PALAVRAS AOS NOVOS MOSQUEIROS

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

PALAVRAS AOS NOVOS MOSQUEIROS

Mensagem por Luiz Almeida » Sáb Jun 08, 2013 2:37 am

Caros jovens (e outros nem tão jovens) novos mosqueiros,

Gostaria de enviar uma mensagem pessoal a cada um, mas como estou em uma fase de escasso tempo, a envio agora, de forma coletiva.

Em primeiro lugar, que sejam bem-vindos, façam amizades e desfrutem desse espaço tão especial, cujo o acervo é um tremendo curso de pesca com mosca.

Mas, como em toda comunidade, existem regras a serem respeitadas. Assim, observem e pratiquem as regras estabelecidas!

Endendam, desde o primeiro momento, que o aprendizado da pesca com mosca demanda muita leitura e estudo...Paralelamente à prática constante. E é uma lição que não termina nunca. Sou da época pré-computador, pré-internet, pré-telefone (que funcionasse), pré-curso de idiomas...Assim, qualquer revista de pesca que caísse em mãos, era um tesouro...Ficavam bem guardadas, lado a lado às Playboys americanas.
Hoje a informação é fluída e livre e a quantidade disponível na web é maior que nossa capacidade de acompanhamento.
Assim, não tem desculpa! Aqueles que querem pescar com mosca, de verdade, devem, necessariamente, tentar aprendar alguma teoria, aprender sobre materiais, sobre nós de pesca, sobre moscas...Nada muito profundo; apenas o básico! Consultem a Caterva, o FFBr e o Mosqueiros do Rio com o instrumento de busca; consultem os sites co-irmãos...Mas, por favor, APRENDAM o básico antes de formular perguntas à comunidade...Volta e meia algum pescador antigo, munido de inesgotável paciência, acaba respondendo; mas a maioria que poderia ajudar - dentre os quais me incluo - nem se manifestam, pois não observam real interesse do "noviço". Agora, tragam questões que mostrem que a dúvida surgiu depois de feito o dever de casa, que eu terei - e com certeza muitos também terão - o maior prazer em responder.
E, definitivamente entendam: a pesca com mosca não é "fast food", rápida e customizada. Não é um belo churrasco rodízio, onde você mal senta, já é muito bem servido. É cozinha francesa, com 5 pratos e sobremesa. Toma muitas horas de preparo e outras tantas para ser saboreada.

Forte abraço e sempre à disposição para ajudar quem realmente quiser aprender.

Tio Luiz
Avatar do usuário
Willians Lencina
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3510
Registrado em: Ter Dez 12, 2006 3:46 pm
Cidade:

Mensagem por Willians Lencina » Sáb Jun 08, 2013 9:42 pm

Com todo respeito ,entendo muito bem o que você quis passar,porem para mim (opinião pessoal) um "iniciante" ou já "experiente" ter sua pergunta respondida (independente se ele de antemão pesquisou,leu livros etc etc) seria muito mais motivador a continuar tendo interesse na "comida francesa" do que ter sua questão ignorada pelos "grandes chefs".Inevitavelmente chegará a hora em que o pescador( iniciante ou não) decidirá se vale a pena continuar na "comida francesa do fly" ou no "viradão de feijão" do bait ou outra modalidade,ou nem pescar mais,porem caso queira aumentar seu conhecimento para ser um "grande chef" terá que estudar e muito,mas nem todo grande chef será um grande professor.Depois que esse pescador "preguiçoso"( iniciante ou não) se sentir motivado primeiramente,receber atenção, crescer na modalidade,aprender com os erros, com toda certeza esse pescador deixará um legado.
Não falo isso pra tentar corrigi-lo,mas falo por experiencia propria.Tenho um professor de "comida francesa",seu nome Rafael Durregui.Imagine quantas perguntas absurdas ja fiz pro mesmo,porem sempre de pronto estava me respondendo e me motivando a cada dia a aprender as receitas dos pratos franceses,resultado disso...deixou um legado,e mais que isso,com o tempo noto que tambem tenho prazer em tentar passar o pouco que recebi e aprendi.
Concluindo:
O bebê... sempre dependerá da comidinha na boca.
O adolescente...as vezes os pais fazem a comidinha e as vezes ele se vira
Adulto...corre atras nego velho,senão morre de fome rsrsrs.
Willians Guarapuava.

A suficiência dos meus méritos está em saber que meus méritos não são suficientes.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Jun 10, 2013 5:34 pm

Olá Willians

Nesse ponto eu me coloco do lado do tio Luiz. Imagino que a intenção dele jamais foi criar uma cisão entre pescadores iniciantes e experientes, ou de se esnobar uma pergunta básica. Por mais boa vontade que se tenha, uma hora cansa você responder pela 567a vez um tópico: "quero aprender a pescar de fly, me passem dicas de equipamento".

Tem muita gente boa participando aqui, com a maior boa vontade do mundo em compartilhar o que sabe. Perdemos horas escrevendo tutoriais, matérias, artigos, sem ganhar nada com isso, além da satisfação de achar que está sendo útil para a formação de uma nova geração de mosqueiros. Tudo isso está ao alcance de um clique, de uma pesquisa, aqui e em vários outros fóruns de pesca. No geral estão como posts fixos para dar maior visibilidade e acesso. A ideia sempre foi colaborar, ajudar realmente para que a modalidade crescesse. Mas ajudar quem não quer ser ajudado é a tarefa mais inglória do mundo. Quem quer tudo mastigado, que não se dá ao trabalho de ler o que já está escrito (algo que vai tomar 10 minutos de leitura).. desculpe, mas não merece uma resposta.

Cansei de receber MPs do tipo: "Aê, me explica esse negócio de fly!".. "Aê, quero começar a pescar com fly, me passa as dicas". Será que um "bom dia, eu me chamo ... , estou interessado na pesca com mosca e queria algumas dicas" é demais?? O pior é você se dar ao trabalho de responder, indicando os links com as matérias básica e receber de resposta "Ah, cara, é muita coisa pra ler, dá uma resumida aí!"... Me poupe, tenho mais o que fazer que perder meu tempo ajudando quem não se ajuda.

Por outro lado não me importo de responder várias MPs, emails, telefonemas de pessoas realmente interessadas em aprender, que estão verdadeiramente curiosas e que tem um mínimo de educação. E enfatizo que não existe pergunta idiota. Ninguém nasceu sabendo. Mas valorizar o conhecimento recebido é o mínimo que se espera. Não precisa erigir uma estátua em minha homenagem, mas um "obrigado pela ajuda" vai bem.

Como disse o tio Luiz, viemos da geração pré-internet, pré abertura de mercado, pré facilidades. O conhecimento que agregamos veio de muito dinheiro gasto importando pessoalmente livros, revistas, fitas de vídeo, equipamentos, viajando para fazer cursos... comprando muita coisa errada, quebrando muito a cara, passando muitas horas na barranca do rio testando, errando e aprendendo... mais várias horas para tentar compilar o conhecimento em algumas linhas, esperando que as pessoas gastem poucos dias para aprender o que levamos décadas.. e aí vem alguém e manda: "Ah, cara, é muita coisa pra ler, dá uma resumida aí!"..

Não precisa aprender a diferenciar uma royal wullf de uma royal trude e uma royal coachman para vir fazer uma pergunta, mas veja primeiro se a informação já não foi postada antes, se a pergunta não é genérica demais para ser respondida em um tópico, etc.

Desculpe o desabafo, mas o que o tio Luiz postou (de forma muito mais elegante do que eu jamais conseguiria, diga-se de passagem) está, a meu ver, corretíssimo. Sem querer botar palavras na boca dos outros, mas o mesmo já foi conversado e confirmado com muitos outros colegas mosqueiros.. inclusive com o grande Durrégui. Da longa data que nos conhecemos no mundo virtual eu sei que você perguntou as coisas com educação, humildade e pertinência. Daí ter recebido as respostas. Tivesse abordado ele como muitos aqui o fazem, ia receber um grande silêncio ou algo pior. Você valorizou e valoriza o conhecimento e a amizade recebida, como se pode ver pela mensagem. E acho isso correto e justo.

E o amigo é sempre bem vindo para tomar uma taça de vinho, descermos na caverna do pescador e ficarmos proseando. Afinal, Guarapuava é aqui do lado. :D

Grande abraço

Beto Akamine


:D
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Re: PALAVRAS AOS NOVOS MOSQUEIROS

Mensagem por Beto Akamine » Seg Jun 10, 2013 5:43 pm

Luiz Almeida escreveu:Caros jovens (e outros nem tão jovens) novos mosqueiros,

Gostaria de enviar uma mensagem pessoal a cada um, mas como estou em uma fase de escasso tempo, a envio agora, de forma coletiva.

Em primeiro lugar, que sejam bem-vindos, façam amizades e desfrutem desse espaço tão especial, cujo o acervo é um tremendo curso de pesca com mosca.

Mas, como em toda comunidade, existem regras a serem respeitadas. Assim, observem e pratiquem as regras estabelecidas!

Endendam, desde o primeiro momento, que o aprendizado da pesca com mosca demanda muita leitura e estudo...Paralelamente à prática constante. E é uma lição que não termina nunca. Sou da época pré-computador, pré-internet, pré-telefone (que funcionasse), pré-curso de idiomas...Assim, qualquer revista de pesca que caísse em mãos, era um tesouro...Ficavam bem guardadas, lado a lado às Playboys americanas.
Hoje a informação é fluída e livre e a quantidade disponível na web é maior que nossa capacidade de acompanhamento.
Assim, não tem desculpa! Aqueles que querem pescar com mosca, de verdade, devem, necessariamente, tentar aprendar alguma teoria, aprender sobre materiais, sobre nós de pesca, sobre moscas...Nada muito profundo; apenas o básico! Consultem a Caterva, o FFBr e o Mosqueiros do Rio com o instrumento de busca; consultem os sites co-irmãos...Mas, por favor, APRENDAM o básico antes de formular perguntas à comunidade...Volta e meia algum pescador antigo, munido de inesgotável paciência, acaba respondendo; mas a maioria que poderia ajudar - dentre os quais me incluo - nem se manifestam, pois não observam real interesse do "noviço". Agora, tragam questões que mostrem que a dúvida surgiu depois de feito o dever de casa, que eu terei - e com certeza muitos também terão - o maior prazer em responder.
E, definitivamente entendam: a pesca com mosca não é "fast food", rápida e customizada. Não é um belo churrasco rodízio, onde você mal senta, já é muito bem servido. É cozinha francesa, com 5 pratos e sobremesa. Toma muitas horas de preparo e outras tantas para ser saboreada.

Forte abraço e sempre à disposição para ajudar quem realmente quiser aprender.

Tio Luiz
Tio Luiz, acho que nós, os jurássicos, estamos mesmo fadados à extinção. :D

Que se salvem os poucos bons dispostos a estudar, perguntar e aprender, em tempos de quero-tudo-mastigado-para-entender-em-10-minutos.

Resta-nos em nossa rabugice de velhos sentarmos na barranca do rio no final da tarde, o wader molhado, as mãos geladas, e relembrar.. rs..

Grande abraço

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Luiz Almeida
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1032
Registrado em: Sex Jul 18, 2008 11:32 pm
Cidade:

Re: PALAVRAS AOS NOVOS MOSQUEIROS

Mensagem por Luiz Almeida » Seg Jun 10, 2013 6:17 pm

Beto Akamine escreveu:
Luiz Almeida escreveu:Caros jovens (e outros nem tão jovens) novos mosqueiros,

Gostaria de enviar uma mensagem pessoal a cada um, mas como estou em uma fase de escasso tempo, a envio agora, de forma coletiva.

Em primeiro lugar, que sejam bem-vindos, façam amizades e desfrutem desse espaço tão especial, cujo o acervo é um tremendo curso de pesca com mosca.

Mas, como em toda comunidade, existem regras a serem respeitadas. Assim, observem e pratiquem as regras estabelecidas!

Endendam, desde o primeiro momento, que o aprendizado da pesca com mosca demanda muita leitura e estudo...Paralelamente à prática constante. E é uma lição que não termina nunca. Sou da época pré-computador, pré-internet, pré-telefone (que funcionasse), pré-curso de idiomas...Assim, qualquer revista de pesca que caísse em mãos, era um tesouro...Ficavam bem guardadas, lado a lado às Playboys americanas.
Hoje a informação é fluída e livre e a quantidade disponível na web é maior que nossa capacidade de acompanhamento.
Assim, não tem desculpa! Aqueles que querem pescar com mosca, de verdade, devem, necessariamente, tentar aprendar alguma teoria, aprender sobre materiais, sobre nós de pesca, sobre moscas...Nada muito profundo; apenas o básico! Consultem a Caterva, o FFBr e o Mosqueiros do Rio com o instrumento de busca; consultem os sites co-irmãos...Mas, por favor, APRENDAM o básico antes de formular perguntas à comunidade...Volta e meia algum pescador antigo, munido de inesgotável paciência, acaba respondendo; mas a maioria que poderia ajudar - dentre os quais me incluo - nem se manifestam, pois não observam real interesse do "noviço". Agora, tragam questões que mostrem que a dúvida surgiu depois de feito o dever de casa, que eu terei - e com certeza muitos também terão - o maior prazer em responder.
E, definitivamente entendam: a pesca com mosca não é "fast food", rápida e customizada. Não é um belo churrasco rodízio, onde você mal senta, já é muito bem servido. É cozinha francesa, com 5 pratos e sobremesa. Toma muitas horas de preparo e outras tantas para ser saboreada.

Forte abraço e sempre à disposição para ajudar quem realmente quiser aprender.

Tio Luiz
Tio Luiz, acho que nós, os jurássicos, estamos mesmo fadados à extinção. :D

Que se salvem os poucos bons dispostos a estudar, perguntar e aprender, em tempos de quero-tudo-mastigado-para-entender-em-10-minutos.

Resta-nos em nossa rabugice de velhos sentarmos na barranca do rio no final da tarde, o wader molhado, as mãos geladas, e relembrar.. rs..

Grande abraço

Beto Akamine


Caro Beto,

Você realmente interpretou com maestria ímpar as minhas palavras.
Mais que isso, prestou um grande esclarecimento ao Willians e, por conseguinte, a todos que venham a ler o tópico.

Na verdade esse texto eu havia colocado no FFBr há algum tempo atrás e se tornou um dos tópicos mais lidos por lá, com substantivas manifestações de apoio.

Resolvi reproduzí-lo aqui na Caterva - com algumas atualizações - em razão do tópico anterior denominado:
http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=84125

De resto, não vou me alongar sobre o tema, pois o que eu gostaria de expressar é exatamente o que está escrito, sem alterar uma vírgula ou palavra.

E, tomando a sua frase "Resta-nos em nossa rabugice de velhos sentarmos na barranca do rio no final da tarde, o wader molhado, as mãos geladas, e relembrar..." quero ainda complementar: E ai daquele que quiser se "achegar"! :lol: :lol:

Um grande de fraternal abraço

Tio Luiz

PS: ultimamente tenho pescado mais na água salgada (postei até uns relatos por aqui) e sempre em companhia da Jack, que ainda tem paciência para me aturar...Tô cada vez mais chato!
Avatar do usuário
Fernando Cesar de Avellar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 591
Registrado em: Sex Out 12, 2007 8:02 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Cesar de Avellar » Ter Jun 11, 2013 9:08 am

Para o Luis não ficar bravo comigo, não vou peguntar de material e nem de moscas....rsrsrsrs
Gostaria de saber uma indicação de curso de Fly na região de Campinas?

Concordo plenamente com vc Luis!!!!
abs
________________________________________
FERNANDO AVELLAR
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz » Ter Jun 11, 2013 9:22 am

Beto e Tio Luiz

Concordo com o que os amigos dizem e acrescento um pouco... Não com a intenção de quem estar começando reflita sobre o que estamos escrevendo e sim pelo simples prazer de escrever e interagir com pessoas que compartilham afinidades.

Hoje em dia a internet e as facilidades da comunicação são de grande valia a quem saiba utiliza-las. Muitos acreditam que vão aprender tudo que precisam de Fly na rede, ENGANO, por que? Porque grande parte dos iniciantes tem preguiça de ler !!

Temos inúmeros post em inúmeros sites como já falei anteriormente que fazem referência ao fly, arremessos, atado, técnicas, etc... Mas estas informações estão lá para serem LIDAS e ler hoje em dia é uma perda de tempo sem tamanho a muitos. Não basta ler as 4 primeiras linhas de um texto para entende-lo por completo, tem que se ler o texto em sua totalidade.

Quando iniciei no fly busquei informação na internet, li muiiito e logo após isso busquei ajuda com quem entendia, meu hoje amigo Scotti. E no mundo REAL do fly fishing conheci muita gente boa com quem aprendi muito, dentre eles, Zé Bernardes, Geraldo e tantos outros que por motivos de falta de memória não venho a lembrar agora. (hehe)

Só internet não ensina fly à ninguém ou ensina errado, pela metade, tem que haver interação humana, experiências, paciência e perseverança.

Estou usando fly como exemplo, entretanto, neste texto, onde escrevi a palavra fly, podemos mudar por bait, música, atado, dança, aeromodelismo, marcenaria, vela, escalada, automobilismo, pintura,etc.. etc... qualquer atividade de trabalho ou lazer da vida.
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Jun 14, 2013 1:48 pm

Tão importante e muito verdadeiro ...

Tanto que vai ocupar o lugar de mais destaque deste espaço

Luiz, concordo plenamente com o que escrevestes ...

Obrigado pela colaboração
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Mário Cardin
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 102
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 3:39 pm
Cidade:

ACABO DE LER ESSE POST PELA PRIMEIRA VEZ

Mensagem por Mário Cardin » Seg Out 21, 2013 8:32 am

Por acaso acessei este fórum e li atentamente o que o meu amigo Luis escreveu sobre os iniciantes na pesca com mosca.
Em seguida li tudinho o que o Beto disse.
Sinceramente, eu fico IMPRESSIONADO com o tamanho da sabedoria que os dois tiveram ao escrever sobre esse tema.

Eu perdi anos testando, lendo, relendo. Só o livro do Paulo eu acho que devo ter lido umas cinco vezes. Depois dei um jeito de conseguir contato com o grande mestre.
E quando alguem me faz perguntas como o Beto escreveu, falo do livro e escuto: Mas é muito caro!!!
Oras bolas!!!! penso eu.... ...
Depois de muito ter estudado claro me surgiam dívidas, dúvidas e mais dúvidas. Com essas dúvidas eu tinha então competência mínima para conseguir conversar com quem sabia, dentre outros mosqueiros experientes sobre cada dúvida que eu tinha, de igual prá igual, quase rsrs.
Foram viagens (longas inclusive), foram muitos telefonemas no tempo que precisávamos pagar minuto a minuto. Foram pesquisas na NET, foram como disse o Beto muito $$$$$$ comprando materiais inadequados.
E foram viagens sem sucesso nenhum, porém aprendendo cada vez mais um tiquinho.
Quando vejo posts do tipo "compro, mas quero barato"já consigo antever o que vai acontecer com a maioria desses indagadores: Desistência certa.

Gostei muito do que li aqui.
Agradeço ao meu querido amigo pessoal Luis de Almeida e ao meu amigão muito gente boa por enquanto apenas virtual, o Beto Akamine.

Quando consegui atingir êxitos em arremessos na categoria seja com as ariscas trutas, seja com os fantasmas dos bonefishs, tucunarés velhacos e experientes ou os dourados matreiros e desconfiados, e ainda com aquelas moscas feitas exaustivamente depois de dezenas cortadas porque não ficaram boas DÁ UMA INVASÃO DE ALEGRIA DENTRO DE MIM QUE NÃO TENHO PALAVRAS PARA EXPLICAR AQUI MEUS CAROS AMIGOS.

VALEU.
Abraços Mosqueiros rsrsrs....
Mário
"Atar e Pescar com mosca é muito divertido"

http://marioflycardin.blogspot.com.br/

Mário
Avatar do usuário
Claudemilson de Bortoli
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 12:04 pm
Cidade:

Mensagem por Claudemilson de Bortoli » Seg Out 21, 2013 4:33 pm

Assino embaixo do que foi dito pelo Luiz e pelo Beto. Mas o que vejo hoje é o imediatismo que esses caras mais novos tem. Em parte a culpa na minha visão é pela facilidade do acesso a informação, a lógica nesses casos talvez seja a que o Beto colocou "mas tem ler tudo isso!! não dá pra resumir??"
Vou pescar...não necessariamente pegar peixe!!!
Avatar do usuário
Marcos Costa
CALOURO
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Mar 29, 2018 9:18 pm
Apelido: marcos
Cidade: Conselheiro Pena
Estado: Mg

Re: PALAVRAS AOS NOVOS MOSQUEIROS

Mensagem por Marcos Costa » Seg Mai 07, 2018 8:40 pm

Boa noite, nobres amigos e companheiros desta atmosfera imensa do fly fishing!
Cumprimento a todos e deixo aqui minha imensa satisfação de estar por aqui e tenho certeza de aprenderei sempre, pois o segredo do sucesso está no aprendizado constante. Obrigado e vamos lá!!!
Viver com intensidade é: "caiaque e fly fishing", o resto a gente supera!!!
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”