EFFMB Parte 3 - Numeração dos Equipamentos e seu Uso

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

EFFMB Parte 3 - Numeração dos Equipamentos e seu Uso

Mensagem por Beto Akamine » Sex Dez 28, 2007 2:37 pm

Opa, opa, aguentam mais um pouco?? (rs)

Os amigos do BC muitas vezes ficam pensando:
- Que raios é equipamento #4? Ou #8?

No FF classificamos normalmente os equipamentos com base em numeração que vai do 1 ao 15. A Sage já fabricou uma vara #0 para malucos que queriam algo ainda mais leve.

Quanto menor a numeração, mais leve o equipamento. Um equipamento 1 a 2 seria considerado ultra light para os padrões do BC. 3 a 4 pode ser light. 5 e 6 medium light. 7 e 8 medium. 9 a 10 medium heavy. 11 a 12 heavy e 13 a 15 extra heavy. Essa classificação não é uma regra, mas um indicativo apenas, ok?!

Uma observação importante. Quase sempre uma vara #5, por exemplo, fará conjunto com uma linha #5, um leader compatível com linha #5 e uma carretilha compatível com #5. Por isso falamos em conjunto para FF #5. Há exceções mas isso eu falo beeeem mais tarde (se me aguentarem até lá...rs)

Varas mais leves tendem a ser mais curtas pois entende-se que não se compra um equipamento #2 para efetuar arremessos de 20 metros (uma enormidade em se tratando do FF). O comprimento médio varia de 7´6 a 8´. Contrário senso, varas mais pesadas tendem a ser mais longas, mas dificilmente ultrapassando o comprimento de 10´ por causa da relação potência x controle. Há varas mais longas para situações específicas de pesca, como as varas para spey casting (de 11´ até 15´) ou mesmo as varas double-hand, longas e mais rápidas, usadas para longuíssimos arremessos e iscas grandes, em busca do pike (muskelunge ou lúcio).

Mudando de saco para mala, vou falar um pouquinho sobre o BC. Na pesca de BC é comum passarmos do equipamento médio para o ultra-light, respeitado o peso da isca e o peixe que se quer pescar, buscando-se esportividade na briga com o peixe. Pode-se sacar um bass de dois quilos com um conjunto de 20lbs bem como com um conjunto de 4 lbs, desde que o casting weight das duas varas seja compatível com a mesma isca usada. No fly não é bem assim....

Não raro pode-se usar um equipamento #4 para pescar uma truta de 4 quilos com mosca seca e exigir-se um equipamento #8 para a pesca de black basses de 800 gramas. Mas por que?? Porque o fator mais determinante para a numeração do equipamento que se vai usar para uma dada pescaria é a isca que este terá de carregar. No primeiro caso uma mosca seca atada em anzol #18 é facilmente arremessada com o equipamento #4 e um longo e leve leader, ainda que o peixe pretendido seja grande. No segundo exemplo, embora os peixes sejam menores, as iscas usadas na sua captura são grandes ou pesadas ou volumosas, ou ainda, as 3 coisas juntas. Arremessar um hairbug em anzol #1/0 com equipamento #4 e leader longo e fino é praticamente impossível, ainda mais se se busca uma distância decente de arremesso. Aí o porquê se sobredimensionar o equipamento, não em razão do peixe, mas em razão da isca.

Distância do arremesso é outro fator que pode determinar o uso de equipamentos mais pesados. Locais com muito vento também, pois um equipamento mais pesado facilita o controle da linha no ar.

Por isso há a recomendação aos iniciantes que adquiram um conjunto médio, #6 ou #7, para começar. Com esse tipo de equipamento é possível pescar-se uma variedade muito grande de peixes em uma grande gama de situações. Com o tempo, sentindo a necessida, o pescador irá adquirir numerações maiores e menores que mais se adequem às situações de pesca que lhe são corriqueiras.

Finalizando, a pergunta que sempre é feita: numeração par ou ímpar?
Se pegarmos um conjunto de FF #6 e #7 veremos que há pouca diferença entre ambos. Mas se pularmos de um #6 para um #8 a diferença será bem mais evidenciada. Por isso que os pescadores de FF costumar pular um número entre seus conjuntos, adotando numeração par ou ímpar. Em São Paulo é usual adotar-se numerações ímpares, no Paraná optaram pelas numerações pares. E há aqueles que querem um maior contraste entre os equipamentos, pulando de 3 em 3 a numeração do cojunto (exemplo: #3, #6 e #9). Questão de gosto.

Afe, acho que por hoje chega! Boa passagem de ano a todos!! Vou ver se retomo esse papo doido em 2008 (ou antes)

abracaum

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
José Eduardo Ramos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1082
Registrado em: Seg Nov 12, 2007 8:40 am
Cidade:

Mensagem por José Eduardo Ramos » Sex Dez 28, 2007 2:51 pm

Beto, já não sou tão leigo assim em fly, graças a vc. Parabéns. Aguardo o prosseguimento com ansiedade.
Bom ANO pra vc tbém.
José Eduardo Ramos

Dracena-São Paulo
Avatar do usuário
Carlos Eugenio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 648
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 9:27 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Eugenio » Sex Dez 28, 2007 3:00 pm

Não chega não !!!!!!
Não esconda nada ... ... ...... ..... rsrsrs

Ficaremos no aguardo !!!

Abç
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Sex Dez 28, 2007 3:08 pm

pelo jeito .. vc tá super atarefado aí no teu trampo heim kkkkkkkkkkkkk
Avatar do usuário
João Reis
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1511
Registrado em: Qui Abr 21, 2005 6:54 am
Cidade:

Mensagem por João Reis » Sex Dez 28, 2007 4:32 pm

O Oga tá super interessado pois ele adora fly, depois que deixou de fumar então, é aluno garantido pra fazer mosca voar rsrsrs..
Avatar do usuário
Fabricio Tabata
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1603
Registrado em: Sex Ago 25, 2006 3:40 pm
Cidade:

Mensagem por Fabricio Tabata » Sex Dez 28, 2007 5:21 pm

...feliz ano novo e valeu pelas aulas!!!

abs
Boas Pescarias!
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sex Dez 28, 2007 6:52 pm

Parabéns Beto, ficou muito bom... vc conseguiu transformar um assunto técnico numa leitura agradável, como sempre.

Textos como esse fazem a Caterva estar sempre um passo a frente das Revistas tradicionais.

Realmente gostei muito!
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Maruyama
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7571
Registrado em: Qui Fev 23, 2006 8:25 am
Cidade:

Mensagem por Maruyama » Sex Dez 28, 2007 6:52 pm

- Karamba , parabens Akaminesam , muito bom os textos , to quase comprando um conjuntinho 6 , farta pouco .
Imagem
Avatar do usuário
Jefferson Yoshizumi
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1120
Registrado em: Sáb Nov 26, 2005 3:02 am
Cidade:

Mensagem por Jefferson Yoshizumi » Sex Dez 28, 2007 10:02 pm

Está "ótemo"!
Qual será o próximo capítulo?

- Trabalho de iscas? Velocidade de recolhimento?
- Carretilhas? Fricção? Backing?

Também tô no aguardo. Parabéns Beto!
Jefferson Yoshizumi
Curitiba - PR
Imagem
Avatar do usuário
Julio Yamamoto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 751
Registrado em: Sex Mar 23, 2007 12:32 pm
Cidade:

Mensagem por Julio Yamamoto » Sáb Dez 29, 2007 12:43 am

Parabéns pelo texto..agora estou començando entender de fly.... ......espero que continue....não deixe só na promessa.... :D :D
Abraços,

Julio Yamamoto.:

Imagem
Avatar do usuário
Paulo Vinicius Oliveira
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1644
Registrado em: Qui Nov 23, 2006 6:46 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Vinicius Oliveira » Sáb Dez 29, 2007 1:06 am

Esses textos estão me ajudando muito, eu que quero começar a praticar a pesca com mosca. :wink:



vai parar no III....??? :(
Avatar do usuário
Marcelo Hayashiuchi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 898
Registrado em: Qua Jul 19, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcelo Hayashiuchi » Sáb Dez 29, 2007 8:25 am

Parabéns Beto sam

Abraço
Marcelo
Cornélio Procópio - PR.

Imagem
Avatar do usuário
Sandro Hoff
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 217
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 12:17 pm
Cidade:

Mensagem por Sandro Hoff » Sáb Dez 29, 2007 2:03 pm

Estão fantásticos estes tópicos! Beto, obrigado pelas aulas e por compartilhar seu conhecimento conosco.
Aguardo ansioso pela continuação!
Abração,
Sandro Hoff
Avatar do usuário
Gabriel Guimarães
ANZOL DE OURO
Mensagens: 906
Registrado em: Ter Jul 31, 2007 1:23 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Guimarães » Dom Dez 30, 2007 5:43 am

Estamos aguardando!
CATERVA SUB-21

PESCA ESPORTIVA

Good things happen for those who bait!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Dez 30, 2007 1:08 pm

Valeu Beto ...
Aguardamos a continuação em 2008 ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
ALEX-Aldefly
ANZOL DE OURO
Mensagens: 579
Registrado em: Ter Dez 06, 2005 10:24 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por ALEX-Aldefly » Dom Dez 30, 2007 2:42 pm

Beto Akamine, parabéns!

tão elucidativo em tão poucas linhas!!!



como entusiasta do fly só posso agradecer por esses seus textos!


[]s
alex (aldefly)
www.flyfishingbrasil.net
fórum exclusivo de fly
visite-nos!
Imagem
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Seg Dez 31, 2007 12:20 pm

Só pra complementar, Beto, a Sage já lançou o equipo #00, ou "double 0", como eles denominaram este que é o mais leve equipamento de fly conhecido. Parabéns pela didática e pela desmistificação do FF. Continue sempre nos brindando com seus conhecimentos.
Abraço!!!
Imagem
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Seg Dez 31, 2007 12:25 pm

José Zuanon escreveu:Parabéns Beto, ficou muito bom... vc conseguiu transformar um assunto técnico numa leitura agradável, como sempre.

Textos como esse fazem a Caterva estar sempre um passo a frente das Revistas tradicionais.

Realmente gostei muito!
Zuanon...
Eu diria que pessoas como o Akamine-san, você, o Hilton e o Kazan fazem a Caterva estar anos-luz à frente das revistas de pesca.
Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Qua Jan 02, 2008 8:22 am

FANTÁSTICO :o :o :o

Prêmio Nobel... Beto, como sempre...

Agradeço muito esse texto...
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Jose Silverio
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 83
Registrado em: Qua Fev 14, 2007 2:21 pm
Cidade:

Numeração de equipamentos de fly e seu uso

Mensagem por Jose Silverio » Qua Jan 02, 2008 1:50 pm

Ótimo texto, recomendável principalmente aos iniciantes ou a quem está interessado em praticar essa extraordinária modalidade de pesca.
:D :D :idea:
Pescando e aprendendo.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Jan 07, 2008 8:43 am

Olá amigos, eu que agradeço por me estarem prestigiando com os acessos e leituras. Fico contente de poder ajudar, ainda que timidamente, alguns colegas mosqueiros e outros que futuramente ingressarão nessa fantástica modalidade de pesca (néééééé Oga?? rs)

Haruo-san, grato pelas informações. Se a Sage fazia equipamentos #0 para malucos, os equipamentos #00 devem ser para os extra doidos (rs).
Imagino que os japoneses devem estar adquirindo esses equipamentos para a pesca dos micros coayus e wakasagis que povoam os riachinhos de encosta da região, e que dificilmente superam o tamanho dos nossos lambaris. Já assisti alguns vídeos desse tipo de pescaria e me pareceu que os equipamentos #1 e #0 que usavam estava mesmo sobredimensionado.

Obrigado a todos pelas palavras elogiosas e de incentivo. Vou me empenhar para dar continuidade ao assunto em 2008!

Abraços
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Sex Jan 11, 2008 2:24 pm

Beto-sam, vc é a Biblia do Pescador em pessoa.... .... muito legal os textos, não sou flyzeiro mas pretendo aprender.... ... ... como iniciante, já sei que pra começar é um conjunto #6 ou #7.... ....

Continue nos ensinando.... .....

Valeu.... ....
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Jun 23, 2008 10:50 am

Rodão escreveu:Beto-sam, vc é a Biblia do Pescador em pessoa.... .... muito legal os textos, não sou flyzeiro mas pretendo aprender.... ... ... como iniciante, já sei que pra começar é um conjunto #6 ou #7.... ....

Continue nos ensinando.... .....

Valeu.... ....
Opa, Rodão, quando for adquirir o equipamento, me mande uma mensagem ou mail que conversamos sobre o equipamento mais adequado para a sua situação de pesca.
Se quiser treinar uns pinchos antes de decidir pelo equipamento, pegue um ônibus e venha até Ponta Grossa... rs
Abs
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Herbert Ida
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Jan 10, 2009 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Herbert Ida » Dom Jan 11, 2009 10:08 pm

E ai amigos do Brasil, PAZ a todos!!!vi o comentario a respeito da vara de fly n#0 coisa de maluco né, nw xeguei nesse estagio tenho uma n#1 que sorte rsrsrsr, mas sinto informar que as coisas estao ficando mais graves ainda!!!ja tive informaçao que ja tem varas com numeraçao negativa(-) ou seja menor que n#0!!! depois que mostrei a minha n#1, a um amigo,ele me informou tem muita gente maluca né sorte que naw xegamos nesse estagio ainda KKKKKK!!!!!!

IDA´S JAPAN
Avatar do usuário
Herbert Ida
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Jan 10, 2009 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Herbert Ida » Qui Jan 15, 2009 8:28 am

E ai flyzeiro, divertindo muito???coisa boa fly né que bom q mora ai em campo limpo tenho parentes ai, nw preciso mais ficar na casa deles,agora tem companheiro pescador de fly nessa cidade olha q blz rsrsrs abrços


IDA´S
Avatar do usuário
Carlos Troyano
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Jun 27, 2009 3:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Troyano » Qua Mar 16, 2011 12:23 am

Ola Beto
espero que esteja tudo bem com vc.
por favor, mais uma consulta.qual o leader ideal para uma vara e linha #5 e #4 e iscas em e.v.a.,com anzol gamakatsu Tinu size 2.
abraco/obrigado
c.troyano
obs:vc. conhece uma modalidade de pesca,chamada TENKARA?
entrar no YOUTUBE em Tenkara Rods.
Avatar do usuário
Gustavo T. de Andrade
CALOURO
Mensagens: 26
Registrado em: Qua Nov 08, 2006 12:51 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo T. de Andrade » Sex Nov 16, 2012 2:50 pm

Muito obrigado pelas explicaçoes!!!!
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”