegada das mesmas. E como nós pescadore(a)s, sempre "viajamos d+"... , infantilmente torci para que pudessem ser a "seca" da vez, no local [ onde não encontrei nenhuma...(?!) ].

Embora parcialmente efetivas, não seriam minhas 1ªs "Frank-cicaratas" ( cigarras/baratas) que confirmariam o apetite das Carpas pelas cigarras. Até pq, brincando de simplificar e alterar, cada qual é mais diferente do modelo. E não avisei às carpas fisgadas sobre qualquer semelhança com Inseto comentado :P ; tendo de reconhecer que as poucas capturas devam ter ocorrido mais pela época (pré-desova ? ) e contexto semi-natural e meteorológico de pesca ( queda de Press Atm estabilizada ? E curta chuva e ventania em dia de Sol ?, etc) que pelas moscas em si.

Tivesse eu arriscado atar umas mariposas brancas ( antigo e valioso coment do colega Diego C. Feldhaus/Caterva ; umas "white deer air moth" e "Air Head " by Gary Lafontaine; muito provavelmente teria pegado mais. Pois reparei que não só as carpas rodeavam, insistentemente, algo branco que não distingui se inseto, paina ou flor no meio do lago.

Após perceber formigões alados de uns 3cm, sob um toco de árvore cerrada que revirei...
Imagem
...atei um "marrom com asas mesma cor" e outro "negro c asas brancas". Antes de posar pra foto, o 1º foi confiscado, sem menor tensão da linha , por um peixe n identificado. O 2º, abaixo, não surtiu resultado ou não o usei o suficiente; por desejo infantil talvez, de ver ações nas "Frank cicaratas"Imagem

Recentemente li que formigões alados e zangões podem render muitas emoções à época de suas eclosões (Pedro Cordero).

Embora ainda iniciante, há muito percebi que , antes de endeusarmos ou descartarmos uma mosca, temos de atentar às características do peixe alvo. Seu cardápio presumido no momento, cf previsões entomológicas e observação; demandas de aproximação (especialmente com as carpas); modo como está comendo e se deslocando; modo de apresentação da isca à distância ideal , de modo o mais natural possível ( carpas são hiper assustadas), na trajetória presumida cf observação de seus deslocamentos alimentares que, muitas vezes, tendem a certo padrão. Havendo ainda que ajustar ao contexto, o trabalho rápido, mínimo , ou nenhum; em diferentes fases , talvez até de uma mesma pescaria.

Colegas, mesmo sendo ainda uma "sabe naaada, inocente!":D :lol:, alonguei-me para enfatizar o que já me ficou óbvio : "tudo" vai muito além do "pega-não-pega". E no lento decifrar deste "tudo", o "doce do mel" na pesca com mosca.

Para outra visão das "Franks":
Imagem

Que me perdoem os excessos, e boas pescas!
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Qui Jul 31, 2014 8:18 am, em um total de 5 vezes.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Ter Jul 29, 2014 10:00 pm

Thiago Reducino escreveu:Ilza tem um pesqueiro próximo a minha casa que tem boas carpas.... são bem difíceis de pegar, mas mesmo assim estão saindo muitas carpas menores.... a coisa tá bem divertida...rs.... ....... carpas hungaras na casa dos 2 kg em meio dia eu peguei mais de 10.... detalhe.... não fui atras delas... fui com equipamento de cevadeira atrás dos redondos.... e elas entraram na miçanga..rs...rs..

Então no fly da pra pegar mais...rs..rs...
Opa, Thiago!
Parabéns pelo afortunado quintal e pelas capturas. Se não mais produtivas, certamente ficarão mais emocionantes "na leveza do fly". :wink: Aos casteios! E volte mostrando-nos os resultados!

Curioso que as carpas aí, já estejam condicionadas às cevadeiras . Pois no local onde pesquei ( talvez pela quase nula presença de cevadeiros), se alguém lançava uma destas, as carpas sumiam por 02h . Por isto o fly surtiu efeito que espantou alguns olheiros. Entusiasmados, + de 01 x resolveram lançar cevadeiras no local, espantando as meninas. Num destes momentos, preferi me retirar.

Mas se as carpas aí, já se condicionaram às cevadeiras, receio dificuldades de capturas "à mosca" ( que dá um prazer diferente , um pco além do vivenciado com as rações artif _ que ainda não abandonei de todo; pra alegrar passeio qdo acompanhada de família ou amigos. Tb não imagino, aí, maior ou menor produtividade no fly ou na cevadeira; embora reitere a maior emoção com equipo de fly.

Certamente, um ótimo local para brincar e iniciar familiares e amigos interessados, tamanha a evidente disposição das "meninas" em animar os treinos...rs

PS: Peço que me corrijas, p. favor:
Se pesquisei certo, o local é recente. Por isto a maioria das carpas médio-pequenas. Já as "boas carpas" que mencionaste devem ser "cabeçudas", certo? Ou já viste Carpas Capim, Hungara...Espelho de bom tamanho por lá? Agradeceria este informe.
Vlw ! :wink:
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qui Ago 14, 2014 9:20 am

Nilson, na minha humilde opinião, a spin´n glo (e sua congênere nacional, varejeira) não são iscas para flyfishing porque foram concebidas para a pesca de baitcasting. A utilização delas em equipamentos para flyfishing tão somente porque permitem o arremesso é uma adaptação de nossas terras brasilis. Mas não difere de se colocar uma rapala de 3cm ou um anzol com minhoca. O que define a pesca COM mosca é o fato de se usar uma "mosca", isca concebida para a modalidade.

Usar um conjunto de vara, carretilha e linha concebida para a pesca com mosca e usar uma rapala ou uma varejeira, se está pescando com plugue em um equipamento para a pesca com mosca. Não é pesca COM mosca! Colocar um anzol com minhoca.. está se pescando com iscas naturais, por mais que se use uma vara Winston B3X, uma carretilha Abel e uma linha TT Joan Wulff signature (conjuntinho truteiro por excelência).

Se eu uso uma vara Megabass Destroyer, uma carretilha Scorpion XT, linha Daiwa X8, shock leader de fluorocarbon Seaguar (equipamento baiteiro top) para pescar de rodadinha com camarão vivo eu estou pescando de baitcasting (pelo equipamento) ou com isca viva (pela isca)? O mesmo no FF.

Não discuto a efetividade da gambiarra, funciona muito e pega bem mesmo. Caso queira utilizar sem excesso de torção no leader, compre as cabeças de spin´n glo sem montagem (sem arame e sem garatéia). Use um pedaço de shock leader de 20 lbs e uns 30 cms. Passe o corpo da spin pelo shock leader, uma ou duas miçangas plásticas (para facilitar o giro) e amarre um anzol ou uma mosca (uma ninfa não lastreada funciona bem). Caso não encontre somente os corpos da spin (lá fora tem na mudhole, lurepartsonline e barlows), corte o arame e garatéia de uma spin ou varejeira e faça o esquema. Pegue seus peixinhos e seja feliz. Mas não diga que pegou os peixes pescando com mosca.

Quanto às moscas atadas em garatéias.. sinceramente, nunca vi! Há salmon flies atadas em anzois duplos especiais, próprios para a modalidade, mas em garatéias mesmo, não tenho conhecimento. Não seriam garatéias com saias de plumas e brilhos, usadas na parte de trás de algumas iscas (rapala x-rap, rebel pop-r, chug-bug, etc) que você viu?

Abraços e linhas voando sempre

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Seg Ago 25, 2014 7:28 pm

Sensei Akamine ,

Jamais imaginaria encontrar resposta tão clara, e com a tamanha didática, típica de tuas linhas! Mas reconhecendo, ainda, a atenção demandada e sua utilidade; ouso agradecer em nome do colega Nilson : autor do tópico ; em nome do Grupo e dos mosqueiros em geral.

Se, como sempre me lembra o esposo: "a atenção, às vezes, é o melhor carinho"; nosso agradecimento e gratidão são o mínimo. Muito obrigada !

Sentimento que se estende eternamente, tb a quem tanto se doa, em fóruns vários , como nosso Mestre maior e tvz decano Odimir . A quem , por tudo que representa para o avanço do Flyfishing tupiniquim de milhares de pretendentes a mosqueiros ; nossas palavras, em quaisquer situações, devem lhe chegar sempre leves como plumas, como devem se tornar os corações dos contagiados pela modalidade.

Voltando de leve ao tema, diria que, embora viajando na Net, tenha visto mais de 01 mosca com garateia...;
Ex. que apelidei de "Spin Head Tube Garateia" Imagem
(Fonte: N lembro/Net)

..não espanta ser algo raríssimo ou quase desconhecido , como bem apontas, talvez por seu maior poder de ferimentos aos peixes, carregando pouca afinidade ou identificação com modalidade de pesca das menos nocivas, com uso frequente de anzol único s/ farpa .

Talvez por isto, até as "varegeiras" Spin-n-glu "vintagens" traziam apenas 01 anzol :
Imagem
( Fonte N lembro/Net)

Natural desejarmos artifícios que ampliem movimentação em nossas moscas. Nos meus primórdios (como se eu já tivesse saído deles...kkk), em pleno feriado litorâneo, onde presenciei a pesca de uns pevinhas com spinners; aproveitei dias chuvosos e, com latinhas de cerveja, confeccionei "mini hélices", adaptadas à frente de uns "clousers franks" improvisados com cabelos de bonecas antigas, etc. E me preparei pra quando o Sol voltasse...rs. Mas por mais que improvisasse uma emergida da isca, antes dos "pick ups" , estes foram sofríveis, face minha inexperiência com o "arrasto" resultante, complicado com meu primeiro uso de uma linha sinking em varão bruto.

Outros projetos "nano" para diferentes movtos às moscas ficaram adiados por limitações e outras descobertas:D :

Adentrar um pco mais à modalidade, facilita-nos compreender que a busca por movimento das moscas , "calcado apenas em mínimos detalhes construtivos " estranhos aos atados"; talvez deva ser tolerado como um "passo inicial" de pleno direito a quem se dispuser utilizar , quando ainda precisemos de uma "fuga" ao nosso desconhecimento dos movimentos conseguidos com diferentes técnicas de atado e outros recursos práticos da modalidade, como alguns citados abaixo.

Pois além de diferentes designs , arranjos de pesos e materiais como plumas e fibras nos propiciarem diferentes movimentos ou ilusão destes; penso que um dos maiores prazeres da pesca com mosca é o brincar, explorando os diferentes atados e variáveis manuseios da linha e vara; seja nos casteios ou noutras manobras. Quem já não viu alguém castear onde sequer há peixes, apenas treinando ou se divertindo com diferentes bailados da linha ao vento? Ou observando o comportamento de umas iscas, plumas ou fibras à diferentes recolhidas numa água límpida?

Assim, embora eu ainda esteja engatinhando, e pouco domine sobre o que escrevo, penso que o prazer da pesca se multiplica , qdo os movimentos à isca são dados por diferentes ações adaptadas ao contexto; cujo decifrar e agir com diferentes "atados" e "mends", "twitchings", "skatings" e "swings" ( embora não seja bilingue, "tentei" manter os termos originais, simplificando buscas dos eventuais leiga(o)s como eu ) , nos levam a outro nível de prazeres; tanto maiores, quanto mais conseguirmos atar a contento e "sermos a linha" e/ou "darmos vida através dela" _ O que , embora com limitações várias, espero viver e ter condições pra aprender e curtir um pouco...rs.

Humildemente, e muito agradecida, especialmente aos 02 Mestres e outros tantos, por tudo que me/nos descortinam,
Gde abç a tds.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Set 01, 2014 5:17 pm

Olá Ilza, há quanto tempo! Fico contente de ver que continua firme e cada vez mais envolvida com a nobre loucura do flyfishing!

Como você mencionou, não há que se estabelecer limites à criatividade humana na busca pela captura de nosso adversário escamoso. Apenas alguns preceitos básicos são repetidos há algum tempo pelos decanos da modalidade, após muitos e muitos anos acumulados de tentativas, erros e acertos. Infelizmente algumas afirmações são apenas feitas, mas não se explica o porquê, deixando a cada um que os lê e ouve a interpretação que reputar mais cabível. Como gosto de enfatizar quando temos nossos papos, o que eu falo é apenas a minha opinião, calcada tão somente em meus estudos e experiências, nem de longe tão vividas e apuradas como dos grandes mestres estrangeiros e locais (tio Odimir, tio Luiz, mestre Paulo Cezar, mestre Gerson e tantos outros nomes).

Já vi muita isca montada e atada tendo por base uma ou duas garatéias, mas nenhuma consistentemente reconhecida para o uso com equipamento de flyfishing. Até na revista Fly Tyer vez ou outra surge alguma, especialmente nas moscas atadas em tubo vazado (tube fly). Eu creio que há três motivos para não se usar garateias em moscas: segurança do pescador, danos ao peixe e hidrodinâmica. Os dois primeiros itens são autoexplicativos. Já a hidrodinâmica a que me refiro é a capacidade da isca de permanecer trabalhando com naturalidade na água e, em águas correntes, manter sua "postura" na água. Se você atar uma isca em uma garateia e lança-la na corrente, muito provavelmente ela começará a girar, torcendo leader e linha. O uso de anzol simples ou duplo (salmon fly hooks) mantém a barriga da isca direcionada para baixo, pelo peso do gap do anzol. Há ainda um quarto motivo, o mais controverso, que é a tradição. Vejo nas lojas virtuais estrangeiras muitas garatéias "vestidas" com bucktail, plumas, etc, que as fazem se assemelhar a iscar para FF, mas na verdade são vendidas para a montagem de spinners ou substituição de garatéias de plugues tipo jerk bait, gerando um atrativo a mais para os peixes.

Como me manifestei antes, as spin´n glo, varejeiras e similares continuam sendo uma isca de bait, não importando se usadas com uma garatéia, um anzol ou um sabiki preso a ele, porque são iscas feitas para a modalidade de baitcasting. Equivale a prender uma rapalinha e arremessar com o equipamento de FF. E a garateia é um agravante no quesito segurança do pescador, danos ao peixe e torção da linha.

Uso muito material inusitado para o atado, fruto da época em que não havia como comprar nada de material de atado no Brasil. Vivia em armarinhos em busca de plumas, brilhos e afins. Atava em anzois convencionais de pesca com iscas naturais... e mesmo assim pegava muito peixe. O clássico Mustad 92247, totalmente errado sob o ponto de vista dos atados modernos (entortado lateralmente, com fisgas de retenção de iscas nas costas), era meu carro chefe dos atados. Talvez por isso ainda use muita coisa alternativa em meus atados. Unhas postiças são imbatíves no atado de spoon flies. rs.

Enfim, sem dogmatismos nem ideais radicais, mas apenas a minha opinião sobre essa isca (de bait) tão controversa para uso no FF.

Grande abraços e linhas voando sempre. Abraços no esposo incentivador.

Beto Akamine


Ilza Gonçalves escreveu:Sensei Akamine ,

Jamais imaginaria encontrar resposta tão clara, e com a tamanha didática, típica de tuas linhas! Mas reconhecendo, ainda, a atenção demandada e sua utilidade; ouso agradecer em nome do colega Nilson : autor do tópico ; em nome do Grupo e dos mosqueiros em geral.

Se, como sempre me lembra o esposo: "a atenção, às vezes, é o melhor carinho"; nosso agradecimento e gratidão são o mínimo. Muito obrigada !

Sentimento que se estende eternamente, tb a quem tanto se doa, em fóruns vários , como nosso Mestre maior e tvz decano Odimir . A quem , por tudo que representa para o avanço do Flyfishing tupiniquim de milhares de pretendentes a mosqueiros ; nossas palavras, em quaisquer situações, devem lhe chegar sempre leves como plumas, como devem se tornar os corações dos contagiados pela modalidade.

Voltando de leve ao tema, diria que, embora viajando na Net, tenha visto mais de 01 mosca com garateia...;
Ex. que apelidei de "Spin Head Tube Garateia" Imagem
(Fonte: N lembro/Net)

..não espanta ser algo raríssimo ou quase desconhecido , como bem apontas, talvez por seu maior poder de ferimentos aos peixes, carregando pouca afinidade ou identificação com modalidade de pesca das menos nocivas, com uso frequente de anzol único s/ farpa .

Talvez por isto, até as "varegeiras" Spin-n-glu "vintagens" traziam apenas 01 anzol :
Imagem
( Fonte N lembro/Net)

Natural desejarmos artifícios que ampliem movimentação em nossas moscas. Nos meus primórdios (como se eu já tivesse saído deles...kkk), em pleno feriado litorâneo, onde presenciei a pesca de uns pevinhas com spinners; aproveitei dias chuvosos e, com latinhas de cerveja, confeccionei "mini hélices", adaptadas à frente de uns "clousers franks" improvisados com cabelos de bonecas antigas, etc. E me preparei pra quando o Sol voltasse...rs. Mas por mais que improvisasse uma emergida da isca, antes dos "pick ups" , estes foram sofríveis, face minha inexperiência com o "arrasto" resultante, complicado com meu primeiro uso de uma linha sinking em varão bruto.

Outros projetos "nano" para diferentes movtos às moscas ficaram adiados por limitações e outras descobertas:D :

Adentrar um pco mais à modalidade, facilita-nos compreender que a busca por movimento das moscas , "calcado apenas em mínimos detalhes construtivos " estranhos aos atados"; talvez deva ser tolerado como um "passo inicial" de pleno direito a quem se dispuser utilizar , quando ainda precisemos de uma "fuga" ao nosso desconhecimento dos movimentos conseguidos com diferentes técnicas de atado e outros recursos práticos da modalidade, como alguns citados abaixo.

Pois além de diferentes designs , arranjos de pesos e materiais como plumas e fibras nos propiciarem diferentes movimentos ou ilusão destes; penso que um dos maiores prazeres da pesca com mosca é o brincar, explorando os diferentes atados e variáveis manuseios da linha e vara; seja nos casteios ou noutras manobras. Quem já não viu alguém castear onde sequer há peixes, apenas treinando ou se divertindo com diferentes bailados da linha ao vento? Ou observando o comportamento de umas iscas, plumas ou fibras à diferentes recolhidas numa água límpida?

Assim, embora eu ainda esteja engatinhando, e pouco domine sobre o que escrevo, penso que o prazer da pesca se multiplica , qdo os movimentos à isca são dados por diferentes ações adaptadas ao contexto; cujo decifrar e agir com diferentes "atados" e "mends", "twitchings", "skatings" e "swings" ( embora não seja bilingue, "tentei" manter os termos originais, simplificando buscas dos eventuais leiga(o)s como eu ) , nos levam a outro nível de prazeres; tanto maiores, quanto mais conseguirmos atar a contento e "sermos a linha" e/ou "darmos vida através dela" _ O que , embora com limitações várias, espero viver e ter condições pra aprender e curtir um pouco...rs.

Humildemente, e muito agradecida, especialmente aos 02 Mestres e outros tantos, por tudo que me/nos descortinam,
Gde abç a tds.
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Seg Set 01, 2014 7:11 pm

Beto Akamine escreveu:Olá Ilza, há quanto tempo! Fico contente de ver que continua firme e cada vez mais envolvida com a nobre loucura do flyfishing!..."
(grifei)
Querido Sensei (Mestre) Akamine ,
Devido mil limitações desde financeiras, tempo, e até "linguístico-culturais" ( sou forçada a reconhecer :oops:) ; não tão "envolvida"... qto cada vez mais "encantada", como todos os infectados crônicos...rs. De modo que ainda não evoluí sequer para honrar os tantos incentivos e apoios de ttos de vcs., cujas palavras lembro sempre, em cada situação onde tento pô-los em prática ou apenas são trazidas à memória, juntamente com a gratidão por seus respectivos autores.

Então, uma das coisas que procurei focar , sem bajulação , é o justo reconhecimento a tudo que tantos Mestres representam para nós, pelo aprendizado e principalmente pelas "vivências" que nos facilitam. E novamente agradeço, em nome de todos e Casa, mais esta explanação complementando o tema, com tamanha clareza e coerência que até eu, e então todos, entendemos fácil e saímos um pouco mais de nossa escuridão.

Embora leiga, concordo plenamente com tudo antes e agora apontado pelo Mestre. Penso ser natural a busca dos iniciantes ( como eu) por certos artifícios que dêem movtos e outras características às suas iscas; na certeza de que, quanto mais se avança na modalidade, acabarão sendo descartados e trocados por métodos tradicionais, sustentados por técnicas específicas da modalidade . Tanto pela efetividade que bem apontas em relação a anzol único x garateia; bem como pelo maior prazer resultante, cf abaixo :

Imagino que, qualquer pessoa que, com todo direito, se inicie improvisando hélices, etc., na busca de movtos à suas iscas; ao adquirir mais conhecimentos; naturalmente se verá tentada a conseguir , se não os mesmos, outros movtos através das técnicas da modalidade, como os "atados" e controles e trabalhos de linha _ como alguns dos citados na "língua chata" em minha resp anterior, justamente p "facilitar" a colegas leigos como eu alguma busca que desejem.

Não que eu os tenha conseguido. Ainda estou longe disto. Ato e pesco nada, ainda. Mas ter espiado por sobre árvores do quintal, faz sonhar em conhecer e explorar, até onde possível, todo o bosque avistado. :roll: :wink:

Comparação tendo o Bait como ex: Imaginemos o prazer de pescar com uma isca eletrônica de bait, que apenas colocássemos na água e ela nadaria sozinha ou por controle remoto, atraindo e fisgando o peixe; que depois seria trazido até nós , bastando-nos mover os dedos num joystick...E então comparemos com prazer da pesca sob ricas variações de ações mentais e corporais do pescador, sob os diferentes arremessos e trabalhos dos diversos baits, que já são um prazer em si. Tanto que leva pessoas a pinchar em lagos sem vida, apenas para treinar pinchos e estudar os movtos destas peças aos diferentes trabalhos.( no passado, já fiz isso até sob garoa e friagem...) :wink:

Ao Sensei e tods,
Gde Gratidão e abç.
Ilza e seu incentivador + próximo.
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Ter Out 07, 2014 7:24 pm, em um total de 1 vez.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Dom Out 05, 2014 2:23 pm

Nilson Oliveira escreveu:Ilza,que bacana,suas iscas estão muito bonitas.novidade pra min,saber que as carpas tem atração por cigarras tbm,era um peixe que só usava as imitações de ração.em lagos naturais vi apenas em Curitiba(tinha um parque,tinha muitas).
(grifei)
Há poucos dias, um discreto incentivador me mandou link sobre http://vimeo.com/69860747 !
Bem que meu "Marcos Reia Genérico" podia ter filmado umas cenas...Mas ficávamos tão envolvidos que tvz não conseguisse...rs) . Agora é te preparares p voltares ao citado parque de Curitiba no outono! :wink:
Sorte!
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Sex Fev 20, 2015 12:02 am

Bem,sem querer polemizar ou zaralhar o tópico, foi aqui no Caterva que eu vi, certa feita, a definição do que é uma mosca (não me lembro bem, acho que foi o Beto Akamine que definiu):se você ata, é mosca;se não se pode atar, não é mosca.
Até porque a maioria dos patterns modernos envolvem materiais sintéticos.
Então, se vc não ata uma varejemosca!ira, não é
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”